SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue9The pathological dependences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Mental

Print version ISSN 1679-4427On-line version ISSN 1984-980X

Mental vol.5 no.9 Barbacena Nov. 2007

 

EDITORIAL

 

 

A revista Mental, neste número, apresenta uma série de artigos, entre os quais destacamos três com temática voltada para o uso e o abuso de substâncias psicoativas. São eles: As dependências patológicas, de Carlo Viganò, Toxicomania: um modo fracassado de lidar com a falta estrutural do sujeito e com as contradições da sociedade, de Raul Pacheco Filho e O feminino e as drogas, de autoria de Ana Laura Prates Pacheco.

Apresentamos, ainda, trabalhos que abordam, diretamente, questões relacionadas a instituições de saúde pública: Encontro entre agentes comunitários de saúde, de Adriana Campos e Roberta Romagnoli e Avaliação da satisfação e do impacto da sobrecarga de trabalho em profissionais de saúde mental, de Cátula Pelissoli, Ângela Kunzler Moreira e Christian Haag Kristensen.

Maria Consuêlo Passos discute a constituição dos laços afetivos na família no contexto do individualismo exacerbado da atualidade. Conrado Ramos discute outro aspecto da contemporaneidade: a sociedade de consumo. No texto O imperativo do gozo e propaganda no laço social na sociedade de consumo, o autor propõe que a sociedade de consumo produz um saber sobre o gozo que afirma a alienação narcísica.

Por fim, Carlos José da Silva Santa Clara, em Melancolia e narcisismo, se propõe a proceder uma análise da melancolia em sua relação com o narcisismo e o campo da alteridade.

Anunciamos, com satisfação, a presença de Mental na plataforma eletrônica e-revist@s. Trata-se de um indexador espanhol que tem por objetivos analisar, difundir e potencializar a informação científica utilizando a filosofia "open access".

A capa deste número homenageia a cidade de Ubá, sede de um dos cursos de Psicologia da UNIPAC. A foto retrata a Praça Guido Marliére, uma das principais da cidade. Já as notas musicais se referem à música Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, filho de Ubá.

Aproveitamos a ocasião para agradecer autores, consultores, avaliadores e os responsáveis pelo Campus II - Ubá pelo apoio dado a esse projeto, desde seus primórdios, e por sua manutenção.

 

Fuad Kyrillos Neto
Editor responsável

Creative Commons License