SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue4Psychosis treatment: the social string as an alternative to the ideal institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Mental vol.3 no.4 Barbacena June 2005

 

EDITORIAL

 

 

A revista Mental, em seu quarto número, traz, entre artigos e resenhas, uma seção especial de contribuições sobre acolhimento e tratamento da psicose em um serviço público de saúde mental. Os autores destas significativas colaborações - Anamáris Pinto, Aline Aguiar Mendes, Cristiana Miranda Ramos Ferreira e Renata Dinardi Rezende Andrade são psicanalistas que, em uma posição que exige rigor científico e sensibilidade, refletem acerca da aplicação da psicanálise no tratamento da psicose em uma instituição pública. Acreditamos que, com a publicação deste conjunto de artigos, a Mental cumpre o papel primordial de ser um veículo propiciador do diálogo entre teoria e prática.

Nesta edição apresentamos os artigos: "O capitalismo neoliberal e seu sujeito", de autoria do prof. Raul Pacheco Filho; "Três questões sobre as psicoses: uma leitura de O Anti-Édipo", cuja autora é a prof." Laura Belluzzo de Campos Silva; "Avaliação da implantação do Centro de Atenção Psicossocial em uma cidade do interior de Minas Gerais", elaborado por Atílio José Montanari; "Desve-lando o sentido da deficiência mental: uma leitura psicanalítica", de autoria de Alessandra Santos Silva; "A formação do analista e o sonho etemo da regulamentação", escrito pelo prof. Jeferson Machado Pinto; "A avaliação e seus destinos", de Cado Viganà, além dos artigos que compõem a Seção Clínica cujas autoras foram citadas anteriormente.

Outra novidade da Revista, como se pode notar, é o significativo aumento de artigos publicados, o que possibilitou um maior fluxo de trabalhos aprovados pelos pareceristas e, certamente, ampliou a gama de assuntos abordados.

Seguindo o princípio de destacar as diversas formas de arte em suas capas, trazemos, na Mental número quatro, os vitrais da Igreja Matriz de Bom Despacho, com sua riqueza de detalhes e cores. Estes vitrais, instalados há cerca de setenta anos, foram fabricados artesanalmente por imigrantes italianos que viviam na região.

Em relação à sua inserção nos cursos de Psicologia da UNIPAC, contamos com a participação de acadêmicos dos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu de nossa Universidade, além de homenagearmos a cidade de Bom Despacho, sede de um dos cursos de Psicologia da UNIPAC.

No viés de buscar a integração e a troca de informações e experiências no campo da Psicologia, aderimos à Biblioteca Virtual de Sáude Latino Americana da Psicologia CB.Y.S. - ULAPSI), importante projeto que visa à democratização do conhecimento produzido pela Psicologia na América do Sul. Dessa forma, a UNIPAC continua firme em seu propósito de colaborar para a produção e a divulgação de conhecimento socialmente relevante.

 

Fuad Kyrillos Neto
Editor responsável

Creative Commons License