SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4The notion of life in Brazilian children in 2004 in comparison to the ones of Geneva in 1926The cognitive development and the learning process of people with Down syndrome: reviewing concepts and educational perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.4  Rio de Janeiro Mar. 2005

 

Revisão

 

O significado da reescrita de textos na escola: a (re) construção do sujeito-autor

 

The meaning of the re-writing of texts in the school: the (re) construction of the subject-author

 

 

Elizabeth Dias da Costa; Wallace Menegolo; Leandro Wallace Menegolo

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

 

 


Resumo

Este artigo consiste numa reflexão acerca do significado do processo de reescritura de textos na escola e das possíveis posições que o sujeito-autor pode ocupar para se desempenhar no processo de (re)construção textual.

Palavras-Chave:educação; ensino; escrita; textos; escola; autor.


Abstract

This article consists of a reflection concerning the meaning of the process of texts re-wrote in the school and of the possible positions that the subject-author can occupy to perform in the process of textual (re)construction.

Key-Words:education; teaching; writing; texts; school; author.


 

 

Introdução

Este artigo possibilita uma reflexão acerca do signigicado do processo de reescritura de texto na escola e das possíveis posições que o sujeito-autor pode vir a assumir neste processo, em que ele não apenas (re)constrói seu texto, mas também sua subjetividade. Tais reflexões baseiam-se em propostas fundamentais nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa, e por teóricos da Análise do Discurso, que caracterizam o sujeito, apontam as possíveis posições que ocupa numa determinada Formação Discursiva, para delas poder enunciar.

A pesquisa visa mostrar a importância da reescrita no ensino, já que esta oferece ao aluno a chance de refletir sobre a língua e sua forma própria de sistematizá-la.

Em um primeiro momento, são feitas abordagens a partir dos PCN e de autores que teorizam a importância de se trabalhar com reescrita de textos, sugerindo propostas para um trabalho escolar.

Num segundo momento, mostra-se como o sujeito-autor se constitui na e pela linguagem e quais posições pode ocupar no momento em que seja preciso (re)construir seu texto. Com esses dois pressupostos, tem-se o objetivo de ampliar o significado da reescrita de texto na escola, embora restringindo-se apenas a constatações teóricas. Tenta-se ultrapassar o sentido que essa ação no texto adquiriu, no ambiente escolar, de ser apenas uma prática de adequação textual à norma padrão. Quer-se, também, atingir o sujeito lingüístico que se constitui nessa prática, através de marcas por ele concretizadas no texto, quando ocupa posições discursivas e provoca alterações no produto que já está "acabado".

A visão de reescritura textual e de sujeito-autor, pertencente aos teóricos da lingüística fazem desta pesquisa uma fonte não só de saber, mas também de reflexão.

 

Caracterização da Atividade de Reescrever

Para direcionar o trabalho de re-escritura de textos, os PCN de Língua Portuguesa do 1º e 2º ciclos (MEC, 1997: 47-48) esclarecem que:

"[...] o objetivo é que os alunos tenham uma atitude crítica em relação à sua própria produção de textos, o conteúdo a ser ensinado deverá ter procedimentos de revisão [...]. A seleção deste tipo de conteúdo já traz, em si, um componente didático, pois ensinar a revisar é completamente diferente de ensinar a passar a limpo um texto corrigido pelo professor. No entanto, mesmo assim, ensinar a revisar é algo que depende de se saber articular o necessário (em função do que se pretende) e o possível (em função do que os alunos realmente conseguem aprender num dado momento). Considerar o conhecimento prévio do aluno é um princípio didático para todo professor que pretende ensinar procedimentos de revisão quando o objetivo é muito mais do que a qualidade da produção - a atitude crítica diante do próprio texto".

