SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10Between common sense and science: the hybrid knowledge of journalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.10  Rio de Janeiro Mar. 2007

 

Editorial

 

O volume 10 da revista Ciência & Cognição marca o início do quarto ano desta publicação. Neste volume, ampliamos o número de colaborações internacionais, bem como a composição do corpo de avaliadores que conta com a colaboração de acadêmicos de diferentes campos envolvidos neste projeto de consolidação de um veículo para o campo fronteiriço das ciências cognitivas e enfoques cognitivistas do fazer científico.

Ampliamos o mosaico disciplinar, entrelaçando diversos olhares sobre o tema cognição e sistemas cognitivos de produção, circulação e consumo. Neste sentido os trabalhos desenvolvidos (artigos, ensaios, divulgação científica e resenha), fluem por diferentes campos identificando e abordando diversos aspectos de tais temas. Os diálogos teóricos apresentados percorrem áreas como Educação, Ensino de Ciências, Comunicação, Filosofia, Sociologia do Conhecimento, Ciências políticas, Ciência da Informação, Letras, Informática, Artes, Ciência da Computação, Psicologia, Engenharia Cognitiva, Filosofia, Direito, Bioquímica, Neurociências e Saúde Coletiva. Autores de diversas instituições nacionais e internacionais colaboram com a construção deste rico e contemporâneo mosaico, demonstrando que o fazer acadêmico não pode negligenciar toda a complexidade do que vem a ser e fazer conhecimento.

O material que compõe este volume fomenta a busca pelo saber e estabelece uma empreitada na busca do conhecer. O tipo de abordagem nos remete ao debate sobre a Paidéia grega, nos moldes socráticos, percebendo como o conhecimento e o conhecer se inserem na própria construção de nosso projeto civilizatório.

Boa leitura!

Os Editores.