SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Visual and haptic memory for length and area estimates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.14 no.1 Rio de Janeiro Mar. 2009

 

EDITORIAL

 

O presente volume marca o quinto ano de publicação do periódico Ciências & Cognição. Nesta edição, reforçamos o compromisso editorial com a abordagem multidisciplinar dos estudos da cognição, estabelecendo um rico e produtivo diálogo entre diferentes campos que contribuem para a percepção da questão cognitiva em sua complexidade.

O projeto cognitivista empenha esforços interdisciplinares com o fim de estabelecer uma compreensão acerca das relações mente-cérebro. Neste sentido, estabelece um rico diálogo entre diferentes campos acadêmicos na confecção de um mosaico teórico sobre o conhecer e o conhecimento, ou seja, como o ser humano pensa, se expressa, compreende, aprende e apreende o seu entorno.

Originalmente, eram compreendidas por Ciências Cognitivas ou, tanto melhor, Ciências da Cognição: as neurociências, a psicologia, a linguística, a filosofia e a inteligência artificial. Esta perspectiva se expandiu diante da natureza complexa do projeto cognitivista, passando a abraçar outras áreas e sub-áreas, tais como a Educação (ensino-aprendizagem e outras subáreas), Engenharia do Conhecimento, Ciências Sociais (sociologia, antropologia e história do conhecimento) Odontologia (Odontologia Social e preventiva), Ciências Sociais Aplicadas (gestão de informação, estética de massa e linguagens), dentre tantos outros.

Alinhado com este projeto, o periódico Ciências & Cognição orienta sua política editorial para a divulgação de trabalhos científicos de caráter interdisciplinar voltados para a compreensão dos fenômenos cognitivos em sua complexidade, ampliando o horizonte dos debates acadêmicos em torno do tema.

 

Gláucio Aranha
Conselho Editorial Ciências & Cognição

Creative Commons License