SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The teaching of chemistry in the ongoing integrated technical PROEJA in metallurgy and materials (IFES campus Vitória): analysis of students' perceptionsNeuroeducation emergence: the time and place for neuroscience to add value to educational research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.15 no.1 Rio de Janeiro Apr. 2010

 

Artigo Científico

 

Investigação da construção do conceito de reação química a partir dos conhecimentos prévios e das interações sociais

 

Investigation of the construction chemistry reaction concept from the previous knowledge and the social interactions

 

 

João R. de Freitas FilhoI; Renata M. Cavalcanti Silva CelestinoII

IUniversidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Garanhuns, Pernambuco, Brasil;
IIFaculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), Palmares, Pernambuco, Brasil

 

 


Resumo

Neste artigo, relatamos uma investigação, realizada com estudantes da 1a. série do ensino médio de uma escola pública, sobre o papel dos conhecimentos prévios e das interações sociais na construção do conceito de reação química. A intervenção didática envolveu momentos distintos, abrangendo atividades audiovisuais, experimentação, leitura e escrita de textos. Comparando momentos de trabalho individual com situações de interação constatamos que a interação possibilitou um movimento de compreensão do conceito, no sentido da abstração e de generalização, que não ocorreu na situação de trabalho individual. A análise dos dados realizada indica que a confusão conceitual manifestada pelos estudantes tem suas raízes no processo de ensino e aprendizagem e interfere nitidamente na qualidade do ensino de química. Nas respostas iniciais dos estudantes, predominavam descrições e explicações empíricas e confusas. Após as discussões nos grupos, os estudantes incorporaram elementos do discurso científico em suas respostas e conseguiram elaborar explicações teóricas para os experimentos realizados. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (1): 187-198.

Palavras-chave: conhecimentos prévios; interações sociais; conceito de reação química.


Abstract

This paper reports a research about the influences of previous ideas and social interaction in learning of reaction concept carried out with 1st grade of high school students of a public school. The didactic intervention involved distinct moments, encompassing audiovisual activities, experimentation, reading and writing of texts. Comparing moments of individual work with interactions situations we observed that the circumstances where interactions occurs, a greater comprehension of concept and how it enables abstraction and generalization was made possible whereas this did not occur in the situation where individual work was carried out. In that way, the analysis of the accomplished data indicates that the conceptual confusion manifested by the students has it is roots in the teaching process and learning and it interferes sharply in the quality of the teaching of chemistry Empiricist and confused descriptions and explanations predominated in the students' initial answers. After the group discussion, the students incorporated scientific discourse elements in their answers, and they could elaborate theoretical explanations for the observed phenomena. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (1): 187-198.

Keywords: previous ideas; social interaction; chemical reaction concept.


 

 

Introdução

O Ensino de Química, assim como outras áreas científicas, vem sofrendo críticas consideráveis, em função de que o conhecimento desenvolvido seja puramente acadêmico, causando a sensação, nos estudantes, de que está pronto e acabado, ou seja, não colocando dúvida sobre aquilo que se ensina. Também a forma como esse conhecimento chega ao estudante é questionada, na medida em que se transmitem informações que são simplesmente memorizadas. Porém, é sabido que a ciência é uma forma de explicar o mundo - uma forma coerente e organizada - e, por isso, os conceitos atualmente aceitos pela comunidade científica e ensinados nas escolas não são "verdades absolutas". Tampouco deve o estudante ficar com a impressão de que existe uma "ciência" acima do bem e do mal, que o cientista tenta descobrir (Brasil, 1999).

Reconhecer que os jovens possuem diversos conhecimentos do dia a dia, propicia ao professor criar um ambiente no qual os estudantes se sintam encorajados a apresentar suas conjecturas, argumentar contra ou a favor das ideias dos outros, sabendo que a todo momento seu raciocínio será valorizado e que isso pode contribuir para o desenvolvimento de sua aprendizagem.

Em sua rica obra, Piaget descreve as interações sociais como um dos fatores da construção cognitiva do ser humano: "a vida social é uma condição necessária para o desenvolvimento da lógica. Cremos, portanto, que a vida social transforma até a própria natureza do indivíduo" (Piaget, 1977: 239).

Em seus estudos sobre a formação de conceitos, Vygotsky (1934/1987; 2001) concluiu que o significado das palavras sofre transformações no curso do desenvolvimento, passando por três momentos diferentes. Quando propõe esse caminho para o desenvolvimento conceitual, ele não quer afirmar que esse processo seja linear e diz que o terceiro momento não aparece, necessariamente, após o segundo ter se completado integralmente.

