SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1As contribuições de Karl Marx e Max Weber sobre a autonomia/não-autonomia da ciência e tecnologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.13 no.1 Rio de Janeiro mar. 2008

 

Artigo Científico

 

Estudo comparativo entre interfaces hipertextuais de softwares para a representação do conhecimento

 

Comparative study between hypertextual interfaces of software for the representation of knowledge

 

 

Marcel Ferrante Silva

Finaltec - Consultoria em Informática e Automação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

 

 


Resumo

O artigo apresenta resultados finais da pesquisa de mestrado referente a análise de três interfaces hipertextuais para organização e representação da informação: (1) diagramas hierárquicos; (2) mapas conceituais e (3) mapas hiperbólicos. Aborda como os aspectos dessas interfaces influenciam na navegação e na recuperação da informação. Apresenta uma analise da capacidade de representação das relações de uma rede de conceitos, através dos seus recursos gráficos, baseado na Teoria do Conceito. O artigo levanta parâmetros para analise de interfaces hipertextuais. Podemos perceber que cada interface hipertextual do estudo traz vantagens e desvantagens para cada uma das aplicações. Os princípios de análise podem ser usados na análise de outras interfaces hipertextuais. O artigo tem um caráter interdisciplinar, analisando as interfaces hipertextuais desenvolvidas no campo da Ciência da Computação à luz de teorias da Ciência da Informação, trazendo, assim, benefícios a ambas as áreas.

Palavras-chave: hipertexto; diagramas hierárquicos; mapas conceituais; mapas hiperbólicos; representação do conhecimento; navegação.


Abstract

This article describes three hypertextual interfaces for information organization and representation: (1) hierarchy diagrams; (2) conceptual maps and (3) hyperbolic maps. It approaches how the characteristics of theses interface modify the information retrieval and navigation. It presents the capacity of concepts network representation, through its graphical resources, based in the Faceted Classification Theory; Terminology Theory and Concept Theory. This article creates parameters for analyzes of hypertextual interfaces. We can perceive that each hypertextual interface of the study brings advantages and disadvantages for each one of the applications. The analysis principles can be used in the analysis of other hypertextual interfaces. This article has an inter-disciplinary character: analyses hypertextual interfaces developed in the information systems field (that belong computer science area) from information science point of view, bring benefits to both areas.

Keywords: hypertext; hierarchy diagrams; conceptual maps; hyperbolic maps; knowledge representation; browsing.


 

 

Introdução

Hoje, a quantidade de informação cresce em velocidade exponencial (Keim, 2002: 1). Com o desenvolvimento da tecnologia de informação, pesquisadores da Universidade de Berkeley estimam que todo ano é gerado em torno de um exabyte (um milhão de terabytes) de informação. Grande parte dessa informação já é gerada ou está disponível em meio digital. Mais informação foi gerada nos últimos três anos que em toda a história passada da humanidade. Por outro lado, armazenar e disponibilizar o acesso à informação já não é mais um problema. Em trinta anos, os meios de transmissão e armazenamento de informação aumentaram sua capacidade enormemente, passando de milhares para bilhões de bytes (Le Coadic, 1996).

Conseguir a informação necessária de modo rápido, eficiente e preciso é um problema que se agrava. A Recuperação da Informação é uma área da Ciência da Informação que tem como principal técnica a recuperação de documentos por pesquisa de palavra-chave. Uma deficiência desta técnica, contudo, corresponde ao fato de que as palavras utilizadas pelos usuários na consulta podem ser diferentes das palavras utilizadas nos documentos. Para Wives (2000: 35) a linguagem natural permite que as pessoas descrevam o mesmo objeto de modos e com palavras diferentes. Além disso, o usuário pode não ter o domínio da área de conhecimento em questão, usando palavras que não são os termos técnicos utilizados para representar aquilo que ele quer encontrar.

O usuário pode ainda não saber como descrever sua necessidade de informação. Ou seja, quando o usuário não tem conhecimento algum sobre aquilo que deseja saber, como irá realizar a consulta com as palavras que representam aquilo que ele procura saber? Neste processo, o usuário não recupera as informações que lhe são necessárias e sim documentos que podem conter estas informações, a partir dos quais examiná-los a fim de encontrar as informações que lhe são importantes.

Outra área dentro da Ciência da Informação que ocupa-se de técnicas que devem ser realizadas previamente à busca da informação é a área de Organização da Informação. Ela permite a elaboração repositórios estruturados de informação e desenvolvem técnicas que fornecem subsídios para evitar a criação de redes de conceitos confusas, onde os usuários gastam muito tempo navegando sem encontrar o que precisam.

