SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20A loucura em diferentes épocas: a convivência da família com o portador de transtorno mental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Mental

versão impressa ISSN 1679-4427versão On-line ISSN 1984-980X

Mental vol.11 no.20 Barbacena jan./jun. 2017

 

EDITORIAL

 

 

A Revista de Saúde Mental e Subjetividade da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) retorna a suas atividades após um período de ausência. É com muita satisfação que, na contramão do cenário atual, conseguimos disponibilizar um periódico científico no campo da Saúde Mental. Vivemos nos últimos anos a escassez de recursos destinados a pesquisas e presenciamos o fechamento de diversos periódicos científicos, infelizmente. Com o intuito de compreender melhor o momento que estamos vivenciando, participei entre os dias 6 e 10 de novembro de 2016 do IX Workshop de Editoração Científica (WEC) promovido pela Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). Entre os diversos assuntos em pauta o mais polêmico e o mais discutido entre os presentes no evento girou em torno das dificuldades em manter e gerir um periódico científico. Os desafios são os mais variados possíveis e vão desde a disponibilização de recursos financeiros em âmbito nacional para pesquisadores até as dificuldades em manter um periódico com acesso livre, cujo objetivo é tornar gratuito o acesso aos resultados de pesquisas. Podemos dizer que vencemos parte desses desafios, e o fruto de meses de trabalho em equipe está exposto nesta primeira edição especial.

Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil realizar publicações de alto impacto científico. São necessários investimento e a parceria de leitores e pesquisadores que se preocupam em produzir conhecimento e divulgá-lo nos indexados científicos, em simpósios, conferências e outros meios acadêmicos, para que, aos poucos, o reconhecimento nas comunidades brasileira e internacional seja alcançado. Para tanto, é essencial que editores, bem como os Conselhos Editoriais, possam garantir a periodicidade e a qualidade de uma revista acadêmica. Reativar a nossa revista foi um dos nossos grandes desafios, e isso só foi possível por conta do envolvimento e da parceria de colegas que aceitaram prontamente compor a nova equipe de trabalho da revista e assumiram conosco esse desafio. Tanto nesta primeira edição quanto na segunda edição, ambas especiais, gostaríamos de agradecer aos nossos parceiros editores, revisores e pesquisadores e à UNIPAC. Ficamos muito contentes em disponibilizar este periódico a toda a comunidade científica.

Kennya Rodrigues Nézio Azevedo
Editora responsável

Creative Commons License