Os pressupostos de Vygotsky com relação à aprendizagem destacam dois fatores como principais. O primeiro deles que é tido como mais importante, fala da relação existente entre a aprendizagem e a interação social, enquanto que o segundo é a possibilidade de organização de situações de ensino que atuem na zona de desenvolvimento do aluno, permitindo-lhe alcançar níveis de conhecimento mais elaborados (Moysés,1997: 34).

A concepção construtivista defende que se considere em um processo de aprendizagem aspectos globais como a disposição dos estudantes para esta aprendizagem, os instrumentos, as habilidades, as estratégias que são capazes de utilizar e, principalmente, os conhecimentos prévios que possuem sobre o assunto a ser ensinado. Esses conhecimentos prévios englobam não só conhecimentos sobre o próprio conceito, como também relações diretas ou indiretas que o aluno seja capaz de estabelecer com o novo conteúdo (Miras,1997). Desta forma, segundo essa concepção, uma aprendizagem será significativa quando o aluno for capaz de estabelecer relações coerentes entre o que já sabe e o novo conhecimento que lhe está sendo apresentado.

Segundo trabalhos de diSessa (1982, 1983), as concepções prévias devem ser compreendidas como parte ativa de um processo de desenvolvimento cognitivo/conceitual. Desta maneira, as concepções prévias podem ser tomadas como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos. Assim sendo, o papel do indivíduo/estudante é o de construtor de seus conhecimentos a partir de seus interesses, que o conduz à ação no sentido de tomar para si um dado objeto. Este, o objeto, não é, de fato, puro, ou seja, é sempre o resultado de alguma interpretação do sujeito. Esta maneira de ver coerente com a Epistemologia Genética que considera que o objeto é apreendido por meio de alguma estrutura cognitiva constituída pelo sujeito a partir de seus interesses e necessidades (Piaget, 1975).

A aprendizagem de conceitos que uma pessoa adquire de um determinado conhecimento acontece a partir do momento em que ele é capaz de dotar o significado de um material ou informação que lhe é apresentado, isto é, quando se compreende esse material, podendo a partir disso, traduzi-lo para suas palavras. Desse modo, o aluno só aprende de forma real quando é capaz de trazer o conhecimento para sua própria realidade (Coll, 1998).

Um dos problemas mais graves na aprendizagem escolar atual está no fato de muitos professores apenas esperar que seus alunos aprendam conceitos, fazendo com que eles se limitem a aprender informação restrita e desprovida de significados para si. E, como não é fácil estabelecer diferenças reais entre informação e conceitos, já que para isto é necessário o aluno aprender sobre o objeto em questão, sempre é preciso levar em consideração que a aprendizagem de conceitos conta com os conhecimentos prévios dos alunos para ser eficaz. Sendo necessário, no entanto, mais do que simplesmente considerá-los, mas sim conseguir ativá-los e vinculá-los com o novo material de aprendizagem (Biondo e Calsa, 2003).

Segundo teorias contemporâneas de aprendizagem, tornar o estudante um participante ativo no processo significa, primeiramente, a valorização de suas concepções prévias, utilizando-as como ponto de partida para a construção de novos conhecimentos, tornando a evolução conceitual um produto da interação das concepções prévias com as novas experiências.

Baseadas nestas ideias, as correntes construtivistas vêm crescendo consideravelmente, porém com grande variedade de abordagens e visões. Segundo Mortimer (2000: 383), ao menos duas características são comuns a todas as vertentes: "(1) a aprendizagem se dá através do ativo envolvimento do aprendiz na construção do conhecimento; (2) as ideias prévias dos estudantes desempenham um papel importante no processo de aprendizagem".

Mortimer (1996) explica que os estudantes, a partir de suas experiências de vida, constroem por si mesmos, várias teorias acerca dos fenômenos da natureza, com coerência do ponto de vista pessoal, mas incoerente cientificamente; e o ensino escolar ineficaz pode estimular o surgimento dessas ideias alternativas.

Cachapuz (2000) comenta que a subjetividade, a compreensão individual, que o educando tem dos conhecimentos trabalhados na escola, da explicação dada pelo professor, das leituras realizadas ou mesmo de situações vivenciadas e presenciadas no seu dia a dia podem gerar a formação de concepções prévias.