Com base na Organização da Informação é possível ter uma eficiente alternativa à técnica de busca por palavra-chave; a navegação considerada por Godin e colaboradores (1998) como o principal método para encontrar documentos em um computador. O usuário navega de um conceito para outro, ou para um sub-conceito através de uma estrutura hipertextual. Para cada conceito podemos ter uma lista de documentos relacionados. Este método é mais adequado para aquele usuário que não sabe precisamente o que quer ou como conseguir a informação desejada. A partir de conceitos mais genéricos, o usuário pode encontrar conceitos mais específicos que correspondam ao que ele estava procurando. É uma exploração que pode ocorrer em uma estrutura cuja topologia é a de uma árvore ou de um grafo.

Para se obter uma navegação eficiente é necessária uma interface amigável, uma superfície de contato com a informação fazendo a intermediação entre o usuário e a rede de conceitos que esta sendo explorada.

A interface, um recurso computacional e de mídia, viabiliza para o usuário a possibilidade de representar aquilo que existe, no primeiro momento, apenas em sua mente. Muitas vezes as relações entre esses nós, unidades de informação, são complexas, intricadas e não-lineares. Portanto, a interface é um meio para a visualização e a representação dessas redes que permite que o usuário siga as ligações entres estes conceitos, descobrindo novos conceitos e possibilitando o acesso à conteúdos relacionados. Além disso, segundo Lima (2004), esta navegação é um modo amigável de interação, onde o usuário é parte ativa do processo, sendo que ele realiza uma tomada de decisão a cada caminho escolhido.

Segundo Lévy (1993), o surgimento da interface hipertextual tem um impacto muito mais profundo na humanidade, onde uma tecnologia da inteligência permite a disposição do conhecimento em um formato mais próximo daquele que temos em nossa mente, o que pode causar efeitos tanto no ato de escrita quanto no ato de leitura.

Estas novas interfaces têm recursos gráficos e de navegação distintos. Muitas dessas interfaces exigem dos usuários capacidades cognitivas que eles não têm. Elas têm novos símbolos, cores e podem conter até som. Mas os usuários têm a preferência por utilizar interfaces com as quais já tiveram algum contato anterior. Entretanto, essas interfaces têm novos recursos para lidar com este volume crescente de informação, cada vez mais complexa e emaranhada. Surgiu um problema ainda não esgotado na literatura: qual dessas interfaces tem um melhor desempenho e por quê? Qual interface seria mais adequada ao se desenvolver um sistema de informação? Quais critérios devem ser levados em consideração na escolha de uma ou de outra interface na implementação desse sistema de informação? Quais as vantagens e desvantagens de cada interface? A aplicação a que se destina a interface influencia nessas vantagens e desvantagens? Uma interface com uma maior capacidade de representação facilita ou compromete a recuperação da informação?

O objeto de estudo deste trabalho são os tipos de interfaces hipertextuais para organização e navegação da informação: diagramas hierárquicos, os mapas conceituais e os mapas hiperbólicos. Os aspectos envolvidos na utilização destas interfaces e como representar as relações entre os conceitos através dos seus recursos gráficos e ainda os aspectos de navegação utilizados nessas interfaces. Para os designers de sistemas de informação que precisam promover a gestão e organização de grandes redes de conceitos tais como, repositórios de documentos e bibliotecas digitais, o estudo será útil na visualização das vantagens e desvantagens de se utilizar uma determinada interface em uma dada aplicação. Para os usuários dos sistemas de informação o benefício de dará na medida em que num sistema de informação em que a interface seja mais adequada as tarefas de organização da informação serão facilitadas. Aspectos que também influenciarão diretamente na recuperação da informação, mais especificamente na capacidade e velocidade de se lidar com grandes volumes de informação.

O estudo possui caráter inovador e interdisciplinar à medida que analisa interfaces para o desenvolvimento de sistemas de informação (área da Ciência da Computação) à luz das teorias da Ciência da Informação, trazendo benefícios às duas áreas. Outro fator relevante é que o trabalho apresenta as vantagens das novas formas de interface hipertextual frente às tradicionais, podendo estimular o desenvolvimento de novas interfaces hipertextuais que combinem as vantagens específicas de cada interface.

Analisa-se e compara-se as interfaces hipertextuais de softwares para a construção de diagramas hierárquicos, mapas conceituais e mapas hiperbólicos quanto a suas características e recursos que permitem a representação do conhecimento através de um sistema de conceitos.

