SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Reflexos da lógica organizacional na identidade profissional: variações do discurso autobiográficoCarreira Esportiva: O Esporte de Alto Rendimento como Trabalho, Profissão e Carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão impressa ISSN 1679-3390versão On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.18 no.1 Florianópolis jun. 2017

http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2017v18n1p19 

ARTIGO

 

Carreira e bem-estar subjetivo no ensino superior: Determinantes pessoais e situacionais

 

Career and subjective well-being in higher education: personal and situational determinants

 

Carrera y bienestar subjetivo en la ensenanza superior: determinantes personales y contextuales

 

 

Maria Odília Teixeira; Cátia João Costa

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

No modelo de Bem-Estar de Lent e Brown de 2006, é analisada a relação entre bem-estar subjectivo e carreira, considerando variáveis pessoais, educacionais e contextuais. Os participantes são 255 estudantes de Psicologia (52%) e Saúde (48%) (média etária 20,40; 86% mulheres) que responderam às Escalas Satisfação na Carreira, Autoeficácia Geral, Desenvolvimento e Bem-Estar, Exigência e Responsividade Parental, Big Five-10 e Adaptação ao Ensino Superior. Os resultados da regressão múltipla linear mostram como preditores de bem-estar: satisfação na carreira, percepção dos factores pessoais de ajustamento ao curso, autoeficácia, percepção de responsividade materna, extroversão e amabilidade. Esta pesquisa identifica dimensões contributivas do bem-estar dos estudantes, que são significativas na intervenção, e esclarece o significado da carreira no âmbito da Psicologia Positiva.

Palavras-chave: psicologia positiva, autoeficácia, personalidade, estilos parentais, ajustamento ao curso


ABSTRACT

In the 2006 Lent and Brown Well-being model, the relationship between subjective well-being and career is analyzed, considering personal, educational and contextual variables. The participants were 255 students of Psychology (52%) and Health (48%) (average age 20.40, 86% women) who responded to the Career Satisfaction, General Self-Efficacy, Development and Well-Being, Parental Responsibility and Demanding, Big Five-10 and Adaptation to Higher Education Scales. The results of the linear multiple regression show as predictors of well-being: career satisfaction, perception of the personal factors of course adjustment, self-efficacy, perception of maternal responsibility, extroversion and kindness. This research identifies contributory dimensions of student well-being, which are significant in intervention, and clarifies the meaning of the career in the field of Positive Psychology.

Keywords: positive psychology, self-efficacy, personality, parental styles, course adjustment


RESUMEN

En el modelo de Bienestar de Lent y Brown de 2006, se analiza la relación entre bienestar subjetivo y carrera, considerando variables personales, educativas y contextuales. Los participantes fueron 255 estudiantes de Psicologia (52%) y Salud (48%) (promedio de edad 20.40, 86% mujeres), que respondieron las Escalas de Satisfacción en la Carrera, Autoeficacia General, Desarrollo y Bienestar, Exigencia y Responsividad Parental, Big Five-10 y adaptación a la ensenanza superior. Los resultados de la regresión multiple lineal muestran como predictores de bienestar: satisfacción en la carrera, percepción de los factores personales de ajuste al curso, autoeficacia, percepción de la responsividad materna, extroversión y amabilidad. La investigación identifica dimensiones contributivas del bienestar de los estudiantes que son significativas en la intervención y aclara el significado de la carrera en el ámbito de la Psicologia Positiva.

Palabras clave: psicologia positiva, autoeficacia, personalidad, estilos parentales, ajuste al curso


 

 

Desde há décadas que o domínio da Psicologia da Carreira extravasa as áreas específicas da profissão ou formação e se entrecruza com os domínios da saúde e bem-estar (e.g., Zunker, 2008). Os modelos atuais do aconselhamento da carreira (e.g., Amundson, Harris-Bowlsbey, & Niles, 2014; Gysbers, Heppner, & Johnston, 2014; Savickas, 2013) caracterizam-se pela natureza in-tegradora das principais teorias da Psicologia Vocacional (e.g., Holland, 1997; Lent, Brown, & Hackett, 1994; Super, 1990) e introduzem propostas procedentes da Psicologia Positiva (Seligman & Csikszentmihalyi, 2000) e dos modelos de Aconselhamento Pessoal (e.g., Cormier, Nuris, & Osborne, 2013; Rogers, 1961). Na Psicologia Positiva e no Aconselhamento são questões centrais o significado da vida, as condições do desenvolvimento das forças positivas do funcionamento psicológico e o trabalho como espaço de desenvolvimento e de bem-estar (Dik, Duffy, O'Donnell, Shim, & Steger, 2015; Robertson, 2015). A inserção da Psicologia Positiva no âmbito do Aconselhamento da Carreira vem, por um lado, posicionar o eixo da intervenção vocacional na visão holística da pessoa e, por outro lado, acentuar o papel da formação e do trabalho nos modelos de bem-estar (Connolly & Myers, 2003; Robertson, 2015). A convergência destas linhas paradigmáticas da Psicologia enfatiza o agenciamento pessoal, que coloca na capacidade das pessoas a construção da vida, nomeadamente no domínio da carreira. Esta será a melhor resposta da intervenção nas atuais circunstâncias de risco social, em que a vida se tornou menos previsível, regulada, estável e ordenada (Duarte, 2017).

No curso da vida, também a trajectória no ensino superior representa um mundo de oportunidades em termos de desenvolvimento pessoal, uma fase estrutu-rante da identidade dos jovens adultos (Erikson, 1968) e um contexto de contínuo fluir (flow) no sentido dado por Mihaly Csikszentmihalyi (2004) de que fluir é um estado de envolvimento numa actividade com objetivos bem definidos. O estado de fluir emerge em situações que envolvem desafios e elevado padrão de competências como atenção, concentração e foco (Dik et. al., 2015), sendo as experiências acadêmicas e profissionais fontes significativas para a percepção do fluir vital. O fluir representa o sentimento da sintonia percebida entre corpo e mente, o equilíbrio entre desafios e competências de enfrentamento (Csikszentmihalyi, 1990). A exploração e experimentação dos estados de fluir representam ainda um dos propósitos da intervenção vocacional; os objetivos da carreira operam como agentes motivacionais, que atribuem significado à vida (Ramos, Paixão, & Simões, 2011) e atuam como preditores do bem-estar (Ramos, 2016; Rogers, Creed, & Searle, 2012). Verducci e Gardner (2006) introduziram o conceito de bom trabalho, que faz a ponte entre a Psicologia Positiva e a carreira. Este conceito traduz possibilidades de as instituições otimizarem condições de desenvolvimento de competências técnicas e éticas, que proporcionam emoções positivas e atribuições positivas à vida no trabalho.