Já os PCN de Língua Portuguesa do 3º e .° Ciclos (MEC, 1998: 80) complementam, apontando que:

"[...] um dos aspectos fundamentais da prática de análise lingüística é a refacção de textos produzidos pelos alunos. Tomando como ponto de partida o texto produzido pelo aluno, o professor pode trabalhar tanto os aspectos relacionados às características estruturais dos diversos tipos textuais como também os aspectos gramaticais que possam instrumentalizar o aluno no domínio da modalidade escrita da língua".

A importância do ato de reescritura de textos reside no fato de que provoca o diálogo do sujeito-autor com o seu produto-criado, possibilitando um relacionamento mais interativo com seu próprio texto (confrontamento, aguçamento e exclusão de enunciados). O aluno sai, ao reescrever, do estágio emocional (inspirativo), que gera a primeira escrita, e passa ao estágio de maior racionalização sobre o que foi materializado.

E, neste encontro de um "eu-escritor" com um "tu-reescritor", que só pode acontecer no que Bakhtin (1997: 289-290) chama de "cadeia da comunicação verbal", o aluno não é um mero receptor, pois, ao receber [seu texto, com apontamentos do professor], tende a compreender:

"[...] a significação (lingüística) de um discurso e adota, simultaneamente, para com este discurso, uma atitude responsiva ativa: ele concorda ou discorda (total ou parcialmente), completa, adapta, apronta-se para executar, etc., e esta atitude do ouvinte está em elaboração constante durante todo o processo de audição e de compreensão desde o início do discurso [...]".

Este processo possibilita ao aluno que veja o que antes ele não via em seu texto. Para Bakhtin (1997: 332), "a reprodução do texto pelo sujeito [que se dá num processo de volta ao texto, releitura, nova redação] é um acontecimento novo, irreproduzível na vida do texto, é um novo elo na cadeia histórica da comunicação verbal.". Portanto, quanto mais o ato de reescrever acontecer, mais o autor irá perceber que todo o texto poderá ser modificado, que não é um produto de dimensões significativas acabadas. E, assim, vai ganhando condições de domínio da modalidade escrita, porque vai internalizando regras de composição de gêneros textuais, conseqüentemente, melhorando seu desempenho redacional e compreendendo, aos poucos, o mundo dos textos escritos.

Neste sentido, colabora Sercundes (1997:89), confirmando que:

"[...] partindo do próprio texto, o aluno terá melhores condições de perceber que escrever é trabalho, é construção do conhecimento, estará, portanto, mais bem capacitado para compreender a linguagem, ser um usuário efetivo, e, conseqüentemente, aprender a variedade padrão e inteirar-se dela".

Com a atividade de reescrita, o professor fornece marcas no texto que levam o aluno a se deparar com suas possíveis dificuldades de competência lingüística, estejam elas relacionadas à coesão ou à coerência textuais. Com a prática da reescrita, o aluno passa a compreender tais dificuldades e, conseqüentemente, em alguns casos, a superá-las. Entretanto, Jesus (1997:102) alerta para uma situação que pode ocorrer com esta atividade, quando a reescrita torna-se um trabalho de "limpeza", em que o escopo fundamental consista em retirar as "impurezas" numa tentativa de evitar futuras repetições, ou seja, o olhar dos alunos é direcionado a buscar os elementos de transgressão ao que foi estabelecido pelas regras de ortografia, concordância e pontuação, como se as relações de sentido emergentes do processo interlocutório não fossem mais importantes. Como conseqüência, tem-se "[...] um texto, 'lingüisticamente correto', mas prejudicado na sua potencialidade de realização".

Uma outra razão para a re-escritura é que ela permite a apropriação dos gêneros textuais, fazendo com que o aluno consiga diferenciá-los e melhor aplicá-los em contextos situacionais de escrita em que sejam necessários, o que deveria fazer com que a reescrita, de acordo com Jesus (1997:100), fosse vista como uma prática de "exploração das possibilidades de realização lingüística, de tal forma que o instituído pelos cânones gramaticais fosse colocado a serviço desse objetivo maior e, por isso mesmo, passível de releituras e novas formulações."