 

Metodologia

Estruturamos a metodologia em duas etapas. A primeira etapa referiu-se ao levantamento de um conjunto de parâmetros apropriados para a comparação das interfaces mencionadas acima. Na segunda etapa, foram aplicados testes com base nos critérios desenvolvidos, utilizando as interfaces em foco, que são os diagramas hierárquicos, mapas conceituais e mapas hiperbólicos. Nesta etapa foi feita a escolha de um software representante utilizado para analisar cada tipo de interface em estudo. Sendo assim, caracterizamos este trabalho como um estudo de caso do tipo múltiplos casos e intrínseco onde as interfaces hipertextuais, os casos, são o próprio objeto de estudo. Para escolha do software foram usados os seguintes critérios em ordem de importância: o software deve permitir a construção de um sistema de conceitos na interface que se quer estudar; ter os recursos e características comuns às interfaces daquele gênero de interface; disponibilidade gratuita para a utilização do software; tradição nesta área de aplicação; se possível, que ele seja um software livre; e disponível na Língua Portuguesa. Como resultado da analise feita com diversos softwares, foram eleitos: (1) como representante dos diagramas hierárquicos, o software SiteBar, porque é um software livre, disponibilizando todo seu código-fonte para qualquer interessado sem custo. Isto permite que o mesmo seja modificado para atender objetivos específicos de cada aplicação; (2) como representante dos mapas hierárquicos, o software CMAP, foi criado por Joseph D. Novak, pesquisador do Cornell University, da cidade de Nova Iorque. O software CMAP foi o primeiro software disponível para a construção daquilo que chamamos de "mapas conceituais". Ele ainda tem as vantagens de ser gratuito e seu download pode ser feito a partir de seu site; (3) como representante dos mapas hiperbólicos, o software Hipernavegador, que é um software livre nacional desenvolvido pelo setor de tecnologia da Embrapa que disponibiliza vários outros softwares. Outra vantagem é sua interface de edição, que está em Português.

Os parâmetros para a avaliação dessas interfaces estão divididos em duas dimensões:

  • Parâmetros para a representação conceitual: necessários para a representação de conceitos e relações entre os conceitos;
  • Parâmetros para navegação: contribuem para agilizar e facilitar a navegação em grandes redes de conceitos em cada uma dessas interfaces.

Cada dimensão será avaliada de forma independente em cada uma das interfaces hipertextuais em estudo. A interface receberá notas para os parâmetros de avaliação de cada dimensão em análise. Este modelo de avaliação está baseado no trabalho "Conteúdo, Usabilidade e Funcionalidade: três dimensões para a avaliação de portais estaduais de Governo Eletrônico na Web" (Vilella, 2003) que foi inspirado na Metodologia para Avaliação de Sistemas (Hostalácio et al.,1989).

A nota final para cada dimensão é uma média ponderada. É somatório das notas ponderadas de cada parâmetro divido pelo somatório total dos pesos dos parâmetros.

Nd = Soma de ( Np x Pp / Nmp)

Soma de ( Pp)

Nd = Nota da dimensão da interface

Np = Nota do parâmetro

Pp = Peso do parâmetro

Nmp = Nota máxima do parâmetro

Os parâmetros da representação conceitual testam a capacidade das interfaces na representação de conceitos e relações entre os conceitos definidos na teoria do conceito. O quadro 1 relaciona esses parâmetros.

 

Parâmetros de representação conceitual

Nota

  • Conceito: Formada pelo conceito geral e individual
  • De 0 a 3

  • Relação hierárquica: Formada pelo conceito gênero e espécie
  • De 0 a 3

  • Relação partitiva: Formada pelo conceito todo e parte
  • De 0 a 3

  • Relação de equivalência e oposição: Formada pelo conceito sinônimo e antônimo
  • De 0 a 3

  • Relação funcional: Formada por conceito processo
  • De 0 a 3

    Quadro 1 - Notas dos parâmetros de representação conceitual observados.

