SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Repercussões da aposentadoria na dinâmica relacional das redes sociais significativas de aposentados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.21 no.1 Campinas jan./jun. 2020

http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n110 

10.26707/1984-7270/2020v21n110

RESENHA

 

Life Design: o contexto e a vivência nos aconselhamentos de carreira

 

Life Design: the context and experience in career counseling

 

Diseño de vida: el contexto y la experiencia en orientación profesional

 

 

Fernanda Mendes PiresI; Fabíola Rodrigues MatosI

IUniversidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

A presente resenha apresenta o livro "Life Design: um paradigma contemporâneo em orientação profissional e de carreira", lançado em 2019, pela Editora Vetor e escrito por pesquisadores brasileiros e portugueses. A obra é composta por oito capítulos organizados em duas partes, teórica e prática, e tem como eixo central o modelo de construção de carreira e seus métodos. Reconhece-se que a obra oferta um aprofundamento teórico relevante e diferentes relatos de experiências de aconselhamento, o que permite uma imersão neste terreno, compreendendo a evolução teórica, a importância, a pertinência e a maleabilidade do paradigma de construção de carreira para os trabalhadores brasileiros deste mundo contemporâneo.

Palavras-chave: psicologia do aconselhamento; desenvolvimento profissional; trabalho.


ABSTRACT

This review presents the book "Life Design: a contemporary paradigm in career and career orientation," launched in 2019 by Editora Vetor and written by Brazilian and Portuguese researchers. The work is composed of eight chapters organized in two parts, theoretical and practical, and its central axis is the career construction model and methods. It is recognized that the book offers a relevant theoretical deepening and different reports of counseling experiences, which allows immersion in this field, understanding the theoretical evolution, the importance, the pertinence and the malleability of the career construction paradigm for Brazilian workers of this contemporary world.

Keywords: counseling psychology; professional development; work.


RESUMEN

Esta revisión presenta el libro "Life Design: un paradigma contemporáneo en orientación profesional y de carrera", lanzado en 2019 por Editora Vetor y escrito por investigadores brasileños y portugueses. La obra está compuesta por ocho capítulos organizados en dos partes, una teórica y otra práctica; y su eje central es el modelo de desarrollo profesional y sus métodos. Se considera que el libro ofrece una profundización teórica relevante y diferentes relatos de experiencias de asesoramiento, lo que permite una inmersión en este campo, entendiendo la evolución teórica, importancia, pertinencia y maleabilidad del paradigma de construcción de carrera para los trabajadores brasileños de este mundo contemporáneo.

Palabras clave: psicología del asesoramiento; desarrollo profesional; trabajo.


 

 

O contemporâneo mundo do trabalho apresenta-se cada vez mais dinâmico, imprevisível e inseguro, sendo menos provável lidar com trajetórias de trabalho estruturadas e lineares (Greenhaus & Kossek, 2014). Metaforicamente, é como se o mundo atual do trabalho fosse um filme e, ao trabalhador, coubesse ser autor da própria narrativa e gerir as diversas transições entre um projeto (filme) e outro (Ribeiro, Teixeira, & Duarte, 2019). Para além das incertezas do ambiente, enquanto avançam a tecnologia e a globalização, contraditoriamente crescem também as terceirizações, o trabalho intermitente e a precarização dos vínculos de trabalho (Hirschi, 2018; Organização das Nações Unidas, ONU, 2014).

Diante deste desafio situa-se o livro "Life Design: um paradigma contemporâneo em orientação profissional e de carreira", lançado em 2019, pela Editora Vetor e organizado por dois pesquisadores brasileiros, Marcelo Afonso Ribeiro, Marco Antônio Pereira Teixeira e, uma portuguesa, Maria Eduarda Duarte. O estímulo para a obra vem do crescente debate relacionado à carreira e à tentativa de pesquisadores de diferentes países de lidar com as mudanças sociais e do mundo do trabalho (Perera & Athanasou, 2019; Savickas et al., 2009).