Segundo El-Hani e Bizzo (2007), a aprendizagem de conceitos científicos consiste na aprendizagem de uma segunda linguagem, ou seja, é um processo de alfabetização em que o indivíduo deve aprender a pensar, falar, ler e escrever em uma outra linguagem que traz com ela uma maneira particular de ver o mundo. Esses autores defendem que o processo de mudança conceitual não significa a ruptura ou substituição das concepções prévias do aluno pelas científicas, mas esclarecem que o papel do ensino de ciências deve ser o de levar aos educandos o reconhecimento e a explicitação de domínios particulares do discurso, nos quais as concepções científicas e as ideias dos alunos têm cada qual o seu contexto.

Partir das concepções prévias dos estudantes e fazê-las evoluir, de forma que essas ideias possam explicar o mundo, é o que se tem chamado de modelo de evolução conceitual. Temos considerado como aprendizagem, esse processo de evolução conceitual.

No que diz respeito ao estudo das reações químicas, Mortimer e Miranda (1995) demonstraram que o entendimento deste conteúdo depende do reconhecimento de que a matéria é formada por átomos e que esses átomos são conservados durante as reações químicas. Os melhores desempenhos em tarefas de reações químicas, segundos vários estudo disponíveis, foram encontrados justamente entre os estudantes que utilizaram melhor seus conhecimentos prévios de química, ou seja, que utilizaram suas observações dos fenômenos estudados. Segundo os autores, os estudantes têm em mente sobre os fenômenos classificados como reações químicas, concepções muito diferentes daquelas aceitas pela comunidade científica. Esses estudantes nem sempre reconhecem as substâncias que se transformam e as que permanecem constantes, centralizando sempre suas explicações nas mudanças perceptíveis que ocorrem quando as substâncias reagem entre si.

Uma das maiores dificuldades que os estudantes do ensino médio enfrentam ao estudar essas transformações está relacionada à extensão desses conceitos. Nem sempre esses estudantes reconhecem similaridades entre os fenômenos que têm aspectos perceptivos bem diferenciados. Para a maioria deles, diferentes processos como a combustão de uma vela, o enferrujamento de um prego ou a até dissolução de um comprimido antiácido não apresentam nada em comum (Mortimer e Miranda, 1995).

Este trabalho teve como objetivo investigar aspectos dos conhecimentos prévios e das interações sociais dos estudantes da primeira série do Ensino Médio na construção do conceito de reação química.

 

Aspectos metodológicos

O contexto social e os sujeitos envolvidos

A escola escolhida para realização deste trabalho foi a Escola Fábio da Silveira Barros (EFASB), no Município de Maraial - PE. Participaram da pesquisa 30 estudantes, de ambos os sexos, da 1a série do Ensino Médio do turno da manhã. Esses alunos encontravam-se na faixa etária de 14 a 20 anos de idade. A maioria dos estudantes morava próximo à escola e/ou da zona rural do município.

A escola selecionada foi visitada e solicitada aos gestores, consentimento para a realização da pesquisa. Após o consentimento foi escolhido o nível e séries a ser objeto de estudo e em seguida foram realizadas visitas às salas de aula de química.

A Escola não oferece aos seus estudantes uma infra-estrutura adequada ao ensino experimental, ou seja, não dispõe de equipamentos e materiais adequados para a realização de diversos tipos de aulas, mas como a temática exigia aulas experimentais, fez-se a opção por utilizar equipamentos construídos pelos estudantes, na hipótese de que levando os mesmos a construírem seus próprios equipamentos é mais provável que estes consigam compreender melhor o fenômeno.

Atividades desenvolvidas

Para o desenvolvimento deste trabalho, fez-se necessária a aplicação de alguns instrumentos de pesquisa. Elaborou-se um plano sistemático para a execução das intervenções que foram realizadas em sete momentos pedagógicos.

O primeiro momento pedagógico constituiu-se na formulação e aplicação de um questionário. Esse constou de seis questões abertas referentes ao assunto sendo a última questão a solicitação de um desenho que representasse o fenômeno As questões foram as seguintes:

1) Para você o que você é mistura?
2) Como e quando você acha que ocorre uma reação?
3) Ao rasgarmos uma folha de papel ocorre reação?
4) E ao queimarmos uma folha de papel que foi rasgado há reação?
5) O que acontece quando dissolvemos sal em água?
6) Represente através de desenho o que é uma reação química.