A intervenção educacional de carreira é plena de potencialidades que fomentam a consciência pessoal e dos ambientes de formação e de trabalho, numa procura permanente de encontrar significados, envolvimento, harmonia e bem-estar. As intervenções no ensino superior visam potenciar fluir, florescimento, desenvolvimento, satisfação e realização, em que o jovem adulto pode consolidar o seu estilo de vida pessoal. Na acepção de Adler, (1967), entende-se estilo de vida como movimento único do indivíduo em relação aos objectivos autopropostos e aos seus ideais. O conceito florescimento foi introduzido por Keyes (2002), e, refere-se ao modo como as pessoas desenvolvem potencialidades e vivem emoções positivas, de forma a atingirem padrões de qualidade de vida individual e coletiva (Seligman, 2011). A carreira é um dos domínios da vida mais significativos para planejar, estabelecer ob-jectivos e criar significado e envolvimento na própria vida (Connolly & Myers, 2003).

Modelo de Bem-Estar Subjetivo

Lent e Brown (2006) organizaram um modelo de Bem-Estar para os domínios académico e profissional, que operacionaliza a relação entre Psicologia Positiva e Psicologia da Carreira através da relação do bem-estar e da satisfação na carreira. De acordo com o princípio ho-lístico da Psicologia Positiva, o modelo de Lent e Brown (2006) é contextualizado na dinâmica da vida. A satisfação da carreira e bem-estar são determinados por variáveis sociais, cognitivas, comportamentais e de personalidade, sendo a relação destas variáveis mediada por processos cognitivos de que fazem parte objetivos, expetativas e crenças de autoeficácia (Lent & Brown, 2006). Os estudos com o modelo de bem-estar em estudantes do ensino superior evidenciam tanto o papel dos objectivos (Lent, et al., 2005; Ramos, Paixão, & Simões, 2011) como dos interesses (Lent, Taveira, & Costa-Lobo, 2012) na prosse-cução do bem-estar, e, por sua vez, bem-estar tem impato na aprendizagem e no desenvolvimento de competências académicas (Ramos, Paixão, & Simões, 2011).

O bem-estar subjectivo é normalmente associado à tradição filosófica de hedonismo, sendo a procura de bem-estar, prazer e felicidade o bem supremo da vida humana. Myers, Sweeney e Witmer (2000) definem bem-estar como um modo de vida orientado para otimizar saúde física e psicológica, em que corpo, mente e espírito estão integrados para alcançar uma vida plena no plano individual mas também na comunidade social e no seio da natureza. O conceito de bem-estar subjectivo associa componentes cognitivos e emocionais como afetos, crenças de autoeficácia, autonomia, competências emocionais e intelectuais, adaptação e experiências (Diener, Suh, Lucas, & Smith, 1999).

No modelo de Bem-Estar de Lent e Brown (2006), as crenças de autoeficácia são os principais mecanismos cognitivos do agenciamento pessoal (Bandura, 1986), responsáveis pelo comportamento, circunscrição das escolhas e perseverança para ultrapassar obstáculos. A análise das crenças de eficácia remete necessariamente para aprendizagem em meio social, com destaque para os contextos da família, escola e pares que veiculam oportunidades, modelos, expetativas e feedback nas diferentes situações de aprendizagem, de natureza social e académica (Ahn, Usher, Butz, & Bong, 2016; Laranjeira & Teixeira, 2016; Teixeira & Ferreira, no prelo). No âmbito da aprendizagem social, consideram-se as experiências, a modelagem, as emoções, os estados fisiológicos e a persuasão social na formação das crenças de autoeficácia, no seio da relação triádica entre pessoa, comportamento e situação (Bandura, 1986). A pesquisa evidencia que a autoeficácia acadé-mica é bom preditor de sucesso, da satisfação académica (Ojeda, Navarro, & Flores, 2011), das aspirações e escolhas de carreira (Lopes & Teixeira, 2012) e do bem-estar (Ramos, 2016), sendo a autoeficácia também determinada pelas aspirações, desempenhos e expetativas familiares e sociais (Teixeira & Ferreira, no prelo).

O modelo de Bem-Estar subjetivo de Lent e Brown (2006) considera ainda os traços de personalidade como fator facilitador de desempenhos, satisfação e bem-estar. O conceito de personalidade é entendido como organização consistente e estável dos principais traços de personalidade nos cinco grandes fatores propostos por McCrae e Costa (1996): neuroticismo, extroversão, abertura à experiencia, amabilidade e conscienciosidade. Estes traços de personalidade são fortes preditores do bem-estar, sendo a estabilidade emocional e a extroversão normalmente associados aos sentimentos de alegria, bem-estar e emoções positivas (Rogers, et. al., 2012). No domínio da Psicologia Vocacional, o modelo de personalidade de J. Holland (1997) atribui particular enfoque à congruência entre caraterísticas de personalidade e ambiente. A percepção pessoal sobre a congruência desempenha um papel chave na motivação e bem-estar, e determina a realização profissional e satisfação na carreira (Holland, 1997). A tomada de consciência das características pessoais desencadeia sentimentos de realização, plenitude, persistência e exploração da carreira (Lent, et. al., 2005).

Entre os fatores contextuais que influenciam o bem-estar, a família estabelece um conjunto de variáveis proximais que tem sido estudado no âmbito dos contextos educacionais e de carreira (e.g., Hill & Wang, 2015; Teixeira & Ferreira, no prelo), e da saúde e bem-estar (e.g., Hutz & Bardagi, 2006). A pesquisa tem demonstrado que para além das variáveis demográficas (e.g., nível so-cioeconómico, habilitações académicas e naturalidade da família) (Hill & Wang, 2015; Lopes & Teixeira, 2012), as práticas e atitudes parentais, que constituem o estilo de parentalidade, têm influência no bem-estar da criança e do jovem (Hutz & Bardagi, 2006). O estilo da parentalidade é um dos principais agentes de desenvolvimento na criança e a sua influência ocorre ao longo da vida, nomeadamente na adolescência e no jovem adulto (Teixeira & Ferreira, no prelo; Hill & Wang, 2015). No âmbito da parentalidade, a pesquisa tende a diferenciar os papéis dos progenitores (Costa, Teixeira, & Gomes, 2000; Teixeira, Bardagi, & Gomes, 2004), sendo a influência da mãe mais forte nas emoções, crenças e valores (Teixeira & Bardagi, 2016; Teixeira & Laranjeira, 2016) e a influência do pai mais sentida nos níveis de aspiração e nas tomadas de decisão (Christofides, Hoy, Milla, & Stengos, 2015; Teixeira & Ferreira, no prelo). As diferenças de género também emergem no modo como são percepcionados os padrões de parentalidade, sendo as raparigas mais sensíveis à percepção dos padrões de exigência parental, do que os rapazes (Bardagi & Teixeira, 2015; Teixeira & Bardagi, 2016).

