SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Grupos: a perspectiva psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Vínculo v.4 n.4 São Paulo dez. 2007

 

ARTIGOS

 

A importância dos grupos na saúde, cultura e diversidade

 

The importance of groups in health, culture and diversity

 

La importancia de los grupos en la salud, cultura e diversidad

 

 

David Zimerman1

Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA)

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

Inicialmente o artigo enaltece a importância da aplicação da dinâmica de grupo, e descreve alguns dos principais fenômenos do campo grupal. A seguir, segue uma “Classificação geral dos grupos” nas suas diversas e múltiplas aplicações, como na saúde psíquica e na somática. Por fim, o trabalho discorre sobre interações que existem entre “Grupos e Cultura”, as quais podem ser constatadas através de uma diversidade de grupos, o que é ilustrado com alguns exemplos.

Palavras-chave: Grupo, Campo grupal, Cultura, Interações, Diversidade grupal.


ABSTRACT

Initially the article praises the importance of the application of group dynamics, and describes some of the main phenomena from the group field. Following, there is a "general classification of the groups" in its diverse and multiple applications, as in the mental and somatic health. Finally, the work approaches the interactions that exist between "Groups and Culture", that can be evidenced through a diversity of groups, which it is illustrated with some examples.

Keywords: Group, Group field, Culture, Interactions, Group diversity.


RESUMEN

Primeramente, el artículo enaltece la importancia de la aplicación de la dinámica de grupo y describe algunos de los más importantes fenómenos del campo grupal. Después, sigue una “Clasificación general de los grupos” en sus diversificadas y múltiples aplicaciones, cómo en la salud psíquica y somática. Al final, el trabajo discurre sobre interacciones que existen entre “Grupos y Cultura”, las cuales pueden ser constatadas por medio de una diversidad de grupos. Son citados algunos ejemplos ilustrativos.

Palabras clave: Grupo, Campo grupal, Cultura, Interacciones, Diversidad grupal.


 

 

No futuro, os estudiosos da sociologia e da psicologia do ser humano perguntar-se-ão perplexos: “Como é que há mais tempo nós não nos interessamos por grupos, se na maior parte de nossas vidas, vivemos e convivemos em uma permanente, intensa, extraordinária e complexa relação do indivíduo com o seu mundo?”.

 

Com a epígrafe acima pretendo enfatizar a enorme importância que a utilização da dinâmica de grupo poderia representar (mas que, infelizmente ainda não acontece em nosso meio) - como sendo um excelente recurso - para um amplo leque de aplicações, tanto na saúde física e mental, como também nos múltiplos aspectos da cultura e numa diversidade de outros campos humanísticos, como na promoção da saúde mental, educação de crianças e pais, nas escolas, no campo da medicina, de instituições, etc., etc.

Para justificar a importância que estou atribuindo aos grupos, a seguir, vou enumerar alguns dos fatores que comprovam essa assertiva:

1. O ser humano é gregário por natureza e ele somente existe em função dos seus inter-relacionamentos grupais. Sempre, desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, numa constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social. Um conjunto de pessoas constitui um grupo, um conjunto de grupos constitui uma comunidade, um conjunto interativo de comunidades configura uma sociedade.

2. A importância do conhecimento e utilização da psicologia grupal decorre justamente do fato de que todo indivíduo passa a maior parte do tempo de sua vida convivendo e interagindo com distintos grupos. Assim, desde o primeiro grupo natural que existe em todas as culturas - a família nuclear - onde o bebê convive com os pais, avós, irmãos, babás, etc. e, a seguir, passando por creches, escolas maternais e bancos escolares, além de inúmeros grupos de formação espontânea e os costumeiros cursinhos paralelos, a criança estabelece vínculos grupais diversificados. Tais grupamentos vão se ampliando e renovando na vida adulta, com a constituição de novas famílias e de grupos associativos, profissionais, esportivos, sociais, etc.

3. Assim como o mundo interior e o exterior são a continuidade um do outro, da mesma forma o individual e o social não existem separadamente, pelo contrário, eles se interpenetram, complementam e se confundem entre si. Com base nessas premissas, é legítimo afirmar que todo indivíduo é um grupo (na medida em que, no seu mundo interno, há um grupo de personagens que estão introjetados, como os pais, irmãos, etc. e que convivem e interagem entre si). Da mesma forma, pode-se dizer que todo grupo pode comportar-se como uma individualidade (ele adquire uma identidade e caracterologia singular e própria).

