SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Autoeficácia no aconselhamento de carreira: estudo com orientadores profissionais brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Rev. bras. orientac. prof vol.15 no.1 São Paulo jun. 2014

 

SEÇÃO ESPECIAL

 

Revista Brasileira de Orientação Profissional: relatório de gestão 2013

 

 

Marco Antônio Pereira Teixeira

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

Este relatório apresenta dados relativos à tramitação editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) no ano de 2013. No referido ano, a revista passou a ter como editor principal o Prof. Dr. Marco Antônio Pereira Teixeira, contando com a colaboração das editoras associadas Profa. Dra. Lucy Leal Melo-Silva e Profa. Dra. Maria Célia Pacheco Lassance. A política editorial da revista, contudo, permanece a mesma já descrita em relatório anterior (Melo-Silva & Leal, 2013). A seguir são apresentadas informações sobre o processo editorial em 2013 e algumas considerações sobre o mesmo.

 

Processo editorial 2013

Considerando os artigos publicados no ano de 2013, o tempo médio para aprovação de um artigo foi de sete meses, e o tempo médio para publicação foi de doze meses. No referido ano, foram submetidos 37 trabalhos para avaliação na revista (ver Tabela 1), que se distribuíram nas seguintes categorias: pesquisa empírica (62,1%), relato de experiência (18,9%), ensaio (8,1%), estudo teórico (5,4%) e revisão da literatura (5,4%). Cerca de 30% dos trabalhos recebidos e cujas avaliações foram concluídas não foram recomendados para publicação, havendo maior rejeição entre os relatos de experiência. Entre os artigos já aprovados, seis foram publicados ainda no mesmo ano e nove ficaram para volumes posteriores.

Como se pode verificar na última linha da Tabela 1, os artigos originais constituíram 81,8% dos trabalhos publicados nos volumes 14(1) e 14(2), excluindo-se as seções chamadas "Seção Especial" e "Seção Documento". Entre os artigos originais predominaram as pesquisas empíricas (63,6%), seguidas pelas pesquisas teóricas e revisões de literatura (9,1% cada). Relatos de experiência e ensaios somaram 18,2% dos trabalhos publicados. Além dos artigos originais, relatos de experiência e ensaios, os volumes 14(1) e 14(2) contaram ainda com trabalhos publicados nas seções Especial e Documento.

Como tem sido rotina desde 2008, a Seção Especial do primeiro fascículo do ano de 2013, 14(1), trouxe o relatório de gestão do ano de 2012. Estes relatórios de gestão consolidam informações importantes que permitem acompanhar o processo editorial e a evolução da revista. Já na "Seção Especial" do segundo fascículo, 14(2), foi publicado o trabalho "A vida da orientação na vida do século XXI: constrangimentos e desafios", de autoria da Profa. Dra. Maria Eduarda Duarte, da Universidade de Lisboa. Este texto, cujo tema foi abordado pela autora em conferência proferida no XI Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, realizado na Universidade de São Paulo - SP em 2013, convida o leitor a uma reflexão sobre os desafios que se impõem para a orientação profissional neste início de século, e destaca o papel que a orientação profissional pode ter como instrumento de justiça social. Neste mesmo fascículo, na "Seção Documento" foi ainda publicado um comunicado da Associação Internacional para Orientação Escolar e Profissional (International Association for Educational and Vocational Guidance - IAEVG). Este comunicado foi redigido por ocasião da Conferência Internacional da IAEVG - "Aconselhamento de Carreira: um direito humano ou de cidadania?", que ocorreu na cidade de Montpellier, França, em setembro de 2013. Este documento ressalta a necessidade de ações políticas por parte dos orientadores a fim de que a orientação profissional possa estar efetivamente a serviço da justiça social. Por ser um texto que reflete a posição de uma das entidades mais representativas da orientação profissional no mundo, julgou-se pertinente a divulgação do mesmo nas línguas portuguesa e espanhola, uma vez que no site da IAEVG o texto encontra-se em inglês.

Um aspecto importante de ser observado nas publicações da revista é a origem institucional dos trabalhos. O objetivo de dar visibilidade a este dado é permitir um acompanhamento da origem da produção publicada pela revista, ajudando a identificar tanto instituições consolidadas em termos de produção relacionada à área quanto instituições que trazem contribuições mais esporádicas através da revista. As Tabelas 2 e 3 exibem, respectivamente, a origem institucional dos artigos e dos autores dos artigos nacionais e internacionais.

