SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Successive identity matching to sample tests without reinforcement in Cebus apella author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.14 no.2 Rio de Janeiro July 2009

 

EDITORIAL

 

O periódico Ciências & Cognição inicia novos projetos de modernização e aperfeiçoamento, a partir do segundo semestre de 2009. Neste sentido, o volume 14, número 2, apresenta a versão bilíngüe da política editorial e sistema de submissão, avaliação e publicação. Visando a ampliação de sua área de abrangência, o periódico está investindo, ainda, na publicação de materiais em idiomas de larga difusão junto à comunidade acadêmica.

Neste volume, priorizamos os aspectos psicopedagógicos dos estudos sobre cognição, não deixando, todavia, de abrir espaço para o diálogo plural entre campos acadêmicos, que marca a política editorial do periódico. Mantém, assim, seu compromisso com a missão de disponibilizar informação científica de caráter multidisciplinar sobre estudos da cognição, com credibilidade dentro de uma conduta ética e transparente, bem como de atuar com imparcialidade e rigor, contribuindo para a divulgação da produção científica nacional e internacional.

Tendo como escopo sua consolidação como meio de comunicação científica, o periódico encontra-se, hoje, indexado nas bases de dados internacionais: Latindex, Harvester2, DOAJ (Directory of Open Access Journals), Dialnet, CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), UNC University Libraries, E-jounals.org, AERA SIG (American Educational Research Association Special Interest Group) e SCIRUS. Encontra-se, também, incluso nas bases de dados nacionais: QUALIS (B3, em Educação; B4, em Saúde Pública, Psicologia, Interdisciplinar, Filosofia, Ciências Sociais Aplicadas I; B5, em Letras e Linguística, Medicina II, Engenharia IV), SIBiNet (Indexado como "Ciências e Cognição"), Biblioteca Virtual de Educação (BVE) (Indexado como "Ciências e Cognição"), CanalCiência / Ibict e LIVRE. No entanto, este rol já se encontra em processo de ampliação.

Contando com o apoio do Instituto de Ciências Cognitivas, MCT-CNPQ, MEC-CAPES e Governo Federal, estamos investindo também em ações que considerem a preocupação com a inclusão social e minimização dos déficits de acesso às informações científicas. Neste sentido, estamos aperfeiçoando a interface do periódico, pensando na usabilidade e acessibilidade por portadores de necessidades especiais, favorecendo o uso de softwares de leitura para deficientes visuais. Estas são melhorias e inovações de base que se alinham com o compromisso de mediação e farta distribuição do conteúdo científico com qualidade e responsabilidade social.

 

Gláucio Aranha
Conselho Editorial Ciências & Cognição

Creative Commons License