Entendendo a atividade de reescrita como um acontecimento num determinado processo sócio-interativo, é preciso apoiar-se no pressuposto de uma "terceira concepção de linguagem", da qual Koch (2001:09) diz:

"A terceira concepção, finalmente, é aquela que encara a linguagem como atividade, como forma de ação, ação interindividual finalisticamente orientada; como lugar de interação que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos, que vão exigir dos semelhantes reações e/ou comportamentos, levando ao estabelecimento de vínculos e compromissos anteriormente inexistentes. Trata-se, como diz W. Geraldi (1991), de um jogo que se joga na sociedade, na interlocução, e é no interior de seu funcionamento que se pode procurar estabelecer as regras de tal jogo".

Como bem lembra Figueiredo (1994:159), "escrever não é um dom nem um privilégio inato de gênios, mas um trabalho aturado e orgânico", um trabalho que envolve um fazer e refazer.

Jolibert (1994:47) afirma que o trabalho de reescrita poderá ser entediante se for repetitivo e exigido por um "adulto maníaco" (pela cópia e recópia).

"Mas não um trabalho do qual cada uma das etapas possua sentido e permita registrar os avanços, camada por camada de sua própria aprendizagem. [...] As reescritas correspondem, a cada vez, a um aprofundamento do trabalho de elaboração de texto, a uma etapa do encaixamento. Elas podem ser parciais, referindo-se a um nível de análise ou a um pedaço do texto. Além disso, elas assumem, em certas etapas, um aspecto que depende mais do esquema ou da 'silhueta' que da escrita, no sentido próprio".

Esta autora (1994:48) diz que quando o professor temer o tedioso, a melhor forma é fixar tanto para si mesmo quanto para as crianças os objetivos dominantes de cada etapa da reescrita textual. Por exemplo, não corrigir ortografia, num primeiro momento. Assim, o aluno poderá estabelecer uma relação interacional com o seu texto. Como diz Pereira (1999: 220), "quando 'tomamos' um texto (é tomar mesmo, apropriar-se, apossar-se), é preciso percebê-lo inteiro, nas suas estruturas mais profundas, na sintaxe que o formou, na morfologia que o moldou, na semântica que lhe deu sentido e nas palavras selecionadas para tal. [...] É para que se entenda por que está ali, qual o seu valor, sua contribuição para o resultado final do texto".

Um dos motivos importantes para a reescritura de textos acontecer é o fato de que só aprendemos a escrever quando escrevemos, assim como só aprendemos a ler quando lemos, segundo reforça Rocha (2002: 144-145), quando afirma que "o indivíduo só passará a dominar a escrita se houver uma prática efetiva desta atividade. Todos nós sabemos que não há teorias que ensinem a redigir, do mesmo modo como não existem livros, teorias ou métodos que ensinem a interpretar textos. Podemos dizer que aprende-se a redigir, redigindo, sem se esquecer, porém, da importância da motivação pessoal e da orientação do professor". O autor mostra, também, que a orientação do professor na prática de reescrita textual parece muito eficiente no ensino do texto formal.

Para Fiad e Mayrink-Sabinson (1991:55), o aluno deve ter um trabalho continuado no processo de reescritura de texto, até porque, ao realizar esta atividade, os alunos passam a se preocupar mais com a forma como os leitores verão seu texto. E, assim, passam a perceber a importância da reescrita, já que as possíveis modificações têm como objetivo tornar o texto mais claro e adequado à leitura do receptor. Afirmam ainda Fiad e Mayrink-Sabinson (1991:63) que "os alunos passam a considerar um texto escrito como resultado de um trabalho consciente, deliberado, planejado, repensado".

Enfim, razões para que a reescrita seja utilizada na escola parecem existir em número considerável, já que é textualmente indicada pelos PCN e muitos autores.

 

Constituição ou Reconstrução do Sujeito-Autor?

