SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número16Clínica e crítica na trajetória freudiana da Neurologia à Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427

Mental vol.9 no.16 Barbacena jun. 2011

 

EDITORIAL

 

 

Ao fechar esta edição da Revista Mental, estamos com grande número de psicólogos arrumando suas malas, de diferentes pontos do Brasil ou das Américas, para compartilharmos dois grandes Congressos que se iniciam no final de junho e início de julho do corrente ano. Estou falando do XXXIII Congresso Interamericano de Psicologia, a ser realizado na cidade de Medellín, na Colômbia, entre os dias 26 e 30 de junho, cujo tema será "Por la salud de los pueblos: Una Psicología comprometida con la transformación social"... E o X Congresso Nacional de Psicologia Escolar/Educacional a ser realizado na Cidade de Maringá, Paraná, entre os dias 3 e 6 de julho, no qual a abordagem central será a "Psicologia Escolar e Educacional: caminhos trilhados, caminhos a percorrer". Temas como os que estão sendo propostos por ambos os congressos confirmam a proposta de nós, psicólogos, nos empenharmos cada vez mais nas reflexões sobre ética nas pesquisas em Psicologia, pois temos em ambos os eventos o compromisso com a transformação social, sendo o homem na sua dimensão psicológica o centro dessas ações.

Pensando no grande fluxo de produção de conhecimento científico que certamente será gerado nesses dois importantes eventos, é que como editor desta revista convido aos colegas do Brasil e de todos os países das Américas a enviarem artigos referentes aos temas relativos à Ética na Pesquisa e na Publicação do Conhecimento Científico em Psicologia, pois acredito que o crescimento da produção científica em Psicologia e sua amplitude na publicação devem ser muito bem lembrados.

Como outras áreas do conhecimento, a Psicologia se inscreve como ciência ímpar no alvorecer desta nova década que se inicia em 2011, preocupada não mais ou menos do que já foi com os temas abordados em ambos os congressos e em tantos outros eventos desta natureza, mas certamente com outras muitas novas casuísticas que tornam objeto de seus estudos, na temática dos congressos citados.

Pensando no movimento acelerado sobre os parâmetros éticos em pesquisa e na publicação que o mundo científico tem por obrigação discutir e avançar, é que como coordenador de Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, editor da revista que ora apresento e pessoa permanente nas discussões sobre publicação científica, em especial, da área de Psicologia, é que me sinto comprometido a destinar o próximo número da Revista Mental, a ser publicada em dezembro do corrente ano, ao tema da Ética.

Despeço-me, aclamando aos colegas que enviem artigos sobre o tema mencionado neste edital, para que seja organizado o próximo número da revista.

 

 

Atenciosamente,

Sebastião Rogério Gois Moreira
Editor da Revista

Creative Commons License