SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Promoting parental support and vocational development of 8th grade students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

Print version ISSN 1679-3390On-line version ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.17 no.1 Florianópolis June 2016

 

EDITORIAL

 

 

Este fascículo, 17(1) de 2016, marca uma nova transição na editoria da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Desde o ano de 2003 até 2013, a função de editor foi exercida pela professora Dra. Lucy Leal Melo-Silva, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo). Já entre os fascículos 14(2) e 16(2) a mesma função foi exercida pelo professor Dr. Marco Antônio Pereira Teixeira, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante estes dois períodos, a revista conseguiu atender às exigências de qualidade de vários indexadores de periódicos científicos, inclusive internacionais, estando atualmente indexada em nove bases de dados, entre elas a SCOPUS, o PsycINFO e a REDALYC. Além disso, a revista está avaliada na categoria A2 pela CAPES na área de Psicologia, o que também revela o crescimento qualitativo da mesma ao longo do tempo.

Em termos de visibilidade no cenário nacional e internacional, a Revista Brasileira de Orientação Profissional tem expandido seu escopo, recebendo sistematicamente contribuições de diferentes autores e instituições, tanto do país quanto do exterior, especialmente ampliando a participação de autores europeus e latino-americanos. Nesse sentido, registro aqui o agradecimento aos colegas que me antecederam na tarefa de conduzir os processos editoriais da revista, professores Lucy e Marco, pelo seu trabalho árduo e pela competência com que conduziram a revista nestes anos, e confirmo o meu compromisso em dar continuidade a esta trajetória tão bem sucedida. Agradeço também o apoio incansável da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, na figura do seu presidente atual, professor Rodolfo Ambiel, da Universidade São Francisco (USF), pelo suporte logístico e financeiro à revista. Também, é importante dar as boas vindas aos novos integrantes da equipe editorial, assistente editorial e revisora de normas Patrícia Albanaes, revisor de espanhol Oscar Ulloa, revisora de inglês Laura Ruffier, bem como aos colegas professores e pesquisadores que compõem o corpo de editores associados e conselho editorial neste biênio. Colocar uma revista científica em circulação é, sem dúvida, um trabalho de equipe!

Em face às exigências relativas à qualificação e aumento da produção científica no país, à internacionalização desta mesma produção, especialmente em um contexto de menor pujança econômica e restrições orçamentárias que afetam instituições de ensino, associações e agências de fomento, a manutenção da qualidade e periodicidade das revistas, a ampliação da presença brasileira no cenário internacional das publicações e a manutenção de uma rede eficiente de colaboradores para os trabalhos de revisão por pares e trâmites editoriais são grandes desafios não só para esta editoria e esta revista, mas para todos os envolvidos nos processos de divulgação científica no Brasil. Esperamos que seja possível dar continuidade a este trabalho necessário e complexo com a tranquilidade e qualidade necessárias.

Este primeiro número de 2016 da Revista Brasileira de Orientação Profissional apresenta 10 artigos originais, do Brasil e de Portugal. Ao todo são 18 autores de 10 diferentes instituições, sendo quatro portuguesas e seis brasileiras. Entre os artigos nacionais, encontramos autores de quatro diferentes estados (Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).

O fascículo inicia com o trabalho Promoting parental support and vocational development of 8th grade students, dos autores Elizabeth Simões, Vítor Gamboa e Olímpio Paixão, da Universidade do Algarve (Portugal), cujo objetivo é avaliar o impacto de uma intervenção vocacional envolvendo pais nas questões de carreira, nos níveis de exploração vocacional, tomada de decisão de carreira e percepção do apoio parental. Também de Portugal são os artigos Desenvolvimento de Carreira e Processos Acadêmicos: Uma Articulação Possível e Necessária, de autoria de Íris Oliveira e Maria do Céu Taveira (Universidade do Minho), de caráter teórico e que busca uma integração entre as práticas de aconselhamento de carreira e pedagógicas; e o artigo Conciliação Trabalho/Família em Organizações de Excelência, das autoras Patrícia Moura e Sá e Femida Hamid (Universidade de Coimbra/Universidade do Minho), cujo foco é a identificação das práticas de conciliação trabalho/família adotadas por organizações de excelência portuguesas.

Os estudos nacionais que compõem este fascículo também se dividem entre propostas teóricas, revisões de literatura, relatos de experiência e estudos empíricos. O artigo de Guilherme Fonçatti, Camila Galafassi e colaboradores, intitulado Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões, descreve o processo de construção, implementação e avaliação de um dispositivo grupal de curta duração chamado oficina de orientação profissional para a Feira de Profissões da USP. Dois estudos oriundos do estado do Rio Grande do Sul são revisões de literatura. O artigo Conflito trabalho-família em executivos: uma revisão sistemática de 2009 a 2014, das autoras Ana Claudia Braun, Brenda Vierheller e Manoela Ziebell de Oliveira (PUCRS) e o artigo Programas de Preparação para Aposentadoria: Revisão sistemática da literatura nacional, de Tanise Amália Pazzim e Angela Marin (UNISINOS), que buscam mapear os estudos existentes sobre estes dois temas emergentes na área de carreira no Brasil, as questões que envolvem o conflito trabalho-familia e as intervenções voltadas à preparação para aposentadoria. Neste fascículo observa-se, inclusive, coincidentemente, dois trabalhos sobre a temática da relação trabalho-familia.

Os demais artigos nacionais referentes a estudos empíricos (que não se tratam das revisões de literatura já apresentadas) somam quatro estudos. No artigo Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o BBT-Br e a BFP, das autoras Milena Shimada, Lucy Leal Melo-Silva e Maria do Céu Taveira, realizado em parceria entre a USP Ribeirão Preto e a Universidade do Minho (Portugal) buscou identificar correlações entre o Teste de Fotos de Profissões (BBT) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) em alunos universitários. O artigo Relações entre Autoeficácia para Escolha Profissional, Exploração e Indecisão Vocacional, dos autores Rodolfo A.M. Ambiel e Débora Noemí Hernández (USF, SP), também de caráter correlacional, teve por objetivo identificar as relações entre autoeficácia para escolha profissional, comportamento exploratório e indecisão vocacional em alunos do ensino médio. O artigo Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica, de Clarissa Tochetto de Oliveira, Anelise Schaurich dos Santos e Ana Cristina Garcia Dias, trabalho em parceria entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) caracteriza-se como um estudo qualitativo que buscou identificar as expectativas de alunos acerca da universidade, do ensino superior e de como a instituição pode facilitar a adaptação acadêmica dos mesmos. E, por fim, o estudo intitulado Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional, das autoras Viviane Ribeiro Viana e Luciana Mourão, da Universidade Salgado de Oliveira (RJ, Brasil) teve como objetivo identificar o impacto da motivação para a escolha profissional, participação em ações de qualificação profissional e satisfação no trabalho sobre o desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental.

Esperamos que a leitura permita reflexões e amplie as perspectivas acerca das temáticas, intervenções e estudos possíveis no âmbito da orientação profissional e de carreira. Ainda, mesmo diante dos desafios impostos pelo contexto de restrições que podem vir a agravar ou gerar novas dificuldades aos periódicos científicos, esperamos poder dar continuidade ao trabalho consistente realizado até o momento na revista.

 

Marúcia Patta Bardagi

Editora Científica biênio 2016-2017

Creative Commons License