 

Método

Considerando a literatura sobre bem-estar e carreira, esta investigação visa clarificar a relação entre carreira e Psicologia Positiva, bem como aprofundar o modelo de bem-estar subjectivo proposto por Lent e Brown (2006). O senso de bem-estar é examinado de acordo com variáveis de carreira, operacionalizadas na percepção dos factores relacionados com o curso (ajustamento pessoal, reconhecimento social, envolvimento, relacionamento), satisfação na carreira, traços de personalidade, autoefi-cácia geral e percepção do padrão educacional parental. Seguindo as premissas do modelo de Bem-Estar subjec-tivo, são hipóteses da pesquisa: (a) existe relação positiva entre satisfação na carreira e senso de bem-estar; (b) as variáveis de carreira (consciência dos factores pessoais de ajustamento ao curso, percepção de recompensas sociais e materiais e envolvimento no curso) determinam o bem-estar; (c) os traços de personalidade de extrover-são e amabilidade e a percepção do relacionamento positivo no curso contribuem para o senso de bem-estar; (d) as crenças de autoeficácia determinam o senso de bem-estar e (e) a percepção das atitudes de responsividade do pai e da mãe influencia o senso de bem-estar

Participantes

A amostra é constituída por 255 estudantes do ensino superior em Portugal, que frequentam o 2° ano do curso de Psicologia (52%) da Universidade de Lisboa e cursos da área da Saúde (48%) do Instituto Politécnico de Leiria. Nos cursos de Saúde estão incluídos Terapia Ocupacional (15%), Terapia da Fala (7%), Enfermagem (11%) e Fisioterapia (14%). As idades variam entre 19 e 31 anos (M = 20,40, DP = 2,09), e as raparigas representam 84% da amostra.

Instrumentos

O caderno de questionários é composto pelo Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, Escala de Desenvolvimento e Bem-Estar (Flourishing Scale), Escala de Satisfação na Carreira (Career Satisfaction Scale), Big 5 Inventory-10 (BFI - 10), Escala de Autoeficácia Geral (General Self-Efficacy Scale) e Escalas de Exigência e Responsividade Parental.

O Questionário de Adaptação ao Ensino Superior foi elaborado por Costa e Teixeira (2016) com o propósito de avaliar a percepção dos factores de ajustamento ao curso (e.g., O curso corresponde às minhas competências/ capacidades) e factores de adaptação (e.g., Relação com os colegas). É um questionário de auto-relato, com os conteúdos distribuídos por 15 itens em 4 subescalas que focam a percepção dos factores pessoais de ajustamento ao curso (4 itens), relacionais (3 itens), recompensas sociais e materiais (3 itens) e envolvimento no curso (5 itens). Estas subescalas correspondem aos factores ortogonais derivados de procedimentos em componentes principais com rotação varimax, numa amostra do ensino superior (Costa & Teixeira, 2016). A resposta é dada numa escala de Likert de cinco pontos. Os dados relativos à precisão indicam coeficientes entre 0,58 e 0,74 (Costa & Teixeira, 2016), situando-se os mais baixos no limite do aceitável, de acordo com Maroco e Garcia-Marques (2006). O questionário inclui ainda a identificação sociodemográfica dos participantes (e.g., sexo, idade, curso, escola).

A Escala de Desenvolvimento e Bem-estar (Flourishing Scale) (Diener, Wirtz, Biswas-Diener, Tov, Kim-Prieto, Choi, & Oishi, 2009) avalia o julgamento da própria vida, em áreas como sucesso pessoal, relacionamentos interpessoais, autoestima, sentido de vida e otimismo (e.g., Vivo uma vida com propósito e significado). A Escala é de auto-relato, unidimensional, contém oito itens, sendo a resposta dada em escala de Likert de sete pontos. Existe uma grande diversidade de pesquisa com esta escala, salientando-se estudos com amostras do Brasil que confirmam a natureza unidimensional da medida e o elevado grau de consistência interna, cujo alfa de Cronbach se situa em 0,84 (Fonseca, Nascimento, Barbosa, Vione, & Gouveia, 2015). Esta escala foi adaptada pelas autoras da pesquisa à língua portuguesa de Portugal.

A Escala de Satisfação na Carreira (Career Satisfaction Scale) de Greenhaus, Parasuraman e Wormley, construída em 1990, (Hofmans, Dries, & Pepermans, 2008) avalia a visão pessoal sobre progressão da própria carreira de vida, incluindo objetivos e visão de sucesso (e.g., Estou satisfeito(a) com os progressos que fiz para atingir os meus objetivos materiais). Esta escala é unidimensional, contém cinco itens com resposta em escala de Likert de cinco pontos. Em diferentes amostras, esta medida tem revelado um grau elevado de consistência interna, com coeficientes alfa à volta de 0,80 (Beutell & Wittig-Berman, 1999). A adaptação desta escala para o contexto português foi realizada por uma das autoras.

O Big Five Inventory (BFI - 10) de Rammstedt e Jonh (2007) corresponde a uma das formas reduzidas do Inventário Big Five de McCrae e Costa (1996). Este instrumento contém 10 itens divididos pelos cinco principais traços da estrutura da personalidade -neuroticismo, extro-versão, amabilidade, conscienciosidade e abertura à experiência. A resposta é dada numa escala de Likert de cinco pontos. De acordo com Rammstedt e John (2007), os dois itens de cada uma das escalas foram selecionados pelas respetivas propriedades psicométricas, e no seu conjunto as escalas Extroversão, Conscienciosidade e Neuroticismo revelam bons índices de consistência interna (0,99-0,82) e de estabilidade temporal (0,83-0,74). Em amostras de estudantes universitários ingleses e alemães foi identificada uma solução fatorial de cinco fatores com correspondência às cinco dimensões de personalidade anteriormente enunciados (Rammstedt & John, 2007).

