SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue5Clinic and psychossocial rehabilitation: pratic made by manyThe subjective crisis at the university: future probabilities and contemporary challenges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Mental vol.3 no.5 Barbacena Nov. 2005

 

ARTIGOS

 

Bulimia e anorexia: patologias da falta e do excesso

 

Bulimia and anorexy: lack and excess's mental illness

 

Inez LemosI*; Regina M. B. Cunningham (Tradução)

I Utramig

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Neste artigo são debatidas as chamadas patologias narcísicas (patologias da falta e do excesso), com foco na maternagem. Qual a relação entre anorexia e bulimia e o declínio da função materna no mundo atual? No trabalho, faz-se uma articulação entre a problemática narcísica e a psicogênese da feminilidade, apontando para uma falha na fantasmatização, que opera um gozo mortífero e remete às primeiras experiências de satisfação como a amamentação, o objeto a.

Palavras-chave: Bulimia, Anorexia, Objeto a, Problemática narcísica, Sexualidade feminina.


ABSTRACT

This article debates the mental illness related to the narcissim process (ilness of the lack and the excess), focusing at the mother function. What is the relation between anorexy and bulimia and the decline of the mother function in the current world? The work makes a joint between the narcissistic problems and the female's pshycogenesis, pointing an imperfection in the subject fears's process, that operates a deadly joy, taking to the first experiences of satisfaction as the breast-feeding, the object a.

Keywords: Bulimia, Anorexy, Object a, Narcissistic problems, Feminine sexuality.


 

 

Introdução

Todo corpo se inscreve numa cultura, numa linguagem. Não existe corpo autônomo, solto e desarticulado, não submetido ao simbólico, à memória, à uma história. O corpo é pulsão; ele registra e não esquece. Ele reúne marcas e inscrições de relações afetivas, como a relação mãe/filho, suas frustrações e satisfações. No centro dessas relações temos o ato de alimentar. Na amamentação materna, o leite se posiciona como objeto de necessidade, e o seio, como objeto de desejo. O seio que nos interessa aqui é o psíquico. Amamentar é um ato erótico, assim como o ato de comer. O desejo da criança pelo seio da mãe passa pelo desejo dessa e sua disposição em lhe oferecer o seio. A sexualidade humana surge, apoiando-se na satisfação de necessidades. A função orgânica da alimentação confunde-se com a função erótica, deslocando-se do registro da necessidade para o do desejo, passando antes pela demanda, que é sempre de amor. A gastronomia, o prazer pelo comer, revela a dimensão erótica do corpo. A dimensão erótica e simbólica do ato de alimentar é que vai colocar o sujeito no lugar de desejante.

Qual é o protesto da anoréxica, quando se recusa a comer/degustar? Em Rascunho G, Freud já desconfiava desse protesto: "A paciente afirma não ter comido, simplesmente, por não ter nenhum apetite, e não por qualquer outra razão. Perda de apetite: em termos sexuais, perda de libido" (MASSON, 1986, p. 99). A anorexia é uma parceria com o nada. A recusa de alimentos está no centro do desejo. Ao não comer, a anoréxica ressignifica a falta que o outro tentou preencher oferecendo-lhe alimentos e preserva seu desejo. Ingerir alimentos seria consentir a intrusão do outro, um corte no gozo mortífero. A anorexia surge principalmente na adolescência por estar relacionada à sexualidade feminina. O confronto com a sexualidade genital pode provocar a recusa em tornar-se mulher. É o feminino diante do real do corpo sexuado. A relação entre anorexia/adolescência e sexualidade/feminilidade deve-se à intensidade da pulsão sexual nesse momento de vida, quando o corpo sexuado não é integrado ao eu. Cabe ao tratamento psicanalítico tentar um ponto de basta nesse orgasmo do ego: trabalhar a sexualidade da anoréxica, integrar nesse corpo falicizado o Eu e devolver-lhe o prazer em comer, falar e amar.

