SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relações intergrupais e sistema de cotas: percepções de estudantes de direito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.20 no.2 Florianópolis jul./dez. 2019

 

EDITORIAL

 

Encerramento de um ciclo: relatório do biênio 2018-2019

 

 

Neste fascículo 20(2), como é de costume ao final de uma gestão da RBOP, apresentamos as métricas da Revista Brasileira de Orientação Profissional nos anos de 2018 e 2019 e damos as boas-vindas aos novos membros do corpo editorial para o biênio 2020-2021. O relatório traz dados relativos à tramitação editorial da Revista Brasileira de Orientação Profissional (RBOP) nos anos de 2018 e 2019, período em que a revista teve como editora principal a Profa. Dra. Manoela Ziebell de Oliveira e como editores e editoras associados(as) a Profa. Dra. Clarissa Pinto Pizarro, Profa. Dra. Lucy Leal Melo-Silva, Prof. Dr. Marcelo Ribeiro, Profa. Dra. Maria Célia Pacheco Lassance e Profa. Dra. Marúcia Patta Bardagi e como Assistente Editorial a mestranda Nathalia Mambrini Sandoval Barbosa. Ainda durante esse biênio, houve a chamada e publicação de um número especial da Revista sobre a Educação Superior, cuja Editora-chefe foi a Profa. Dra. Soely Polidoro.

A RBOP é uma revista de acesso aberto especializada que publica trabalhos originais na área de Orientação Profissional e de Carreira nos contextos da Educação, Trabalho e Saúde e nas interfaces com outras áreas do conhecimento. Dois fascículos são publicados a cada ano, um em cada semestre. Os trabalhos submetidos são avaliados em duas etapas: pré-análise e análise assessores, ambas às cegas. Na primeira etapa, um avaliador do corpo editorial analisa o conteúdo do manuscrito submetido, no que se refere aos temas e subtemas da linha editorial; à originalidade, relevância do tema e qualidade da metodologia científica utilizada e à adequação às normas editoriais adotadas pelo periódico. Quando aprovados nesta etapa, os manuscritos seguem para a segunda etapa, em que são analisados por pelo menos dois assessores que emitem pareceres que são usados para fundamentar a decisão editorial quanto à publicação ou não dos artigos. A revista publica regularmente artigos que se enquadram nas categorias: artigos originais (relato de pesquisa, estudo teórico, revisão crítica da literatura), relato de experiência profissional, ensaio e resenha. A cada volume (ou seja, considerando dois fascículos) são publicados, ao menos, 18 trabalhos que se enquadrem como artigos originais. Duas outras seções também podem constar em alguns fascículos, que são a Seção Especial (constituída de relatórios de gestão da RBOP e textos especiais, a critério dos editores) e a Seção Documentos (dedicada a relatórios de eventos científicos, documentos históricos e textos que versem sobre políticas públicas relacionadas ao campo da orientação profissional e de carreira).

A seguir são apresentadas informações sobre o processo editorial em 2018 e 2019.

 

Processo editorial 2018-2019

Considerando as métricas da revista no biênio 2018-2019, tivemos para 2018 um total de 38 manuscritos submetidos para números regulares. Destes, um artigo foi aceito para o número 19(1), um para o número 19(2), três artigos estão publicados no número atual e dois foram aprovados para o próximo número da RBOP, 21(1). Ainda, 27 artigos foram rejeitados (20 em pré-análise editorial), e cinco artigos continuam tramitando.

Para o número especial, foram recebidos 52 artigos. Destes, 30 foram rejeitados, seis foram publicados no número 19(1) e seis no número 19(2). Um artigo foi publicado no número 20(1), seis estão publicados no número atual e um será publicado no fascículo 21(1). Há ainda dois artigos em tramitação.

Já para 2019, houve um total de 48 manuscritos submetidos entre janeiro e dezembro. Destes, 13 foram rejeitados (cinco em pré -análise), um será publicado no próximo fascículo da RBOP e 34 ainda estão em processo de tramitação.

