SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número3O papel das células tronco na engenharia tecidualBiblioteca escolar e práticas educativas: o mediador em formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. v.14 n.3 Rio de Janeiro nov. 2009

 

RESENHA

 

Jung - Um caminho pela psicologia analítica

 

Jung - A path through the analytical psychology

 

 

Maurício Aranha

Instituto de Ciências Cognitivas, Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil

 

 

A obra JUNG - Um caminho pela psicologia analítica(Santos, S.R. (org.). Rio de Janeiro: Editora WAK, 2008), tem por proposta facilitar a compreensão de alguns conceitos fundamentais da psicologia analítica desenvolvida por C. G. Jung. Parte do princípio que a complexidade da teoria junguiana, bem como a típica erudição demonstrada por seus seguidores, dificulta para o principiante o entendimento dos elementos constitutivos da teoria. Esta facilitação tem por fim instigar o leitor a interessar-se pelo tema.

Assim sendo, a obra encontra-se dividida em seis capítulos. Os autores procuram demonstrar os pontos relevantes dos conceitos, expondo-os de forma objetiva e exemplificando com citações do próprio Jung ou de estudiosos do mesmo.

Para tanto, utilizam o capítulo I para demonstrar os elementos originadores da Psicologia Analítica, os recursos empregados e experienciados por Jung no percurso do desenvolvimento de suas primeiras concepções na busca da compreensão da dinâmica da psique humana; bem como a influência da psicanálise freudiana e da temática mitológica.

Dedicam o capitulo II aos elementos estruturantes da psique (self, ego, sombra,...) com o fim de compreender os pressupostos do novo paradigma científico a que Jung aderiu, destacando seus respectivos referenciais.

No capítulo III, a abordagem se volta para os aspectos dinâmicos da psique, ou seja, os elementos fluidos e metamórficos da psique como a energia psíquica, a volição, as funções e a personalidade.

Já o capítulo IV elege um dos elementos estruturantes da psique, o arquétipo, que constitui a forma sem conteúdo, para aprofundar aspectos tão explorados por Jung na compreensão do desenvolvimento psíquico como os aspectos da mãe, da criança, do velho, do herói, entre outros.

O capítulo V aborda o objetivo da jornada analítica, qual seja, a individuação. Esclarece a terminologia, o processo e a finalidade no âmbito do projeto junguiano de redenção da alma humana e na compreensão do desenvolvimento dos aspectos constituintes da personalidade.

Por fim, o capítulo VI contempla as abordagens terapêuticas nas suas mais variadas formas e aplicações (sonhos, caixa de areia, arteterapia,..), demonstrando haver inúmeros caminhos possíveis para se ter acesso e dar expressão aos conteúdos psíquicos latentes.

Cumpre mencionar que a obra tem um caráter didático, trabalhando os temas de forma simples e objetiva. Fundamenta as colocações e conceitualizações e estimula o leitor a aprofundar-se no tema. Trata-se de uma obra introdutória com uma formatação pedagógica, estimulante e consistente. Os autores demonstram preocupação em fazer chegar ao leitor a importância da abrangência, da profundidade e do valor da teoria legada por Jung, tanto na perspectiva científico-acadêmica, quanto sociocultural da contemporaneidade.

A obra é indicada para alunos, professores e interessados em compreender tanto a psicologia proposta por Jung, quanto seu próprio universo psíquico, suas limitações, recursos e perspectivas.

Os autores Sandra Regina Santos, Ana Altiva Pereira de Araújo Filha e Luíz Fernando Furlanetto Pacheco são pós-graduandos do Uni-IBMR que, sob a coordenação do Dr. Walter Boechat, têm proporcionado um encontro acadêmico profícuo com a teoria junguiana. Autores promissores que já demonstram habilidade para lidar com uma abordagem psíquica tão vasta e complexa; envolvendo desde temas comuns as teorias psíquicas como o inconsciente, o ego e a transferência até temas mais complexos e instigantes como a mitologia, a religiosidade e a alquimia.

 

 

Submetido em 15/08/2009
Aceito em 20/10/2009

 

 

M. Aranha é Graduado em Medicina (Universidade Federal de Juiz de Fora), Especialista em Psiquiatria Forense (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Psiquiatria (Universidade Estácio de Sá), Psicopedagogia Clínica e Institucional (Grupo de Ação Educacional), Psicologia Analítica (Universidade Hermínio da Silveira e Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação), Neurolinguística (Instituto NLP in Rio & NLP Institüt Berlin), Neurociência e Saúde Mental (Instituto de Neurociências y Salud Mental da Universidade da Catalunya, Espanha). E-mailpara correspondência: ma@icc-br.org.

Creative Commons License