 

Narcisismo e feminilidade

Com este trabalho pretende-se discutir a articulação entre a problemática narcísica e a psicogênese da feminilidade. O Eu não é algo que nasce pronto e acabado; sua constituição está vinculada à gênese do narcisismo, à unidade de amor a si e à sua própria imagem. Fazem parte desse processo a maturação biológica e a interiorização da experiência intersubjetiva. O momento que Lacan chamou de estádio do espelho, quando ocorre a introjeção da relação amorosa e a identificação com a imagem de outrem, é estruturante para o sujeito. O amor a si mesmo é a incorporação de duas unidades psíquicas: a da mãe amorosa/protetora, que se transforma, além de pessoa psíquica, em um objeto interno. Para que o processo de separação/individuação da criança se cumpra até a fase adulta, é necessário uma elaboração satisfatória do narcisismo. O amor a si advém do amor ao outro. A elaboração narcísica é resposta também às recusas, decepções e insatisfações dos primórdios da vida pulsional.

"O que chamamos de 'patologias narcísicas' são, de fato, patologias do narcisismo, cuja fonte situa-se tanto nos fracassos como nos excessos, tanto nas faltas como na invasão da contribuição inconsciente adulta (materna). O sinal dessas patologias da diferenciação é um estado de dependência que se traduz, na vida, pelas mais diversas soluções viciantes" (ANDRÉ, 1996, p. 136).

Jacques André recorre a Freud e a Mélaine Klein ao debater a questão. Para Freud, a busca da beleza vem como uma recompensa pela falha genital. Já para Mélaine Klein, a beleza é uma resposta oposta pelo fora ao dentro, sendo um convocado a restaurar/mascarar na aparência, as angústias de que o outro (invisível) é o centro. As duas concepções são pertinentes, uma vez que a busca exagerada da beleza revela, nos dois casos, um sintoma em torno da tentativa de compensação e restauração. O corpo feminino é um corpo marcado pela falta, o que expõe a menina aos ataques traumáticos, inscrevendo-a na lógica narcísica de restauração. O traumático, que está fora da ligação, do princípio do prazer, da representação, do recalque e da fantasia, é o motor da compulsão repetitiva e do gozo. E o que sente a anoréxica, ao não comer, senão um erótico gozo mortífero?

As estatísticas nos apontam que o corpo mais afetado pela dupla anorexia/bulimia é o feminino. O que, no inconsciente, faz a ligação entre a sexualidade feminina e a anorexia/bulimia? Embora um pouco diferentes, a anorexia e a bulimia se inscrevem como respostas às angústias de uma mesma origem.

Por um lado há um anseio para que continue o bem-aventurado caso amoroso pré-genital com a mãe, expresso através de sintomas ligados a disfunções corporais (alergias, insônia, encoprese e enurese, tendências anoréxicas ou bulímicas, etc). (McDOUGALL, 1997, p. 140).

Na demanda de amor subjaz uma raiva mal simbolizada, sufocada, contra o vínculo libidinal arcaico que, às vezes, a mãe interpreta como uma solicitação onipotente. São conflitos típicos de crianças com padecimentos psicossomáticos.

Tanto a anoréxica como a bulímica revelam o fracasso da elaboração psíquica, o mesmo que marca a passagem ao ato, ao real do corpo. O ato se refere, aqui, como recusa da feminilidade, numa promessa de sofrimento e gozo. Na bulimia identificamos um "orgasmo alimentar", enquanto na anoréxica temos um "orgasmo da fome". Corpos que denunciam a violência do trauma da puberdade e sua promessa de penetração. As duas patologias acusam uma ambivalência na incorporação oral do objeto; o fracasso dos mecanismos de internalização, quando os objetos externos ocupam o lugar dos internos.

As fantasias kleinianas do bebê apontam para uma sucção vampiresca, uma angústia de ser envenenado, imagens que traduzem bem o sentido do verbo "incorporar", que pode tanto significar amar, como devorar. As relações mãe/filho são atravessadas por perturbações que vão atuar nas representações inconscientes maternas. O trauma original do desamparo, do abandono, aparece como central na trama narcísica das patologias alimentares, apontando para outras vias de interpretação. Uma que liga a questão da identidade sexual e a recusa da feminilidade, e outra que aponta para os conflitos arcaicos, para a problemática narcísica. Melhor que criar uma oposição entre as duas interpretações, é uni-las na tentativa de enfrentar o sintoma: o que coloca a feminilidade num lugar de recusa e herdeira de sua fragilidade narcísica?

