SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Testes sucessivos de pareamento ao modelo por identidade sem reforçamento em Cebus apella índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. v.14 n.2 Rio de Janeiro jul. 2009

 

EDITORIAL

 

O periódico Ciências & Cognição inicia novos projetos de modernização e aperfeiçoamento, a partir do segundo semestre de 2009. Neste sentido, o volume 14, número 2, apresenta a versão bilíngüe da política editorial e sistema de submissão, avaliação e publicação. Visando a ampliação de sua área de abrangência, o periódico está investindo, ainda, na publicação de materiais em idiomas de larga difusão junto à comunidade acadêmica.

Neste volume, priorizamos os aspectos psicopedagógicos dos estudos sobre cognição, não deixando, todavia, de abrir espaço para o diálogo plural entre campos acadêmicos, que marca a política editorial do periódico. Mantém, assim, seu compromisso com a missão de disponibilizar informação científica de caráter multidisciplinar sobre estudos da cognição, com credibilidade dentro de uma conduta ética e transparente, bem como de atuar com imparcialidade e rigor, contribuindo para a divulgação da produção científica nacional e internacional.

Tendo como escopo sua consolidação como meio de comunicação científica, o periódico encontra-se, hoje, indexado nas bases de dados internacionais: Latindex, Harvester2, DOAJ (Directory of Open Access Journals), Dialnet, CLASE (Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades), UNC University Libraries, E-jounals.org, AERA SIG (American Educational Research Association Special Interest Group) e SCIRUS. Encontra-se, também, incluso nas bases de dados nacionais: QUALIS (B3, em Educação; B4, em Saúde Pública, Psicologia, Interdisciplinar, Filosofia, Ciências Sociais Aplicadas I; B5, em Letras e Linguística, Medicina II, Engenharia IV), SIBiNet (Indexado como "Ciências e Cognição"), Biblioteca Virtual de Educação (BVE) (Indexado como "Ciências e Cognição"), CanalCiência / Ibict e LIVRE. No entanto, este rol já se encontra em processo de ampliação.

Contando com o apoio do Instituto de Ciências Cognitivas, MCT-CNPQ, MEC-CAPES e Governo Federal, estamos investindo também em ações que considerem a preocupação com a inclusão social e minimização dos déficits de acesso às informações científicas. Neste sentido, estamos aperfeiçoando a interface do periódico, pensando na usabilidade e acessibilidade por portadores de necessidades especiais, favorecendo o uso de softwares de leitura para deficientes visuais. Estas são melhorias e inovações de base que se alinham com o compromisso de mediação e farta distribuição do conteúdo científico com qualidade e responsabilidade social.

 

Gláucio Aranha
Conselho Editorial Ciências & Cognição

Creative Commons License