As questões buscaram identificar os meios em que ocorreu a aprendizagem dos alunos sobre o tema investigado, como foi essa aprendizagem, o que realmente aprenderam e as concepções que foram elaboradas durante seus anos de escolarização. Este momento teve duração de 50 minutos.

O segundo momento pedagógico consistiu na leitura do texto Como os alunos entendem queima e combustão - contribuições a partir das representações sociais, extraído da revista Química Nova na Escola (Silva e Pitombo, 2006), com duração de 100 minutos.

O terceiro momento pedagógico consistiu na realização de experimentos interativos, com duração de 100 minutos. Esta se dividiu em duas etapas: a primeira, constando de uma introdução teórica sobre os conteúdos, e, a segunda, consistindo em um experimento relacionado ao tema da aula. A turma foi organizada em seis grupos ( com cinco estudantes) formados espontaneamente (tabela 1), sendo que em cada um deles foram montados vários experimentos. Na primeira intervenção, o professor buscou desenvolver a ideia de reação química, enfatizando a formação de novos materiais, podendo ou não ser acompanhada de mudanças perceptíveis. Para isso, estudou com os estudantes fenômenos simples, tais como: queima de um pedaço de papel, dissolução de açúcar em água e dissolução de um comprimido efervescente em água, metodologia já descrita por Pessoas e Alves (2008). Na segunda intervenção, o experimento aplicado tratou de adicionar 200mL de água oxigenada 10 volumes a pequenos pedaços de batata, adicionar água filtrada a batata e adição do açúcar ao refrigerante.

 

Grupos formados

Identificação dos estudantes nos grupos espontâneos

Identificação dos estudantes nos grupos recombinados

A

A1, A2, A3, A4, A5

A1, B1, CI, D1, E1, F1.

B

B1, B2, B3, B4, B5

A2, B2, C2, D2, E2, F2

C

C1, C2, C3, C4, C5

A3, B3, C3, D3, E3, F3

D

D1, D2, D3, D4, D5

A4, B4, C4, D4, E4, F4

E

E1, E2, E3, E4, E5

A5, B5, C5, D5, E5, F5

F

F1, F2, F3, F4, F5

Tabela 1 - Formação dos grupos e identificação dos estudantes no grupo.

 

Após as aulas experimentais e sem que os estudantes fossem avisados, aplicou-se um novo questionário discursivo. Esse constou de cinco questões abertas referentes ao assunto. As questões foram as seguintes:

1) Com as transformações ocorridas o que foi possível observar em cada experimento?
2) O gás liberado nos experimentos 3 e 4 já existia em cada sistema?
3) Nos experimentos observados, em quais ocorreu produção de novo material?
4) Quando adicionamos, água oxigenada sobre os pedaços de batata se forma uma espuma! Porque isso ocorre?
5) Dos experimentos realizados todos são reações químicas? Se a resposta for não, justifique quais são.

Esta ferramenta permitiu avaliar parte dos resultados das aulas experimentais, e constituiu o quarto momento pedagógico, com duração de 100 minutos.

No quinto momento, que correspondeu à oitava aula de duração de 50 minutos, o professor interagiu com a turma toda, buscando debater as explicações produzidas pelos grupos e avançar na construção do conceito de reação química.

No sexto momento, após os estudantes terem respondido ao segundo questionário, a turma foi dividida em seis grupos recombinados, grupo com seis estudantes; cada um destes construiu, então, um relatório escrito. Este relatório tratou dos conteúdos de química abordados nas aulas e da maneira como estes foram apresentados. O relatório foi socializado com toda turma. Este momento teve duração de 100 minutos.

No sétimo momento pedagógico, que teve duração de 50 minutos, o professor solicitou que cada estudante registrasse por escrito suas explicações para os resultados dos experimentos realizados.

As aulas experimentais foram gravadas em vídeo, mas os dados apresentados não se referem à sua transcrição literal e sim a um relato dos fatos observados da filmagem efetuada. Observamos principalmente as situações nas quais ficaram evidentes a ocorrência de interações sociais entre o professor e seus alunos e destes com o objeto de ensino.

Procedimento de análise

As informações escritas envolveram os registros da explicação inicial individual dos estudantes, os registros dos grupos formados espontaneamente, o registro dos grupos recombinados pelo docente e os registros individuais, ao final do último momento pedagógico. O conjunto de informações gravadas em vídeo e transcritas envolveu as discussões nos grupos espontâneos, nos grupos recombinados e com a turma toda.

