SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390

Rev. bras. orientac. prof vol.16 no.1 São Paulo jun. 2015

 

EDITORIAL

 

 

Este número da Revista Brasileira de Orientação Profissional apresenta oito artigos originais, do Brasil e de Portugal. Ao todo são 18 autores de 10 diferentes instituições, sendo quatro portuguesas e seis brasileiras. Entre os artigos nacionais, encontramos autores de quatro diferentes estados (Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).

O fascículo inicia com o trabalho Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do ensino superior, dos autores Paulo Jorge Santos (Universidade do Porto, Portugal) e Joaquim Armando Ferreira (Universidade de Coimbra, Portugal). Esta pesquisa revela alguns correlatos psicológicos da indecisividade em relação à escolha profissional, discutindo as implicações desse fenômeno para a intervenção em orientação. O segundo artigo, de autoria de Liliana Faria (Universidade Europeia, Lisboa, Portugal e Clínica Saúde Atlântica, Porto, Portugal) e Nazaré Loureiro (Universidade Européia), intitula-se Aconselhamento de carreira multicultural: abordagens teóricas e implicações para a prática. O trabalho descreve diferentes enquadres teóricos para o tema do multiculturalismo em orientação de carreira, e chama a atenção para a necessidade de se considerar, de fato, as diferenças culturais no modo de se pensar as carreiras e as intervenções no campo do aconselhamento.

Seguindo no tema das diferenças, os dois artigos seguintes tratam de populações menos estudadas no campo da orientação profissional e do desenvolvimento de carreira, especialmente no Brasil. O estudo O adulto com deficiência intelectual: concepção de deficiência e trajetória de carreira, de Larissa Schikovski Angonese (Universidade Positivo, Curitiba, Paraná), Iasmin Zanchi Boueri (Universidade Federal de São Carlos) e Andréia Schmidt (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto) traz uma descrição das trajetórias de trabalhadores com deficiência intelectual, ressaltando o importante papel que a orientação pode ter na transição de pessoas com esse tipo de deficiência para a vida profissional. O próximo trabalho aborda outro grupo sub-representado nas pesquisas em orientação profissional e de carreira: o dos indivíduos com dotação e talento. A pesquisa Características sociocognitivas de estudantes com dotação e talento: estudo comparativo, dos autores Karen Cristina Alves Lamas (Universidade Salgado de Oliveira) e Altemir José Gonçalves Barbosa (Universidade Federal de Juiz de Fora), procurou comparar estudantes de ensino médio com dotação e talento com outro grupo de estudantes sem essas características. Os autores concluem que, apesar de algumas diferenças terem sido encontradas em variáveis relaciondas à decisão de carreira, ambos os grupos de jovens necessitam de orientação, especialmente no momento de transição do final do ensino médio.

Os quatro trabalhos seguintes têm como foco a avaliação psicológica no contexto do desenvolvimento de carreira e da orientação profissional, abordando a construção ou adaptação de instrumentos relacionados à área. De autoria de Rute David, Maria Paula Paixão e José Tomás da Silva (Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal), o estudo Interesses e competências percebidas na infância: um estudo com crianças do ensino básico traz dados relativos à adaptação Portuguesa do Inventory of Children's Activities- Revised, que avalia interesses e competências em crianças. Neste estudo, os autores verificaram características psicométricas e diferenças de gênero e idade similares ao observado em outros estudos, sugerindo tratar-se de um instrumento apropriado ao uso na realidade portuguesa. O estudo seguinte, de João Soares e Isabel Nunes Janeiro (Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal) chama-se Desenvolvimento inicial do Questionário de Prontidão para a Imprevisibilidade na Carreira, e traz dados relativos ao desenvolvimento de um novo instrumento do campo do desenvolvimento de carreira baseado na ainda pouco conhecida Teoria do Caos aplicada às Carreiras.

Na sequência, temos o trabalho Significados da educação superior: versão Portuguesa do Meaning Of Education (MOE) Questionnaire, de autoria de André M. Monteiro e Carlos M. Gonçalves (Universidade do Porto, Porto, Portugal). O artigo traz os resultados obtidos referentes à estrutura fatorial do instrumento em Portugal, e enfatiza a importância de se investigar os significados do ensino superior para os indivíduos no aconselhamento, na medida em que a adesão ao ensino superior e o esforço nele empreendido depende do significado que se atribui a esta experiência de formação. O último trabalho, de Alyane Audibert e Marco Antônio Pereira Teixeira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), cujo título é Escala de Adaptabilidade de Carreira: evidências de validade em universitários brasileiros, traz também resultados psicométricos relativos a uma versão brasileira do instrumento mencionado, dando visibilidade a um construto clássico da psicologia vocacional, que é a adaptabilidade de carreira. Os três últimos artigos descritos, embora privilegiem aspectos técnicos da construção ou adaptação de instrumentos, trazem contribuições relevantes na medida em que chamam a atenção para construtos importantes no campo do desenvolvimento de carreira, além de oferecerem instrumentos que poderão subsidiar futuras pesquisas relacionadas a esses construtos ou teorias.

No cenário de mudanças e incertezas que caracterizam o mundo do trabalho atual, a orientação profissional e de carreira cada vez mais se firma como uma prática de relevância social, buscando aprimorar seus fundamentos e suas técnicas. A constante busca por qualificação, a troca de experiências e a produção de conhecimento deve fazer parte do cotidiano do orientador profissional. Nesse sentido, a leitura de periódicos e livros da área, bem como a participação em congressos, são oportunidades únicas de conhecer o que de mais novo vem sendo desenvolvido e discutido sobre orientação profissional e de carreira. Em breve teremos o I Congresso Ibero-Americano de Orientação de Carreira da ABOP e do XII Simpósio Brasileiro de Orientação Vocacional & Ocupacional, que serão realizados de 16 a 19 de setembro de 2015 na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Trata-se do principal encontro da orientação profissional brasileira, e um espaço importante para discussão das teorias, das intervenções e das políticas públicas relacionadas à orientação. Esperamos que o simpósio estimule a formação de parcerias e o desenvolvimento de novos trabalhos que possam ser divulgados através da Revista Brasileira de Orientação Profissional.

 

Marco Antônio Pereira Teixeira
Editor Científico

Creative Commons License