     

    Para avaliar a qualidade da representação realizada para cada um dos parâmetros baseamos, principalmente, no ponto de vista do usuário. Assim, quanto mais clara e imediata ficar a representação para usuário, maior é o valor da nota. Portanto, se para o usuário uma determinada relação entre os conceitos não é representada pela interface, ou a mesma representação gráfica é usada para representar mais de uma relação, não distinguindo qual a relação que está sendo representada, este parâmetro recebe nota igual a 0 (zero). No caso de uma relação só ficar caracterizada mediante um estímulo do usuário, estamos aplicando a nota 1 (um), pois exige do usuário um esforço para que ele descubra a relação em questão. Em um outro caso, a representação já é evidenciada pela interface (por exemplo, através de uma cor), mas é preciso aprender uma legenda. De qualquer forma, uma vez que esta legenda é aprendida o usuário já reconhecerá imediatamente a representação. Para este tipo de representação atribuimos o valor 2 (dois). E, finalmente, para os casos em que o reconhecimento da representação ocorre de imediato, sem a necessidade de aprendizagem - por exemplo, com a representação literal da relação - atribuímos a nota 3 (três). Estes critérios estão sintetizados no Quadro 2.

     

    Nota

    Qualidade da representação gráfica

    0

    Não é representado ou a mesma representação gráfica é usada para representar mais de uma relação, não distinguindo qual a relação que está sendo representada.

    1

    Não é representada instantaneamente, a representação acontece mediante um estimulo (ao passar o mouse, por exemplo).

    2

    É representado por um símbolo que o usuário terá que aprender a reconhecer.

    3

    É representado de forma explícita através da forma literal

    Quadro 2 - Critério para avaliação de parâmetros de representação conceitual.

     

    Os parâmetros para analise da navegação tem como objetivo avaliar, nas interfaces dos softwares estudados, recursos que contribuem para agilizar e facilitar a navegação em sistemas de conceitos em cada uma dessas interfaces. Estes parâmetros estão sintetizados no Quadro 3.

     

    Parâmetros de navegação

    Valor

    Área de interface necessária para representar a rede de relações

    Número escalar em cm2

    Cadeias expandem/contraem ao navegar

    Sim ou não (1 ou 0)

    Poli-hierarquia: Quando um conceito tem múltiplos pais.

    Sim ou não (1 ou 0)

    Reorganização automática do sistema de conceitos no acréscimo de um nó.

    Sim ou não (1 ou 0)

    Foco ou ênfase na cadeia observado no momento da navegação (fisheye)

    Sim ou não (1 ou 0)

    Ordenação alfabética dos conceitos subordinados

    Sim ou não (1 ou 0)

    Visualização do caminho da cadeia observada até o conceito-raiz.

    Sim ou não (1 ou 0)

    Quadro 3 - Valores dos parâmetros de navegação observados.

     

    Para a avaliação das interfaces foi necessária a construção de uma rede de conceitos com características e necessidades que testem os parâmetros definidos acima. Esta rede de conceitos pode ser um tesauro, pois o mesmo já especifica a maioria dos conceitos e relações a serem observados. Portanto, a primeira tarefa a ser realizada é a avaliar qual tesauro dentre os pré-requisitos definidos atendem as necessidades deste trabalho. Os pré-requisitos definidos para essa escolha são: (a) disponibilidade do tesauro para consultas pela internet; (b) volume de conceitos suficiente para ser a representação de uma grande rede de conceitos; (c) familiaridade com os conceitos da área do conhecimento escolhida. Dessa forma, foi definida a busca de um tesauro na área de ciência da informação; (d) ter todas as relações entre os termos definidos pela norma ISO 2788; e (e) estar atualizado com termos atuais. Foram analisados os seguintes tesauros: ASIST, IBICT, UNESCO, EUROVOC e o AGROVOC. O resultado está sintetizado no QUADRO 4 a seguir.

     

    Tesauro

    Disponibilidade on-line

    Relações definidas pela ISO 2788

    Cobre a área da C.I.

    Estar

    atualizado

    Tem na Língua Portuguesa

    1

    ASIST

    NÃO

    ..

    SIM

    ..

    NÃO

    2

    IBICT

    SIM

    Faltam as relações NTP e BTP

    SIM

    NÃO

    SIM

    3

    UNESCO

    SIM

    Faltam as relações NTP e BTP

    SIM

    SIM

    NÃO

    4

    EUROVOC

    SIM

    Faltam as relações NTP e BTP

    SIM

    SIM

    SIM

    5

    AGROVOC

    SIM

    Faltam as relações NTP e BTP

    NÃO

    SIM

    SIM

    Quadro 4 - Valores dos parâmetros de navegação observados.

