SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A temporalidade de um espaço temporal transicional e sua vivência para o adolescente em grupos de orientação profissional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Winnicott e-prints

versión On-line ISSN 1679-432X

Winnicott e-prints vol.10 no.1 São Paulo  2015

 

EDITORIAL

 

 

A Sociedade Brasileira de Psicanálise Winnicottiana ao disponibilizar no formato eletrônico a 10ª. edição da Winnicott e-prints objetiva desenvolver e divulgar as pesquisas em torno à psicanálise, em especial, à psicanálise winnicottiana, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Apresenta, além de artigos inéditos e uma resenha de Elsa Dias, o prefácio da obra The Piggle, de D. W. Winnicott, traduzido para o chinês, pelo psicanalista Zhao Chengzhi que ora apresentamos.

A história do desenvolvimento do movimento psicanalítico pode ser contada por meio de encontros e desencontros entre os teóricos e clínicos que se intitulavam detentores e/ou defensores do conhecimento psicanalítico. Os encontros garantiam a formação de grupos de estudos, aprofundamentos teóricos e clínicos que conduziriam a novas compreensões e novas interpretações do sentido de ser pessoa e de suas relações. Por sua vez, os desencontros - que nada mais eram do que encontros de "dissidentes" - também promoviam resultados semelhantes: muito estudo, muita discussão, desconstrução e construção de novas ideias. Dos encontros e desencontros originaram-se as escolas de psicanálise, hoje reconhecidas e aceitas pela comunidade psicanalítica.

O tempo passa, e passados mais de um século desde a publicação de "A interpretação dos Sonhos", de S. Freud, a revista Winnicott e-prints tem a honra de publicar o prefácio do livro Piggle, de D.W.Winnicott, que em 2014 foi traduzido para o chinês pelo psiquiatra e psicanalista Dr. Zhao Chengzhi, comentador e tradutor da obra de Winnicott para o chinês.

Importante destacar que a relevância desse artigo também está no fato de que ele se converte em um documento histórico, que conta o acontecimento de mais um encontro na psicanálise. Este último, acontecido entre o Dr. Zhao Chengzhi e a psicanalista Elsa Oliveira Dias e o filósofo Zeljko Loparic, ambos fundadores da Escola Winnicottiana de São Paulo. Desse encontro, surgiu Sino-Brazilian International Trainning Program on Winnicott's Psychoanalysis.

A leitura desse texto dará mais detalhes aos seus leitores!

 

Os editores

Creative Commons License