O livro se sustenta no modelo de construção de carreira e em seus métodos para aconselhamento. Tal modelo aceita o significativo desafio de ajudar pessoas a desenharem e tomarem decisões ao longo da sua trajetória de vida e propõe-se como uma abordagem dinâmica em seu processo de aconselhamento, estabelecendo uma investigação diferente daquelas até então apresentadas.

Para contar a experiência brasileira neste novo modelo, a obra se organiza em duas grandes partes. A primeira, que contém o primeiro e segundo capítulo, é teórica e apresenta com profundidade o histórico conceitual e os grandes marcos para o debate sobre carreira. O primeiro capítulo, de autoria de Maria Eduarda Duarte, localiza o início dos estudos sobre aconselhamento de carreira com o modelo de adequação da pessoa ao meio, perpassa pelas teorias desenvolvimentistas, para alcançar, com ênfase, a abordagem construtivista do Life Design. Já o segundo capítulo, de Maria Eduarda Duarte e Marcelo Afonso Ribeiro, apresenta o enquadramento epistemológico, pressupostos, princípios e, de forma detalhada, o processo de intervenção. Um dos pontos fortes deste livro encontra-se nesta parte teórica inicial. Os dois capítulos apresentam de maneira profunda o desenrolar das teorias e das formas de aconselhamento de carreira ao longo dos últimos anos, apresentando-se como uma leitura basilar e condensada para compreender a evolução do tema. Todos os demais capítulos realizam uma breve introdução aos conceitos do Life Design, destacando-se uma complementariedade à parte conceitual no sexto capítulo que, com profundidade, apresenta, por exemplo, os fundamentos teóricos, a ontologia relacional, a narrabilidade e o diálogo intercultural.

A segunda parte do livro, composta por seis capítulos, traz as experiências de intervenção segundo o Life Design Counseling – LDC. Os processos de aconselhamento de carreira englobam diferentes instrumentos comumente atrelados ao modelo, tais como: Entrevista de Construção de Carreira – ECC; Minha História de Carreira – MHC e Linha de Vida. Adicionalmente, ao longo da leitura do livro é possível conhecer outras técnicas, alinhadas ao LDC, que os próprios autores desenvolveram ao longo de suas intervenções e/ou apoiaram-se em outros referenciais, como: "As sete memórias e narrativas de vida mais importantes", "Pizzas da estrutura da vida" e "Formulário de Habilidades" (no capítulo 5) e Programa de Diálogo de Carreira (no capítulo 7).

Paulo Cardoso, no capítulo 3, demonstra a intervenção de carreira junto a adolescentes e destaca a imaturidade de habilidades cognitivas que permitam o raciocínio autobiográfico e a percepção de segurança para se expressarem como desafios. Já os capítulos 4, de autoria de Paulo Cardoso e Maria Eduarda Duarte, e 5, escrito por Claudia Sampaio Corrêa da Silva e Marco Antônio Pereira Teixeira, dão ênfase à prática com e para universitários. O quarto capítulo apresenta um caso ilustrativo, em que Sofia recorre ao serviço de Psicologia da faculdade por estar frustrada e insatisfeita com a graduação frequentada e os autores apresentam as reflexões pessoais e as análises realizadas baseando-se no LDC. Já o quinto capítulo apresenta a vivência do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFGRS em seus processos de intervenção com os estudantes detalhando os momentos, objetivos e técnicas.

O capítulo 6, desenvolvido por Marcelo Afonso Ribeiro e Janaina Francine Mendonça Ribeiro, fundamenta-se em intervenções para trabalhadores informais adultos. Como os próprios autores afirmam, 37,1% dos trabalhadores brasileiros atuam de maneira informal e são poucos os estudos voltados para este grupo. Ana, o caso único apresentado, é uma trabalhadora informal e participa de nove encontros de aconselhamento que a possibilitaram, ao final, assumir uma posição de atividade, planejamento, segurança e de reflexão sobre o trabalho feminino.

