SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11The computational turn of the philosophy and its influence in the educational research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.11  Rio de Janeiro July 2007

 

Editorial

 

Esta edição da revista Ciência & Cognição volta sua preocupação para um assunto de grande importância, principalmente levando-se em conta o momento cultural e as crises de valores pelas quais passa nosso país.

Neste viés, entendemos que o meio de transpor aquela situação é voltarmo-nos para o aprofundamento do conhecimento no campo educacional. É bem verdade que esta proposta não implica em desconhecimento, nem tampouco, novidade no que concerne a um caminho para o desenvolvimento do ser social, porém o que a revista traz à discussão é a relevância do tema por meio de abordagens mais atualizadas. Devido à diversidade de autores e abordagem é possível constatar que a preocupação com esta área do conhecimento parece estar tomando proporções coletivas, como diria C. G. Jung, isto, por si só, convoca os estudiosos a uma releitura do tema e maiores reflexões sobre a abrangência do mesmo.

Neste mosaico entrelaçam-se com a pedagogia: a filosofia, a psicologia, a neurociência, a lingüística, a ciência da informação, entre outros. Os artigos propõem, questionam, analisam, debatem, elucidam... enfim, fomentam a busca pelo saber nos moldes do debate socrático da "Paidéia" grega. É uma aventura em busca do conhecimento e também um reconhecimento de que o conhecimento engendra a edificação ou desintegração de uma civilização.

Por fim, entendendo que os assuntos elencados pela revista têm apresentado uma diversidade construtiva, foi introduzido um link de ?busca interna? com o propósito de facilitar a pesquisa dos leitores, agilizando e agrupando os assuntos do interesse dos nossos leitores.

Boa leitura!

Maurício Aranha

Editor

Creative Commons License