SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Como enfrentamos o futuro: linguagem, cognição corporificada e ação humanaAspectos neurobiológicos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.15 no.1 Rio de Janeiro abr. 2010

 

Ensaio Acadêmico

 

Fisicalismo na filosofia da mente: definição, estratégias e problemas

 

Physicalism in philosophy of mind: definition, strategies and problems

 

 

Diego Zilio

Programa de Pós-graduação em Psicologia Experimental, Laboratório de Análise Biocomportamental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil

 

 


Resumo

O objetivo deste ensaio é tratar do "problema do corpo", tema essencial à filosofia da mente. Para tanto, pretendemos apresentar por meio de três atividades um panorama geral das discussões sobre o fisicalismo. A primeira atividade consiste na demarcação das principais teses que definem o fisicalismo. A segunda é o tratamento das duas principais estratégias - reducionismo e superveniência - responsáveis por assegurar a hegemonia do mundo físico enquanto mundo delineado pela ciência Física, ressaltando, principalmente, os problemas que as acompanham. Por fim, a terceira atividade é a avaliação dos problemas inerentes às próprias teses que definem o fisicalismo. Esperamos que essa análise possa servir de fundamento para discussões subseqüentes acerca do "corpo" e que, enquanto tal, contribua para a superação dos problemas do fisicalismo. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (1): 217-240.

Palavras-chave: problema mente-corpo; problema do corpo; fisicalismo; reducionismo; superveniência; física; psicologia.


Abstract

The aim of this essay is to deal with the "body problem" of philosophy of mind. To do so, we will present an overview of the discussions concerning physicalism. It is possible to separate this work in three activities. The first activity is establishing the major theses that define physicalism. The second is explaining the two main strategies - reductionism and supervenience - responsible for ensuring the hegemony of physical world as the world defined by physics, emphasizing especially its principal problems. Finally, the third activity is presenting the inner problems involving the main theses that define physicalism. We hope that this analysis can serve as a basis for subsequent discussions concerning the "body", and, as such, it may also contribute to solving the problems of physicalism. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (1): 217-240.

Keywords: mind-body problem; body problem; physicalism; reductionism; supervenience; physics; psychology.


 

 

Considerações iniciais

É justo supor que, ao invés de ser uma teoria sobre o problema mente-corpo, o dualismo cartesiano é na verdade o princípio do problema. Com o propósito de estabelecer o caráter definitório da mente, Descartes (1641/1984) postulou a existência de duas substâncias distintas, a mental e a física. No entanto, essa manobra trouxe à tona o problema mente-corpo: como é possível que a mente exista e exerça influência no mundo físico? A primeira parte da questão não se coloca no dualismo cartesiano, pois, desde o princípio, a teoria de Descartes já aceitava a realidade do cogito. Isto é, a existência da mente não está em questão: sua realidade é, enquanto substância imaterial, basicamente o ponto de partida do sistema cartesiano. A Descartes restou apenas a tarefa de provar como a relação entre a mente e o corpo era possível, mas a localização do ponto de contato entre esses dois mundos na glândula pineal (Descartes, 1649/1999) estava longe de ser uma resposta cabível. O problema mente-corpo, portanto, se coloca fundamentalmente a partir da visão fisicalista de mundo, cujo objetivo é mostrar que é possível esgotar tudo o que concebemos como "mental" a partir de uma análise fisicalista, sem ser preciso admitir, assim, a existência de uma substância imaterial. O fisicalismo pretende, em poucas palavras, explicar a mente sem ter que ir além do mundo físico.

Entretanto, nos debates filosóficos sobre o tema muito se fala sobre a contraparte "mental" do problema. O que é a mente? Que fenômenos ou processos são caracterizáveis como "mentais"? Que propriedades são essências à existência da mente? A mente seria um produto do cérebro? A mente seria uma ilusão linguística? Essas questões, por mais fundamentais que sejam à filosofia da mente, parecem deixar a contraparte "física" do problema de lado, tal como se não houvesse também sobre ela questões essenciais a serem respondidas. A situação é comumente apresentada na filosofia da mente como o "problema do corpo" (Montero, 1999). Assim como há problemas filosóficos a respeito da "mente", há também problemas filosóficos acerca do "corpo". Portanto, no que concerne o problema mente-corpo, que engloba tanto a dimensão mental quanto a física, é essencial que se leve ambas em consideração. Sendo assim, o objetivo deste ensaio é traçar, na medida do possível, um panorama geral das discussões acerca do fisicalismo que figuram atualmente na filosofia da mente, isto é, pretendemos tratar do "problema do corpo".

Para tanto, primeiramente buscaremos definir o que é o fisicalismo, ou seja, quais os argumentos, teses e ideias que dão identidade a essa proposta filosófica. Nessa primeira parte, constataremos que a ciência Física é imanente ao fisicalismo, pois se o mundo real, o mundo que existe, é o mundo físico, e esse mundo, por sua vez, é o mundo delineado pela ciência Física, então a própria definição do fisicalismo depende da Física. A questão que colocaremos, nesse contexto, é a seguinte: que fatores devemos levar em conta para que a Psicologia possa ser considerada fisicalista? Especificamente, o que asseguraria o status de "físico" aos fenômenos estudados pela Psicologia? Tratar dessas questões é o segundo passo deste trabalho, em que discorreremos sobre as duas principais estratégias fisicalistas que pretendem respondê-las, o reducionismo e a superveniência, assim como sobre os problemas que essas estratégias incitam quando relacionadas ao fisicalismo.

Embora sejam, por um lado, importantes para o fisicalismo, por outro lado, as estratégias de redução e de superveniência não definem o fisicalismo. São teses conjuntivas que possuem uma função bastante clara: assegurar a hegemonia do mundo físico tal como descrito pela Física. Na parte final deste trabalho, portanto, pretendemos discorrer sobre os problemas das próprias teses que definem o fisicalismo, isto é, das teses que o caracterizam.

 

Em busca de uma definição do fisicalismo

De acordo com Kim (1999: 645), o fisicalismo é caracterizado pela tese segundo a qual "tudo o que existe no mundo espaço-temporal é uma coisa física, e de que todas as propriedades das coisas físicas são ou propriedades físicas ou propriedades intimamente relacionadas à sua natureza física". Por sua vez, em sua definição, Stroud (1987: 264) assevera que "o mundo físico consiste inteiramente de fatos físicos. O que não for um fato físico não é parte do mundo físico. E o fisicalismo é a tese de que o mundo físico é o único mundo que existe ou o único mundo que é real". Uma terceira definição, apresentada por Melnyk (1997: 622), ressalta que o fisicalismo é a tese de que "toda entidade é uma entidade física em si ou é exaustivamente e fundamentalmente composta de entidades físicas, e [...] de que toda propriedade é uma propriedade física em si ou é fundamentalmente realizada por propriedades físicas".

Em síntese, o fisicalismo se distingue pela tese de que tudo o que "existe" ou tudo o que é "real" no mundo espaço-temporal é um "fato físico" ou uma "entidade física" e de que as "propriedades" dos fatos físicos ou são propriedades físicas em si, ou são propriedades "constituídas/realizadas/compostas" por propriedades físicas. Entretanto, o que é um "fato físico" ou uma "entidade física"? O que são as "propriedades" físicas? O que significa dizer que há coisas "constituídas", "realizadas" ou "compostas" por propriedades físicas? E, finalmente, o que significa, para o fisicalismo, "existir" ou ser "real"? É possível supor que, embora aparentemente clara, a definição de fisicalismo só se torna completa quando auxiliada por teses suplementares acerca dos principais conceitos envolvidos em sua demarcação. Neste ensaio apresentaremos três teses que cumprem esse papel: a tese da microfísica, a tese do argumento causal e da completude do mundo físico e a tese da causalidade, propriedade e existência.