A bulimia e a anorexia lutam para desconstruir as formas femininas no corpo. O elemento feminino aparece como traumático, em que o corpo lembra mais um grande buraco não preenchido.

A puberdade remete a adolescente ao sexo furo, ao vazio interno, ao dentro sem limites, que a representação da vagina tem bastante dificuldade em circunscrever. À angústia que acompanha essas representações, a bulímica responde com o ato de encher, e a anoréxica, com o de fechar todas as saídas (nada entra, nada sai nem escorre - convém notar, nesse aspecto, o papel até mesmo tranqüilizador desempenhado pela amenorréia nesse caso (ANDRÉ, 1996, p. 140).

O grito vem substituir o prazer da comida, a demanda ao outro, a necessidade de ser ou ter sido incorporada pelo outro. Devemos entender a compulsão à alimentação (bulimia), não como uma necessidade somática, mas como um sustentáculo da relação com o outro. A boca ocupa o lugar da dor, da necessidade de ser requerida pelo outro. A dor se faciliza e se fantasmatiza no grito. Coube à pulsão oral cumprir, com a estase da libido, a falta de articulação entre o somático e o psíquico. A bulimia advém de uma falha na fantasmatização, colocando o sujeito alienado em S1. O sujeito bulímico ficou preso em seu significante mestre, restando-lhe a opção de usar a boca, não para simbolizar sua angústia, mas para tentar preenchê-la. Tanto a anorexia como a bulimia marcam a angústia diante da genitalidade feminina, quando o enchimento ou o fechamento do corpo se inscrevem na insuficiência da solução para esse sentimento, oferecida pelo recalcamento das representações genitais vinculadas à feminilidade.

 

Bulimia, anorexia e as formações do objeto a

Entre algumas das formações do objeto a, destacamos a lesão de órgão. Qual o papel que o objeto a ocupa no tratamento? Como abordá-lo nas patologias narcísicas, nas patologias do corpo? Na bulimia e na anorexia, o corpo participa como objeto a. O objeto a é apenas uma letra cuja função central é a de nomear um problema não resolvido, a de expressar uma ausência. Como investigar o objeto amado e perdido? Quem é o outro amado que se perdeu? O outro amado é um traço unário, um corpo que prolonga o meu. Quem é esse outro eleito que se perdeu no corpo da anoréxica? O objeto a aparece como não-resposta à tentativa de abordar fantasisticamente o outro, "o outro eleito é a parte fantasística e gozoza de meu corpo que me prolonga e me escapa." (NAZIO, 1993, p. 95) O objeto a é destacável, é uma parte do corpo que não pertence mais ao sujeito nem ao outro.

"Ao se destacar, o objeto faz buraco, a pulsão faz o contorno dele, mas o lugar permanece esburacado e a falta jamais poderá ser preenchida por qualquer objeto que seja. O objeto se destaca e esse destacamento se faz com significantes." (NAZIO, 1987, p. 82)

O pedaço de corpo perdido é que vai atuar como causa da repetição, e é nesse lugar que o sujeito vai colocar significantes ou fantasmas.

É pelo atalho do fantasma que devemos cercar o objeto em tratamento. O objetivo é recuperar o objeto perdido. O fantasma aparece como uma montagem sobre outra montagem, que é a pulsão. Ele se organiza em torno do objeto a, comprometendo as relações entre o sujeito do inconsciente e o objeto de desejo. À clínica psicanalítica cabe tentar desestabilizar os significantes que sustentam o fantasma. Se tomarmos a bulimia e a anorexia como formações do objeto a, estamos afirmando que aqui o desejo não está se realizando através de significantes, mas por meio de objetos. E que o gozo desse corpo destacado está se cumprindo pelo fantasma, e não pelo sintoma. É preciso desmontar esse fantasma, torná-lo interpretável, orientando-se pelas falhas no self, pelas dissociações no ego, pelas passagens ao ato e pelas repetições compulsivas.

