SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A (in)sustentável leveza dos vínculos afetivos: investigando a sexualidade em mulheres que enfrentam o tratamento do câncer de mama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Vínculo vol.10 no.1 São Paulo maio 2013

 

EDITORIAL

 

 

Esse número marca a tradicional mudança de diretoria do NESME que ocorre a cada dois anos nos Congressos Brasileiros de Psicanálise das Configurações Vinculares. Mais uma vez mudou a editoria da Revista, mantivemos o grupo de trabalho e temos uma nova participante na comissão editorial.

Honrando o compromisso de divulgar a produção contemporânea sobre grupos e as demais configurações vinculares, publicamos sete trabalhos oriundos de apresentações em congressos.

Três deles vem do Congresso luso-brasileiro, realizado em Belém do Pará em 2012: Repetição de nome próprio: vínculos familiares e culturais; A mãe frente ao incesto: a condição de ausência, repetição e negação da história da família e Patologia da medicina atual - DSM, CID e outros "rótulos"... mas, não atendemos pessoas?

Os outros quatro vêm do Congresso do NESME em Serra Negra, em maio de 2013: A (in) sustentável leveza dos vínculos afetivos: investigando a sexualidade em mulheres que enfrentam o tratamento do câncer de mama; Antropofagia e sustentabilidade: vínculos em mulheres dependentes de substâncias psicoativas; TDA/H e o neurocentrismo: reflexões acerca dos sintomas de desatenção e hiperatividade e o seu lugar no registro das bioidentidades e Desafios de se manter como um casal na contemporaneidade: contribuições da psicanálise sobre a dinâmica conjugal.

Desejamos uma leitura proveitosa.

Rose Pompeu de Toledo