Microfísica

A tese da microfísica encontra seu fundamento na ciência Física. A ideia central é a de que o mundo físico seria constituído apenas por entidades e relações mencionadas por uma teoria verdadeira e completa da Física (Pettit, 1993). Qualquer coisa que não se encaixar no mundo tal como descrito pela Física não fará parte do mundo físico. Assim, temos nossa primeira resposta: o que é "real" ou o que "existe" no mundo físico é o que a Física supõem que exista.

Pettit (1993) enumera quatro reivindicações da tese microfísica. A primeira reivindicação diz respeito à existência do mundo físico:

1.1. Há um mundo tal como a Física o apresenta;
1.2. Diferentes tipos de coisas no mundo físico compartilham as mesmas partículas elementares.

A primeira parte da reivindicação expressa uma visão realista da Física: realmente há um mundo para o físico desvendar. Da segunda parte da reivindicação, por sua vez, implica que a Física é a ciência que abarca todo o mundo físico. Afinal, no mundo que a Física nos apresenta, todas as coisas reais e existentes compartilham as mesmas partículas elementares. Essas, por sua vez, são as entidades microfísicas, tal como definidas na segunda reivindicação (Pettit, 1993):

2.1. Tudo que faz parte do mundo físico é de alguma forma composto - e composto em sua totalidade - por entidades elementares do tipo estudado pela Microfísica; ou não é composto, mas é uma entidade elementar em si.
2.2. Não há diferenças no nível macrofísico sem diferenças no nível microfísico, sejam elas estruturais ou nomológicas.

Imaginemos dois bolos de chocolate e dois confeiteiros. Ambos os confeiteiros usaram a mesma receita para a confecção dos bolos, mas havia uma parte dela que estava apagada, o que impossibilitou sua leitura. Dessa maneira, os confeiteiros não sabiam exatamente que quantidade de chocolate em pó colocar na mistura. O confeiteiro C1 decidiu colocar uma xícara de chocolate em pó. O confeiteiro C2 decidiu colocar duas xícaras. Tendo os bolos prontos em nossa frente, notamos algumas diferenças entre eles: o bolo do confeiteiro C1 está com uma coloração mais clara do que o bolo feito por C2, que, por sua vez, está bem mais doce do que o bolo feito por C1. Embora tanto C1 quanto C2 tenham usado os mesmos produtos, os bolos não saíram iguais porque a quantidade de chocolate em pó foi diferente. Agora, imaginemos que as partículas físicas são os ingredientes do bolo (e.g., farinha, açúcar e chocolate em pó). Elas são partículas microfísicas em si, o que significa que elas não são compostas. Entretanto, com diferentes configurações essas entidades microfísicas resultam em entidades físicas compostas diferentes: no caso, dois bolos diferentes. O argumento que a primeira parte da segunda reivindicação quer transmitir é exatamente este: há partículas elementares físicas que, ao passo em que não são compostas por outras partículas, são responsáveis pela constituição de tudo que existe no mundo físico. A segunda parte da reivindicação, por sua vez, indica que, se houve qualquer modificação ou diferença no nível macrofísico, ou seja, no nível das entidades físicas compostas, é porque também houve modificações no nível microfísico. A terceira e quarta reivindicações de Pettit (1993) tratam exatamente dessa relação entre os níveis microfísico e macrofísico:

3.1. Entidades microfísicas estão sujeitas às regularidades nomológicas (determinísticas ou probabilísticas) em virtude de suas propriedades;
3.2. As leis do nível microfísico não subsistem porque são necessárias para que existam leis no nível macrofísico; elas subsistem por elas mesmas;
4.1. As leis macrofísicas não são complementares às leis microfísicas;
4.2. As leis macrofísicas não são independentes das leis microfísicas, o que significa que não servem para negá-las ou reiterá-las.

A primeira parte da terceira reivindicação é de suma importância, pois afirma que as entidades microfísicas estão sujeitas às leis da Física e que a sujeição a tais leis decorre de suas propriedades físicas. Trataremos dessa questão adiante. Tanto a segunda parte da terceira reivindicação quanto a primeira parte da quarta reivindicação, por sua vez, ressaltam a autonomia das leis microfísicas às quais as entidades microfísicas estão sujeitas: a despeito do que ocorrer no nível macrofísico, essas diferenças não influenciam, não modificam e não complementam as leis microfísicas. Entretanto, não se pode dizer o mesmo a respeito das leis macrofísicas. Estas sim são estabelecidas pelas leis microfísicas. Para Pettit (1993), a partir do momento em que as condições e leis microfísicas forem fixadas, todas as características do mundo físico também estarão fixadas - isto é, todas as leis e todas as condições desse mundo. Tal ponto de vista pode ser visto como um fundamentalismo nomológico, já que o mundo físico não é apenas constituído pelas entidades microfísicas, mas também é governado e determinado pelas leis microfísicas. E como este mundo, o mundo físico, é o mundo descrito pela microfísica, então "escapar" dele é impossível. Entretanto, isso não recai, necessariamente, na redução ou na eliminação das leis e das entidades macrofísicas. É plenamente possível que existam leis macrofísicas; a questão é que elas sempre estarão sujeitas e serão determinadas pelas leis microfísicas.

Argumento causal e a completude do mundo físico

A tese do argumento causal e da completude do mundo físico, ao contrário da tese da microfísica, não se prende aos detalhes da ciência Física. Aliás, de acordo com Papineau (2008), a microfísica não seria necessária para definir o fisicalismo. O argumento causal consiste simplesmente em afirmar que todos os efeitos físicos possuem causas físicas e que qualquer coisa que exerça qualquer tipo de influência no mundo físico é também uma coisa física. Assim, o mundo físico é completo no sentido de não precisar ir além de si mesmo para tornar os seus próprios acontecimentos possíveis (Papineau, 2001; Spurrett e Papineau, 1999). A completude do mundo físico, por sua vez, indica que não é preciso tratar do não-físico - no estudo dos eventos físicos nunca será preciso sair do âmbito físico para tecer explicações. A posição sobre o não-físico está no não dito: não há espaço para qualquer tipo de evento não-físico como causa de eventos físicos. Se existirem eventos não-físicos, eles não fazem diferença no mundo físico, e se o fizerem é porque são, também, eventos físicos e é por conta dessa característica que eles possuem poder causal.

De acordo com Spurrett e Papineau (1999), esse argumento independe da ciência Física, já que é possível sustentá-lo puramente em termos causais através dos seguintes passos: (1) Todos os efeitos X possuem causas X; e (2) Então, qualquer coisa que cause X é também parte de X. Se quisermos colocar o argumento causal no contexto do fisicalismo precisamos ir além da estrutura lógica substituindo "X" por "físico". Dessa forma, o fisicalismo deve ser visto como uma tese empírica cujo objetivo é validar a tese da completude do mundo físico. Talvez, no exercício de validação, os fisicalistas cheguem ao fundamentalismo nomológico da microfísica. O que importa, porém, é que o fisicalismo não precisa se comprometer desde o início com essa tese, podendo, assim, deixar-se levar pelas descobertas da Física, que é, afinal, uma ciência ainda em construção.

Causalidade, propriedades e existência

O argumento da microfísica afirma que só "existem" no mundo coisas físicas - coisas que compartilham as mesmas "entidades microfísicas". Essas entidades, por sua vez, estão sujeitas às leis da Física em função de suas "propriedades". As leis da Física são leis causais, e o argumento da completude do mundo físico aposta suas fichas exatamente no fato de que qualquer efeito físico possui uma "causa" física e de que qualquer coisa que afete o mundo físico é também algo físico. É possível constatar, portanto, que no fisicalismo há uma relação íntima entre causalidade, propriedades e existência. Na verdade, a questão da causalidade está por detrás das duas teses apresentadas, e, em ambas, ela esteve relacionada com o termo "propriedades".

