SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Promoción del suporte parental y desarrollo vocacional de estudiantes de 8° ano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión impresa ISSN 1679-3390versión On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.17 no.1 Florianópolis jun. 2016

 

EDITORIAL

 

 

Este fascículo, 17(1) de 2016, marca uma nova transição na editoria da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Desde o ano de 2003 até 2013, a função de editor foi exercida pela professora Dra. Lucy Leal Melo-Silva, do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo). Já entre os fascículos 14(2) e 16(2) a mesma função foi exercida pelo professor Dr. Marco Antônio Pereira Teixeira, do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Durante estes dois períodos, a revista conseguiu atender às exigências de qualidade de vários indexadores de periódicos científicos, inclusive internacionais, estando atualmente indexada em nove bases de dados, entre elas a SCOPUS, o PsycINFO e a REDALYC. Além disso, a revista está avaliada na categoria A2 pela CAPES na área de Psicologia, o que também revela o crescimento qualitativo da mesma ao longo do tempo.

Em termos de visibilidade no cenário nacional e internacional, a Revista Brasileira de Orientação Profissional tem expandido seu escopo, recebendo sistematicamente contribuições de diferentes autores e instituições, tanto do país quanto do exterior, especialmente ampliando a participação de autores europeus e latino-americanos. Nesse sentido, registro aqui o agradecimento aos colegas que me antecederam na tarefa de conduzir os processos editoriais da revista, professores Lucy e Marco, pelo seu trabalho árduo e pela competência com que conduziram a revista nestes anos, e confirmo o meu compromisso em dar continuidade a esta trajetória tão bem sucedida. Agradeço também o apoio incansável da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais, na figura do seu presidente atual, professor Rodolfo Ambiel, da Universidade São Francisco (USF), pelo suporte logístico e financeiro à revista. Também, é importante dar as boas vindas aos novos integrantes da equipe editorial, assistente editorial e revisora de normas Patrícia Albanaes, revisor de espanhol Oscar Ulloa, revisora de inglês Laura Ruffier, bem como aos colegas professores e pesquisadores que compõem o corpo de editores associados e conselho editorial neste biênio. Colocar uma revista científica em circulação é, sem dúvida, um trabalho de equipe!

Em face às exigências relativas à qualificação e aumento da produção científica no país, à internacionalização desta mesma produção, especialmente em um contexto de menor pujança econômica e restrições orçamentárias que afetam instituições de ensino, associações e agências de fomento, a manutenção da qualidade e periodicidade das revistas, a ampliação da presença brasileira no cenário internacional das publicações e a manutenção de uma rede eficiente de colaboradores para os trabalhos de revisão por pares e trâmites editoriais são grandes desafios não só para esta editoria e esta revista, mas para todos os envolvidos nos processos de divulgação científica no Brasil. Esperamos que seja possível dar continuidade a este trabalho necessário e complexo com a tranquilidade e qualidade necessárias.

Este primeiro número de 2016 da Revista Brasileira de Orientação Profissional apresenta 10 artigos originais, do Brasil e de Portugal. Ao todo são 18 autores de 10 diferentes instituições, sendo quatro portuguesas e seis brasileiras. Entre os artigos nacionais, encontramos autores de quatro diferentes estados (Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul).

O fascículo inicia com o trabalho Promoting parental support and vocational development of 8th grade students, dos autores Elizabeth Simões, Vítor Gamboa e Olímpio Paixão, da Universidade do Algarve (Portugal), cujo objetivo é avaliar o impacto de uma intervenção vocacional envolvendo pais nas questões de carreira, nos níveis de exploração vocacional, tomada de decisão de carreira e percepção do apoio parental. Também de Portugal são os artigos Desenvolvimento de Carreira e Processos Acadêmicos: Uma Articulação Possível e Necessária, de autoria de Íris Oliveira e Maria do Céu Taveira (Universidade do Minho), de caráter teórico e que busca uma integração entre as práticas de aconselhamento de carreira e pedagógicas; e o artigo Conciliação Trabalho/Família em Organizações de Excelência, das autoras Patrícia Moura e Sá e Femida Hamid (Universidade de Coimbra/Universidade do Minho), cujo foco é a identificação das práticas de conciliação trabalho/família adotadas por organizações de excelência portuguesas.

Os estudos nacionais que compõem este fascículo também se dividem entre propostas teóricas, revisões de literatura, relatos de experiência e estudos empíricos. O artigo de Guilherme Fonçatti, Camila Galafassi e colaboradores, intitulado Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para feira de profissões, descreve o processo de construção, implementação e avaliação de um dispositivo grupal de curta duração chamado oficina de orientação profissional para a Feira de Profissões da USP. Dois estudos oriundos do estado do Rio Grande do Sul são revisões de literatura. O artigo Conflito trabalho-família em executivos: uma revisão sistemática de 2009 a 2014, das autoras Ana Claudia Braun, Brenda Vierheller e Manoela Ziebell de Oliveira (PUCRS) e o artigo Programas de Preparação para Aposentadoria: Revisão sistemática da literatura nacional, de Tanise Amália Pazzim e Angela Marin (UNISINOS), que buscam mapear os estudos existentes sobre estes dois temas emergentes na área de carreira no Brasil, as questões que envolvem o conflito trabalho-familia e as intervenções voltadas à preparação para aposentadoria. Neste fascículo observa-se, inclusive, coincidentemente, dois trabalhos sobre a temática da relação trabalho-familia.

Os demais artigos nacionais referentes a estudos empíricos (que não se tratam das revisões de literatura já apresentadas) somam quatro estudos. No artigo Interesses profissionais e personalidade: estudo correlacional entre o BBT-Br e a BFP, das autoras Milena Shimada, Lucy Leal Melo-Silva e Maria do Céu Taveira, realizado em parceria entre a USP Ribeirão Preto e a Universidade do Minho (Portugal) buscou identificar correlações entre o Teste de Fotos de Profissões (BBT) e a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) em alunos universitários. O artigo Relações entre Autoeficácia para Escolha Profissional, Exploração e Indecisão Vocacional, dos autores Rodolfo A.M. Ambiel e Débora Noemí Hernández (USF, SP), também de caráter correlacional, teve por objetivo identificar as relações entre autoeficácia para escolha profissional, comportamento exploratório e indecisão vocacional em alunos do ensino médio. O artigo Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica, de Clarissa Tochetto de Oliveira, Anelise Schaurich dos Santos e Ana Cristina Garcia Dias, trabalho em parceria entre a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) caracteriza-se como um estudo qualitativo que buscou identificar as expectativas de alunos acerca da universidade, do ensino superior e de como a instituição pode facilitar a adaptação acadêmica dos mesmos. E, por fim, o estudo intitulado Percepção dos docentes do ensino fundamental sobre seu desenvolvimento profissional, das autoras Viviane Ribeiro Viana e Luciana Mourão, da Universidade Salgado de Oliveira (RJ, Brasil) teve como objetivo identificar o impacto da motivação para a escolha profissional, participação em ações de qualificação profissional e satisfação no trabalho sobre o desenvolvimento profissional de professores do ensino fundamental.

Esperamos que a leitura permita reflexões e amplie as perspectivas acerca das temáticas, intervenções e estudos possíveis no âmbito da orientação profissional e de carreira. Ainda, mesmo diante dos desafios impostos pelo contexto de restrições que podem vir a agravar ou gerar novas dificuldades aos periódicos científicos, esperamos poder dar continuidade ao trabalho consistente realizado até o momento na revista.

 

Marúcia Patta Bardagi

Editora Científica biênio 2016-2017

Creative Commons License