4. Daí decorre um importante fenômeno psíquico na vida dos indivíduos e dos grupos: refiro-me ao fato de que os personagens que habitam o interior do psiquismo de cada pessoa, com as respectivas características de cada um e do tipo de vínculos entre essas diversas pessoas internalizadas, vivas ou mortas, compõem uma espécie de “script” (enredo) no teatro do psiquismo. O importante é que existe uma forte, e quase irrefreável, tendência a que o referido enredo que está latente no mundo interior de um sujeito, se reproduza no mundo exterior. Para tanto, impelidas pelas forças ocultas provindas do inconsciente, cada pessoa, ao longo de sua vida, escolhe outras pessoas com as quais vai ter uma vida íntima e significativa, de modo que as pessoas escolhidas, apresentam o mesmo perfil de algum personagem internalizado e, assim, reproduzem o mesmo enredo que caracterizou o tipo de relacionamento que, desde sua infância caracterizou o vínculo entre seus pais, ou irmãos, etc.

5. Creio que um trivial exemplo que segue, possa melhor ilustrar as assertivas do item anterior: Clara, uma mulher bonita, cheia de atributos admiráveis e bem sucedida médica de trinta e oito anos, procurou tratamento analítico porque “era bem sucedida na profissão, porém muito mal sucedida nos amores”. Realmente, Clara já tivera inúmeros namorados, alguns seriamente interessados em casar com ela, porém mais cedo ou mais tarde, eles a abandonavam. Na grupanálise com Clara, foi possível clarear para ela que, sem se dar conta conscientemente, ela contribuía e até forçava os sucessivos abandonos. Num segundo momento, ficou transparente o seu histórico infantil, em que seus pais brigavam muito e, quase sempre, sua mãe provocava o pai com acusações, queixas, cobranças, ordens e desqualificações, a ponto de que seu pai abandonou o lar quando Clara tinha seis anos, quando então ela “precisava muito dele”. A evolução da análise comprovou que Clara tentava recuperar a figura do pai em vínculos com sucessivos companheiros, porém ninguém supria o seu vazio do pai, tanto pela excessiva demanda dela de exigências afetivas por parte do eventual companheiro (no que ela repetia um padrão da mãe), como também pelo fato de que um imperativo categórico, provindo das representações em seu inconsciente, a compeliam a repetir o enredo dos seus pais, isto é, ela reproduzia o papel de sua mãe (através de identificação com essa) e induzia o “namorado da vez” a assumir o papel de abandonante. Com outras palavras, na exteriorização do seu “teatro do psiquismo” ela trocava de atores, porém os personagens protagonistas – pai, mãe e tipo de vínculos entre eles – se mantinham os mesmos. Uma leitura atenta por parte do leitor pode permitir que ele reconheça uma enormidade de situações iguais ou equivalentes, em indivíduos ou em grupos, que se repetem tanto em situações clínicas analíticas, como na vida cotidiana, em nossos relacionamentos com familiares, amigos, colegas, etc.

6. Existem grupos de todos os tipos e uma primeira subdivisão que se faz necessária é a que diferencia os “grandes grupos” (pertencem à área da macro-sociologia) dos “pequenos grupos” (micro-psicologia). No entanto, vale adiantar que, em linhas gerais, os microgrupos - como é o caso de um grupo terapêutico -costumam reproduzir, em miniatura, as características sócio-econômicas-políticas e a dinâmica psicológica dos grandes grupos.

7. O que caracteriza a um grupo propriamente dito, quer psicoterápico ou operativo, é quando ele preencher as seguintes condições básicas: Um grupo não é um mero somatório de indivíduos; pelo contrário, ele se constitui como uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios e específicos. Todos os integrantes estão reunidos, face a face, em torno de uma tarefa e de um objetivo comum ao interesse de todos eles. O tamanho de um grupo não pode exceder ao limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação, tanto a visual, como a auditiva e a conceitual. Deve haver a instituição de um enquadre (setting) e o cumprimento das combinações nele feitas. Assim, além de ter os objetivos claramente definidos, o grupo deve levar em conta a preservação do espaço (os dias e o local certo das reuniões), de tempo (horários, tempo de duração das reuniões, plano de férias, etc) e a combinação de regras e outras variáveis que delimitem e normatizem a atividade grupal proposta. O grupo é uma unidade que se comporta como uma totalidade e vice-versa. Cabe uma analogia com a relação que existe entre as peças separadas de um quebra-cabeças e deste com o todo a ser armado.