Nesse contexto, é pertinente discorrermos um pouco sobre a questão da causalidade. De acordo com Salmon (1998), a razão formal não revela a relação causal entre eventos, justamente porque não é possível deduzir a natureza da causa pela descrição do efeito e nem a natureza do efeito pela descrição da causa. Sendo assim, se houver qualquer tipo de conexão entre causa e efeito, ela não será lógica ou linguística. Hume (1739/2000) notou esse problema e concluiu que a relação causal seria um produto das observações sucessivas dos eventos sob análise. Na inferência da relação causal haveria três condições básicas: 1) o evento-causa deve preceder temporalmente o evento-efeito; 2) deve haver contiguidade espaço-temporal entre evento-causa e evento-efeito; e 3) em todas as ocasiões observadas em que o evento-causa estiver presente, então o evento-efeito também deve estar presente. Hume (1739/2000) colocou em cheque a existência "real" da relação causal, já que ela poderia ser apenas um fruto da mente humana. Não existiriam relações causais, mas apenas sucessões de eventos às quais seria atribuído, graças ao hábito, o caráter causal. Entretanto, para Salmon (1998), Hume (1739/2000) apenas mostrou que a relação causal não é uma relação lógica. A saída ao impasse humeano, de acordo com os defensores do realismo causal, estaria no fisicalismo: "a causalidade não é nem lógica ou metafísica; a causalidade é física - é uma parte objetiva da estrutura do nosso mundo" (Salmon, 1998: 24). A relação causal, portanto, deve ser buscada no mundo físico, especificamente nas "propriedades" dos "eventos físicos".

Mas o que seria um "evento físico"? De acordo com Kim (1973), um evento físico é um objeto concreto (ou um conjunto de objetos concretos) que exemplifica uma propriedade (ou um conjunto de propriedades) num dado período de tempo. Nesse sentido, eventos podem ser estados e condições de coisas, e não apenas algo que denota alguma espécie de mudança. Os eventos podem ser expressos pela sentença formal [(x1,...,xn, t), Pn] em que "x1,...,xn" é um objeto concreto ou um conjunto de objetos, "t" é o ponto do tempo, e "P" é a propriedade ou o conjunto de propriedades exemplificadas. Por exemplo: Sócrates morreu ao tomar cicuta. Subtraindo todas as informações a respeito dessa ocorrência, e mantendo apenas o evento da morte de Sócrates poderíamos colocá-la na sentença formal de Kim: [(Sócrates, t) morrendo]. Há uma diferença entre propriedades constitutivas de eventos e propriedades exemplificadas por eventos. A propriedade de morrer é constitutiva do evento [(Sócrates, t), morrendo]. Entretanto, o lugar, contexto, circunstância, etc., do evento são propriedades que fazem parte de exemplificações do evento. Se a morte de Sócrates ocorreu na Grécia, essa propriedade exemplifica a propriedade de morrer, mas não a constitui.

No entanto, a morte de Sócrates poderia ser vista apenas como um evento isolado, um acontecimento que não justificaria a atribuição de uma relação causal. Em resposta, Kim (1973) afirma que esse evento é uma exemplificação de um evento mais genérico: o de morrer. Embora "morrer" seja uma propriedade constitutiva do evento [(Sócrates, t), morrendo], o evento como um todo é uma exemplificação de um evento mais geral, [(x1...xn, t), morrendo]. A permanência da propriedade, até na fórmula mais geral dos eventos, indica que, se houver algum tipo de relação física de causalidade que justifique a conjunção constante de Hume (1739/2000), ela deve ser buscada nas propriedades dos eventos. Então, tomemos os dois eventos: [(Sócrates, t1), bebendo cicuta] e [(Sócrates, t2), morrendo]. Tais eventos são exemplificações dos eventos genéricos: [(x1...xn, t), bebendo cicuta] e [(x1...xn, t), morrendo]. A relação causal entre esses eventos deve ser buscada nas propriedades da cicuta em conjunção com as propriedades do morrer. Kim (1973: 227) apresenta essa condição com as seguintes palavras: "Dois eventos, e e e', satisfazem a exigência da conjunção-constante apenas no caso de haver eventos genéricos F e G tais que e é um evento-F, e' é um evento-G, e eventos-F estão em conjunção constante com eventos-G".

Resta-nos, então, definir o que são "propriedades". Não é uma tarefa fácil, porém, apresentar uma definição inequívoca do termo. Aliás, não há definição disponível que cumpra essas exigências. Para Lewis (1986), o termo "propriedade" é utilizado em muitos âmbitos filosóficos e não há uma definição consensual sequer. Nas palavras do autor (1986: 55): "a concepção [de propriedade] está em considerável confusão. Ela aparece em muitas versões e difere de várias maneiras". Consequentemente, mesmo que apresentemos uma definição clara do termo "propriedade", não devemos esperar que ela seja aceita sem ressalvas. O máximo que podemos fazer - e isto já basta para os propósitos deste ensaio - é apresentar uma definição aproximada que seja compatível com a concepção causal fisicalista.

Oliver (1996) apresenta um resumo das principais discussões sobre a metafísica das propriedades. O autor (1996) aponta que há diversos "papéis" para o termo em questão. Fala-se de propriedades nas teorias semânticas, em que o termo é comumente usado para indicar os significados de expressões. Podem ser predicados (e.g., "João é inteligente") ou termos substantivos abstratos (e.g., "João possui inteligência"). De acordo com Menzies (1988), as propriedades seriam valores de verdade dos predicados e substantivos semânticos. Portanto quando digo "João é inteligente", ser inteligente é uma propriedade constitutiva de João. A sentença completa só será verdadeira se, de fato, João for inteligente, ou, de forma mais precisa, se a pessoa cujo nome é "João" for inteligente. Essa definição não possui nenhum compromisso ontológico, já que as propriedades seriam apenas valores de verdade de sentenças e não necessariamente de eventos físicos. O máximo que poderíamos dizer é que as propriedades expressariam os significados das sentenças. Dessa forma, não nos serve como complemento à noção de evento físico proposta por Kim (1973).

O termo "propriedade" também está presente nas teorias dos universais (Oliver, 1996). O problema dos universais é caracterizado pela seguinte questão: como particulares numericamente diferentes podem possuir natureza idêntica, isto é, serem todos do mesmo tipo? As propriedades surgem aqui para resolver o problema, já que elas seriam as constantes que os diferentes particulares possuiriam em comum. Ao que parece, essa definição possui consonâncias com as definições de eventos e de causalidade apresentadas por Kim (1973). Afinal, os eventos só são genéricos na medida em que possuem propriedades universais. Eventos que exemplificam eventos genéricos podem ser vistos como particulares que possuem características diferentes entre si. A generalidade estaria na presença de uma constante universal: isto é, na presença das propriedades consonantes. Todavia, embora o problema dos universais seja uma ferramenta útil para entender a própria divisão feita por Kim (1973) entre eventos genéricos e eventos que os exemplificam, por outro lado, ele não auxilia na definição do termo "propriedade". Ora, o termo é usado na teoria dos universais como uma ferramenta conceitual para justificar a divisão entre universal e particular, assim como na teoria de Kim (1973) serve como justificativa para a divisão entre eventos genéricos e eventos que os exemplificam, além de contribuir, também, para a defesa de uma concepção fisicalista de causalidade. A teoria dos universais, portanto, também é órfã de uma definição do termo "propriedade", já que ela se utiliza do termo ao invés de defini-lo.