As taxas gerais de rejeição dos trabalhos submetidos vêm decrescendo ao longo do último biênio. Iniciaram em 71,0% em 2018 (11/38), 58,0% na chamada para o número especial (22/52) e 27,1% em 2019 (9/47) (para 2019 este percentual foi calculado não se levando em consideração os artigos ainda em avaliação).

Em relação ao tempo de tramitação dos manuscritos submetidos à RBOP, ao comparar-se os números aos do último relatório de gestão, referente ao biênio 2016-2017 (Bardagi & Albanaes, 2017), observa-se uma variação do período entre a submissão e a resposta final aos artigos. Em 2018 a média de tempo foi de 8 meses e meio, e em 2019, 16 meses. Essa variação reflete, por um lado, a qualidade dos materiais recebidos em resposta à chamada especial sobre o Ensino Superior, que vem sendo publicados em diferentes fascículos da revista, e por outro as dificuldades e o esforço de toda a equipe editorial e pareceristas convidados para analisar o grande volume de materiais recebidos. Obviamente, não estamos ainda no nível desejado, sendo a maior agilidade no processo editorial uma meta para o próximo biênio.

Em 2018, dos manuscritos submetidos a avaliação com vistas à publicação na Revista Brasileira de Orientação Profissional, 11 vieram de autores e instituições estrangeiras, assim distribuídos: Espanha (2), Portugal (3), Colômbia (4) E Peru (2). Dos demais 27 artigos, nacionais, a distribuição regional foi a seguinte: da região Norte vieram dois manuscritos (um do Tocantins e um do Pará), da região Nordeste vieram três manuscritos (um de Alagoas, um da Bahia e um do Rio Grande do Norte), da região Sudeste veio a maior parte dos manuscritos nacionais, no total 12 (dois do Espírito Santo, dois de Minas Gerais, seis de São Paulo e quatro do Rio de Janeiro), e da região Sul os demais 10 manuscritos (quatro do Paraná, quatro do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina).

Em 2019, dos manuscritos submetidos a avaliação com vistas a publicação na Revista Brasileira de Orientação Profissional, oito vieram de autores e instituições estrangeiras, assim distribuídos: Espanha (1), Portugal (6) e Chile (1). Dos demais 47 artigos, nacionais, a distribuição regional foi a seguinte: da região Norte vieram quatro manuscritos (um do Amazonas e três do Rio Grande do Norte), da região Nordeste veio um manuscrito (Bahia), da região Centro-Oeste vieram cinco manuscritos (um de Goiás, dois do Mato Grosso e dois do Distrito Federal), da região Sudeste veio a maior parte dos manuscritos nacionais, 19 no total (um do Espírito Santo, cinco de Minas Gerais, 10 de São Paulo e três do Rio de Janeiro), e da região Sul os demais 18 manuscritos (10 do Paraná, seis do Rio Grande do Sul e dois de Santa Catarina).

Os dados da RBOP relativos aos anos de 2018 e 2019 mostram que o perfil geral dos artigos publicados se manteve sem muitas alterações em relação aos anos anteriores: os trabalhos nacionais tiveram sua origem, em sua maioria, nas regiões Sudeste e Sul, e as contribuições internacionais vieram principalmente de Portugal (Teixeira, 2015). Destaca-se que, embora estes dados refiram-se aos trabalhos submetidos à revista, retratam de forma realista os materiais publicados na RBOP.

 

Manoela Ziebell de Oliveira
Editora Chefe

Nathália Mambrini Sandoval Barbosa
Assistente Editorial

 

Referências

Bardagi, M. P., & Albanaes, P. (2017). Novos rumos...rumo ao futuro! Relatório de gestão 2016-2017. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 18(2), 125-127.         [ Links ]

Teixeira, M. A. P. (2015). Revista Brasileira de Orientação Profissional: relatório de gestão 2014-2015. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 16(2), 105-109.         [ Links ]

Creative Commons License