SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2Um novo olhar sobre a escrita: a contribuição das ciências cognitivas e da semiótica para o desenvolvimento de uma ciência da escrita índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.2  Rio de Janeiro jul. 2004

 

Editorial

 

Igor Luiz Mechler

 

O presente número da revista eletrônica Ciências & Cognição se mantém fiel à tônica no discurso transdisciplinar aplicado aos temas relacionados com as Ciências Cognitivas. A ênfase na complexidade dos fenômenos cognitivos objetiva uma ampliação da percepção, aproximando-se da visão de Pascal no sentido de que é preciso olhar a parte para se compreender o todo e o todo para se compreender a parte. Enquanto grande parte das publicações se volta exclusivamente para a visão fracionada e fragmentária do universo científico, a presente publicação empenha-se na divulgação de estudos que não privilegiem um único campo em detrimento de outros.

Neste segundo volume, reenfatiza-se a pluralidade acadêmica na abordagem dos fenômenos cognitivos, passando pelos processos relacionados com os campos da comunicação e da literatura tocando em temas como o papel da escrita e as novas formas de leitura e a configuração do leitor. Reafirma-se a necessidade de se pensar o homem como ser pensante em relação à Natureza, dando continuidade a uma temática em crescimento no campo acadêmico. Comungando o saber das Ciências da Saúde e das Ciências Humanas, voltamos a apresentar abordagens sobre as implicações fisiológicas e mentais de doenças, como a Síndrome de Turner, bem como das representações psicossociais que certas condições biológicas geram e, ainda, análises etiológicas de quadros psíquicos, como a alucinação.

É possível dizer que cada artigo contribui para desencapsular certos temas, para retirá-los de seus guetos acadêmicos, apresentando-os como parte de todo um sistema interrelacionado e intercomplementar. Além de convidar o leitor para que trafegue entre esta pluralidade complexa de fenômenos, venho celebrar o excelente retorno em número de visitações obtidos nestes quatro meses desde o lançamento do primeiro volume e que muito estimula para a continuidade deste esforço em promover um meio de divulgação científica.

 

Igor Luiz Mechler