8. Apesar de um grupo se constituir como uma nova entidade, com uma identidade grupal própria e genuína, é também indispensável que fiquem claramente preservadas, separadamente, as identidades específicas de cada um dos indivíduos componentes do grupo. Nos grupos sempre vai existir uma hierárquica distribuição de posições, e de papéis, de distintas modalidades e intercambiáveis entre si. É inerente à conceituação de grupo, a existência entre os seus membros de alguma forma de interação afetiva, qual costuma assumir as mais variadas e múltiplas formas. É inevitável a formação de um campo grupal dinâmico, onde gravitam fantasias, ansiedades, mecanismos defensivos, fenômenos resistenciais e transferenciais, etc, além de alguns outros fenômenos que são próprios e específicos dos grupos, tal como pretendemos desenvolver mais adiante.

9. Em todo grupo coexistem duas forças contraditórias permanentemente em jogo: uma tendente à sua coesão, e a outra à sua desintegração. A dinâmica grupal de qualquer grupo se processa em dois planos, tal como nos ensinou Bion: um é o da intencionalidade consciente (“grupo de trabalho”), e o outro é o que alude à interferência dos fatores inconscientes de cada um e de todos (“grupo de supostos básicos”). É claro que na prática esses dois planos não são rigidamente estanques, pelo contrário, costuma haver uma certa flutuação, interação e superposição entre eles. Sempre há a presença permanente - manifesta, disfarçada ou oculta - de pulsões libidinais, agressivas e narcisísticas que se manifestam sob a forma de necessidades, desejos, demandas, etc. No campo grupal circulam ansiedades- as quais podem ser de natureza persecutória, depressiva, confusional, aniquilamento, engolfamento, perda de amor ou a de castração - que resultam tanto de conflitos internos como podem emergir em função das inevitáveis, e necessárias frustrações impostas pela realidade externa. Por conseguinte, para contra-arrestar a estas ansiedades, cada um do grupo, e esse como um todo, mobilizammecanismos defensivos, que tanto podem ser os muito primitivos (negação, controle onipotente, dissociação, projeção, idealização, defesas maníacas, etc) como também circulam defesas mais elaboradas, como a repressão, deslocamento, isolamento, formação reativa, etc. Um tipo de defesa que deve merecer uma especial atenção por parte do coordenador o grupo é a que diz respeito às diversas formas de negação de certas verdades penosas.

10. A dinâmica grupal propicia perceber a presença dos conflitos estruturais, ou seja, aqueles que resultam da desarmonia das instâncias do id, ego, superego (delas entre si, ou com a realidade externa); assim como também devemos incluir as sub-estruturas do ego ideal (persistência dos ideais ilusórios do primitivo narcisismo), ideal do ego (ideais que correspondem às expectativas dos pais primitivos, que o filho sente-se na obrigação de cumprir), ego real (parte do ego que está em contato com a realidade, para se contrapor com os ideais mágicos), alter ego (parte inaceitável de uma pessoa que está projetada em outros, de um grupo, por exemplo) e o contra-ego. Este último termo é uma denominação que eu venho propondo, para aludir à presença de aspectos que, desde dentro do self do sujeito, organizam-se de forma patológica, e agem contra as capacidades do próprio ego, tanto em relação ao crescimento de cada indivíduo em particular, como também, nas situações grupais, como um boicote ao crescimento do grupo como uma totalidade.

11. Um outro aspecto de presença importante no campo grupal é o surgimento de um campo ativo de identificações, tanto as projetivas como as introjetivas, ou até mesmo as “adesivas” (neste último caso, o sujeito ainda está numa fusão simbiótica com a mãe ou pai, reais ou internalizados). O problema das identificações avulta de importância na medida em que elas se constituem como o essencial elemento formador do sentimento de identidade.

12. A comunicação, nas suas múltiplas formas de apresentação - as verbais e as não verbais -, representa um aspecto de especial importância na dinâmica do campo grupal. Igualmente, o desempenho de papéis, em especial os que adquirem uma característica de repetição estereotipada em determinados indivíduos do grupo - como, por exemplo, o papel de bode expiatório - é uma excelente fonte de observação e manejo por parte do coordenador de grupo. Está sendo cada vez mais valorizada a forma de como os vínculos (de amor, ódio, conhecimento e o de reconhecimento), no campo grupal, manifestam-se e articulam-se entre si.