Em tempo, o termo "propriedade" também figura nas teorias causais e nomológicas e é nesse âmbito que encontramos as concepções de evento e de causalidade apresentadas por Kim (1973). Assim afirma Oliver (1996: 17): "As propriedades figuram nas teorias da causalidade de diversos modos, e todos eles pretendem dar sentido à ideia comum de que uma causa tem seus efeitos em virtude de suas propriedades". Portanto, na metafísica das propriedades, a tese de Kim (1973) está no âmbito das teorias causais e nomológicas. Essa constatação não é surpreendente, já que no início desta seção ressaltamos que, no fisicalismo, o problema da existência, da causalidade e das propriedades são indissociáveis. Para o fisicalismo, as propriedades são coisas reais e, portanto, estão sujeitas às leis causais do mundo físico. Faltam-nos apenas exemplificações dessas propriedades, e é Kim (1999: 645) quem as fornece:

"Num sentido estrito, as propriedades físicas são aquelas propriedades, relações, e magnitudes que figuram na Física, tais como massa, energia, formato, volume, entropia, temperatura, posição e distância espaço-temporal, etc. Poderíamos também incluir propriedades químicas como valência, inflamabilidade, e acidez, embora essas não estejam entre as propriedades básicas físicas - propriedades que figuram nas leis básicas da física (nesse sentido, entropia e temperatura também não são básicas)."

Portanto, as propriedades físicas são apresentadas pela ciência Física. A última parte da definição de Kim (1999), em que o autor afirma que algumas propriedades não estão entre as propriedades básicas da Física é reveladora. Nela está implícito o fato de que há propriedades que não são propriedades básicas da Física - como, por exemplo, as propriedades estudadas pela Química - mas que, de alguma forma, estão relacionadas com essas propriedades básicas. Em poucas palavras, trata-se do argumento de Pettit (1993) segundo o qual as propriedades físicas e as leis físicas determinam tudo o que constitui o mundo físico.

Demarcação do fisicalismo

Nesta seção do ensaio procuramos esclarecer as características demarcatórias do fisicalismo. Como resultado, é possível apresentar a seguinte definição:

Fisicalismo - tese central: o único mundo que existe, o único mundo que é real, é o mundo físico.

A simplicidade da definição é aparente. O âmago do fisicalismo vai além de sua tese central, envolvendo também as consequências que ela acarreta. Que mundo é o mundo físico? - o que realmente define o fisicalismo são as respostas a essa questão. Sendo assim, para além de sua tese central, o fisicalismo só se completa quando em conjunto de teses auxiliares:

Tese da constituição - tese auxiliar: o mundo físico é o mundo dos eventos físicos, que, por sua vez, são constituídos por entidades microfísicas em si ou por entidades macrofísicas realizadas/compostas/constituídas por entidades microfísicas.

Tese da causalidade - tese auxiliar: os eventos físicos possuem propriedades físicas e estas são responsáveis pelas relações causais no mundo físico e todo evento-efeito físico possui um evento-causa físico suficiente para sua ocorrência.

Talvez a soma dessas teses seja suficiente para caracterizar o fisicalismo. Mas por que precisamos dessas teses auxiliares? A tese da constituição é essencial porque o mundo físico não é qualquer mundo possível. Não podemos afirmar que o mundo físico é o mundo "X" e ao mesmo tempo não ter a mínima ideia do que seja "X" (Melnyk, 1997). Se assim for, o fisicalismo se torna uma tese vazia, até mesmo trivial. Afinal, afirmar que o mundo físico é o único mundo que existe e que as únicas coisas reais são as que fazem parte desse mundo exige uma delimitação clara sobre que mundo é esse. Se for um mundo qualquer, qualquer coisa pode fazer parte dele e, assim, o fisicalismo perde sua força.

A tese da causalidade é importante porque as relações entre eventos no mundo são relações causais e é o poder causal de um evento que atesta sua realidade no mundo. Kim (2005) sustenta que um evento só existe se possuir papel causal - se ele fizer alguma diferença no mundo. Entretanto, esse argumento não é o bastante para justificar a tese da causalidade, pois é concebível que eventos não-físicos, assim como os eventos físicos, possuam papel causal. É nesse ponto que a tese da completude do mundo físico se encaixa: eventos físicos possuem causas físicas e estas são suficientes para explicar qualquer tipo de evento no mundo físico. Se um evento não-físico fizer diferença (isto é, exercer algum efeito) no mundo físico é porque ele também é um evento físico. Assim, dado que fazer diferença no mundo físico é possuir poder causal e dado que as relações causais ocorrem em virtude das propriedades físicas dos eventos, a tese da causalidade é essencial para o fisicalismo.

 

Reducionismo e superveniência: estratégias fisicalistas

Conforme exposto anteriormente, a definição do fisicalismo só se torna completa quando em conjunção com suas duas teses auxiliares, a saber, a tese da constituição e a tese da causalidade. Essas teses, por sua vez, são imanentes à ciência Física. Afinal, o mundo real, o mundo que existe, é o mundo físico e esse mundo, por sua vez, é o mundo da ciência Física - é o mundo constituído por entidades microfísicas em si ou por entidades macrofísicas realizadas/compostas/constituídas por entidades microfísicas (tese da constituição); e é o mundo em que os eventos físicos possuem propriedades físicas e estas são responsáveis pelas relações causais no mundo físico e todo evento-efeito físico possui um evento-causa físico suficiente para sua ocorrência (tese da causalidade). É possível sugerir, portanto, que o sucesso do fisicalismo depende do sucesso da ciência Física. Afinal, se o mundo se revelar diferente do mundo delineado pela ciência Física, a definição de fisicalismo precisaria de, no mínimo, uma revisão conceitual sobre que mundo seria o mundo de sua definição. Em poucas palavras, o fisicalismo perderia o seu fundamento.

O fisicalismo supõe que a Física seja a ciência fundamental e para que essa condição se mantenha é preciso que, de alguma forma, todas as outras ciências estejam relacionadas a ela. Se uma ciência especial não possuir relação alguma com a ciência Física, então o mundo físico não será o único mundo que existe. O ponto central é que o fisicalismo exige que todas as ciências sejam fisicalistas - que todas elas tratem de fenômenos que fazem parte do mundo físico. Se alegarmos, portanto, que a Psicologia é a ciência do "mundo mental" e que esse mundo é totalmente independente do mundo físico, então haveria, no mínimo, dois mundos: o mundo físico e o mundo mental. No entanto, tal dualidade invalidaria a tese central do fisicalismo segundo a qual o único mundo que existe é o mundo físico.

Nesse contexto, o que deve ser feito para que a Psicologia possa ser considerada fisicalista? Especificamente, o que asseguraria o status de "físico" aos fenômenos estudados pela Psicologia? Há duas estratégias que prometem manter o monismo fisicalista ao passo em que discorrem sobre a relação entre a ciência psicológica e os fenômenos mentais e a ciência física e fenômenos físicos: o reducionismo e a superveniência. A seguir apresentaremos as principais características dessas estratégias, assim como seus problemas.

Reducionismo

O reducionismo entre teorias científicas foi proposto por Nagel (1961). A redução é uma relação entre duas teorias científicas, uma teoria secundária (TS), que é a teoria a ser reduzida, e uma teoria primária (TP), que é a teoria à qual a outra será reduzida. Há duas condições essenciais para que ocorra o processo de redução. A primeira delas é a condição de derivação, segundo a qual a redução implica uma derivação lógico-dedutiva da TS a partir da TP. A segunda condição, por sua vez, é denominada condição de conectabilidade. A tese básica é que todos os termos, conceitos e leis presentes no vocabulário da TS devem possuir correlatos na TP. Essas condições são importantes, pois, de acordo com Nagel (1979/2008), o processo de redução é formado por uma série de afirmações teórico-científicas, uma delas sendo a conclusão e as outras as premissas que a sustenta. Trata-se, como dissemos anteriormente, de um processo lógico-dedutivo. Agora, se as afirmações teórico-científicas da TS conterem termos que não possuem correlatos na TP, o processo de redução se torna impossível. De acordo com Nagel (1961), isso ocorre porque, no processo de derivação lógico-dedutiva, nenhum termo pode aparecer na conclusão ao menos que também apareça nas premissas.

