SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Temos nosso próprio tempo: grupo de orientação das escolhas profissionais com alunos do ensino médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Vínculo vol.8 no.1 São Paulo  2011

 

EDITORIAL

 

 

A primeira edição do ano de 2011 chega com o anúncio de mudanças. Mas, o estudo de vínculos nos ensinou que apesar de a renovação ser importante para a saúde institucional, é fundamental que haja a preservação do que foi construído pelo grupo e reconhecido por ele como bom.

Anunciamos, portanto, a mudança da diretoria do NESME – Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares – para o biênio de 2011 a 2013 e com ela a alteração da editora e da comissão editorial da Revista Vínculo. Mas, pelo reconhecimento do trabalho já realizado e pela generosidade e disponibilidade demonstrada, as duas editoras anteriores, Beatriz Silvério Fernandes e Rose Pompeu de Toledo, permanecem colaborando ativamente com a revista e com a atual editora, Solange Aparecida Emilio.

Este volume apresenta trabalhos com grupos em vários contextos e diversos objetivos, demonstrando a riqueza da teoria e da prática das intervenções grupais.

Iniciamos no contexto educacional com um artigo sobre grupo de orientação das escolhas profissionais de adolescentes do ensino médio e outro sobre uma pesquisa e intervenção realizada em sala de aula, por uma via poética e musical, com jovens descendentes de famílias afro-brasileiras e indígenas uma escola pública de São Paulo.
Em seguida, vêm dois trabalhos sobre grupos terapêuticos embasados no referencial psicanalítico. O primeiro realizado com jovens universitários diagnosticados com transtorno de ansiedade social e o segundo sobre a escuta dos psicoterapeutas em grupos
com pessoas em sofrimento mental atendidas em CAPS.

Já no contexto empresarial, apresentamos a experiência de uma colega portuguesa no coaching de grupo de inspiração grupanalítica.
Finalizamos com um trabalho que aborda o macrocontexto e discute especificamente a adolescência sem fim característica da contemporaneidade.

Boa leitura!

Solange Aparecida Emílio e Rose Pompeu de Toledo

Creative Commons License