O aluno, ao escrever, tem todo um complexo trabalho com a linguagem, para construir-se enquanto sujeito-autor. Não será de uma hora para outra que ele se desconstruirá (enquanto autor) e se reconstruirá como sujeito-avaliador, porque, de certa forma, ele espera que seu texto seja corrigido pelo professor, que é o seu interlocutor. De acordo com Leal (citado por Rocha e Val, 2003:55), "o aluno não escreve para ser lido, mas para ser corrigido, e a lógica escolar elimina, desse modo, a atitude responsiva ativa, pois o aluno sabe de antemão que nada ou muito pouco pode esperar como resposta efetiva ao que produz". Portanto, é importante que a reescrita seja entendida aqui como um procedimento visto de uma outra perspectiva, em que o aprendiz, em sua primeira versão do texto, tem uma atividade reflexiva centrada em aspectos do "o que dizer, como dizer, que palavras usar... [grifo da autora]", conforme Rocha (citado por Rocha e Val, 2003:73). Já no processo de revisão, o aluno centra esforços em questões pertinentes ao plano textual-discursivo, ou seja, "dizer mais, dizer de outro jeito, analisar e/ou corrigir o que foi dito [grifo da autora]", como proposta de compreensão. Sendo assim, o professor precisa ter consciência dos limites do aluno no momento da refacção do texto, e entender que esta atividade é mediada pelo que chama Rocha (citado por Rocha E Val, 2003:74) "de movimento não linear, que supõe rupturas, avanços e recuos". O que sugere que o texto do aluno deva ser olhado não como o de um adulto-autor, mas de uma criança-autora [grifos meus]. Como afirma Ferreiro (citado por Rocha e Val, 2003:74), "não podemos esperar que as crianças saibam fazer aquilo que estão apenas aprendendo a fazer(...)".

O contato do aluno com seu próprio texto, momento da refacção, pode estabelecer uma relação de maior confiabilidade em relação à sua produção, gerando assim, no aluno, a condição de olhar para seu texto com uma visão mais crítica e mais apta às mudanças, porque ele, enquanto sujeito-produtor, passa a ganhar condição de sujeito-avaliador. Spoelders e Yde (1991: 47), em relação a este momento, confirmam que "os escritores acrescentam, retiram, reescrevem ou reorganizam elementos de seus textos, porque eles o avaliaram como inadequados e podem pensar em uma boa maneira de mudá-los".

Ainda neste processo de reescritura, o sujeito-aluno precisará se (re)construir enquanto sujeito-autor, ou seja, não se trata apenas de uma (re)construção textual, mas de uma nova afirmação de sua autoria e de seu discurso, em que ele tomará novas posições, de acordo com os discursos implícitos e explícitos no texto original, que foi alterado (de alguma forma) pelo professor. Conforme for (re)construindo sua enunciação, irá, também, se (re)constituindo enquanto sujeito-autor, já que, segundo Benveniste (1995:286), "é na linguagem e pela linguagem que o homem se constitui como sujeito [...]". O sujeito passa a ocupar uma posição e, dela, exercer a função-autor, a "função que o 'eu' assume enquanto produtor de linguagem" Orlandi (1990, citada por Oliveira, 2004:13). No desempenho, duas ilusões constitutivas e inevitáveis se instauram: a primeira, de que ele, enquanto sujeito-do-dizer, acredita ter produzido uma unidade textual totalmente organizada; a segunda, de que ele conseguiu sentir-se como uma continuidade e completude de si próprio, enquanto sujeito-autor.