A redução homogênea não precisa cumprir as condições apontadas por Nagel (1961), já que elas estariam implícitas desde o início. A homogeneidade estaria no fato de que as afirmações teórico-científicas da TS não utilizariam termos que também não seriam utilizados, em princípio, na TP. Nesse caso, a redução pode ser vista como algo natural na prática teórico-científica; especificamente, como um processo de relações dedutivas entre dois conjuntos de afirmações teórico-científicas que se utilizam do mesmo vocabulário. Entretanto, há casos em que não há tal consonância e o processo de redução, então, torna-se mais trabalhoso. É nesse contexto que as condições propostas por Nagel (1961) são relevantes. Os casos em que não há consonância entre o vocabulário da TS e da TP são casos que resultam no processo de redução heterogênea. Nas palavras de Nagel (1961: 342): "Nessas reduções, o objeto de estudo da ciência primária parece ser qualitativamente descontínuo em relação aos materiais estudados pela ciência secundária". Sendo assim, para satisfazer as condições de derivação e conectabilidade, nas reduções heterogêneas são exigidas regras de correspondência, ou leis-pontes, que conectem os termos dissonantes entre a TP e a TS. Novamente com Nagel (1979/2008: 367):

"Um termo numa lei reduzida pode ser um predicado que se refere a algum atributo distinto [...] que não é denotado por nenhum predicado da teoria redutora. Nesse caso, a lei-ponte pode especificar as condições, formuladas em termos das ideias e hipóteses da teoria redutora, segundo as quais o atributo ocorre. [...] Essas leis-pontes são hipóteses empíricas acerca das extensões dos predicados mencionados nessas regras de correspondências."

As leis-pontes seriam, portanto, hipóteses empíricas que estabelecem relações de correspondência entre os termos, até então dissonantes, presentes na TP e na TS. Dessa forma, a condição de conectabilidade estaria posta e, por decorrência dela, seria possível derivar dedutivamente a TS da TP. Como seria esse processo? Suponhamos que TTS1 e TTS2 sejam termos da teoria secundária que não possuem correlatos na TP. Nessa teoria secundária há uma dada lei que relaciona TTS1 com TTS2. O nosso intuito é reduzir essa lei, e por ventura toda a TS em questão, à TP. Para tanto, dado que se trata de uma redução heterogênea, é preciso que se criem hipóteses empíricas que conectem os termos dissonantes; em outras palavras, é preciso que se criem leis-pontes. A formalização do processo, baseada em Fodor (1974), seria assim:

 

 

(1) é uma lei da teoria secundária e (3) é uma lei da teoria primária. Lembremos-nos que a redução é um processo em que há um conjunto de afirmações da qual uma é a conclusão e as outras são as premissas que a sustenta. A conclusão do processo em questão é que (1) é redutível à (3). Isto é, que a lei (1) de uma dada ciência especial (com, por exemplo, a Psicologia) não é nada mais que uma lei (3) da ciência básica. Mas para chegar a essa conclusão foi preciso estabelecer as leis-pontes (2a) e (2b), pois só através delas haveria consonância entre os termos da TP e da TS.

 

De acordo com Nagel (1961), a redução da TS para a TP pode ser vista como de natureza (a) lógica, em que TS e TP estão ligadas apenas por algum vínculo formal; (b) convencional, em que a redução é vista como uma estratégia criada deliberadamente pelos cientistas como uma norma a ser seguida; e (c) factual ou material, em que a redução consiste em hipóteses empíricas. Isto é, se uma expressão ou termo de uma TS que denota um estado de coisas do mundo for reduzido a uma expressão ou um termo de uma TP que denota um estado de coisas do mundo, então o próprio estado de coisas denotado na TS será reduzido para o estado de coisas denotado na TP. Essa não era, todavia, a visão do próprio Nagel (1961: 364): "A concepção de redução como uma dedução de propriedades a partir de outras propriedades é potencialmente ilusória e gera problemas espúrios". Por outro lado, a redução, posta no contexto do fisicalismo, pretende fazer exatamente isso. A redução é uma estratégia de validação do fisicalismo. Afinal, se conseguirmos reduzir as ciências especiais à ciência Física, então o fisicalismo reinará triunfante, já que suas duas teses auxiliares possuem uma relação vital com a Física. E mais, o fisicalismo não está interessado apenas na redução de "sistemas teóricos", mas também na redução das propriedades com as quais as ciências especiais lidam. Como vimos na seção sobre causalidade, propriedades e existência, as relações causais, para o fisicalismo, são relações reais que ocorrem graças às propriedades dos eventos. Consequentemente, quando uma expressão de uma ciência especial descreve uma dada relação entre eventos, e essa expressão acaba por ser reduzia a uma expressão da ciência básica, então as próprias propriedades constitutivas dos eventos também são reduzidas.

É pertinente ressaltar alguns pontos antes de avançarmos para a próxima seção. Nota-se que não foi apresentado nenhum exemplo de redução. Isso é proposital. A validade da tese reducionista per se é um assunto que foge do escopo deste ensaio e a apresentação de exemplos poderia sugerir que o processo de redução é aqui visto como correto ou, até mesmo, possível. Todavia, o que está em questão aqui, e esse é o segundo ponto que gostaríamos de ressaltar, é a possibilidade da redução em conjunção com o fisicalismo; questão essa que será tratada na próxima seção.

Problemas com o reducionismo

Há características centrais da formalização do processo de redução que só se tornam aparentes quando nos atentamos para o conectivo lógico "â†'", que denota uma relação condicional do tipo "se..., então...". Dessa forma, retomando a numeração supracitada do processo de redução, (1) pode ser lido como "Se TTS1, então TTS2" e (3) como "Se TTP1, então TTP2". As leis-pontes, por sua vez, possuem duas condicionais, denotando, assim, uma relação simétrica. Isto é, tomando (2a) como exemplo, tanto "Se TTS1, então TTP1" quanto "Se TTP1, então TTS1" são implicações verdadeiras, e o mesmo vale para (2b). Entretanto, (1) e (3) são relações assimétricas, em que, por exemplo, enquanto "Se TTS1, então TTS2" é uma relação válida, não podemos dizer o mesmo de "Se TTS2, então TTS1".

De acordo com Fodor (1974), a fraqueza do reducionismo no fisicalismo, ou melhor, do fisicalismo redutivo, está justamente na interpretação que se faz dos condicionais das leis-pontes. Se lermos o conectivo como sendo uma relação causal (e.g., "TTS1 causa TTP1" e "TTP1 causa TTS1"), teríamos que apresentar outro tipo de relação, já que relações causais são assimétricas, e os conectivos das leis-pontes são simétricos. (1) e (3), por outro lado, podem ser lidos como relações causais, já que são assimétricos. A questão, de acordo com Fodor (1974), é que se o conectivo for interpretado como qualquer relação que não uma relação de identidade (que é simétrica), então o reducionismo não será um bom aliado para o fisicalismo. Poderíamos, por exemplo, interpretar o conectivo como uma correlação entre termos de duas teorias que se referem aos mesmos objetos, eventos ou propriedades. Tal estratégia, porém, é insuficiente, já que ambas as teorias não precisam ser fisicalistas para manterem a correlação, que, em si mesma, é uma relação muito fraca para suportar o fisicalismo. É justamente por isso que, no fisicalismo, o reducionismo deu um passo adiante em relação ao de Nagel (1961), que criticou a possibilidade da redução abarcar, também, estado de coisas do mundo. Para Nagel (1961), as reduções ocorreriam entre teorias e não entre fenômenos, enquanto que, para o fisicalismo, a redução teria peso ontológico.

