SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número6Basaglia com Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Mental v.4 n.6 Barbacena jun. 2006

 

EDITORIAL

 

Entregamos ao público a Revista Mental, em seu sexto número, com um contentamento explicável. A publicação é reconhecida no meio acadêmico e está divulgada em todos os espaços relevantes da psicologia brasileira. Recentemente, obtivemos o conceito "Nacional B" emitido pela CAPES/ANPEPP (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Associação Nacional de Pesquisa de Pós-Graduação em Psicologia, respectivamente), entidades que atuam na avaliação e orientação aos editores de revistas científicas de psicologia no Brasil.

Recebemos a confirmação da inclusão da Mental nas bases CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (http://ahau.cichu.unam.mx:800/ALEPH) e LILACS - Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Tais bases ocupam lugar de grande relevância na produção científica. Cumpre salientar a imprescindível integração entre o comitê nacional de seleção da LILACS, a ReBAP e a BVS-PSI, que resultou na incorporação de novos periódicos à LILACS.

Este número traz em sua capa um esboço em grafite de Emeric Marcier. Nascido na Romênia, em 1911, o pintor adotou o Brasil como sua pátria definitiva. Marcier se fixou em Barbacena - MG, cidade que escolheu pela "mística luminosidade do ar". Seu sítio, hoje, abriga o "Museu Casa de Marcier", que guarda um importante acervo do artista.

Além de artigos e resenhas, este número conta com uma seção especial que aborda as interfaces da psicanálise com a saúde mental. Composta por quatro artigos do psiquiatra e psicanalista italiano Carlo Viganò, a seção reflete um grande interesse da Mental em construir uma proposta clínica que considere as peculiaridades e os sofrimentos do sujeito psicótico e que possa ser colocada em prática nos serviços abertos de saúde mental. As diversas palestras e conferências ministradas por Viganò em nosso país demonstram, de forma inequívoca, sua preocupação com a clínica praticada nos serviços que acolhem e tratam psicóticos.

Queremos agradecer a inestimável colaboração de Roseli Cordeiro Pereira, que teve participação decisiva na captação e na seleção dos artigos que compõem essa seção, além de trabalhar na tradução de todo o material. Também agradecemos a Francisco Paes Barreto, por ceder alguns artigos que completam a seção.

A Mental traz, ainda, os estudos: "Entre a clínica e o cuidado: a importância da curiosidade persistente para o campo da saúde mental", de autoria de Doris Rinaldi e Maria Cândida Neves de Lima; "O desafio da política pública de saúde mental: a (re)inserção social dos portadores de saúde mental", cuja autora é a professora Magda Dimenstein; "O enviado: a psicopatologia e a espiritualidade", elaborado por Luanna Barbosa e José Bizerril; "Psicanálise e laço social: uma leitura do Seminário 17", de autoria de Carolina Marra Simões Coelho e "A queixa escolar por quem não se queixa: o aluno" de Carmem G. Trautwein e Cleide Nébias.

Boa leitura!

Fuad Kyrillos Neto
Editor responsável

Creative Commons License