A Escala de Autoeficácia Geral (General Self-efficacy Scale) de Ralf Schwarzer e Matthias Jerusalem (1995) avalia a percepção de capacidade pessoal para resolver situações quotidianas com obstáculos. A escala é unidimensional, contém 10 itens (e.g., Consigo resolver sempre os problemas difíceis, se me esforçar), sendo resposta dada em escala de Likert de quatro pontos. A medida tem revelado indicadores positivos de consistência interna, com alfas de Cronbach próximos de 0,80 (Schwarzer, 2017), situando-se em 0,85 numa amostra de estudantes no Brasil (Sbicigo, Teixeira, Dias, & Dell'Aglio, 2012). A pesquisa tem indicado existir uma relação entre os resultados da escala com otimismo e satisfação no trabalho (Schwarzer, 2017), bem como com autoestima e expetativas de futuro (Sbicigo, Teixeira, Dias, & Dell'Aglio, 2012). Esta escala foi adaptada pelas autoras da pesquisa à língua portuguesa de Portugal.

A Escala de Exigência e Responsividade Parental foi adaptada da versão elaborada para a população do Brasil (Costa, et. al., 2000; Teixeira, et. al., 2004), designada Escala de Percepção de Exigência e Responsividade. Esta escala foi construída com base nos trabalhos de Lamborn (1991) e avalia a percepção dos jovens sobre responsividade e exigência dos pais. A escala contém 24 itens para a mãe e outros 24 para o pai, distribuídos pelas escalas de Exigência e Responsividade. A resposta é dada numa escala de Likert de cinco pontos. Os dados da versão do Brasil revelam uma estrutura bifatorial da medida com correspondência às escalas Exigência e Responsividade materna e paterna (Formiga, 2010; Teixeira, et. als., 2004). Os alfas de Cronbach indicam um grau elevado de consistência interna, sendo os coeficientes próximos de 0,80 (Teixeira, et. al., 2004). Nas amostras de adolescentes portugueses, os coeficientes alfa são superiores a 0,80, e identifica-se uma estrutura factorial que corresponde também às escalas teoricamente previstas de Exigência e Responsividade (Bardagi & Teixeira, 2015). Outros dados de validade indicam a relação dos estilos parentais com emoções positivas (Hutz & Bardagi, 2000), empenhamento acadêmico e confiança e envolvimento na carreira (Teixeira & Bardagi, 2016), e percepções de auto--estima e de auto-eficácia (Costa, et., al., 2000; Teixeira, et. al., 2004; Teixeira & Laranjeira, 2016). Em termos de validade intercultural, os dados em amostras de estudantes do ensino médio do Brasil e de Portugal evidenciam convergência quer na consistência interna quer na estrutura interna da medida (Teixeira, Bardagi, & Teixeira, 2016).

Procedimentos

Os procedimentos deontológicos foram atendidos na aprovação do projeto de pesquisa pela Comissão de Deontologia da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, na assinatura do consentimento informado, previamente à aplicação, e no pedido de autorização aos autores de todos os questionários. Nas escalas Desenvolvimento e Bem-estar e Autoeficácia Geral as traduções foram feitas por duas pessoas bilingues e uma retroversão por uma terceira pessoa, visto não existir versão portuguesa dos instrumentos, que fosse conhecida das investigadoras. Também na Escala de Exigência e Responsividade Parental houve necessidade de adaptar algumas expressões à língua portuguesa de Portugal. Os questionários foram aplicados de forma colectiva, em contexto sala de aula, com um tempo de aplicação de aproximadamente de 20 minutos.

Nas análises estatísticas, procedeu-se, em primeiro lugar, à estimativa das características das distribuições dos resultados, bem como do grau de consistência interna das diferentes medidas na presente amostra, recorrendo-se ainda às estatísticas inferenciais (correlações) a fim de avaliar o grau de associação das variáveis. Na sequência, efectuou--se uma regressão múltipla linear para analisar relações de causualidade, e identificar variáveis preditoras de bem-estar dos alunos da amostra. O tratamento dos dados foi realizado com recurso ao software estatístico IBM SPSS Statistics 22.

 

Resultados

Distribuições, precisão e correlações

A Tabela 1 apresenta, para o conjunto das medidas, as estatísticas descritivas das distribuições dos resultados e os coeficientes alfa de Cronbach. Na maioria das escalas, os índices da amplitude e os desvios-padrão indicam variabilidade dos resultados e sensibilidade das medidas às diferenças individuais. Contudo, nas escalas do Inventário de Personalidade (BFI - 10), os dados evidenciam assimetria das distribuições, e o mesmo acontece na dimensão relacional do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior. A maioria dos alfas de Cronbach são satisfatórios, com excepção para as Escalas do Inventário de Personalidade, cujos coeficientes variam entre 0,46 e 0,68. Estes coeficientes são baixos (Maroco & Garcia-Marques, 2006) e derivam certamente do fato de cada subescala incluir apenas 2 itens. Rammstedt e John (2007) também referem fracos índices de consistência interna nas escalas Amabilidade e Abertura à Experiência. Na presente pesquisa, estas duas escalas e ainda Conscienciosidade indicam coeficientes alfa ao redor de 0,46-0,48. No Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, a Escala Envolvimento no Curso também regista o coeficiente de 0,58, indicando também um fraco nível de consistência interna (Maroco & Garcia-Marques, 2006).

A Tabela 2 apresenta a matriz de correlações dos resultados dos seis instrumentos. Na análise, consideram-se os coeficientes superiores a |0,30|, de acordo com o critério de que este valor representa uma correlação de força média, segundo alguns autores (e.g., Steele, Andrews, & Upton, 2012, p. 67). Os resultados da escala de Desenvolvimento e Bem-estar (escala 5) associam-se com os das dimensões percepção dos Factores Pessoais de Ajustamento ao Curso (0,41), Satisfação na Carreira (0,54), Autoeficácia (0,34), Percepção de Responsividade Materna (0,41) e Extroversão (0,33). Para além da associação com Bem-Estar, a Escala de Satisfação na Carreira (escala 6) tem um coeficiente de 0,38 com os resultados da escala percepção dos Factores Pessoais de Ajustamento ao Curso.

Regressão múltipla linear

Procedeu-se a uma análise de regressão múltipla linear pelo método "enter", considerando-se como variável dependente o Bem-Estar e como variáveis independentes a Satisfação na Carreira, as percepções Ajustamento Pessoal ao Curso, Relacional, Recompensas Sociais e Materiais e Envolvimento no Curso do Questionário Ajustamento e Adaptação ao Ensino Superior, a Auto-eficácia Geral, a Exigência e Responsividade Parental e os factores de personalidade Neuroticismo, Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade e Abertura à Experiência do Inventário de Personalidade (BFI - 10). Foram testados os pressupostos do modelo, nomeadamente o da distribuição normal, multicolinearidade, homogeneidade e independência dos erros (valor de Durbin-Watson = 2,18), verificando-se que existem 20 outliers com potencial impacto na estimação da reta de regressão. Este dado foi obtido através dos resultados decorrentes da distância de Mahalanobis. Adicionalmente, o modelo de regressão foi estimado com e sem os valores extremos identificados para averiguar o seu impacto nos valores estimados. Apesar dos resultados serem semelhantes entre estes modelos, respeitou-se a indicação da distância de Mahalanobis apresentando-se os resultados para o modelo sem a inclusão dos outliers.