 

Resultados e discussão

Neste trabalho, analisou-se três conjuntos de informações: as respostas escritas individuais dos estudantes, no início e no final das atividades; as respostas escritas dos grupos formados espontaneamente e dos grupos recombinados pelo professor; e as transcrições das aulas vídeo gravadas.

Na análise das respostas individuais dos estudantes, no primeiro momento pedagógico, foram identificados conflitos e conceitos alternativos, tais como confusão entre os termos mistura e reação, diluir e dissolver, dificuldade em diferenciar transformações química e física, compreensão do conceito de solução limitado a sólido-líquido e classificação de mistura com base apenas em fases. Foi demonstrada a inexistência da visão microscópica de solução. Com relação à última pergunta, percebe-se que alguns estudantes (estudante A1, B2, C1 e D4) através de desenho (figuras 1, 2, 3,4) representaram o que seria uma reação química, corretamente, mas no registro escrito as explicações tiveram caráter empírico, como por exemplos: "reação química é reagir, contra alguma coisa", "queimar um pedaço de papel", "é a mistura de coisas químicas diferentes", "lavar uma panela com sabão já é uma reação", "diluir um comprimido efervescente em água".

Ao mesmo tempo, tais resultados mostram que os estudantes não possuíam um conhecimento prévio consolidado, mas, sim lacunas conceituais, o que fez os estudantes explicarem o fenômeno de reação química apenas em suas observações.

 

Figura 1 - Representação do conceito de reação pelo aluno A1.

 

Figura 2 - Representação do conceito de reação pelo aluno B2.

 

Figura 3 - Representação do conceito de reação pelo aluno C1.

 

Figura 4 - Representação do conceito de reação pelo aluno D4.

 

No segundo momento pedagógico, a atividade iniciou com a leitura e discussão de um texto sobre a queima e combustão, a partir das representações sociais, com o intuito de introduzir a história científica, contextualizar e familiarizar os estudantes com o tema da aula, reação química. Neste momento pedagógico, ao solicitarmos que os estudantes exemplificassem as reações químicas que ocorrem no dia-a-dia, o resultado foi bem melhor que os anteriores, demonstrando que apesar de todas as dificuldades nas respostas escritas, foram citadas a ferrugem, a queima da madeira, a adição do comprimido efervescente na água, queima do papel, explosão e o ato de acender um fósforo, como reação química.

Um outro ponto que chamou a nossa atenção está relacionado às questões: "Ao rasgarmos uma folha de papel ocorre reação? E ao queimarmos esse mesmo papel que foi rasgado há reação?", pois 60% dos estudantes responderam as questões das seguintes maneiras: "não acontece reação ao rasgar uma folha de papel, pois mesmo rasgada, ela continua sendo papel", "ao queimarmos, sim, acontece uma reação, pois o papel deixou de ser papel e passou a ser cinzas". Este resultado positivo só foi possível após a leitura e discussão do texto.

No terceiro momento pedagógico, adotamos a utilização da experimentação de baixo custo para gerar um ambiente favorável ao trabalho em grupo, criando integração e promovendo manifestação da criatividade através da realização das atividades em grupos formados espontaneamente. Na primeira intervenção experimental, trabalhou-se os seguintes experimentos: experimento 1 - queima de um pedaço de papel; experimento 2 - a dissolução de açúcar em água; e experimento 3 - dissolução de um comprimido efervescente em água. Após a realização dos experimentos, os estudantes se mostraram um tanto quanto acanhados, porém com o decorrer da aula a participação aumentou. Alguns materiais empregados como recursos pedagógicos durante a realização dos experimentos foram: isqueiro, frasco de maionese, termômetro, cartolina, pincel piloto. Todos estes materiais auxiliaram na primeira intervenção; o isqueiro e o papel foram utilizados para abordagem do fenômeno de queima. O vidro de maionese e substâncias, tais como água, açúcar e comprimido efervescente, foram usados para abordagem do fenômeno de diluição e dissolução. Destaca-se aqui, que nenhum dos estudantes soube responder quando questionados sobre o funcionamento destes objetos, nem mesmo percebiam que a química estava envolvida nesses objetos cotidianos.

Com relação ao experimento "dissolução de um comprimido efervescente em água", segundo análise das anotações escrita dos estudantes C2, D2, E1, F1 e A3, percebeu-se que predominam explicações empíricas dos sistemas. Ou seja, segundo os mesmos, o que provoca a dissolução do comprimido é a liberação de gás, produzido na reação dele com a água.