O aluno, no momento que recebe seu texto para refazer, antes de assumir a posição de reescritor, ele assume a de sujeito-leitor de sua própria produção, e, assim, se configuram os vários papéis e posições que ele vai assumindo diante de seu próprio texto. Nessa busca de entendimento, Orlandi (1996, citada por Oliveira, 2004:15) propõe uma aproximação das noções de autor e de interpretação: nas posições de sujeito-autor e sujeito-leitor, o aluno percebe a necessidade de se fazer entender, de dar sentido aos seus dizeres e que eles sejam compreendidos pelos outros sujeitos que terão contato com seu texto. Considerando que se encontra inserido em uma situação escolar, e que, dentro desse espaço, sua formação discursiva é coagida pelo meio no qual ela se enuncia, já que é regulada também por formações ideológicas, é possível afirmar que sua (re)construção textual sofrerá influências desse meio social, e que sua posição, enquanto sujeito-autor, deverá estar de acordo com sua condição social naquele momento: a de aluno. É o que diz Foucault (citado por Bentes e Mussalim, 2003:133): "o sujeito passa a ser concebido como aquele que desempenha diferentes papéis de acordo com as várias posições que ocupa no espaço interdiscursivo". E também Mussalim (citada em Mussalim e Bentes, 2003:133): "o sujeito do discurso ocupa um lugar de onde enuncia, no interior de uma formação social". Sendo assim, o sujeito-aluno vai dizer aquilo que se espera que ele diga, porque ele inscreve no lugar de aluno e espera ser visto como tal, inclusive seu texto, e, portanto, se assujeita às condições do meio no qual está inserido. Para Pêcheux (citado por Oliveira, 2004:23), "as formações ideológicas comportam, como um de seus componentes, uma ou mais formações discursivas interligadas. Essas informações determinam o que pode e deve ser dito a partir de uma posição dada numa conjuntura dada".

Ao se deparar novamente com seu texto, com a condição de reestruturá-lo, o aluno percebe que este texto, neste instante, não tem a mesma constituição significativa, pois, no ato da escritura, ele exerceu outras funções cognitivas. No momento de leitura, sua visão de construção textual passa a ser ampliada e se estabelece, gerando, assim, um processo interativo e analítico de sua própria linguagem. Conforme ressalta Gehrke (1993:127), "ocorre constantemente na reescritura a troca de papéis de leitor e de escritor: nesse processo interativo, as estratégias do leitor para abordar o texto estão inter-relacionadas com as habilidades do escritor de ajustar a sua expressão às avaliações do seu outro-leitor. Sendo assim, a reescritura é o momento da produção de um texto em que paralelamente também se produz leitura". E assim novos sujeitos se constituem.

Freitas (2000:65) avalia que, de acordo com os PCN, o ensino de Língua Portuguesa tem se baseado em uma crítica de abordagem que tem levado a escola a trabalhar com textos descontextualizados da realidade do aluno. A instituição educacional precisa passar, portanto, a conviver com produções mais ligadas ao cotidiano de seus alunos e inserir, gradualmente, novos gêneros, com situações de comunicação em que o discurso do aluno contribua para o processo de ensino-aprendizagem. E, ainda nessa linha de pensamento, os PCN caracterizam o professor como mediador desse processo, como sendo alguém que transmite o valor que a língua tem para si e o valor que poderá ter para o outro. Para isso, é preciso que o professor tenha uma relação de prazer com a escrita e com a leitura. Afinal, ele precisa conduzir o aluno às descobertas e ao prazer de ler e escrever.

 

Referências Bibliográficas

Bakhtin, M.M. (1997). Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.         [ Links ]

Bentes, A.C. e Mussalim, F. (orgs.). Introdução à lingüística: domínios e fronteiras. 3. ed. São Paulo: Cortez.

Benveniste, É. (1995). Problemas de lingüística geral I. 4. ed. Campinas-SP: Pontes/UNICAMP.         [ Links ]

Fiad, R. S. e Mayrink-Sabison, M. L. T. (1991). A escrita como trabalho. In: Martins, M. H. (org.). Questões da Linguagem. São Paulo: Comtexto, p. 54-63.         [ Links ]

Figueiredo, O. (1994). Escrever: da teoria à prática. In: Fonseca, F. I. (org.) Pedagogia da escrita: perspectivas. Porto Alegre-RS: Porto.         [ Links ]

Freitas, M.T.A. (2000). Descobrindo novas formas de leitura e escrita. São Paulo: EDUC; Campinas, SP: Mercado de Letras.