13. Da mesma maneira, há uma forte tendência em trabalhar com as configurações vinculares, tal como elas aparecem nos casais, famílias, grupos e instituições. No campo grupal, costuma aparecer um fenômeno específico e típico: a ressonância, que, como o nome sugere, consiste no fato de que, tal como acontece num jogo de diapasões acústicos ou de bilhar, a comunicação trazida por um membro do grupo vai ressoar num outro, o qual, por sua vez, vai transmitir um significado afetivo equivalente, ainda que, provavelmente, venha embutido em uma narrativa de embalagem bem diferente, e assim por diante.

14. O campo grupal se constitui como uma galeria de espelhos, onde cada um pode refletir e ser refletido nos e pelos outros. Particularmente nos grupos psicoterápicos, essa oportunidade de encontro do self de um indivíduo com o de outros, configura uma possibilidade de discriminar, afirmar e consolidar a própria identidade pessoal. Um grupo coeso e bem constituído, por si só, tomado no sentido de uma abstração, exerce uma importantíssima função, qual seja, a de ser um continente das angústias e necessidades de cada um e de todos. Isso adquire uma importância especial quando se trata de um grupo composto por pessoas bastante regressivas.

15. Vale repisar que a tendência à grupalização é imanente ao ser humano, ou seja, ela é inata, essencial, indissociável e permanente, em qualquer cultura e geografia. Em qualquer grupo constituído, se forma um campo grupal dinâmico, o qual se comporta como uma estrutura que vai além da soma de seus componentes, de forma análoga à uma melodia que resulta não da soma das notas musicais, mas, sim, da combinação e do arranjo entre elas. Também é útil realçar que, embora ressalvando as óbvias diferenças, em sua essência, as leis da dinâmica psicológica são as mesmas em todos os grupos, em suas distintas modalidades, como segue abaixo.

16. Todos os elementos teóricos do campo grupal, já enumerados, somente adquirem um sentido de existência e de validade se encontrarem um eco de reciprocidade no exercício da técnica e prática grupal. Igualmente, a técnica também não pode prescindir da teoria, de maneira que ambas interagem e evoluem de forma conjugada e paralela. Pode-se afirmar que a teoria sem a técnica vai resvalar para uma prática abstrata, com uma intelectualização acadêmica, enquanto a técnica sem uma fundamentação teórica corre o risco de não ser mais do que um agir intuitivo ou passional.

 

Classificação geral dos grupos

Partindo do princípio de que, virtualmente, a essência dos fenômenos grupais, é a mesma em qualquer tipo de grupo, pode-se afirmar o fato de que o que determina as óbvias diferenças entre os distintos grupos, é a finalidade para a qual eles foram criados e compostos.

Por esta razão, dentro do vasto leque de aplicações da dinâmica dos grupos, a classificação que aqui estou propondo se fundamenta no critério das finalidades a que se destina o grupo, e ela parte de uma divisão genérica nos dois seguintes grandes ramos:operativos e psicoterápicos.

Cada um destes ramos, por sua vez, subdivide-se em outras ramificações. Assim, os GRUPOS OPERATIVOS - como o nome indica - visam a “operar” em uma determinada tarefa, sem que haja uma precípua finalidade psicoterápica. Eles cobrem os seguintes quatro campos:

1. Grupos de ensino-aprendizagem: a ideologia fundamental deste tipo de grupo é que o essencial é “aprender a aprender” e o seu lema pode ser resumido na frase de que “mais importante do que encher as cabeças com conhecimentos é formar cabeças”.

2. Institucionais: esses grupos estão, crescentemente, sendo utilizados em sindicatos, escolas, empresas, instituições, quartéis, etc, com a finalidade de promover uma integração entre os diferentes escalões e ideologias, especialmente no que diz respeito ao dificílimo problema da comunicação.

3. Comunitários: consistem em programas voltados para a promoção da saúde mental de comunidades, como pode ser exemplificado com grupos de crianças ou adolescentes normais, gestantes, pais e filhos, líderes da comunidade, etc, etc.

