SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8A importância do enfoque histórico cultural na elaboração de aulas de ciências no ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.8  Rio de Janeiro ago. 2006

 

Editorial

 

Edição Comemorativa dos 2 anos de publicação.

Durante estes dois anos, a revista Ciências & Cognição tem contado com inúmeros colaboradores interessados no desenvolvimento da pesquisa científica e na ampliação e enriquecimento humano. Tal disposição fez com que um sonho tomasse forma. Hoje, esta revista se orgulha do desempenho e da credibilidade que vem desfrutando junto aos nossos leitores, colaboradores e revisores. A cada edição, temos o prazer de contar com números significativamente crescentes de visitações e de artigos submetidos com irrefutável qualidade e esmero. Nossos revisores passaram a ter mais trabalho, mas também maior prazer em estar participando de um projeto sério e responsável, que tem nos índices de público e indexações a resposta aos nossos objetivos, quais sejam: produzir uma revista científica atual, de amplo diálogo, respeitada e de responsabilidade.

O que era um projeto, um sonho, hoje é uma realidade. Por esse motivo é que em nome da revista Ciência & Cognição, venho agradecer e compartilhar a alegria de estarmos completando dois gratificantes anos de publicação científica. São dois anos de descobertas, questionamentos, revisões de atitude e conceitos. São dois anos de contribuição para a ciência e para a cultura de estudantes, professores, leitores em geral que compreenderam o espírito deste projeto e investiram no saber como forma de construção social. Neste período, muito se aprendeu, sendo, o mais importante, a constatação de que se a vida tem um sentido, este é o de descobrir a cada dia que se pode ir além por meio de novas iniciativas, contribuindo, deste modo, para o progresso humano, como construtores do saber e beneficiários deste.

Atualizando Sócrates que dizia "saber que nada sabia", vale termos em mente "que o suposto saber" não pode e nem deve se outorgar a coroa do conhecimento último, mas ser um imenso portal voltado a prestar à humanidade a oportunidade de tentar dar respostas aos enigmas humanos, donde o maior é a "arte do conhecimento".

Parabéns à todos,

Maurício Aranha, Editor.