     

    O tesauro Eurovoc foi escolhido para ser utilizado por ter atendido ao maior número de requisito necessários. Foi extraído do tesauro EUROVOC um cluster (grupo de descritores) que constituiu o sistema de conceitos necessário para testar a representação feita pelas interfaces. Este cluster foi retirado de um microtesauro relacionado à área de ciência. Foi escolhido o cluster "documentação". Depois disso foi realizado o mapeamento das relações entre os termos definidas no tesauro para as relações definidas na teoria do conceito, conforme foi especificado no Quadro 5. Foi necessário introduzir novos termos com relações partitivas, conceitos individuais e relações polihierárquicas para que a análise das interfaces fosse completa. Os novos termos que inserimos estão em negrito.

     

    Relação

    do tesauro

    Relação na teoria do

    Conceito

    Conceitos representados

    1

    UF

    Relação de equivalência

    documentação científica

    2

    UF

    Relação de especialização

    documentação técnica

    3

    NT1

    Relação de especialização

    análise da informação

    4

    NT2

    Relação de especialização

    Catalogação

    5

    NT2

    Relação de especialização

    Classificação

    6

    NT2

    Relação de especialização

    indexação de documentos

    7

    NT2

    Relação de especialização

    resumo de textos

    8

    NT1

    Relação de especialização

    aquisição de documentos

    9

    NT2

    Relação de especialização

    permuta de publicações

    10

    NT1

    Relação de especialização

    armazenagem de documentos

    11

    NT1

    Relação de especialização

    difusão da informação

    12

    NT2

    Relação de especialização

    difusão selectiva da informação

    13

    NT1

    Relação de especialização

    fornecimento de documentos

    14

    NT1

    Relação de especialização

    gestão de documento

    15

    NT2

    Relação de especialização

    GED

    16

    BTP1

    Relação de parte

    arquivo de dados

    17

    BTP1

    Relação de parte

    armazenagem de dados

    18

    ..

    Conceito Individual

    LaserFiche 7

    19

    ..

    Conceito Individual

    LaserFiche Suíte

    20

    NT3

    Relação de especialização

    Digitalização

    21

    NT3

    Relação de especialização

    OCR

    22

    BTP1

    Relação de parte

    imagem digitalizada

    23

    BTP1

    Relação de parte

    Texto

    24

    ..

    Conceito Individual

    LaserFiche Zone OCR

    25

    ..

    Conceito Individual

    LaserFiche Suíte

    26

    NT1

    Relação de especialização

    pesquisa documental

    27

    NT1

    Relação de especialização

    registro de documentos

    28

    RT

    Relação de especialização

    ciência da informação (3606)

    1

    UF

    Relação de equivalência

    documentação científica

    Quadro 5 - Sistema de conceitos formado a partir do descritor documentação.

     

    Análise dos dados

    Nesta parte, realizamos a análise das interfaces dos softwares em estudo. Cada uma das interfaces foi utilizada para a representação dessa rede conceitual.

    Diagrama hierárquico outline original

    O sistema de conceitos definido acima foi construído através do software SiteBar para avaliação do diagrama hierárquico outline. A representação pode ser visualizada a seguir (figura 1).

     

    Figura 1 - Diagrama hierárquico outline.

     

    Diagrama hierárquico modificado

    Como o SiteBar é um software livre, foi possível a criação e inserção de novos ícones para cada um dos parâmetros definidos na representação conceitual e inseridos no software. A nova representação pode ser visualizada na figura 2.

     

    Figura 2 - Diagrama hierárquico outline modificado.

     

    Mapas conceituais

    Foi realizada a representação do sistema de conceitos através do software CMAP que pode ser visualizada a seguir. Com o CMAP foi possível representar uma relação polihierarquica (termo Laser Fiche Suíte) (figura 3).

     

    Figura 3 - Mapa conceitual com polihierarquia.

     

    Mapas hiperbólicos

    A representação do sistema de conceitos através do software Hipernavegador pode ser visualizada abaixo (figura 4):

     

    Figura 4 - Mapa hiperbólico.

     

    Resultados

    Os resultados coletados da análise de cada interface hipertextual foram reunidos em um único quadro comparativo, exibido a seguir (tabela 1):

     