O modelo de regressão múltipla linear é responsável por uma parte significativa da variabilidade do Bem-Estar (F(15, 206) = 17,97; p < 0.001; R2= 0,58) e permite explicar o Bem-Estar Subjetivo com as variáveis preditoras Satisfação na Carreira (P = 0,25; t (14) = 4,21; p < 0,001), Ajustamento Pessoal ao Curso (P = 0,20; t (14) = 3,42; p < 0,01), Autoeficácia Geral (P = 0,20; t (14) = 3,48; p < 0,01), percepção da Responsividade Materna (P = 0,28; t (14) = 4,73; p < 0,001), Extroversão (P = 0,14; t (14) = 2,75; p < 0,01) e Amabilidade (P = 0,22; t (14) = 4,47; p < 0,001).

 

Discussão

Apesar das limitações atribuidas à própria amostra e às caracteristicas psicométricas de algumas medidas, esta pesquisa proporciona indicadores que clarificam a relação entre Carreira e Psicologia Positiva, e aprofundam o modelo de bem-estar subjectivo de Lent e Brown (2006). A discussão dos resultados respeitantes ao Inventário de Personalidade (BFI - 10) é particularmente condicionada pelo baixo grau de consistência interna, principalmente revelada nas escalas Conscienciosidade (0,46), Abertura à Experiência (0,48) e Amabilidade (0,46), sendo os coeficientes das duas últimas também relativamente fracas no estudo de Rammstedt e John (2007).

Estes dados estão associados ao fato do instrumento incluir apenas dois itens em cada escala, pois corresponde a uma forma reduzida de Inventário de Personalidade Big Five (Rammstedt & John, 2007). A discussão dos resultados segue a ordem das hipóteses apresentadas para a pesquisa.

A H1 tende a ser confirmada pelas correlações moderadas, mas significativas, entre Bem-Estar e Satisfação na Carreira (0,46) e Bem-Estar e percepção dos Factores Pessoais de Ajustamento ao curso (0,41). Estas associações constituem indicadores da relação entre variáveis de carreira e bem-estar subjetivo, e são corroboradas por Connolly e Myers (2003) que enfatizam a relação entre trabalho e bem-estar como parte significativa dos modelos holisticos de bem-estar. No mesmo sentido, Robertson (2015) realça a importância do trabalho como contexto que dá significado à vida, que proporciona desenvolvimento e bem-estar. No aprofundamento da relação entre as variáveis da carreira e o bem-estar, a H2 também é parcialmente confirmada nos resultados da regressão múltipla linear. A dimensão de percepção dos Factores Pessoais de Ajustamento ao Curso é preditiva do Bem-Estar subjetivo dos alunos da amostra. No mesmo sentido, os dados de um estudo qualitativo de Teixeira e Gomes (2004) corroboram a importância atribuida pelos estudantes do ensino superior às caracteristicas pessoais face à formação e à transição, sendo comprovado o poder preditivo dos interesses no ajustamento e bem-estar dos estudantes de Engenharia (Lent et. al., 2012). Todas estas evidências são confirmadas pelo principio da congruência como condição para a satisfação, equilibrio e bem-estar (Holland, 1997; Spokane, Meir, & Catalano, 2000), e salientam o papel chave do autoconhecimento para o florescimento e o bem-estar (Dik, et al., 2015). Nesta amostra, a percepção de recompensas sociais e materiais e o envolvimento no curso não determinam significativamente o senso de bem-estar.

A H3 foi parcialmente confirmada. Os resultados da regressão múltipla linear confirmam extroversão e ama-bilidade como dimensões preditivas do bem-estar. Estes dados são comprovados pela relação anteriormente encontrada entre niveis de extroversão, sociabilidade, otimismo e adaptação ao ensino superior (Ntalianis, 2010), sendo a estabilidade emocional e a extroversão envoltas em emoções positivas que desencadeiam bem-estar (Rogers, et. al., 2012). Salienta-se assim a importância do fator do relacionamento pessoal nos niveis de bem-estar, tal como corroborado por Granado, Santos, Almeida, Soares e Guisande (2005) e Ramos (2016). Contudo, nos resultados da presente pesquisa, a percepção do fator pessoal na adaptação ao curso não é significativa nos níveis de bem-estar, ao contrário do que seria de esperar face aos resultados anteriores. Este resultado pode dever-se à relativa homogeneidade da amostra, que inclui maioritariamente mulheres e apenas estudantes das áreas de Psicologia e Saúde. Nestes grupos, normalmente é privilegiado o fator relacional pela larga maioria dos estudantes. De referir ainda que a escala de relacionamento revela um índice de precisão (0,62) no limite da aceitação (Maroco & Garcia-Marques, 2006).

A H4 é confirmada também pelos resultados da regressão múltipla linear em que as crenças de autoeficácia surgem como bons preditores do bem-estar, tal como preconizam Lent, et. al., (2005). Estes dados são ainda corroborados pela correlação moderada entre os resultados autoeficácia e autoestima (Sbicigo, Teixeira, Dias, & Dell'Aglio, 2012), correspondendo a autoestima a uma das emoções positivas do bem-estar subjectivo. Também no estudo de Teixeira e Gomes (2004), os estudantes do ensino superior revelaram uma associação entre senso de competência e envolvimento com a formação.

A H5 também foi parcialmente confirmada pelos resultados da regressão múltipla linear que explicitam o contributo preditivo da percepção Responsividade Materna para o bem-estar dos jovens adultos da amostra. Estes dados são confirmados pela importância das mães na educação e formação dos seus educandos (Ahn, et. al., 2016; Teixeira & Bargagi, 2016), sendo também corroborados pelos estudos que diferenciam o papel das mães no suporte emocional e dos pais como modelos profissionais mais presentes nas decisões sobre continuidade dos estudos (Bardagi e Hutz, 2008; Teixeira & Ferreira, no prelo). Estes resultados também confirmam a permanência da influência dos pais na vida do jovem adulto (Hill & Wang, 2015), e de que a parentalidade responsiva incrementa nos jovens o desenvolvimento da autonomia e das competências para lidar com a vida e a carreira (Lamborn, 1991; Teixeira & Bardagi, 2016).