Os estudantes do grupo espontâneo apoiaram suas respostas na observação do fenômeno. No entanto, além da descrição, o professor solicitou aos estudantes que fizessem comparações entre os experimentos. Consideramos que esse passo (descrições para comparações) foi importante na construção da explicação teórica, pois a comparação entre os experimentos possibilitou direcionar o foco das discussões, do que havia ocorrido com o comprimido, quando dissolvido em água quente ou fria.

Na segunda intervenção experimental, os experimentos realizados foram: experimento 4: adicionar 200mL de água oxigenada 10 volumes a pequenos pedaços de batata; experimento 5: adicionar água filtrada a batata e experimento 6: adição do açúcar ao refrigerante. Para realização dos experimentos, os estudantes empregaram alguns materiais, tais como, água oxigenada, batata, açúcar, refrigerante, água filtrada, vidro de maionese. Estes materiais, da mesma forma que na primeira intervenção, foram empregados com o intuito de auxiliar a construção dos conceitos propostos na aula e aproximar a química estudada do dia-dia dos estudantes.

A elaboração de atividades experimentais, no terceiro momento pedagógico, privilegiou estratégias não muito comuns desenvolvidas na escola, objeto de estudo, permitindo, por conseguinte, trabalhar com os estudantes atividades não habituais como observação, anotações, elaboração de hipóteses, argumentação, dentre outras. Nesse contexto, os experimentos propostos tiveram por objetivo mostrar aos estudantes o caráter empírico da ciência, a importância das observações experimentais, a atenção na coleta dos dados, as explicações iniciais, a discussão, enfim, os princípios da construção do conceito de reação química.

Após a realização dos experimentos, o professor solicitou aos estudantes que respondessem por escrito uma série de questões, dentre as quais:

Questão 1:Com as transformações ocorridas o que foi possível observar em cada experimento?

Questão 2: O gás liberado nos experimentos 3 e 4 já existia em cada sistema?

Questão 3: Nos experimentos observados, em quais ocorreram a produção de novas substâncias?

Questão 4:Dos experimentos realizados, todos são reações químicas? Se a resposta for não, justifique quais são.

Questão 5: Quando adicionamos água oxigenada sobre os pedaços de batata se forma uma espuma. Porque isso ocorre?

As respostas a essas questões constituíram os registros escritos por nós analisados. Nas análises das anotações escritas os estudantes (24 estudantes) incorporaram elementos do discurso científico em suas respostas e conseguiram elaborar explicações teóricas para os experimentos realizados. Nas respostas escritas do grupo espontâneo, do qual o aluno B4 participou, predominaram também explicações de caráter empírico, indicando somente o que havia acontecido com a batata em cada experimento: "o que faz a água oxigenada espumar na batata é que estar ocorrendo uma reação química".

Nas respostas do grupo espontâneo, com relação ao experimento: dissolver açúcar em refrigerante, o aluno D5 ainda mantinha explicações de caráter empírico e até equivocada: "O que acontece neste experimento é uma reação química com a decomposição de algumas substâncias".

No quinto momento pedagógico, o professor interagiu com a turma toda, buscando debater as explicações produzidas pelos grupos e avançar na construção do conceito de reação química. Até esse momento pedagógico, muitos estudantes ainda não haviam elaborado explicações teóricas para os experimentos: batata + água oxigenada; comprimento efervescente + água; açúcar + refrigerante. Acreditamos que apesar de contribuir para que os estudantes compartilhassem a observação do fenômeno, a ênfase dada pelo professor à descrição empírica dos experimentos, acabou criando um obstáculo para a elaboração da explicação teórica a respeito dos mesmos. Isto porque, além da observação e descrição empírica dos experimentos, outros elementos participaram do processo de elaboração das explicações, tais como, as vozes das experiências cotidianas dos estudantes, a de seus conhecimentos escolares anteriores e a do discurso científico escolar, introduzido pelo professor. Tudo isso dificultou a elaboração das explicações teóricas para os fenômenos observados.

Convém destacar que o discurso científico nas aulas de química procura o estabelecimento de significados inequívocos, como parte de um texto unívoco. No entanto, para que ocorra a produção de significados nas aulas, é necessário que o professor dialogue com os estudantes, proporcionando a interação entre diferentes vozes (Mortimer e Machado, 2001).

