SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2Creencias de carrera en la transición de la enseñanza superior para el trabajo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versión On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.19 no.2 Florianópolis jul./dic. 2018

http://dx.doi.org/1026707/1984-7270/2019v19n2p131 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Este fascículo da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) reúne um conjunto de nove publicações acerca de diferentes fenômenos, como crenças e fontes de autoeficácia, lócus de controle e personalidade, adaptabilidade acadêmica e adaptabilidade de carreira. Os artigos também analisam estratégias empregadas pelos diferentes atores envolvidos para lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades que se apresentam no contexto de orientação e construção da carreira em diferentes cenários.

São oito relatos de pesquisa e um relato de experiência produzidos por 37 autores, 35 brasileiros, de cinco estados da federação (Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo), e dois estrangeiros (Portugal). O artigo intitulado Crenças de carreira na transição do ensino superior para o trabalho, de Alessandra Barros da Universidade de Lisboa, avalia crenças de autoeficácia na transição para o mundo do trabalho e crenças de carreira e empregabilidade em uma amostra composta por estudantes portugueses. A autora destaca a implicação dos resultados para ações institucionais que facilitem essa transição.

O artigo Fontes de autoeficácia em estudantes do ensino superior, de Maria Odília Teixeira, também da Universidade de Lisboa, analisa as fontes de autoeficácia em variáveis demográficas, acadêmicas, vocacionais e personalidade de estudantes do 2º ano de diferentes cursos superiores. O estudo indica que as experiências, os estados emocionais, a persuasão, a experiência vicária, a idade e o gênero são variáveis explicativas da autoeficácia, além de discutir implicações dos dados nas intervenções educacionais.

A autoeficácia dos estudantes também é tema do artigo Lócus de controle, personalidade, autoeficácia e aspectos emocionais em aspirantes a piloto de Manuela Polidoro Lima, Luiza Signorelli, Maria Laura Del Huerto, Thiago Gomes de Castro, Manoela Ziebell de Oliveira, e Tatiana Quarti Irigaray, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em que os autores verificaram a relação entre lócus de controle, fatores de personalidade, autoeficácia, sintomas de depressão, ansiedade e estresse em estudantes de graduação em Ciências Aeronáuticas. Os resultados mostram a relação entre os construtos autoeficácia, saúde mental e comportamento de risco.

As autoras Luana Luca, Ana Paula Noronha e Francine N. F. R. Queluz, da Universidade São Francisco, apresentam o relato de pesquisa Relações entre estratégias de coping e adaptabilidade acadêmica em estudantes universitários. Para além de contribuir com fundamentos sobre o coping, a investigação realizada demonstra correlações entre as estratégias de coping e de adaptação acadêmica. Tais resultados contribuem para intervenções visando a integração do estudante ao ensino superior.

O artigo Avaliação da adaptabilidade de carreira em estudantes de pós-graduação Stricto Sensu de Leonardo de Oliveira Barros, Thaline da Cunha Moreira, Gustavo Henrique Martins e Rodolfo A. M. Ambiel, da Universidade São Francisco, problematiza a transição profissional de pós-graduandos, especificamente quanto à adaptabilidade de carreira e sua relação com variáveis sociodemográficas e acadêmicas.

O estudo teórico Contribuições analítico-comportamentais para descrever o repertótio de professores universitários eficazes de Marcelo Henrique Oliveira Henklain (Universidade Federal de Roraima), João S. Carmo (Universidade Federal de São Carlos) e Verônica Bender Haydu (Universidade Estadual de Londrina), focaliza definições sobre educação, ensino e aprendizagem na perspectiva de Skinner; definição de eficácia e critérios na abordagem comportamental; descrição das classes gerais de comportamento culturalmente eficaz para ensinar do professor universitário. A análise apresentada destaca as contingências do contexto em torno da ação docente, desdobra-se em aspectos relevantes a ser considerado na formação do professor universitário, não como um caminho único, mas como parâmetros do repertório para a ação docente.

Dando continuidade aos estudos que investigam esse importante ator da Educação superior, o estudo teórico Assessoria pedagógica ao docente universitário: uma carreira em construção de Ligia Bueno Zangali Carrasco, Amanda Rezende Costa Xavier e Maria Antonia Ramos de Azevedo, da Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro, discute a formação inicial e continuada do professor do ensino superior e sua prática são trazidas como preocupação central. Ao apontar a importância da formação pedagógica do docente, aponta a necessidade de se legitimar o campo de atuação do assessor pedagógico universitário e fortalecer sua formação.

O relato de pesquisa Programa de tutoria por pares no ensino superior: estudo de caso de Carolina Estevam, Ana Julia Basílio, Marina Greghi Sticca e Fabiana Mares Versuti, da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto, apresenta a contribuição de outros autores ne processo de tutoria. A investigação inclui a análise da satisfação dos tutores e tutorandos envolvidos no programa, ampliação das habilidades sociais e impacto dessa estratégia em uma disciplina de estágio para o curso de Psicologia.

Fechando o fascículo, a seção Relato de Experiência apresenta a articulação entre o oferecimento de intervenções voltadas aos estudantes e a promoção de experiência de formação em Psicologia por meio do artigo Intervenções psicológicas com universitários em serviços de apoio ao estudante, de Fabiana Pinheiro Ramos, Alexsandro Luiz De Andrade, Adriano Pereira Jardim, Juliana Nascimento Lucas Ramalhete, Gustavo Pfister Pirola e Caroline Egert (Universidade Federal do Espírito Santo). Os números envolvem: 705 universitários participantes; 86 graduandos de Psicologia vinculados à condução de atividades e de três projetos de extensão voltados aos universitários. As ações descritas suscitam o compromisso com a formação integral dos estudantes e a permanência na universidade.

Desejamos a todos uma excelente leitura! E esperamos que os leitores, provocados pelas contribuições compartilhadas neste fascículo, sintam-se instigados a repensar os atores e fenômenos presentes envolvidos na formação de profissionais e, assim, continuar elaborando soluções que permitam aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios que se fazem presentes para a construção da carreira na Educação Superior e demais contextos.

 

Manoela Ziebell de Oliveira, PUC-RS, Editora Chefe
Lucy Leal Melo-Silva, PUC-RS, Editora Convidada

Creative Commons License