SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Who's afraid of the therapeutic groups? Paradoxes and capital gains author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Vínculo

Print version ISSN 1806-2490

Vínculo vol.14 no.2 São Paulo  2017

 

EDITORIAL

 

 

Completamos este ano um percurso de 17 anos da VINCULO - Revista do NESME. Um órgão fundamental de divulgação das atividades referentes às configurações vinculares, que é promovida pelo NESME – Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares.

O presente número integra um conjunto de artigos que vão versar, entre outros temas sobre Psicoterapia de Grupos, e a figura do grupoterapeuta. Estes temas são articulados pelos colegas da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo.

Pensar o grupo e a figura do psicoterapeuta se complementa e nos ajudam a refletir sobre nossa profissão, nosso trabalho e nossos pacientes. Assim agradecemos a dra. Isaura Manso Neto e dr. Mário David.

Do México, Sociedade Mexicana de Psicoterapia de Grupo (AMPAG) na figura do Dr. Mário Campuzano, assim como Waldemar José Fernandes e Lazslo Antonio Ávila trazem uma profunda reflexão sobre a teoria e a técnica da psicoterapia analítica de grupo, da teoria à técnica.

Da universidade de São Paulo o professor Manoel Antonio dos Santos e seus colaboradores escrevem sobre o que é possível dentro de um trabalho sobre as configurações vinculares.

De uma maneira mais abrangente Pablo Castanho escreve as Danças Circulares e sua ressonância frente à psicanalise. Pesquisadores do Laboratório de Psicanálise e Psicologia Social do IP-USP com um estudo sobre o adoecimento dos professores do ensino fundamental.

Finalizando a UNIFRAN (SP) com a professora Claudia B. Silveira e seus alunos encerram nosso volume com um estudo integrativo da Doença de Alzheimer e os grupos, como possibilidade de tratamento.

Com este perfil, esperamos que o conteúdo deste volume possa abraçar os interesses de nossos leitores e interessados sobre grupos e configurações vinculares.

 

Beatriz Silverio Fernandes
Waldemar José Fernandes

Creative Commons License