No sexto momento pedagógico, os grupos foram recombinados e foram produzidos relatórios escritos. No registro escrito do grupo recombinado, os estudantes responderam que o que provoca a efervescência do comprimido é a liberação de gás CO2, produzido na reação dele com a água. O grupo recombinado avançou em relação ao grupo espontâneo, no conteúdo de suas respostas escritas, ao elaborar uma explicação teórica aceitável para o experimento 3, ou seja, "a decomposição da água oxigenada ocorre com formação de bolhas,devido à liberação do gás hidrogênio. Na presença da batata, a decomposição ocorre mais rápido devido a ação da catalase (proteína)".

Este momento teve como objetivo privilegiar e diversificar as interações entre os estudantes e dos estudantes com professor. Utilizou-se esta estratégia baseado na perspectiva de que a zona de desenvolvimento proximal (ZDP) não é um atributo de um indivíduo, e sim um atributo do evento (Mercer, 1998). Cada estudante contribuiu com diferentes saberes para o estabelecimento da ZDP na interação discursiva. Ainda neste momento, os estudantes socializaram as explicações dos grupos para toda a turma e avançaram na construção do conceito de reação química. Os estudantes incorporaram elementos do discurso científico em suas respostas e conseguiram elaborar explicações teóricas para os experimentos realizados.

Finalmente, no sétimo momento pedagógico, o professor solicitou que cada estudante, individualmente, registrasse por escrito suas explicações para os resultados dos experimentos realizados. Após a intervenção didática, foi verificada uma evolução conceitual significativa, no que diz respeito ao conceito de reação química. Abaixo estão alguns exemplos de respostas formuladas pelos estudantes.

Estudante A1:

"O que provoca a efervescência dos comprimidos é a liberação do gás CO2, produzido na reação dele com a água".

Estudante B1:

"A decomposição da água oxigenada libera uma substância no estado gasoso, então o sistema reacional fica cheio de bolhas".

Aluno C1:

"Estas bolhas que vão aparecendo indica o início da reação..."

Aluno D1:

"A reação de dissolução dos comprimidos ocorre mais rapidamente em água quente, e mais lentamente em água fria, pois quanto maior a temperatura do sistema, maior a energia cinética, maior o número de colisões entre as moléculas dos reagentes..."

Aluno E1:

"No recipiente contendo a batata a decomposição ocorre mais rápido devido a ação da catalase".

Aluno F1:

"Neste experimento a batata foi utilizada como catalisador".

Aluno A2:

"A batatas fizeram a reação começar imediatamente. Sem as batatas a reação é muito demorada".

Aluno B2:

"Quando adicionamos açúcar a refrigerante não ocorre uma reação química. O que acontece é que a adição de outro soluto reduz o coeficiente de solubilidade dos solutos já presentes..."

Aluno C2:

"Quando se acrescentamos o açúcar ao refrigerante, a solubilidade do gás carbônico diminui, de modo que a quantidade de gás carbônico que está além do coeficiente de solubilidade é liberada, daí a efervescência..."

Este momento pedagógico possibilitou avaliar as explicações dos estudantes em diferentes momentos, contemplando aspectos individuais e outros que emergiram nas interações em cada grupo.

 

Conclusão

Este trabalho sugere a importância de um levantamento das concepções prévias dos estudantes por parte do professor sobre o assunto a ser ministrado, com a finalidade de perceber os conflitos ou concepções alternativas existentes. A aplicação de questionários e construção de mapas conceituais são formas eficazes para atingir este fim.

Uma postura mais interacionista dentro da sala de aula, com a discussão entre os estudantes e o contato com os experimentos, torna o professor um mediador das atividades numa direção previamente traçada e pode conduzir o estudante a uma evolução de conceitos tornando a aprendizagem mais significativa e o ensino mais efetivo.

A partir dos momentos pedagógicos analisados, buscou-se evidenciar a compreensão dos estudantes acerca da construção do conceito de reação química. Os modelos explicativos utilizados pelos estudantes na justificação dos fenômenos observados nos experimentos, também, foi um foco de análise.

Os resultados demonstram que os estudantes foram capazes de trabalhar em cooperação, participar da distribuição e conjugação de tarefas, compartilhar resultados com outros, respeitar e comparar as ideias opostas.

É necessário que o e professor tenha uma concepção pedagógica clara. Ele precisa entender que uma aula improvisada, sem objetivos claros e sem caminhos metodológicos definidos, não cria por si só momentos para a construção de conhecimento por parte dos estudantes.