Limitações

A amostra é de conveniência e inclui apenas alunos dos cursos de Psicologia e da área da Saúde de duas Escolas do Ensino Superior, com sobre representação do sexo feminino. As investigações futuras procurarão amostras mais heterogéneas e introduzir outras variáveis relacionadas com a vida acadêmica e social dos estudantes do ensino superior. Salientam-se ainda os baixos níveis de consistência interna de algumas medidas, particularmente da Escala BFI-10 e do Questionário de Adaptação ao Ensino Superior, com claras implicações nos resultados.

 

Considerações Finais

Esta pesquisa tende a evidenciar o papel das variáveis da carreira como fontes de desenvolvimento e bem-estar dos estudantes de Psicologia e Saúde, nomeadamente no que concerne ao senso de satisfação com o percurso auto-proposto, à consciência das qualidades pessoais relacionadas com o curso, ao senso de autoeficácia e ainda às características de personalidade ligadas às emoções positivas nos relacionamentos interpessoais. Estes indicadores possibilitam inferências de que a carreira representa espaço de possibilidades de florescimento de potencialidades, de fluir vital e confiança pessoal e interpessoal, e, consequentemente permitem aprofundar o modelo de Bem-Estar de Lent e Brown (2006). Os dados tendem a clarificar a relação entre os domínios da Psicologia da Carreira e da Psicologia Positiva e a explicar o sentimento de bem-estar dos estudantes de Psicologia e de Saúde desta amostra. No futuro será pertinente relacionar estes dados com variáveis do domínio académico, tais como qualidade das aprendizagens, sucesso escolar e abandono escolar.

Estes fatores que explicam o desenvolvimento e bem-estar a nível individual e de grupo devem ser considerados no planejamento das intervenções de carreira e são incentivadores à criação e programação dos serviços de apoio ao estudante por parte das instituições do ensino superior. Os objetivos da intervenção da carreira ultrapassam a visão tradicional de "encaixe pessoa ambiente" reformulando-se em propósitos de autoconhecimento reflexivo e estabelecimento de objetivos e projetos que atribuam significado à vida e às aprendizagens. Alguns autores sugerem (e.g., Robertson 2015) a necessidade de os profissionais ajudarem os indivíduos a integrarem o trabalho e a vida, para que possam desenvolver envolvimento e significado pessoal no trabalho. As abordagens multidisciplinares e holísticas colocam o trabalho e a formação como um dos principais papéis e tarefas de vida na procura de satisfação e bem-estar (Myers, Sweeney, & Witmer, 2000). Destaca-se a relevância do enquadramento da carreira na vida e dos modelos que atribuem centrali-dade à consciência e gestão das características pessoais (Duarte, 2017), nomeadamente no campo da personalidade e autoeficácia.

Os resultados chamam também à atenção sobre os padrões educacionais da família que acompanham a vida e o senso de bem-estar do jovem adulto do ensino superior. Esta questão remete para uma visão desenvolvimentista não só sobre a carreira, mas também sobre as influências contextuais, nomeadamente da parte familiar. Sublinha-se a necessidade de atuar com a família, em qualquer fase da vida, de forma a desenvolver padrões de parentalidade responsiva, que promovam autonomia, satisfação e bem-estar, e ainda atitudes que enfrentem o trabalho como fonte de desenvolvimento e realização pessoal.

Nas atuais circunstâncias de precaridade social e numa exigência de qualidade e sucesso das aprendizagens, as instituições do ensino superior devem priorizar a criação de estruturas de apoio funcional e emocional que acompanhem o estudante ao longo do ensino superior, e os profissionais devem ser competentes em estabelecer pontes entre os domínios académicos, social, emocional e vocacional, nas intervenções ao longo da vida, nomeadamente no ensino superior. A investigação que se centra nos indicadores de bem-estar deve, no nosso entender, responder às preocupações das instituições (e.g., sucesso académico, abandono escolar) e co-responsabilizar investigadores e organizações, no sentido de identificar e implementar condições que favoreçam o florescimento das capacidades dos alunos e das instituições.

 

Referências

Adler, A. (1967). A Ciência da Natureza Humana (6th ed.). São Paulo: Companhia Editora Nacional.         [ Links ]

Ahn, H. S., Usher, E. L., Butz A., & Sonf, M. (2016). Cultural differences in the understanding of modeling and feedback as sources of self-efficacy information. British Journal of Educational Psychology, 86(1), 112-136. DOI: 10.1111/bjep.12093.         [ Links ]

Amundson, N. E., Harris-Bowlsbey, J. E., & Niles, S. G. (2014). Essential Elements of Career Counseling: Processes and Techniques (3rd ed.). Pearson (E-Book).         [ Links ]

Bardagi, M. P. & Hutz, C. S. (2008). Apoio parental percebido no contexto da escolha inicial e da evasão de curso universitário. Revista Brasileira de Orientação profissional, 9(2), 31-44. Recuperado em 27 de setembro de 2017, de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v9n2/v9n2a05.pdf        [ Links ]

Bardagi, M. P. & Teixeira, M. O. (2015, julho). Psychometrical properties of Portuguese and Brazilian versions of the Parental Demandingness and Responsiveness Scale: An intercultural study. Comunicação apresentada no 13th European Conference on Psychological Assessment. Universidade de Zurique: Zurique.         [ Links ]

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Englewood Cliffs. NJ: Prentice-Hall.         [ Links ]

Beutell, N.J. & Wittig-Berman (1999). Predictors of work-family conflict and satisfaction with family, job, career, and life. Psychological Reports, 85, 893-903. DOI: 10.2466/pr0.1999.85.3.893.         [ Links ]

Christofides, L. N., Hoy, M., Milla, J., & Stengos, T. (2015). Grades, Aspirations, and Postsecondary Education Outcomes. Canadian Journal of Higher Education, 45(1), 48-82. Recuperado em 27 de setembro de 2017, de http://journals.sfu.ca/cjhe/index.php/cjhe/article/viewFile/184203/pdf_1        [ Links ]

Connolly, K. & Myers J. (2003). Wellness and mattering: The role of holistic factors in job satisfaction. Journal of Employment Counseling, 40(4), 152-160. DOI: 10.1002/j.2161-1920. 2003.tb00866.x        [ Links ]

Cormier, S., Nuris, P. S., & Osborn, C. J. (2013). Interviewing and Change Strategies for Helpers (7th ed.). Belmont, CA: Brooks Cole.         [ Links ]

Costa, C. J. & Teixeira, M. O. (2016, junho). Carreira e bem-estar subjetivo no ensino superior: determinantes pessoais e situacionais. IXSimpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Universidade do Algarve. Faro.         [ Links ]