4. Terapêuticos: tal como esta denominação sugere, os grupos operativos terapêuticos visam fundamentalmente a uma melhoria de alguma situação de patologia dos indivíduos, quer seja estritamente no plano da saúde orgânica, quer na do psiquismo, ou em ambos ao mesmo tempo. De acordo com a proposta do presente artigo, cabe destacar o fato de que os grupos terapêuticos estão voltados para a SAÚDE, tanto no que se refere ao plano orgânico, quanto no do psiquismo, tanto no sentido de medicina primária (promoção da saúde), como também na medicina secundária (é a curativa propriamente dita, diante de diferentes formas de patologia) e na medicina terciária (programas de reabilitação de pacientes portadores de alguma patologia ou deficiência crônica).

 

Saúde Somática

A forma mais utilizada desta modalidade grupal terapêutica é conhecida sob o nome de Grupos de auto-ajuda e ela consiste no fato de comumente ser um grupo de formação espontânea entre pessoas que se sentem identificadas por algumas características semelhantes entre si, e se unificam quando se dão conta que têm condições de se ajudarem reciprocamente, quer através da ajuda de algum técnico coordenador, ou não. Vale citar como exemplo deste tipo de grupo, a enorme expansão dos grupos que são conhecidos sob o rótulo de “anônimos” (alcoolistas, tabagistas, neuróticos...). A forma mais utilizada desta modalidade grupal de auto-ajuda - também conhecida como grupos de ajuda mútua - está se processando no campo da medicina, quer como suporte para pacientes com doenças cronificantes, como diabéticos, reumáticos, hipertensos, etc, quer como forma de reabilitação, para infartados, colostomizados, mutilados, mulheres mastectomizadas, etc, e assim por diante, estes grupos permitem uma extensa utilização e vêm comprovando resultados bastante animadores. É útil enfatizar o fato de que este tipo de grupo de “ajuda recíproca” funciona através de uma socialização, isto é, cada um aprende a escutar, a transmitir mensagens verbais, a se solidarizar e, sobretudo, a aprender com as experiências similares dos colegas do grupo.

 

Grupos Psicoterápicos

Os grupos psicoterápicos, por sua vez, também podem ser subdivididos em quatro linhas de utilização da dinâmica grupal, e cada uma delas obedece a uma distinta corrente teórica-técnica. Assim, temos: 1. A corrente psicodramática, que vem ganhando um significativo espaço em nosso meio. 2. Teoria sistêmica: os praticantes dessa corrente partem do princípio de que os grupos funcionam como um sistema, onde cada pessoa influencia e é influenciada pelas demais. A melhor e mais ampla utilização prática deste tipo de psicoterapia é a terapia de família e a terapia com casais. 3. Cognitivo-comportamental: o tratamento preconizado pelos seguidores da corrente comportamentalista (behavioristas) visa a três objetivos principais: uma reeducação - em nível consciente - das concepções errôneas do paciente; um treinamento de habilidades comportamentais (por exemplo, um obeso desenvolver táticas para evitar o consumo exagerado de alimentos...); e uma modificação no estilo de viver. 4. Corrente psicanalítica: embora sejam muitas as correntes teórico-técnicas, dentro da própria psicanálise, não é menos verdade que todas elas convergem para os três princípios básicos que Freud formulou como constituindo o cerne da psicanálise: a presença das resistências, da transferência e da interpretação.

Conquanto os fundamentos teóricos e as leis da dinâmica grupal que presidem os grupos, de forma manifesta ou latente, sempre estejam presentes e sejam da mesma essência em todos eles, é inegável que as técnicas empregadas são muito distintas e variáveis, de acordo, sobretudo, com a finalidade para a qual determinado grupo foi criado. Diante do fato de que existe um vasto polimorfismo grupalístico e que, por conseguinte, também há uma extensa e múltipla possibilidade de variação nas estratégias, táticas e técnicas, torna-se impossível pretender, em um único artigo, esgotar ou fazer um detalhamento minucioso de todas elas.

Dentre as diversas modalidades de psicoterapias, essencialmente psicanalíticas ou não, é imprescindível incluir aquela que tem uma dimensão fundamentada na dinâmica inconsciente grupal, que, comprovadamente tem se revelado como sendo eficaz e de uma grande abrangência, porém que em nosso meio brasileiro ainda não encontrou, por parte de órgãos assistenciais públicos, um campo de aplicação clínico mais sistemático e consistente, não obstante ser um recurso que não exige grandes dispêndios. Conquanto tudo isto continue ocorrendo na atualidade, também é verdade que aos poucos, em uma forma ainda algo desorganizada, a psicoterapia de grupo vem abrindo um progressivo espaço de valorização e aplicação. A seguir, este artigo vai se restringir aos principais aspectos que cercam a dinâmica de grupo, de fundamentação analítica, como é a sua relação com a cultura e outras utilizações diversificadas.

