SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número10A experiência grupal em uma pesquisa interventiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Mental v.6 n.10 Barbacena jun. 2008

 

EDITORIAL

 

Muitos de nossos compromissos acadêmicos não acontecem da maneira como gostaríamos. Minha condição de recém-editor da Revista Mental dos Cursos de Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, foi um deles. Entretanto, a Profª Regina Campos e eu temos um compromisso: oferecer o melhor de nós na elaboração dos números subseqüentes da revista Mental, o que não pode ser diferente, desde que pretendemos dar continuidade entre tantas outras atividades acadêmicas que a UNIPAC como universidade que preza a pesquisa, o ensino e a extensão, pode oferecer de melhor em qualidade que uma universidade pode oferecer a todos os seguimentos sociais. Temos como editores o compromisso de garantir a periodicidade e a qualidade da revista, contando, ainda, com o apoio de nossos colegas que a compõem e os que aceitaram prontamente em contribuir com seu novo Conselho Editorial, como os autores que prestigiaram com suas publicações e tiveram que ter paciência com a reorganização que tivemos que fazer com a mudança do editor, com os colegas editores das revistas de Psicologia que mantêm permutas, através das bibliotecas. É, sobremaneira, importante que nossos leitores – críticos imprescindíveis – continuem a tecer considerações preciosas acerca do material científico, disponibilizado pela revista, na sua forma impressa e digital. Não poderíamos de deixar de prestar nossos agradecimentos aos representantes das Bases nacionais e internacionais, nas quais o periódico encontra-se indexado, em especial a BVS-Psi, que, através de nossos estimados e sempre parceiros bibliotecários, estão sempre prontos a tirar nossas dúvidas, disponibilizando o melhor de seus serviços, não em especial a revista Mental, mas a todo o volume de comunicação da produção de trabalhos científicos, gerados pela ciência psicológica em especial pela comunidade brasileira.

Neste número da revista, apresentamos artigos que certamente irão contribuir para o desenvolvimento da psicologia, em especial para temas relacionados ao da saúde mental. Podemos destacar o artigo de Maciel, intitulado “A Transferência no Tratamento da Psicose”, onde a autora objetiva investigar o tratamento psicanalítico da psicose à luz do conceito de transferência da psicanálise. “Certeza e Crenças Delirantes” examina a abordagem da saúde mental na filosofia de Wittgenstein e na Psicanálise lacaniana, onde Correa discute conceitos psicopatológicos e suas relações com os julgamentos de racionalidade. Em “O processo de amamentação e suas implicações para a mãe e seu bebê”, Costa e Locatelli, discutem as implicações da amamentação, considerando os diversos fatores que a tomam um fenômeno multidimensional, cujos efeitos têm conseqüências significativas para a mulher/mãe e seu bebê, particularmente no desenvolvimento emocional e na saúde mental da dupla. “O trabalhador em situação de rua: algumas ações coletivas atuais, elaborado por Mattos, Heloani e Ferreira”, procuram discutir a relação entre situação de trabalho, em três momentos distintos da sociedade contemporânea a contar da década de 1990 até nossos diasm em especial na cidade de São Paulo. Somos ainda brindados com o artigo “A moradia protegida no contexto da reforma psiquiátrica com a família e o campo social”, no qual Fonseca, Generoso, Maia e Emmendoerfer apresentam um relato de experiência sobre o processo de reinserção social de portadores de transtornos mentais, a partir de suas inter-relações com a família e a estrutura de moradia protegida. Finalizando nossa sessão de artigos, apresentamos a análise de uma experiência grupal em uma pesquisa interventiva com professores de uma escola pública, numa abordagem elaborada por Baptista, Galletti e Mendes.

Gostaríamos de registrar nossa nova sessão Notebook, onde são apresentados eventos nacionais e internacionais nas áreas de Psicologia ou ciências afins, que estão programados para os próximos meses. Solicitamos aos colegas que enviem seus artigos para que possam ser submetidos ao Conselho Editorial da revista, apreciados e publicados, concretizando nosso desejo de abrir espaço para que todos possam contribuir com a comunicação dos seus trabalhos produzidos para o avanço da Psicologia. Aproveitamos para mencionar a distinção da fotografia que ilustra a capa da revista Mental de número 10. Trata-se de uma foto atual do prédio de um casario do final do Século XIX que atualmente abriga a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, na cidade de Barbacena - Minas Gerais.

 

Sebastião Rogério Gois Moreira
Editor responsável

Creative Commons License