SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1The psychoanalytical practice today: contiuities and changes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Vínculo vol.1 no.1 São Paulo Dec. 2004

 

EDITORIAL

 

 

O NESME - Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares - integra profissionais que trabalham psicanaliticamente com saúde mental, grupos, famílias e instituições; promove reuniões científicas, grupos de estudos, cursos de formação de psicoterapeutas e coordenadores de grupos, jornadas e congressos; conta também com uma clínica que oferece atendimentos grupais e edita o boletim "Vinculum", quadrimestral.

Com satisfação, editamos o primeiro número do periódico Vínculo - Revista do NESME, projeto antigo que agora se realiza. Sua publicação será, a princípio, anual. Contamos com colaboradores nacionais e internacionais. Temos, como objetivo, estimular a produção e divulgação do conhecimento científico sobre saúde mental, grupos e configurações vinculares.

Este número apresenta trabalhos que contemplam as dimensões internas da subjetividade, as dimensões interpessoais dos vínculos, e aquelas que nos conectam com o mundo, o macrocontexto e a cultura.

Seus artigos abordam diversos atendimentos grupais em diferentes contextos - grupos nas instituições, grupos de supervisão e de formação, assim como algumas patologias da atualidade, pacientes portadores de doenças crônicas e psicossomáticos, a medicação e a sua interface com a psicoterapia.

Agradecemos ao autores e colaboradores que tornaram possível a concretização deste antigo projeto e convidamos o leitor a participar de tão importante encontro de idéias e espaço para reflexões e discussões.

Diretoria e Conselho Editorial

Creative Commons License