 

Grupos e Cultura

Inicialmente é útil destacar a diferença entre “culture“ e “nurture”. O primeiro alude aos fenômenos psíquicos que derivam da natureza de cada ser humano, com suas pulsões, angústias, defesas, e a necessidade imperiosa de o sujeito, ao longo da vida, estabelecer vínculos e relacionamentos com demais pessoas. O termo “nurture”, por sua vez, designa a influência do meio ambiente que cerca o sujeito desde a sua condição de bebê, muito especialmente os valores e expectativas da sua “cultura familiar” e a da cultura própria da época e da zona geográfica em que ele está inserido.

A conjunção da “culture” e da “nurture” determinam que cada sujeito deve conviver e, às vezes, depender de outras pessoas que obviamente apresentam características diferentes e com graus distintos de necessidades, desejos e demandas, decorrentes de pulsões instintivas, tanto as amorosas (inicialmente Freud atribuiu a importância primacial na determinação da cultura às pulsões eróticas) como as agressivas e as narcisísticas.

Assim, o convívio de cada um com os demais, com as respectivas e, inevitáveis, diferenças pessoais, obriga a criação de instituições, com a determinação e imposição de regras, normas, leis, princípios éticos e a vigência de determinados valores e costumes predominantes em certas épocas e lugares.

Bion, por sua vez, deu o nome de “cultura grupal” para designar a organização de um determinado momento de um grupo, resultante do interjogo entre a mentalidade da totalidade grupal e de cada indivíduo em particular, com as respectivas necessidades de adaptações, com renúncias a algumas pulsões proibitivas, ou casos de desvios para uma série de modalidades de transgressões.

É importante destacar a relação do sujeito e do grupo com a cultura na qual estão inseridos. Explico melhor com um exemplo tirado da minha prática como grupoterapeuta, para ilustrar o fato de que, diante de uma mesma situação - a vida genital de uma mulher jovem e solteira - foi vivenciada de forma totalmente diferente em duas épocas, distantes uns 25 anos uma da outra. Assim, na década 60, uma jovem estudante de medicina levou mais de um ano para “confessar” ao grupo que mantinha uma atividade sexual com o seu namorado, devido às suas culpas e ao pânico de que sofreria um repudio generalizado pela sua transgressão aos valores sociais vigentes naquela época. Em contrapartida, em um outro grupo, agora em fins da década 80, uma outra moça, também levou um longo tempo até poder partilhar com os demais participantes do grupo, o seu sentimento de vergonha e temor de vir a ser ridicularizada e humilhada pelo fato de que ainda se mantinha virgem. Em resumo, o modo de agir foi totalmente oposto, mas a natureza do conflito (medo, vergonha, culpa, etc) foi a mesma em ambas; o que variou foi o tipo da pressão cultural, com os seus clássicos preconceitos.

Freud, numa série de trabalhos, estabeleceu pioneiras e importantes conexões entre distintos tipos de grupos e fundamentos da psicanálise. Assim, em “O futuro de uma ilusão” (1927), Freud teceu idéias acerca da religião, postulando que a “religião se equivale a uma neurose obsessiva universal” e considerando que a religião, com as suas crenças e rituais mágicos, expressa o infantilismo do ser humano. Tudo isto custou o elevado preço de uma certa hostilidade da igreja católica contra a psicanálise, embora nunca tenha havido um pronunciamento oficial da igreja, visto que ela preferiu utilizar posicionamentos individuais para expressar sua desaprovação a Freud. É interessante consignar que depois do Concílio Vaticano II, nos anos 60, houve um esboço de uma abertura da igreja para a psicanálise, porém a experiência de uma psicoterapia psicanalítica de grupo no monastério de Cuernavaca, no México, resultou num fechamento do monastério, devido ao fato de que a maioria dos monges que participaram do referido grupo decidiu se casar.