Em tempo, outra forma de interpretação seria tratar a relação entre os termos das leis-pontes como contingentes. Nesse caso, a relação ocorreria entre eventos e não entre propriedades. O resultado, todavia, seria o abandono da própria noção de causalidade via propriedades defendida pelo fisicalismo. Se essa interpretação for aceita, o fisicalismo resultante seria um fisicalismo de eventos ("token physicalism"), cuja ideia básica é a de que todos os eventos tratados pela ciência são eventos físicos. Essa tese é mais fraca que a do fisicalismo, pois só se refere à sua definição central, sem dar sustentação às suas teses auxiliares. Entretanto, como já foi afirmado, sem as teses auxiliares, o fisicalismo fica sem bases para definir a si mesmo, o que acaba por deixá-lo trivial e vazio. Assim, ao reformular a formalização do processo de redução, chega-se ao seguinte resultado:

 

 

(1) e (3) devem ser lidas como relações causais via propriedade. (2a) e (2b) são relações de identidade (daí o conectivo lógico). Os termos das teorias secundárias são redutíveis aos termos das teorias primarias porque eles são idênticos no que concerne às propriedades às quais eles se referem.

 

Qual seria, então, o problema do reducionismo? O ponto fraco do reducionismo está em seu absolutismo. Se encontrarmos apenas um caso onde não é possível estabelecer relações de identidade via leis-pontes entre uma ciência especial e a Física, o projeto reducionista fracassará. Não importa - mesmo hipoteticamente - que a Física consiga reduzir 99,99% das ciências especiais. O "mísero" 00,01% resultante, se se revelar irredutível, será o bastante para pôr fim ao fisicalismo redutivo. Isso se dá porque, por detrás da noção de identidade, tão cara ao reducionismo, há o princípio da correlação. Nas palavras de Kim (1992: 4): "para cada tipo psicológico M há um tipo físico P [...] único que é nomologicamente co-extensivo a ele (i.e., [...] qualquer sistema instanciará M em t se, e somente se, esse sistema instanciar P em t)". O princípio da correlação nos diz que, para que uma relação de identidade seja possível, toda propriedade mental M deve sempre ser idêntica a uma propriedade física P. A tese da múltipla-realização ataca justamente esse ponto. O termo "múltipla" implica que as propriedades estudadas pela Psicologia possuem múltiplas configurações físicas. A consequência desse fato é a impossibilidade de se estabelecer uma relação de identidade estrita entre as propriedades mentais e as propriedades físicas. Novamente com Kim (1992: 1): "Nós somos constantemente lembrados de que qualquer estado mental, por exemplo, a dor, é capaz de ser 'realizado', 'instanciado', ou 'implementado' em estruturas neurobiológicas bastante diversas". Em outras palavras, estados mentais podem não ser exclusivos dos seres humanos. Mantendo o exemplo de estados psicológicos de Kim (1992): cães supostamente também sentem dor, embora possuam configurações fisiológicas relativamente diferentes das dos seres humanos.

Poderíamos sustentar, porém, que para cada sistema (nesse caso, para cada organismo) há um tipo de redução. Kim (1992) dá a essa ideia o nome de tese da correlação restrita. Ou seja, um estado psicológico humano EPH1 pode ser redutível a um estado físico humano EFH1, e um estado psicológico canino EPC1 pode ser redutível a um estado físico canino EFC1. Entretanto, como dissemos anteriormente, a fraqueza da tese da redução está em seu absolutismo. Traduzindo para o problema da identidade: o fisicalismo reducionista só seria viável se houvesse uma relação de identidade global entre propriedades mentais e propriedades físicas; uma relação de identidade local, restringida a um sistema específico, não faz do reducionismo uma estratégia pertinente ao fisicalismo (Fodor, 1974). Schouten e Jong (2007: 9) chegam ao seguinte veredicto:

"A estratégia elegante de redução teórica de Nagel não funciona. Primeiro, o mundo não coopera: eventos psicológicos (representações, consciência, qualia) não possuem leis-pontes bem arranjadas que os conectem com eventos fisiológicos ou físicos (o mesmo se aplica, pelos mesmos motivos, à biologia). Segundo, a ciência não se adaptou a esse modelo: com o progresso da ciência, significados mudam e teorias antigas são reescritas (às vezes para além do reconhecimento) ao invés de suavemente incorporadas pelas novas teorias."

Além do problema da múltipla-realização, os autores apontam que a história da ciência não nos fornece dados que possam ser analisados como casos de redução. A questão que se coloca nesse contexto é: o abandono do reducionismo implicaria no abandono do fisicalismo? Não necessariamente. Uma estratégia adotada para manter o fisicalismo está implícita na própria tese da múltipla-realização, mais precisamente na parte da "realização". De acordo com Kim (1992: 6) o termo não possui uma metafísica neutra: "A ideia de que as propriedades mentais são 'realizadas' ou 'implementadas' por propriedades físicas carrega consigo uma certa imagem ontológica das propriedades mentais como derivadas e dependentes". Em outras palavras, a realização implica uma relação de dependência e de derivação. Embora não sejam passíveis de redução via relação de identidade, as propriedades mentais seriam dependentes de propriedades físicas. Elas não seriam nada além de propriedades realizadas por propriedades físicas. Essa ideia está por detrás da tese da superveniência, sobre a qual falaremos a seguir; tese essa que pretende salvar o fisicalismo das falhas do projeto reducionista.

Superveniência

De acordo com Kim (1985) o fisicalismo sem redução é o grito de batalha dos que aceitaram os problemas do projeto reducionista, mas que, ao mesmo tempo, ainda mantiveram o espírito fisicalista. A principal estratégia dessa empresa consiste na tese da superveniência. O termo "superveniência" deriva do Latim "super", que significa "acima de" ou "adicional a" e do verbo, também em Latim, "venire", que significa "o que está por vir". Fora do âmbito filosófico, o termo é utilizado, às vezes, para designar a ocorrência de algo novo, adicional ou inesperado em relação a algo pré-existente. No contexto filosófico, o sentido do termo é atemporal e denota uma relação metafísica e/ou conceitual de determinação e dependência (Horgan, 1993). Essa relação de determinação e dependência é essencial para o fisicalismo superveniente, já que ela supostamente manteria a supremacia do mundo físico delimitado pela ciência Física sem precisar do reducionismo.

Antes de partirmos para a definição propriamente dita de superveniência, é pertinente tratar de algumas questões. É consenso entre os autores que discorrem sobre o tema (e.g., Horgan, 1993; Kim, 1984; Lewis, 1986; Stalnaker, 1996), que a superveniência, no papel de estabelecer uma relação de dependência e determinação, é uma noção modal. A lógica modal é a lógica da possibilidade e da necessidade. Sua função é apresentar um sistema formal que possibilite estabelecer distinções entre verdades necessárias e verdades contingentes (Haak, 1978/1998). Uma verdade necessária não poderia ser de outra forma, já que sua negação é impossível ou contraditória. "2+2=4" ou "Se todos os homens são mortais e Sócrates é um homem, então Sócrates é mortal" são exemplos de verdades necessárias. Uma verdade contingente, por sua vez, é aquela cuja negação pode ser possível ou consistente. "Se a temperatura média da Terra aumentar 1,5 graus, então 30% das espécies e plantas serão extintas" é um exemplo de verdade contingente. As verdades científicas - se forem definidas como verdades - são em sua totalidade verdades contingentes. Na linguagem modal diríamos que uma verdade necessária é verdadeira em todos os mundos possíveis, enquanto a verdade contingente é verdadeira apenas no mundo real e mesmo nesse mundo elas são falseáveis. É importante separar, tal como Haak (1978/1998), o discurso modal, que é essencialmente metafísico, da discussão sobre verdades a priori e verdades a posteriori, que é essencialmente epistemológica.

