SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1Psychiatrical reform and idea of explanation:: critical reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Mental vol.1 no.1 Barbacena Dec. 2003

 

RESENHAS

 

 

Luiz Cláudio Ferreira Alves*

Universidade Presidente Antônio Carlos - Brasil
Faculdade Ubaense Ozanam Coelho - Brasil

 

 

BOARINI, Maria Lúcia (org.). Desafios na atenção à saúde mental. Maringá: Eduem, 2000; 133p. ISSBN 85-85545-48-8

O avanço na redefinição do modelo de atenção à saúde mental em nosso país é inconteste. Nos últimos anos, a legislação que trata do assunto da assistência aos portadores de transtornos mentais vem garantindo na lei um fazer diferenciado para a população dos antes excluídos "doentes mentais". Na legislação federal e nos mais diferentes estados da federação alteram-se leis. E ações?

Junto com essas transformações e indagações, que envolvem profissionais psi, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, políticos, pacientes, familiares de pacientes e a população em geral, a universidade brasileira vem dando sua necessária contribuição, fortalecendo assim seu papel de pensar a sociedade e restituir à essa suas reflexões teórico-práticas.

A obra Desafios na atenção à saúde mental (EDUEM, 2000), organizada pela Professora Maria Lúcia Boarini, é dessas produções que, fugindo do rigor do escrita acadêmica sem perder o rigor científico das produções universitárias, une o útil ao agradável. Necessária a todos que de alguma maneira estão ligados com a questão da saúde mental em nossa sociedade, a obra oferece textos de leitura leve, com conteúdo rico sobre o tema.

Em cinco capítulos, os autores traçam um panorama de nossa sociedade com e sem manicômios, e as relações que estamos redefinindo para a lida com os portadores de transtornos mentais. No primeiro capítulo, o psicólogo José Sterza Justo, professor da UNESP/Assis (SP), reflete sobre uma população que, a cada dia, está mais presente em todos os municípios brasileiros: os itinerantes ou errantes que desde sempre povoaram nosso imaginário, nossas cidades e estradas. A figura folclórica do "louco", que assustava as crianças nas pequenas cidades do interior, é hoje o retrato dos nômades produzidos por uma sociedade que ao se empobrecer retira esperanças, tetos e terras, tirando o porto seguro dos sujeitos que se colocam agora na condição de "errância" em nossa sociedade.

No capítulo seguinte, história e conceitos sobre a instituição psiquiátrica e o processo de desinstitucionalização do "doente mental" são tratados na articulação teoria-prática de um militante e pensador do movimento nacional da luta antimanicomial. O médico-psiquiatra Nacile David Júnior historiciza esse processo na articulação de suas reflexões teóricas e dos embates que a produção do fazer saúde mental nos serviços públicos da maior cidade do país requer. Evidencia-se aqui cortes e rupturas tão necessários para o avanço que se pretende: luta nos serviços públicos de saúde e de atenção ao portador de transtornos mentais em nosso sistema de saúde.

No terceiro capítulo, Maria Lúcia Boarini, psicóloga, professora da Universidade Estadual de Maringá-PR, coloca o psicólogo frente a frente com o conceito e o fazer tão difíceis e presentes na desinstitucionalização do portador de transtornos mentais. Tão complexos como a pronúncia do termo, a desinstitucionalização do "louco" em nossa sociedade está longe de significar práticas de fato alternativas à segregação e abandono do "doente mental", já que as instituições são várias e operam em redes em nossa sociedade, muitas vezes desconsiderando a instituição indivíduo-cidadão no momento de cuidar do "louco".

Com seu conhecido senso crítico face às questões sócio-afetivas que nos indignam, a professora Boarini é também a organizadora dessa obra, na qual conseguiu reunir temas e pensadores da atenção que devemos ter com os nossos "queridos loucos".

No capítulo seguinte, o também psicólogo, professor da USP/Ribeirão Preto (SP), Marco Antônio de Castro Figueiredo, amplia o conceito de portador de transtornos mentais aos portadores de síndromes como a AIDS, que tanto fragiliza emocional e significativamente parcela de nossa sociedade. Não somente os portadores do vírus da AIDS, mas os cuidadores, familiares, colegas de trabalho, companheiros e companheiras afetados por essa epidemia que demanda ações multiprofissionais para uma lida que de fato restitua ao indivíduo sua condição de cidadão e o equilíbrio psico-afetivo-emocional.

No quinto e último capítulo, a obra Desafios na atenção à saúde mental nos presenteia com uma reflexão psi cotidiana e do cotidiano de um profissional psi num texto envolvente, cuja forma literária brinca com as palavras e ameniza o sofrimento que permeia o cotidiano tanto dos portadores de transtornos mentais como dos profissionais psi. O autor, Oswaldo Dante Milton Di Loreto, médico psiquiatra, já recebeu o título de notório saber do Instituto de Psicologia da USP, o que talvez apenas justifique sua habilidade intelectual e literária presentes nesse deleitoso texto que completa esta importante obra.

De questões cotidianas, passando por redefinições conceituais urgentes para o fazer psi e de atenção aos portadores de transtornos mentais, a obra organizada pela professora Boarini é bem-vinda para leigos, profissionais da saúde, universitários e todos os envolvidos nos desafios das transformações sociais deste início de novo século.

 

 

*Psicólogo, professor da UNIPAC/Ubá e da FAGOC/Ubá, secretário municipal de saúde em Tombos (1996-2000) e em Tocantins (2001-2004), mestre em Psicologia.

Creative Commons License