Trata-se primeiro de levar o paciente à posição de analisando, interceptando e "sintomatizando" as passagens ao ato e a compulsão repetitiva. Além do lugar de intérprete que analisa, reinscreve e organiza, o analista amplia seu espaço produzindo atos, nomeando, inscrevendo, reassegurando, incluindo o corpo, oferecendo suporte e produzindo inconsciente, a partir de uma experiência vital, destraumatizante e transformadora. (UCHITEL, 2001, p. 147).

Nazio vai, a partir da frase de uma cliente: "não é possível engolir isso tal qual1...", formular uma hipótese de tratamento. Se ao escutar a bulimia como um sintoma neurótico nada deslocava, então ele vai mudar de posição com sua escuta e identificar nessa crise de "formação do objeto a" uma estranheza que se assemelha mais a uma foraclusão local. Nas formações do objeto a, é o objeto e não o significante que determina a organização do processo. A partir dessas considerações, Nazio começa a pensar a bulimia como uma formação de objeto do tipo de lesão de órgão (termo que ele prefere à formação psicossomática). Devemos entender a compulsão à alimentação não como uma necessidade somática, mas como sustentáculo da relação ao outro. A persistência da necessidade de alimentação deve ser vista não como uma relação de onipotência da mãe, mas como a falta dela. Necessidade de ingerir o outro, de capturá-lo, de apreendê-lo pela boca. A pulsão oral é que vai cumprir a estase da libido, a falta de articulação entre o somático e o psíquico. O prazer da boca ocupa o lugar da dor, do grito. A dor não falicizada provoca uma falha na fantasmatização. Nesse sentido, talvez caberia ao analista "criar - com o analisando - um glossário para traduzir essa bio-lógica para uma psico-lógica, possibilitando que finalmente o corpo anárquico, psicossomaticamente expressivo, se torne um corpo simbólico". (McDOUGALL, 1997, p. 182). O fracasso das bases auto-eróticas, através da falta ou do excesso, fez furo na fantasia, no simbólico e no imaginário.

 

Referências

ANDRÉ, Jacques. As origens femininas da sexualidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1996.        [ Links ]

MASSON, Jeffrey Moussaieff. A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess - 1887-1904. Rio de Janeiro: Imago, 1986.

McDOUGALL, Joyce. As múltiplas faces de Eros: uma exploração psicanalítica da sexualidade humana. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

MORAIS, Marília Brandão. L. Transtornos alimentares: um laço entre medicina, cultura e Psicanálise. Revista Reverso. n. 47, set. de 2000. Belo Horizonte: Publicação do CPMG.

NASIO, Juan David. Os olhos de Laura: o conceito de objeto a na teoria de Lacan. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

NASIO, Juan David. Nos limites da transferência. Campinas: Papirus, 1987.

RODULFO, Marisa. As bonecas: dietantes e anoréxicas - uma questão de gênero. In: Adolescência: entre o passado e o futuro. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1999.

UCHITEL, Myriam. Neurose traumática: uma revisão crítica do conceito de trauma. São Paulo: Casa do psicólogo, 2001.

URRIBARI, Rodolfo (Org.). Anorexia e bulimia. São Paulo: Escuta, 1999.

 

 

Endereço para correspondência
Inez Lemos
Rua Canaan 560/502
Belo Horizonte - MG
Tel.: 55-31 3332-5846
E-mail: mils@gold.com.br

Regina M. B. Cunningham
E-mail: rrboratto@yahoo.com.br

Recebido em 24/4/2005
Aprovado para publicação em: 29/8/2005

 

 

* Graduada em História, Mestre em Educação pela UFMG e psicanalista. Docente em cursos de pós-graduação e cursos de formação de professores na Utramig - Belo Horizonte.
1 Nazio em Op. Cit. 1987, p. 85

Creative Commons License