Outra questão que precisamos esclarecer antes de continuarmos é a concepção de mundos possíveis. Que mundos são esses? De acordo com Haak (1978/1998), há três possíveis interpretações: (1) abordagem linguística: os mundos possíveis são conjuntos de sentenças, no qual a consistência é analisada sintaticamente e/ou semanticamente; (2) abordagem conceitualista: os mundos possíveis são, na verdade, maneiras pelas quais podemos conceber um mundo de forma diferente; e (3) abordagem realista: os mundos possíveis tratam de entidades reais, abstratas, inteiramente independentes de nossa linguagem ou pensamento. Não é o objetivo deste ensaio discorrer sobre a validade da lógica modal. Mas o esclarecimento desses conceitos é pertinente para o próprio entendimento da tese da superveniência.

Kim (1984) apresentou três definições de superveniência que acabaram se tornando parte do discurso padrão dos autores da área (Horgan, 1993; Stalnaker, 1996). O primeiro tipo de superveniência é a superveniência fraca:

Superveniência fraca: A superveem fracamente de B se, necessariamente, para cada mundo m e para cada indivíduo x e y pertencentes a esse mundo, se x e y têm as mesmas propriedades-B em m, então x e y têm as mesmas propriedades-A em m.

Estabelecidas as condições descritas na definição, então a superveniência das propriedades-A, a partir das propriedades-B, é uma relação modal necessária. A questão pode ser colocada da seguinte maneira. Se fizermos uma réplica exata do sujeito x, inclusive de todas as suas propriedades físicas Fn - chamemos essa réplica de x2 -então, no mundo m, se x e x2 possuírem uma propriedade mental M1, esta propriedade será superveniente a uma propriedade física F1. Dizemos, então, que M1 superveem de F1, já que, no mundo m, todos os indivíduos que possuírem F1 também possuirão M1. Não há diferenças nas propriedades mentais sem haver, também, diferenças nas propriedades físicas. Todavia, ao passo em que parece ser uma relação bastante forte, por que defini-la como fraca? A fraqueza, de acordo com Kim (1984), está no fato de que a superveniência fraca só exige que dois sujeitos que possuam as mesmas propriedades físicas devam possuir as mesmas propriedades mentais supervenientes, e isso não é o bastante para uma relação de determinação ou dependência, pois é plenamente possível que tanto M1 quanto não-M1 sejam propriedades mentais supervenientes da mesma propriedade física F1. O ponto fraco está em delimitar a relação ao mundo m. A superveniência fraca justifica a natureza da relação entre os sujeitos, mas não entre as propriedades supervenientes e propriedades subvenientes. Na linguagem modal, diríamos que M1 não superveem de F1 em todos os mundos possíveis, mas apenas no mundo m. A restrição a apenas um mundo faz com que a relação de superveniência seja focada nos sujeitos e não nas relações entre as propriedades realizadas por esses sujeitos. O problema é que a tese da superveniência surge, precisamente, para tratar das relações entre propriedades. Afinal, esse é o foco desde o projeto reducionista. Sendo assim, é preciso de uma definição mais forte de superveniência (Kim, 1984):

Superveniência forte: A superveem fortemente de B se, necessariamente, em qualquer mundo m ou z e para cada indivíduo x e y, se x tem as propriedades-B em m e y tem as propriedades-B em z, então, necessariamente, x tem em m as mesmas propriedades-A que y tem em z.

Notem que nessa definição foi adicionada mais uma relação modal de necessidade. Por conta dessa mudança, a superveniência forte é a tese da superveniência fraca mais a ideia de que, em qualquer mundo possível, se um sujeito x possuir a propriedade física F1, então a propriedade mental M1 será superveniente. Dessa forma, tiramos o foco dos sujeitos, e ficamos com o que importa: a relação de superveniência entre as propriedades. Kim (1984) ainda apresenta uma terceira definição de superveniência. Embora a superveniência fraca trate de apenas um mundo possível, e a superveniência forte trate de todos os mundos possíveis, ambas discorrem sobre propriedades realizadas por sujeitos. A terceira definição de superveniência exclui por completo o sujeito, ficando apenas com os mundos possíveis. Trata-se da superveniência global:

Superveniência global: A superveem globalmente de B se, necessariamente, dois mundos possíveis m e z indiscerníveis em B também forem indiscerníveis em A.

Dessa forma, mundos que são fisicamente indiscerníveis são também mentalmente indiscerníveis. A superveniência global é uma ferramenta útil para adequar a tese da superveniência ao problema do externalismo na filosofia da mente. Em linhas gerais, o externalismo defende que algumas propriedades mentais não são supervenientes apenas de propriedades físicas dos sujeitos, mas também de propriedades físicas do mundo fora da pele (e.g., Burge, 1986; Peacocke, 1993; Putnam, 1975).

Melnyk (1991: 574) afirma que, a despeito do tipo, a essência da superveniência está nos seguintes slogans: "'Diferença superveniente garante diferença subveniente' ou 'Constância subveniente garante constância superveniente' ou 'Não há diferença superveniente possível sem uma diferença subveniente'". Ou seja, o ponto fulcral da tese da superveniência está na relação de determinação - as propriedades físicas determinam as propriedades mentais; e na relação de dependência - as propriedades mentais dependem das propriedades físicas para existir. E tudo isso sem fazer menção a qualquer tipo de processo de redução. Dessa forma, a tese da superveniência supostamente manteria a hegemonia do fisicalismo.

Problemas com a superveniência

A tese da superveniência surge como estratégia de defesa do fisicalismo sem redução. Para tanto, ela precisa estar de acordo com as seguintes exigências: (1) todos os fatos superveem dos fatos físicos; (2) as propriedades mentais existem, isto é, são reais; (3) pode não ser possível identificar as propriedades mentais com as propriedades físicas; (4) pode não ser possível reivindicar relações de identidade entre eventos mentais e eventos físicos.

(1) é a tese da superveniência. (2) faz parte da tese fisicalista no que concerne a concepção de causalidade, propriedades e existência. Se propriedades mentais não forem reais, então elas não fazem diferença no mundo físico, pois não possuiriam papel causal. (3) e (4), por sua vez, asseguram o não comprometimento da tese da superveniência com o princípio básico do reducionismo, segundo o qual propriedades mentais deveriam ser idênticas às propriedades físicas para que fosse possível a redução por meio das leis-pontes. O conjunto de (1) à (4) resulta no que Melnyk (1991) classificou como fisicalismo superveniente, em que, ao contrário do fisicalismo reducionista, as propriedades e os eventos mentais estariam conectados às propriedades e aos eventos físicos não por conta de uma relação de identidade, mas por conta de uma relação de superveniência. Nesse momento Melnyk (1991: 578) se pergunta: mas qual seria a natureza dessa relação de superveniência? Em suas palavras:

"O fisicalismo superveniente sustenta que há propriedades físicas, que são reais, que há propriedades científicas especiais [mentais], que também são reais, e que esses dois tipos de propriedades estão relacionadas de alguma maneira descrita por alguma tese da [...] superveniência. [...] A superveniência precisa ser alguma relação não só forte o bastante para garantir que as propriedades físicas determinem as não-físicas, mas também fraca o bastante para permitir às propriedades não-físicas uma ontologia autônoma apropriada. Mas que tipo de relação é essa que ocorre entre propriedades reais e que permite ao físico determinar o não-físico? É diferente de uma necessidade lógica, desde que se supõe que ocorra entre existências distintas, a saber, tipos distintos de propriedades reais; e, contudo, não é a mesma coisa que uma necessidade causal ou natural. Então, o que diabos é isso?".