 

 

 

 

Observando-se a origem dos artigos nacionais publicados na revista em 2013, verifica-se uma participação de diversas instituições e autores, ainda que tenha havido um predomínio de cinco universidades (com ao menos dois artigos publicados no ano cada): Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS, Universidade de Brasília-DF, Universidade Federal de Santa Maria - RS, Universidade São Francisco (Itatiba-SP) e Universidade de São Paulo (São Paulo-SP). Este dado reflete um padrão já identificado em relatórios anteriores, que é a concentração de trabalhos provenientes das regiões sudeste e sul. Apesar disso, deve-se destacar que, no conjunto, os autores que tiveram trabalhos publicados em 2013 eram filiados a instituições situadas em diferentes estados ou distritos (RS, DF, SP, SC, ES, BA, PE), o que sugere a abrangência da revista enquanto veículo nacional de divulgação científica.

Em relação à contribuição de autores estrangeiros, a Tabela 3 indica que foram publicados, em 2013, seis artigos envolvendo a participação de oito autores ao todo. Destes seis artigos, quatro eram provenientes de Portugal e dois da Espanha. Considerando apenas os trabalhos publicados nas seções Artigos Originais, Relato de Experiência e Ensaio, verifica-se que a contribuição de artigos internacionais neste volume foi de 22,7% (5/22).

 

Considerações finais

A análise dos dados referentes aos trabalhos publicados na Revista Brasileira de Orientação Profissional no ano de 2013 revela um padrão consistente com o observado em anos anteriores: um predomínio de artigos nacionais oriundos das regiões sudeste e sul, e de artigos internacionais provenientes de Portugal. No que diz respeito ao cenário nacional, esta concentração de produção é compreensível, na medida em que a maioria dos centros de pesquisa que abordam temas relacionados à orientação profissional está situada nessas regiões, especialmente centros vinculados a programas de pós-graduação. Apesar disso, a revista também recebeu contribuições vindas de outras regiões, como Nordeste e Centro-Oeste. Isso indica, como já apontado em relatórios de anos anteriores (Melo-Silva, Leal, & Risk, 2011; Melo-Silva, Leal, & Risk, 2012; Melo-Silva & Leal, 2013), a abrangência e relevância da revista no cenário nacional enquanto veículo de divulgação da produção científica. Espera-se, contudo, que futuramente haja um aumento de contribuições oriundas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e, especialmente, Norte. Para isso é necessário tanto um esforço de ampliação e consolidação da pesquisa em orientação profissional nessas regiões quanto de divulgação do trabalho produzido.

Em relação à internacionalização da revista, deve-se destacar que mais de 20% dos trabalhos publicados foram contribuições de autores estrangeiros. Em especial, a presença de artigos provenientes de Portugal, assim como em volumes anteriores (Melo-Silva, Leal, & Risk, 2011; Melo-Silva, Leal, & Risk, 2012; Melo-Silva & Leal, 2013), sugere o fortalecimento do interesse recíproco de pesquisadores brasileiros e portugueses no campo da orientação profissional. As contribuições vindas da Espanha, por sua vez, mostram que a abrangência internacional da revista se estende para além de Portugal. Há que se estimular, contudo, a publicação de pesquisas produzidas em outros países, especialmente da América Latina.

Os principais desafios que se colocam para a RBOP neste momento são o aprimoramento do processo editorial, a busca por novas indexações e a ampliação das contribuições recebidas pela revista, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Para superar estes desafios será necessário o empenho da equipe editorial e também a colaboração da comunidade de pesquisadores, através da submissão de trabalhos que contribuam cada vez mais para o avanço do conhecimento na área da orientação profissional.

 

Referências

Melo-Silva, L. L., Leal, M. S., Risk, E. N. (2011). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2010. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 12(1), 1-4.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., Leal, M. S., Risk, E. N. (2012). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2011. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(1), 1-5.         [ Links ]

Melo-Silva, L. L., & Leal, M. S. (2013). Revista Brasileira de Orientação Profissional: Relatório de gestão 2012. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 14(1), 1-5.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Psicologia
Rua Ramiro Barcelos, 2600, sala 117, 90035-003
Porto Alegre-RS
E-mail: revbop@gmail.com

 

 

Sobre o autor
Marco Antônio Pereira Teixeira é Professor Doutor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, editor da Revista Brasileira de Orientação Profissional, bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Creative Commons License