    Diagrama Hierárquico do Software SiteBar

    Diagrama Hierárquico do Software SiteBar Modificado

    Mapa Conceitual do software CMAP

    Mapa Hiperbólico do software Hipernavegador

    Parâmetros de Representação Conceitual

  • Conceito geral e individual
  • 2

    2

    2

    2

  • Relação hierárquica
  • 0

    2

    3

    2

  • Relação partitiva
  • 0

    2

    3

    2

  • Relação de equivalência
  • 0

    2

    3

    2

  • Relação funcional
  • 0

    1

    3

    1

    Total

    13,33

    66,67

    100,00

    66,67

    Parâmetros de navegação

  • Cadeias expandem /contraem ao navegar
  • Sim

    Sim

    Não

    Sim

  • Poli-hierarquia
  • Não

    Não

    Sim

    Não

  • Reorganização automática da rede
  • Sim

    Sim

    Não

    Sim

  • Foco ou ênfase na cadeia
  • Não

    Não

    Não

    Sim

  • Ordenação alfabética dos conceitos
  • Sim

    Sim

    Não

    Sim

  • Visualização do caminho até o conceito-raiz.
  • Sim

    Sim

    Sim

    Sim

    Total

    66,67

    66,67

    33,33

    83,33

    Área de interface (em cm2)

    81,9

    81,9

    235,7

    317,6

    Tabela 1 - Comparativo das interfaces hipertextuais estudadas.

     

    É interessante observar que a interface mapa hiperbólico do software Hipernavegador obteve a nota geral de 83,33 nos parâmetros avaliados para a navegação pelo sistema de conceitos, enquanto a interface mapa conceitual do software Cmap obteve apenas 33,33. Entretanto, verificamos que o mapa conceitual obteve a nota 100,00 na avaliação dos parâmetros de representação conceitual. Isto evidencia a finalidade para qual cada interface foi construída. No caso das duas primeiras interfaces, constatamos que o foco é a recuperação da informação através da navegação. No mapa conceitual vemos que a finalidade principal é a representação conceitual, deixando a interface bastante debilitada para ser utilizada na recuperação da informação através da navegação. Outro ponto interessante foi que, se compararmos a interface de diagrama hierárquico original do software SiteBar - que obteve a nota igual a 13,33 - com o mapa hiperbólico do software Hipernavegador - que obteve nota igual a 66,67 - vemos que, das interfaces voltadas para a recuperação da informação, o mapa hiperbólico tem como diferencial a representação conceitual. Entretanto, o diagrama hierárquico do software SiteBar modificado, com a funcionalidade de alteração do ícone do nó, conseguiu superar em muito sua eficiência na representação conceitual, se aproximando bastante do mapa hiperbólico. Além disso, o diagrama hierárquico mostrou outro grande diferencial frente às interfaces: a capacidade de representação do conhecimento de forma condensada, sendo, em comparação com o mapa hiperbólico, foi quase de 4 (quatro) vezes econômico no espaço utilizado para a representação do mesmo sistema de conceitos. Em comparação com o mapa conceitual, o diagrama hierárquico outline foi quase 3 (três) vezes mais econômico, utilizando-se o mesmo tamanho de letra. Isto permite fazer uma representação de um sistema de conceitos em uma pequena área de interface, permitindo, em um sistema de informação, a exibição de outras informações no restante da interface. Isto nos fornece subsídio para entender o motivo dos diagramas hierárquicos serem, até hoje, a principal interface para a organização e recuperação da informação, e, contrariando um pressuposto inicial da pesquisa, sua obsolescência está longe de acontecer.

     

    Considerações finais

    Este estudo teve como principais motivações a percepção da existência de várias interfaces hipertextuais, o freqüente surgimento de novas interfaces e o aproveitamento destes instrumentos na difícil tarefa de representação do conhecimento apoiado por teorias e metodologias criadas para este fim. No estudo visitamos estas teorias e metodologias para formar um senso crítico de como a representação do conhecimento pode ser realizada, e, no que tange às interfaces, exploramos suas qualidades e características a fim de podermos usá-las ao máximo nesta tarefa. A partir da prática podemos verificar as vantagens e desvantagens dessas interfaces, não apenas para a representação do conhecimento, mas também para a recuperação da informação, com importantes notas sobre os recursos para a navegação em tais interfaces. O estudo operacionalizou um método para análise dessas interfaces que pode ser utilizado de outras interfaces e novas interfaces que surgirem. Concluímos que cada uma das interfaces estudadas conserva vantagens exclusivas, como o diagrama hierárquico - com sua economia de área de interface na exibição da rede de conceitos, o mapa conceitual - com a representação explícita das relações, e o mapa hiperbólico com a natureza fisheye, e que, portanto, estas interfaces devem coexistir ao invés de se sobreporem.