Costa, F. T., Teixeira, M. A. P., & Gomes, W. B. (2000). Responsividade e exigência: Duas escalas para avaliar estilos parentais. Psicologia: Reflexão e Crítica, 13, 465-473. Recuperado em 27 de setembro de 2017, de http://www.scielo.br/pdf/prc/v13n3/v13n3a14.pdf        [ Links ]

Csikszentmihalyi, M. (1990). Flow: The psychology of optimal experience. New York, NY: Harper & Row.         [ Links ]

Csikszentmihalyi, M. (2004). What we must accomplish in the coming decades. Journal of Religion & Science, 39(2), 359-366. DOI: 10.1111/j.1467-9744.2004.00579. x.         [ Links ]

Diener, E., Suh, E. M., Lucas, R. E., & Smith, H. L. (1999). Subjective Well-Being: Three Decades of Progress. Psychological Bulletin, 125(2), 276-302. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-2909.125.2.276.         [ Links ]

Diener, E., Wirtz, D., Tov, W., Kim-Prieto, C., Choi, D., Oishi, S., & Biswas-Diener, R. (2009). New measures of well- being: Flourishing and positive and negative feelings. Social Indicators Research, 39, 247-266.         [ Links ]

Dik, B. J., Duffy, R. D., Allan, B. A., O'Donnell, M, B., Shim, Y, & Steger, M. F. (2015). Purpose and Meaning in Career Development. Applications. The Counseling Psychologist, 43(4), 558-585. DOI: 10.1177/0011000014546872.         [ Links ]

Duarte, M. E. (2017). Counselling and well-being: on the road to realities. British Journal of Guidance & Counselling, 1-11. DOI: 10.1080/03069885.2017.1309641.         [ Links ]

Erikson, E. H. (1968). Identity Youth and crisis. New York: W.W. Norton & Company.         [ Links ]

Fonseca, P. N., Nascimento, B. S., Barbosa, L. H. G. M., Vione, K. C., & Gouveia, V.V (2015). Flourishing Scale: Evidence of Its Suitability to the Brazilian Context. Social Inquiry into Well-Being, 1(2), 33-40. DOI: 10.13165/SIIW-15-1-2-07.         [ Links ]

Formiga, N. S. (2010). Escala de exigência e responsividade parental: Evidência da estrutura fatorial em jovens da Paraíba, Brasil. Psicologia Argumento., Curitiba, 28(62), 209-224.         [ Links ]

Keyes, C. L. M. (2002). The mental health continuum: From languishing to flourishing in life. Journal of Health and Social Behavior, 43, 207-222. DOI: 10.2307/3090197.         [ Links ]

Granado, J. I., Santos, A. A., Almeida, L. S., Soares, A. P.,, & Guisande, M. A. (2005). Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA no Brasil. Psicologia e Educação, 4(2), 31-41.         [ Links ]

Gysbers, N. C., Heppner, M, J., & Johnston, J. A. (2014). Career counselling: holism, diversity, and strengths. (4th). Alexandria: American Counseling Association.         [ Links ]

Hill, N. E., & Wang, M-T. (2015). From middle school to college: Developing aspirations, promoting engagement, and indirect pathways from parenting to post high school enrollment. Developmental Psychology, 51(2), 224-235. DOI:10.1037/a003836710.1037/a0038367.         [ Links ]

Hofmans, J., Dries, N., & Pepermans, R. (2008). The Career Satisfaction Scale: Response bias among men and women. Journal of Vocational Behavior, 73(3), 397-403. DOI: 10.1016/j.jvb.2008.08.001.         [ Links ]

Holland, J. L. (1997). Making vocational choices: A theory of vocational personalities and work environments (3rd ed.). Odessa, FL: Psychological Assessment Resources.         [ Links ]

Hutz, C. S. & Bardagi, M. P. (2006). Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: a influência dos estilos parentais. Psico-USF, 11(1), 65-73.         [ Links ]

Lamborn, S. D. (1991). Patterns of competence and adjustment among adolescents from authoritative, authoritarian, indulgent, and neglectful families. Child Development, 62, 1049-1065. DOI: 10.1111/j.1467-8624.1991.tb01588. x.         [ Links ]

Laranjeira, M. & Teixeira, M.O. (2016). Perceção de feedback d0 professor e autoconceito vocacional. Revista Brasileira de Orientação Profissional,17(2), 211-223.         [ Links ]

Lent, R. W., & Brown, S. D. (2006). Integrating person and situation perspectives on work satisfaction: A social-cognitive view. Journal of Vocational Behavior, 69, 236-247. DOI: 10.1016/j.jvb.2006.02.006.         [ Links ]

Lent, R. W., Brown, S. D., & Hackett, G. (1994). Toward a unifying social cognitive theory of career and academic interest, choice, and performance. Journal of Vocational Behavior, 45, 79-122. DOI: 10.1006/jvbe.1994.1027.         [ Links ]

Lent, R. W., Singley, D., Sheu, H., Gainor, K. A, Brenner, B. R., Treistman, D., & Ades, L. (2005). Social Cognitive Predictors of Domain and Life Satisfaction: Exploring the Theoretical Precursors of Subjective Well-Being. Journal of Counseling Psychology, 5(3), 429-442. DOI:10.1037/0022-0167.52.3.429.         [ Links ]

Lent, R. W., Taveira, M.C., & Costa-Lobo, C. (2012). Two tests of the social cognitive model of well-being in Portuguese college students. Journal of Vocational Behavior, 80(2), 362-371. DOI:10.1177/1069072716657821.         [ Links ]

Lopes, A. R. & Teixeira, M. O. (2012). Projetos de carreira, autoeficácia e sucesso escolar em ambiente multicultural. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 13(1), 7-14. Recuperado em 27 de setembro de 2017, de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v13n1/03.pdf        [ Links ]

Maroco, J. & Garcia-Marques, T. (2006). Qual a habilidade do alfa de Cronbach? Questões antigas e soluções modernas? Laboratório de Psicologia, 4(1), 65-90.         [ Links ]

McCrae, R. R., & Costa, P. T., Jr. (1996). Toward a new generation of personality theories: Theoretical contexts for the five-factor model. In J. S. Wiggins (Ed.), The five-factor model ofpersonality: Theoretical perspectives, (p. 51-87). New York: Guilford.         [ Links ]

Myers, J. E., Sweeney, T. J., & Witmer, J. J. (2000). The Wheel of Wellness Counseling for Wellness: A Holistic Model for Treatment Planning. Journal of Counseling & Development, 78, 251-266.         [ Links ]