Da mesma forma, em "Psicologia das massas e análise do ego”(1921) Freud estuda com profundidade aspectos culturais ligados à psicanálise, em temas importantes como: a psicologia das massas, em que ele destaca uma forte tendência à regressão dos indivíduos e do grupo; também estudou a psicologia dos tipos de liderança que surgem nas forças armadas, mercê de um jogo de projeções e introjeções. Em “O mal-estar da civilização” (1930) o tema principal é o antagonismo irremediável entre as exigências pulsionais e as restrições impostas pela civilização (cultura).

Na atualidade, em meu entendimento, a cultura vigente exerce uma forte influência na teoria e prática da psicanálise e vice-versa. Assim, a influência direta dos conhecimentos psicanalíticos sobre a cultura em geral se expressa através da quebra de tabus, o entendimento junto com a desmistificação de mitos; um abrandamento de preconceitos (o que favorece uma melhor adaptação nas atitudes e no comportamento de muitas pessoas e grupos, prisioneiras de preconceitos); um bom aproveitamento da mídia por parte de psicanalistas que esclarecem e divulgam em que consiste e como agem as terapias psicanalíticas.

Ademais, pode-se dizer que em todas as áreas da cultura (cinema, teatro, pintura, literatura, etc.) a psicanálise contribui fortemente para a compreensão dos significados expressos em alguma forma de simbolismo (como em obras de arte, por exemplo); também propicia com discussões coletivas abertas ao público o entendimento de enredo e cenas de filmes, de peças teatrais, etc., em cujas cenas freqüentemente aparecem dramas de casal, de famílias, comunidades, em que a visão da dinâmica grupal propicia um gozo mais especial por parte de quem assiste. Assim, a psicanálise individual, juntamente com a psicanálise grupal, está de mãos dadas com outras ciências, como a sociologia, filosofia, religião, antropologia, medicina, direito, etc., em que todas elas se influenciam reciprocamente no entendimento e na mudança dos valores culturais.

 

Diversidade de Grupos

De forma bastante resumida pode-se dizer que os grupos terapêuticos, não os de funcionamento estritamente analítico, têm revelado um significativo desenvolvimento e uma progressiva demanda. São exemplos: o emprego crescente de terapias de casal, a de família, grupos com psicóticos hospitalizados ou egressos, grupos homogêneos com pacientes bastante regressivos, grupos psicodramáticos e, sobretudo, os grupos de auto-ajuda . Estes últimos vêm revelando nesta última década uma expansão e notáveis aproveitamentos, sobretudo em infindáveis aplicações na área da Medicina.

Não resta dúvidas de que há um largo e belo campo que representa um desafio para pesquisas e investigações, isto é, a dinâmica grupal ainda tem muito para se desenvolver porquanto ela inclui fenômenos que ainda são incógnitas, e outros fenômenos conhecidos que estão à espera de outros paradigmas teóricos, da psicanálise e de outras ciências.

O leque de possibilidade de aplicação da dinâmica de grupo, em uma larga diversidade de situações, é tão amplo que fica impossível esmiuçar aqui. Assim, vou me restringir a algumas experiências em campos diversos, nas quais eu participei diretamente. Começo referindo aquelas que realizávamos na Clinica Pinel de P.A. com grupos comunitários, compostos com pacientes psicóticos, ou egressos, outras vezes com o corpo médico, ou com familiares, etc. Posteriormente, no centro médico da comunidade da Vila São José do Murialdo, também em P.A, participei na realização de grupos primariamente voltados para a saúde, como os que fazíamos com mulheres gestantes (excelentes resultados), com crianças, adolescentes, e forças vivas da comunidade, notadamente professores das escolas situadas no espaço da comunidade, moradores que exerciam uma liderança natural, representantes clericais de distintas religiões, etc.

Mais tarde, em diversos hospitais-escola, ativamente, eu coordenava grupos de reflexão com estudantes de medicina, médicos residentes, comunidades médicas de cidades do interior do RGS, através do PEC (Programa de educação médica continuada, da Amrigs), etc. Atendendo a convites, alarguei o raio de ação deste movimento grupal, através de grupos de reflexão com juízes de direito; com professores e diretores; com grupos voltados para empresários, etc.