Além disso, ao longo dos diálogos registrados nos diferentes momentos pedagógicos, foi possível constatar que a proposta didática do professor, envolvendo o levantamento das concepções prévias e a realização de experimentos discutidos em pequenos grupos, auxiliou na elaboração conceitual dos estudantes que participaram ativamente do processo, possibilitando uma melhor compreensão dos fenômenos em estudo.

 

Referências Bibliográficas

Biondo, F. P.; Calsa, G. C. (2003). I Encontro Paranaense de Psicopedagogia. ABPppr. Novembro.         [ Links ]

Brasil (1999). Ministério da Educação - MEC / Secretaria da Educação Média e Tecnológica - Semtec. PCN's Ensino Médio, Brasília: MEC/Semtec.         [ Links ]

Coll, C. (1998). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Saraiva.         [ Links ]

Cachapuz, A. F. (2000). Formação de Professores Ciências - Perspectivas de Ensino. Porto: Porto Editora.         [ Links ]

DiSessa, A. A.(1982). Unlearning Aristotelian Physics: A Study of Knowledge-Based Learning. Cognitive Science, v. 06, p. 37- 75.         [ Links ]

DiSessa, A. A (1983). Phenomenology and the Evolution of Intuition. In Getner, D. e Stevens, A. L. (eds.): Mental Models. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., p. 49-70.         [ Links ]

El-Hani, C. N.; Bizzo, N. (2007). Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual. Disponível em: www.fae.ufmg.br/ensaio/v4-n1/4113.pdf. acesso em 20 mar 2007.         [ Links ]

Mercer, N. (1998). As Perspectivas Socioculturais e o Estudo do Discurso em sala de aula. Em: C. Coll, e D. Edwards (Orgs.), Ensino, Aprendizagem e Discurso em Sala de Aula: aproximações ao estudo do discurso educacional (pp. 13-28). Porto Alegre: Artes Médicas.         [ Links ]

Miras, M. (1997). Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: Coll, C.; Martín, E.; Mauri, T.; Miras, M.; Onrubia, J.; Solé, I. ; Zabala, A. O construtivismo na sala de aula. São Paulo, Ática.         [ Links ]

Mortimer, E. F.; Miranda, L.C. (1995.). Transformações Concepções dos Estudantes Sobre Reações Químicas. Revista Química Nova na Escola. São Paulo: n.02, p. 23-26.         [ Links ]

Mortimer, E. F. (2000). Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Ed. UFMG, v. 01. 383 p.         [ Links ]

Mortimer, E. F. (1996). Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos? In: Investigações em Ensino de ciências. v. 01, n. 01, p. 1-18. Disponível em < http://www.if.ufrgs.br/public/ensino/N1/0indice.htm >. Acesso em: 12 out. 2005.         [ Links ]

Mortimer, E.F.; A.H. Machado (2001). Elaboração de conflitos e anomalias na sala de aula. Em: E.F. Mortimer, e A.L.B. Smolka, (Orgs.), Linguagem, culturae cognição: reflexões para o ensino e a sala de aula. (pp. 107 -138). Belo Horizonte: Autêntica.

Moysés, L. (1997). Aplicações de Vygotsky à Educação Matemática. Campinas, Papirus.         [ Links ]

Pessoa, W. R. e Alves, J. M. (2008). Interações discursivas em aulas de química sobreconservação de alimentos no 1º ano do ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. v. 07, n. 01, p. 243-260.         [ Links ]

Piaget, J. (1977). Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Zahar, p. 239.         [ Links ]

Piaget, J. (1975). A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro: Zahar.         [ Links ]

Silva, M. A. E. e Pitombo, L. R. M. (2006). Como os alunos entendem queima e combustão - contribuições a partir das representações sociais. Química Nova na Escola, n. 18, p.18-21.         [ Links ]

Vygotsky, L. S. (2001). A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes.         [ Links ]

Vygotsky, L. S. (1934/1987). Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes.         [ Links ]

 

Notas

J.R. Freitas Filho
Endereço para correspondência: Av. Dr. Jardim, 467, Aluísio Pinto, Garanhuns, PE 55.293-280.
Telefone para contato: +55-87-37620438.
E-mail para correspondência: joaoveronice@yahoo.com.br.

R.M.C.S. Celestino.
Endereço para correspondência: Escola Fábio da Silveira Barros, Maraial, PE 55.293-280.
E-mail para correspondência: renameirielly@hotmail.com.

Creative Commons License