Ntalianis, F. (2010). Do personality and learning climate predict competence for learning? An Investigation in a Greek academic setting. Learning and Individual Differences, 20, 664-668. DOI: 10.1016/j.lindif.2010.08.003.         [ Links ]

Ojeda, L., Navarro, R., L., & Flores, L., Y. (2011). Social Cognitive Predictors of Mexican American College Student's Academic and Life Satisfaction. Journal of Counseling Psychology, 58(1), 61-71. DOI: 10.1037/a0021687.         [ Links ]

Rammstedt, B. & Jonh, O. (2007). Mesuring personality in one minute or less: A 10-item short version of the Big Five Inventory in English and German. Journal of Research in Personality, 41, 203-212. DOI: 10.1016/j.jrp.2006.02.001.         [ Links ]

Ramos, L. M. A. (2016). Os mecanismos sócio-cognitivos e o bem-estar psicológico: teste de um modelo integrativo em estudantes universitários. Dissertação de doutoramento não publicada. Universidade da Beira Interior, Covilhã         [ Links ].

Ramos, L. A., Paixão, M., P., & Simões, M., F., (2011). Os Mecanismos sociocognitivos e o bem-estar psicológico: Proposta de um modelo Integrativo. Revista Portuguesa de Pedagogia. 45(2), 133-147. DOI: 10.14195/1647-8614_45-2_6.         [ Links ]

Robertson, P. J. (2015). Positive psychology: A movement to reintegrate career counselling within counselling psychology? Counselling Psychology Review, 30(3), 26-36.         [ Links ]

Rogers, C. (1961). On becoming a person: A therapist's view ofpsychotherapy. Boston, USA: Houghton Mifflin.         [ Links ]

Rogers, M., Creed, P., & Searle, J. (2012). Person and environmental factors associated with well-being in medical students. Personality and Individual Differences, 52, 472-477. DOI: 10.1016/j.paid.2011.11.006.         [ Links ]

Savickas, M. L. (2013). Career construction theory and practice. In R. W. Lent & S. D. Brown (Eds.), Career development and counseling: Putting theory and research to work (2nd ed., pp. 144-180). Hoboken, NJ: John Wiley.         [ Links ]

Sbicigo, J. B., Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., & DelÁglio, D. D. (2012). Propriedades Psicométricas da Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP). Psico, 43(2), 139-146.         [ Links ]

Schwarzer, R. (2017). The General Self-Efficacy Scale (GSE). https://userpage.fu-berlin.de/health/engscal.htm.         [ Links ]

Schwarzer, R. & Jerusalem, M. (1995). Generalized Self-Efficacy scale. In J. Weinman, S. Wright, & M. Johnston, Measures in health psychology: A user's portfolio. Causal and control beliefs (pp. 35-37). Windsor, UK: Nfer-Nelson.         [ Links ]

Seligman, M. E. P. (2011). Flourish: A visionary new understanding of happiness and well-being. New York, NY: Free Press.         [ Links ]

Seligman, M. E. P. & Csikszentmihalyi, M. (2000). Positive psychology. An introduction. American Psychologist, 55, 5-14. DOI: 10.1037/0003-066X.55.1.5.         [ Links ]

Spokane, A. R., Meir, E. L., & Catalano, M. (2000). Person-Environment congruence and Holland's theory: A review and reconsideration. Journal of Vocational Behavior, 57(2), 137-187.         [ Links ]

Steele, C., Andrews, H., & Upton. D. (2012). Statistics in psychology. Harlow: Pearson Education.         [ Links ]

Super, D. E. (1990). A life-span, life-space approach to career development. In D. Brown & L. Brooks (Eds.), Career choice and development: Applying contemporary theories to practice (2nd ed., pp. 197-261). San Francisco: Jossey-Bass.         [ Links ]

Teixeira, M. A. P. & Gomes, W. B. (2004). Estou-me formando... e agora? Reflexões e perspectivas de jovens formandos universitários. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 5(1), 47-52. Recuperado em 27 de setembro de 2017, de http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v5n1/v5n1a05.pdf        [ Links ]

Teixeira, M. O. & Bardagi, M. (2016). Relationship between parenting styles and career development variables in Portuguese students. In Tamara Ramiro-Sánchez & Ma Teresa Ramiro (Coord.). Avances enciencias de la educación y deldesarrollo, 2015, (1080-1086). Asociación Espanola de Psicología Conductual (AEPC). Recuperado: http://congresoeducacion.es/edu_web4/capitulos_2015.pdf.         [ Links ]

Teixeira, M.A.P., Bardagi, M.P. & Gomes, W. B. (2004). Refinamento de um instrumento para avaliar responsividade e exigência parental percebidas na adolescência. Avaliação Psicológica, 3(1), 1-12. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul.         [ Links ]

Teixeira, M.O., & Bardagi, M. P. (2016, setembro). Estudo intercultural dos Estilos de Parentalidade. Comunicação apresentada no Simpósio Contextos de desenvolvimento da carreira e de vida. Comunicação no 3° Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Porto.         [ Links ]

Teixeira, M. O. & Ferreira, I. A. (no prelo). Fatores familiares e escolares nas aspirações, na autoeficácia e no sucesso académico: um estudo exploratório com estudantes de 9° ano. Revista Portuguesa de Psicologia.         [ Links ]

Teixeira, M.O. & Laranjeira, M. (2016, setembro). Autoeficácia para o desenvolvimento da carreira: efeitos dos contextos familiares, sociais e académicos. Comunicação apresentada no Simpósio Contextos de desenvolvimento da carreira e de vida. Comunicação no 3° Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Porto.         [ Links ]

Verducci, S., & Gardner, H. (2006). Good work: its nature, its nurture. In F. A. Huppert, N. Baylis, & B. Keverne. The science of well-being (2nd Ed.). (pp. 343-360). Oxford: Oxford University Press.         [ Links ]

Zunker, V. (2008). Career, work and mental health. Integrating career and personal counseling. London: Sage.         [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
Maria Odília Teixeira
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Portugal
Email: moteixeira@psicologia.ulisboa.pt

Recebido: 14/10/2016
1a reformulação: 22/07/2017
2areformulação: 02/09/2017
Aceite final: 26/09/2017

 

 

Sobre as autoras
Maria Odília Teixeira é Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Especialista no domínio do aconselhamento de carreira, com diversas publicações neste campo.
Cátia João Costa é Mestre em Psicologia Clinica Aplicada. Psicóloga Clínica com funções na Santa Casa da Misericórdia de Porto de Mós.

Creative Commons License