Gehrke, N.A. (1993). Na leitura, a gênese da reconstrução de um texto. Letras de Hoje. Porto Alegre: EDIPUCRS, Vol. 28, n. 4, p. 115-154, dez.. Em: Prestes, M.L.M. (1999). Leitura e reescritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o ensino. São Paulo: Respel.         [ Links ]

Jesus, C.A. (1997). Reescrevendo o texto: a higienização da escrita. Em: Chiappini, L. (1997). Aprender e ensinar com textos de alunos. São Paulo: Cortez. V. 1. Col. Aprender e Ensinar com Textos.         [ Links ]

Jolibert, J. (1994). Formando crianças produtoras de textos. V. 2. Porto Alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Koch, I.G.V. (2001). A inter-ação pela linguagem. 6. ed. São Paulo: Contexto.         [ Links ]

MEC - Ministério da Educação e Cultura (1997). Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa: 1ª a 4ª séries. Brasília: MEC/SEF.         [ Links ]

MEC - Ministério da Educação e Cultura (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa: 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF.         [ Links ]

Oliveira, E.C. (2004). Autoria: a criança e a escrita de histórias inventadas. Londrina: Eduel.         [ Links ]

Pereira, M.T.G. (1999). Língua portuguesa: da sua celebração em forma de textos. Em: Valente, A. (1999) (org.) Aulas de Português: perspectivas inovadoras. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes.         [ Links ]

Rocha, G. e Val, M.G.C. (2003). Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o sujeito-autor. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FaE/UFMG.         [ Links ]

Rocha, L.C.A. (2002). Gramática: nunca mais: o ensino da língua padrão sem o estudo da gramática. Belo Horizonte-MG: UFMG.         [ Links ]

Sercundes, Maria M.M.I. (1997). Ensinando a escrever: as práticas de sala de aula. Em: Chiappini, L. (1997). Aprender e ensinar com textos de alunos. V. 01. Col. Aprender e Ensinar com Textos.São Paulo: Cortez.         [ Links ]

Spoelders, M. e Yde, P. (1991). O comportamento de escritores principiantes na revisão de seus textos: algumas implicações educacionais. Letras de Hoje. Vol. 26, n. 4, p. 45-57, dez.. Porto Alegre: EDIPUCRS. Em: Prestes, M.L.M. (1999). Leitura e reescritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o ensino. São Paulo: Respel.         [ Links ]

 

Bibliografia

Bakhtin, M.M. (2002). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 10. ed. São Paulo: HUCITEC/ANNABLUME.         [ Links ]

Foucault, M. (2002). O que é um autor? Lisboa: Passagens.         [ Links ]

Gonçalves, R.A.G. (2002). Um galo sozinho não tece uma manhã: os professores e os textos no cotidiano de aulas de Língua Portuguesa do 2º ano do Ensino Médio Regular. Dissertação (Mestrado em Educação), Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá         [ Links ].

Gressler, L.A. (2003). Introdução à pesquisa: projetos e relatórios. São Paulo: Loyola.         [ Links ]

Prestes, M.L.M. (1999). Leitura e reescritura de textos: subsídios teóricos e práticos para o ensino. São Paulo: Respel.         [ Links ]

Rojo, R.H.R. (2000) (org.). A prática da linguagem em sala de aula: Praticando os PCNS. São Paulo: EDUC; Campinas, SP : Mercado de Letras.

Severino, A.J. (2000). Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez.         [ Links ]

 

 

Notas

E.D.C.W. Menegolo
Endereço para contato: Avenida Itália, Q. 02, L. 06, Bairro Jardim Itália, Cuiabá, MT 78060-755, Brasil.
E-mail: elizabethmenegolo@yahoo.com.br.

L.W. Menegolo
Endereço para contato: Avenida Itália, Q. 02, L. 06, Bairro Jardim Itália, Cuiabá, MT 78060-755, Brasil.
E-mail: leandromenegolo@yahoo.com.br.