    Apesar do presente trabalho ser um estudo de caso, onde os parâmetros das interfaces analisadas são específicas dos softwares analisados, percebemos que as observações e conclusões realizadas tendem a ser válidas para o tipo de interface, como, por exemplo, os mapas hiperbólicos, onde várias interfaces de software manuseados conservam praticamente as mesmas características. Ou seja, apesar do estudo ter sido feito com apenas um caso de cada tipo de interface, devido à padronização natural que ocorre na área do software, vemos que o estudo poderia ser ampliado ou generalizado para o tipo de interface estudada. Assim, como trabalho futuro, é interesse ampliar a análise para um espectro maior de interfaces presente em vários outros softwares existentes a fim de buscar um efeito maior de generalização, e também para servir de orientação para o usuário na escolha de um deles, ressaltando as vantagens que cada um pode trazer. Para o refinamento da análise, poderá ser feito o teste das interfaces por grupos de usuários, permitindo, assim, a avaliação de outros critérios, como usabilidade e eficiência na recuperação da informação.

    Verificamos que a realização destas análises e comparações leva a sugestões de melhorias nas interfaces existentes, (diagrama hierárquico, mapa conceitual e mapa hiperbólico) bem com a sugestão de novas interfaces derivadas das interfaces estudadas que combinem as vantagens existentes em cada uma delas. Uma vertente para a continuação do estudo é a verificação da utilização dessas interfaces na representação de ontologias, bem como no estudo das interfaces que já trabalham com este tipo de representação presente na área de visualização semântica. Teorias de representação do conhecimento que orientam a criação de ontologi-as, tal como a modelagem orientada a objetos, também poderia ser usada como fonte de novos critérios para a análise das interfaces. O padrão Unified Modeling Language (UML), notação utilizada para modelar objetos reais, especifica diagramas cujo objetivo é, justamente, o de representar elementos definidos na modelagem orientada a objetos. Estes diagramas e os softwares que carregam interfaces para a construção dos mesmos também poderiam fazer parte do presente estudo. Entendemos, portanto, que a inclusão da ontologia, a modelagem orientada a objetos e os diagramas da UML fariam uma interessante interlocução com as teorias e interfaces já abordadas, complementando e ampliando o estudo. Dessa forma, concluí-mos que um estudo de natureza interdisciplinar como este, que relaciona Ciência de Informação, Ciência da Computação - e, possivelmente, outras ciências como a Ciência Cognitiva - traz pontos de vista diferentes para ambas as áreas, fertilizando-as como novos caminhos exploratórios que, no futuro, a continuação dessa pesquisa pretende seguir.

     

    Referências Bibliográficas

    Godin, R.; Missaoui, R e April, A. (1998). Experimental comparison of navigation in a galois lattice with conventional information retrieval methods. Paru dans International Journal of Man-machine Studies. 38, 747-767. Disponível no world wide web: http://citeseer.ist.psu.edu/cache/papers/cs/11828/http:zSzzSzwww.info.uqam.cazSz~godinzSzijm:ms93.pdf/godin98experimental.pdf. Acesso: em 19 mar. 2006.         [ Links ]

    Hostalácio, C.; Franco, K. e Spangler, N. (1989). Metodologia para avaliação de sistemas. Belo Horizonte: Companhia de Processamento de Dados do Estado de Minas Gerais - Prodemge.         [ Links ]

    Keim, D.A. (2002). Information visualization and visual data mining. IEEE transactions visualization and computer graphics, 7 (1). Disponível no world wide web: http://www.ailab.si/blaz/predavanja/ozp/gradivo/2002-Keim-Visualization%20in%20DM-IEEE%20Trans%20Vis.pdf. Acesso em: 18 mar. 2006.         [ Links ]

    Le Coadic, Y.F. (1996). A Ciência da Informação. Brasília: Universitaires de France: Briquet de Lemos. 119 p.         [ Links ]

    Levy, P. (1993). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editoria 34. 203 p.         [ Links ]

    Lima, G.A.B.O. (2004). Mapa hipertextual (MHTX): um modelo para organização hipertextual de documentos. 2004. 199 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte,.