Recentemente tive duas experiências muito interessantes. Na primeira, fui procurado por médicos componentes de uma importante equipe de cirurgia de um hospital-escola, com a queixa de que os “médicos residentes atuais” são desinteressados, displicentes, desaforados e que afrontam os professores. Durante mais de um ano, toda equipe médica se reunia semanalmente na minha casa e, de forma esquemática, se pode dizer que tivemos três etapas: na primeira, todas as queixas eram concentradas nos residentes; a tal ponto que o responsável maior estava cogitando de encerrar as atividades com médicos residentes que tinham passado na seleção prévia. O insight que proporcionei a eles foi o de se darem conta que a conduta dos médicos-alunos estava, à sua moda, representando um protesto contra o que eles sentiam como maus-tratos provindos da equipe responsável, a qual, por sua vez estava aparentemente bem integrada, porém, num nível de forma latente, era possível perceber e assinalar sinais de fissuras na equipe. O segundo tempo do andamento deste grupo enfocou prioritariamente as múltiplas desavenças (mal-entendidos da comunicação, rivalidades, competição, etc.) entre a cúpula dos médicos professores, com os inevitáveis reflexos nos alunos residentes. Neste período tivemos momentos muito difíceis, com certas situações em que parecia que pairava uma ameaça de o grupo vir a implodir. Felizmente foi possível o grupo mobilizar as reservas construtivas, de coesão e integração, que superaram as forças destrutivas de dispersão e desagregação. Na terceira etapa, o grupo, agora mais coeso, começou a implantar uma série de melhorias para os residentes, e melhores condições para eles próprios que, então começaram a investir em pesquisas, com a realização e publicação de trabalhos científicos.

A segunda experiência a que aludi, ainda está em andamento, e eu a considero fascinante, embora a minha função não seja mais do que a de supervisor de um trabalho de psiquiatras e psicólogos, alguns são psicanalistas, que compõem uma equipe do setor infantil do Hospital de Clínicas de P. A, liderados pela psicanalista Lucrecia Zavaschi. Trata-se de um “Grupo com bebês” de zero a dois anos. Assim, as criancinhas formam um círculo no chão junto a uma caixa com brinquedos. Num segundo círculo em torno deste, ficam as mães (eventualmente algum pai) enquanto o pessoal do corpo técnico fica mesclado com os pais e os bebês. Essa atividade permite observar os tipos de relacionamentos entre as criancinhas (já se evidenciam os primeiros movimentos de solidariedade amorosa, alternados com outros momentos de disputas agressivas), assim como os relacionamentos dos pais entre si e com as crianças, e também as formas de como a equipe de técnicos interage com todos. Não obstante a existência de uma série de empecilhos, os resultados têm sido bastante animadores e chega a ser comovedor perceber como muitas mães de condição humilde, algumas analfabetas, demonstram um apreciável bom senso e um importante crescimento na forma de perceber, pensar e a aquisição de uma forma modificada de tratar os seus filhos que, então, dão visíveis sinais de organização crescente do seu psiquismo, notadamente nos vínculos sociais.

A técnica geralmente utilizada nessa diversidade de grupos que foram mencionados consiste na predominante utilização de “grupos de reflexão” nos quais preconizamos a importância de o coordenador ter um bom conhecimento dos principais fundamentos da psicanálise, não obstante o fato de que a sua tarefa prioritária não seja a de psicanalizar.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BION, W.R. (1962) Experiencias en grupos. Buenos Aires: Ed. Paidós, 1963.         [ Links ]

____________Una Revisión de la Dinâmica de Grupo. In: Nuevas Direcciones en Psicoanálisis. Buenos Aires: Ed. Paidós, 1965.         [ Links ]

FREUD, S. (1921) Psicologia das Massas e Análise do Ego. In: Vol. XVIII da Standard Edition. Rio de Janeiro: Imago, 1972.        [ Links ]

____________(1927) O futuro de uma ilusão. In:Vol. XXI.        [ Links ]

____________(1930) Mal-estar na civilização. In: Vol. XXI        [ Links ]

ZIMERMAN, D.E. Fundamentos Básicos das Grupoterapias. Porto Alegre: Artes Médicas, 2ª edição, 2000.        [ Links ]

ZIMERMAN, D.E.; OSÓRIO, L. C. e colaboradores. Como Trabalhamos com Grupos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.        [ Links ]

 

Endereço para correspondência:
E-mail:dgzimer@terra.com.br

Recebido em: 03/01/2007
Aceito em: 22/01/2007

 

 

1 Médico psiquiatra e psicanalista. Psicanalista Didata da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA). Professor-convidado da ULBRA (do RS) e da AJURIS (Associação de Juristas do RS). Autor de 8 livros sobre Psicanálise e sobre Grupos.

Creative Commons License