SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Programa Gestão Pessoal da Carreira para Universitários: Análise Qualitativa do Processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Orientação Profissional

versão On-line ISSN 1984-7270

Rev. bras. orientac. prof vol.21 no.2 Campinas jul./dez. 2020

http://dx.doi.org/10.26707/1984-7270/2020v21n200 

10.26707/1984-7270/2020v21n200

EDITORIAL

 

ABOP editorial

 

 

Este editorial fecha o volume 21 da Revista Brasileira de Orientação Profissional, composto por dois números que, no total, disponibilizam 16 artigos científicos originais, uma resenha e uma seção especial, que abordou os impactos atuais e futuros, da pandemia do novo coronavírus quanto ao trabalho e à orientação profissional e de carreira. Aliás, este volume foi publicado sob o signo desta pandemia e, neste momento, com o ano de 2020 já rumando para seu final, é possível se fazer uma avaliação de seus impactos nos diferentes setores da sociedade. No Brasil, até a data em que este texto está sendo fechado (28/10/2020) o número oficial de infectados se aproxima dos 5.500.000 casos e os óbitos estão atingindo a casa dos 158.000. Tais números, que são assustadores, sobretudo se considerarmos que tudo ocorreu em um período de aproximadamente sete meses, levaram o Brasil para os desonrosos primeiros lugares nos rankings mundiais sobre a pandemia e são reflexos de uma complexa e truncada combinação de causas, que vão desde a desigualdade social e o acesso precário a serviços públicos, passando por baixo investimento em ciência e tecnologia, disputas político-eleitorais e desencontro de informações provindas das mais diferentes esferas e níveis de poder.

Uma das áreas que mais vem sofrendo com a pandemia é a do trabalho e do emprego, nas quais as consequências da pandemia já são visíveis e provavelmente ainda serão observadas durante alguns anos. Dessa forma, a pesquisa e a atuação em orientação profissional e de carreira serão ainda mais relevantes e terão um papel essencial para a reconstrução das carreiras de muitas pessoas nos próximos meses e anos. Nesse sentido, a pesquisa em orientação profissional e de carreira no Brasil já vem seguindo uma tendência de estudo dos efeitos de intervenções, haja vista que 50% dos artigos publicados em 2020 tiveram como objetivo estudar como os processos de OPC têm ajudado as pessoas quanto às suas decisões de carreira.

Por fim, este volume marca também a transição da editoria da RBOP. Até dezembro de 2019, a Profa. Dra. Manoela Ziebell de Oliveira, da PUCRS, teve a importante missão de conduzir a revista e, desde janeiro de 2020, deixou a revista para assumir a presidência da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP). Na mesma ocasião, eu deixei a presidência da ABOP e assumi como editor-chefe deste periódico.

Assim, em nome da equipe editorial da RBOP e de todos os associados da ABOP, agradeço o tempo de trabalho e empenho da Profa. Manoela frente à revista. Como uma equipe, comprometemo-nos a seguir o trabalho, da mesma forma séria, competente e sustentável e almejamos trabalhar, tendo como metas a qualidade do processo editorial e a pontualidade da publicação. Ainda, toda a equipe deseja que 2021 seja melhor que 2020 para todos, em todos os sentidos!

Prof. Dr. Rodolfo A. M. Ambiel

Editor-chefe da RBOP

Creative Commons License