Maria Célia Pacheco Lassance, no capítulo 7, expõe um programa de desenvolvimento, denominado Diálogos de Carreira, que atua com foco em gestores organizacionais. Este programa, composto por quatro etapas, visa auxiliar os líderes a realizarem reflexões em relação à sua própria carreira, assim como a oportunizarem a reflexão do tema em suas respectivas equipes.

Por fim, Lucy Leal Melo-Silva e Laura de Oliveira Marangoni, no oitavo capítulo, relatam o processo de intervenção com uma universitária do curso de Psicologia. Utilizando o MHC no contexto educacional, o capítulo detalha o percurso metodológico, trazendo fragmentos da narrativa do caso, bem como no capítulo 6, o que possibilita ao leitor experienciar sua própria ótica e análise a partir do escrito.

Do ponto de vista prático, os capítulos de intervenção detalham e transparecem o campo do aconselhamento permitindo aos leitores aprendizados no uso dos instrumentos, etapas de intervenção e desafios do processo. A partir das experiências relatadas, os autores possibilitam uma imersão no terreno do aconselhamento, compreendendo a importância, pertinência e maleabilidade do paradigma de construção de carreira para os trabalhadores brasileiros deste mundo contemporâneo.

 

Referências

Greenhaus, J. H., & Kossek, E. E. (2014). The Contemporary Career: A Work–Home Perspective. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 361–388. https://doi.org/10.1146/annurev-orgpsych-031413-091324        [ Links ]

Hirschi, A. (2018). The Fourth Industrial Revolution: Issues and Implications for Career Research and Practice. Career Development Quarterly, 66(3), 192–204. https://doi.org/10.1002/cdq.12142        [ Links ]

Organização das Nações Unidas. (2014). The Road to Dignity by 2030: Ending Poverty, Transforming All Lives and Protecting the Planet. Retrieved from http://www.un.org/disabilities/documents/reports/SG_Synthesis_Report_Road_to_Dignity_by_2030.pdf        [ Links ]

Organização Internacional do Trabalho. (2018). Futuro do Trabalho no Brasil: perspectivas e diálogos tripartites. Genebra.         [ Links ]

Perera, H. N., & Athanasou, J. A. (2019). Introduction: An international handbook of career guidance. In J. A. Athanasou; & H. N. Perera (Eds.), International Handbook of Career Guidance (2nd ed., pp. 1–22). https://doi.org/10.1007/978-3-030-25153-6        [ Links ]

Ribeiro, M. A., Teixeira, M. A. P., & Duarte, M. E. (2019). Life Design: um paradigma contemporâneo em orientação profissional e de carreira (1st ed.). São Paulo, SP: Vetor.         [ Links ]

Savickas, M. L., Nota, L., Rossier, J., Dauwalder, J. P., Duarte, M. E., Guichard, J., ... van Vianen, A. E. M. (2009). Life designing: A paradigm for career construction in the 21st century. Journal of Vocational Behavior, 75(3), 239–250. https://doi.org/10.1016/j.jvb.2009.04.004        [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência:
PPGP-UFES
Av. Fernando Ferrari, 514
CEP: 29075-910
Vitória – ES

Recebido: 20/01/2020
1ª Reformulação: 23/04/2020
Aceito: 27/04/2020

 

 

Sobre as autoras:
Fernanda Mendes Pires é Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e Graduada em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, docente na Fucape Business School.
E-mail: fermpires@gmail.com
Fabíola Rodrigues Matos é Doutoranda em Processos Psicossociais (Universidade Federal do Espírito Santo), Mestre em Processos Cognitivos (Universidade Federal de Uberlândia) e Graduada em Psicologia (Universidade Federal de Uberlândia).
E-mail: fabiolarmatos@yahoo.com.br

Creative Commons License