SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A psicanálise das configurações vinculares e a supervisão de equipes de assistência social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Vínculo

versão impressa ISSN 1806-2490

Vínculo vol.10 no.2 São Paulo jul. 2013

 

EDITORIAL

 

 

Neste número publicamos artigos de autores latino-americanos representativos da clínica e da teoria da psicanálise das configurações vinculares. Optamos por adotar a versão original e por isso teremos artigos em português e em espanhol.

O primeiro traz importantes contribuições para o trabalho de supervisão clínicoinstitucional para equipes de assistência social no Brasil.

O segundo, apresentado no IX Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, congresso do NESME, aborda o vínculo transferencial na atualidade e a vinculação dos sujeitos à clínica psicanalítica.

O terceiro versa sobre a gênese dos dispositivos de grupo de René Kaës, esclarecendo a sua origem e permitindo uma melhor compreensão da sua proposta teórica.

Os demais, oriundos do XX Congresso da FLAPAG- Federação Latino-americana Analitica de Grupos, tratam da clínica de casais, um deles apresenta vinhetas da clínica elucidativas do trabalho da analista e o outro propõe práticas clínicas vinculares que questionam a lógica que coloca o ser humano como descartável.

Boa leitura.

 

Rose Pompeu de Toledo