    Villella, R.M. (2003). Conteúdo, usabilidade e funcionalidade: três dimensões para a avaliação de portais estaduais de governo eletrônico na web. 263 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.         [ Links ]

    Wives, L.K. (2000). Tecnologias de descoberta de conhecimento em textos aplicadas à inteligência competitiva. 100 f. Monografia (Exame de Qualificação) - Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível no world wide web: http://www.leandro.wives.nom.br/publicacoes/eq.pdf. Acesso em 01 nov. 2003.         [ Links ]

     

    Bibliografia consultada

    Campos, M.L.A. (2001a). A organização de unidades do conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como um espaço comunicacional para realização da autoria. 2001. 190 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - CNPq/IBICT-URFJ/ECO, Rio de janeiro.         [ Links ]

    Campos, M.L.A. (2001b). Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. Niterói: EdUFF        [ Links ]

    Cavalcanti, C.R. (1978). Indexação e tesauro: metodologia e técnicas. Brasília: ABDF. 87 p.         [ Links ]

    Dahlberg, I. (1978). Teoria do conceito. Revista de ciência da informação - IBICT, 7 (2), 101-107.         [ Links ]

    Dias, P. (2006). A abordagem da comunicação multidimensional na concepção e desenvolvimento de interfaces hipermedia. Disponível no world wide web: www.bocc.ubi.pt/pag/pato-luis-abordagem-da-comunicacao.pdf. Acesso em: 11 abr.         [ Links ]

    Dias, C.A. (1999). Hipertexto: evolução histórica e efeitos sociais. Revista de ciência da informação - IBICT, 28 (3), 267-275.         [ Links ]

    Gomes, H.E. (Coord.) (1990). Manual de elaboração de tesauros monolíngües. Brasília: Programa Nacional de Bibliotecas das Instituições de Ensino Superior. 78 p.         [ Links ]

    Hearst, M. (1999). User interfaces and visualization. Em: Baeza-Yates, R. e Ribeiro-Neto, B.. (Orgs.). Modern information retrieval. New York: Addison-Wesley- Longman. Publishing Co.Inc.,. 103 p. Disponível no world wide web: http://www.ischool.berkeley.edu/~hearst/irbook/print/chap10.pdf. Acesso em: 13 nov. 2006.         [ Links ]

    Herrero-Solana, V. e Hassan, Y. (2006). Metodologías para el desarrollo de interfaces visuales de recuperación de información: análisis y comparación. Information research. 11 (3). Disponível no world wide web: http://informationr.net/ir/11-3/paper258.html. Acesso em: 03 fev. 2007.         [ Links ]

    International Organization for Standardization (2001). "ISO 2788: guidelines for the establishment and development of monolingual thesauri", 1986 apud Campos, M.L.A. (2001). A organização de unidades do conhecimento em hiperdocumentos: o modelo conceitual como um espaço comunicacional para realização da autoria.. 190 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - CNPq/IBICT-URFJ/ECO, Rio de janeiro.         [ Links ]

    International Organization for Standardization (2000). ISO 704: principles and methods of terminology. 2nd ed. [s.l.: s. n.         [ Links ]].

    Moreira, A. (2003). Tesauros e ontologias: estudo de definições presentes na literatura das áreas das ciências da computação e da informação, utilizando-se o método analítico-sintético. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.         [ Links ]

    Motta, D.F. (1987). Método relacional como nova abordagem para a construção de tesauros. Rio de Janeiro: SENAI/DN/DPEA. 89p.         [ Links ]

    Novak, J.D. (2005). The theory underling concept maps and how to construct them. 11p. Disponível no world wide web: http://cmap.coginst.uwf.edu/info. Acesso em: 24 maio 2005.         [ Links ]

    Pizzato, L.A.S. (2003). Estrutura multitesauro para recuperação de informações. 112f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Faculdade de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.         [ Links ]

    Salton, G.; Wong, A. e Yang, C.S.A. (1975). Vetor space model for automatic indexing. Comunication of the ACM, Cornell University, 18 (11), 8. Disponível no world wide web: http://portal.acm.org/citation.cfm?id=361220. Acesso em: 22 abr. 2006.         [ Links ]

    Silva, M.F. (2006). Diagramas hierárquicos, mapas conceituais e mapas hiperbólicos: um estudo comparativo entre interfaces hipertextuais. Em: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 7, 2006, Marília/ SP. Anais Eletrônicos... Marília: ANCIB, 2006. 12 p. Disponível no world wide web: http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/enancib/viewpaper.php?id=230. Acesso em: 10 dez.2006.         [ Links ]

    van der Laan, R.H e Ferreira, G.I.S. (2004). Tesauros e terminologia. Disponível no world wide web: http://dici.ibict.br/archive/00000802/01/T149.pdf. Acesso em: 18 fev. 2004.         [ Links ]

     

     

    Notas

    M.F. Silva
    Endereço para correspondência: Rua Castelo de Arraiolos, 89, apt. 303, Bairro Castelo, Belo Horizonte, MG 330330-070.
    E-mail para correspondência: marcelf@gmail.com.