A superveniência no fisicalismo não pode indicar uma mera relação lógica porque pretende discorrer sobre propriedades reais. Todavia, não pode ser uma relação causal ou natural, pois esses tipos de relação são contingenciais, não sendo, assim, fortes o bastante para manterem a relação de determinação e dependência exigidas pelo discurso modal das definições formais de superveniência. É por conta disso que Melnyk (1991: 578) afirma que o fisicalismo superveniente "está em guerra consigo mesmo", pois seu problema é interno, estando em suas próprias exigências.

Outro autor que tratou dos problemas do fisicalismo superveniente é Horgan (1993). A questão levantada por ele é que nem mesmo a tese da superveniência forte é o bastante para suportar o fisicalismo. Seria preciso uma relação mais forte ainda, uma "superhiperveniência":

"O tipo de relação entre níveis, necessário ao materialista que também é um realista sobre um dado discurso (e.g., discurso mental), não é a superveniência crua, mas antes o que eu irei apelidar de superhiperveniência: a saber, a superveniência ontológica que é robustamente explicável de uma forma materialista." (Horgan, 1993: 566)

Em suma, a relação de superveniência exigida pelo fisicalismo precisa ir além da mera formalização lógica, tratando diretamente de coisas reais, mas, ao mesmo tempo, não pode recair apenas sobre as relações contingenciais do mundo real. O problema é que a única forma de atender essas condições seria através da visão realista dos mundos possíveis. Mas o que significa defender uma abordagem realista dos mundos possíveis? Deixemos Lewis (1998: 96-97), um defensor dessa tese, responder:

"Eu acredito que existam mundos possíveis diferentes do mundo que, por acaso, habitamos [...]. É uma verdade não controversa que as coisas poderiam ter sido diferentes do que são. [...] Mas o que isso significa? [...] Eu acredito que as coisas poderiam ter sido diferentes de inúmeras maneiras; [...] Por isso, acredito na existência de entidades que podem ser chamadas de 'o modo como as coisas poderiam ter sido', [embora] prefira chamá-las de 'mundos possíveis'. [...] Eu enfaticamente não identifico os mundos possíveis com entidades linguísticas. [...] Quando declaro o realismo sobre os mundos possíveis, eu quero dizer literalmente."

No contexto do fisicalismo, portanto, a superveniência deveria indicar uma relação real (e não apenas lógica), pois os mundos possíveis seriam mundos reais, mas também deveria ir além das contingências do mundo no qual vivemos, pois abarcaria qualquer mundo possível. Podemos, portanto, definir a tese da superveniência no fisicalismo da seguinte forma:

Superveniência no fisicalismo: Uma propriedade mental M superveem de uma propriedade física F se, necessariamente, todos os mundos possíveis reais indiscerníveis em F também forem indiscerníveis em M.

O problema dessa definição - talvez a única que supra a demanda fisicalista - está justamente em transformar a metafísica dos mundos possíveis em um conjunto de mundos possíveis reais do qual não precisamos, necessariamente, ter conhecimento a respeito. Essa situação é problemática quando levamos em conta a tese auxiliar da constituição do mundo físico. Conforme vimos anteriormente, uma definição apropriada de "mundo físico" é essencial ao fisicalismo: não podemos dizer que o mundo físico é o mundo "X", em que "X" é algo que não fazemos ideia do que seja (Melnyk, 1997). É difícil manter essa exigência em conjunto com a possibilidade de que existam mundos possíveis reais e que esses mundos podem estar longe do nosso entendimento. Todavia, o problema não está exatamente na possibilidade de que existam mundos possíveis reais, mas sim na dependência desses mundos possíveis reais (e, talvez, inconcebíveis por nós) para que uma definição apropriada de fisicalismo superveniente seja viável. Em poucas palavras, a superveniência no fisicalismo exige que nós acreditemos na possibilidade do inconcebível para termos uma definição concebível de fisicalismo superveniente. Parece um preço alto a se pagar. Talvez seja pertinente concordarmos com a opinião de Schiffer (1987) de que invocar uma relação metafísica de superveniência para explicar por que propriedades não-físicas são dependentes e determinadas por propriedades físicas seja, no final das contas, adicionar mais um mistério ao mistério, ou melhor, seja ocultar uma relação obscura com outra relação obscura.

 

Problemas nas teses que definem o fisicalismo

Ao que parece, tanto o reducionismo quanto a superveniência são teses problemáticas quando em conjunção com o fisicalismo. Por outro lado, nenhuma delas define o fisicalismo. São apenas teses conjuntivas cujo papel estratégico é fornecer subsídios para a supremacia do fisicalismo e, por conseguinte, da Física, quando lidamos com os fenômenos mentais que, à primeira vista, não encontram paralelos na ciência Física. Em poucas palavras, se o fundamentalismo da Física é imprescindível ao fisicalismo, então devemos mostrar como é possível que propriedades que não figuram na Física podem ser reduzidas às propriedades físicas (reducionismo) ou podem ser determinadas por propriedades físicas (superveniência). Porém, ao passo em que lidamos com os problemas das estratégias do fisicalismo, não tratamos dos possíveis problemas que a própria definição do fisicalismo pode acarretar. O objetivo desta seção é justamente levantar os pontos críticos das teses demarcatórias do fisicalismo, ou seja, discorrer sobre os problemas que elas incitam.

Talvez uma das críticas mais incisivas ao fisicalismo esteja no dilema apontado por Hempel (1980): se o fisicalismo for definido de acordo com a ciência Física atual, então se trata de uma tese possivelmente falsa, já que a Física atual não é, de maneira alguma, uma ciência completa. Por outro lado, se o fisicalismo apoiar-se em uma ciência Física hipotética, uma ciência completa que ainda está por vir, então o fisicalismo perde sua força, pois não sabemos como será essa Física e que coisas farão parte desse mundo físico que ainda não somos capazes de conceber (Hellman, 1985; Melnyk, 1997).

Sendo a definição do fisicalismo imanente à ciência Física, então o dilema de Hempel é realmente perigoso para o fisicalismo. Afinal, se eliminarmos a Física do fisicalismo, não teremos bases para fundamentar nem a sua tese central e tampouco as suas teses auxiliares. Nesse contexto, uma saída para evitar o dilema de Hempel consiste em tentar manter as teses que definem o fisicalismo e, ao mesmo tempo, livrar-se da dependência da Física. O argumento causal e da completude do mundo físico desenvolvido por Papineau (2001) e por Spurrett e Papineau (1999), podem ser analisados dessa maneira, já que são baseados na estratégia argumentativa chamada via negativa, cuja ideia é definir um termo por meio da definição do seu contrário (Gillett e Witmer, 2001; Worley, 2006). Nesse caso, "físico" é o que não está na classe do "não-físico". Se formos adeptos da tese da completude do fisicalismo, não faz diferença se aceitamos a Física contemporânea ou uma Física futura hipotética. O mais importante é esclarecer o que não faz parte do mundo físico, a saber, eventos não-físicos não fazem parte do mundo causal fisicalista, pois não fazem diferença nesse mundo. Notem que não foi preciso apresentar uma definição detalhada sobre o que significa dizer que algo é "algo físico". Bastou afirmar que o não-físico não faz parte do mundo físico porque não faz diferença causal nesse mundo. Via negativa, então, o físico é aquilo que faz diferença causal no mundo físico.

Entretanto, essa não parece ser uma boa estratégia, pois a tese da completude do mundo físico exigiria, por via negativa, uma definição clara da completude do mundo não-físico (Gillett e Witmer, 2001). Não basta dizer que o não-físico é o que não faz parte do mundo físico, pois nessa definição já utilizamos o termo "físico" que é exatamente o que pretendemos definir. Para ter uma definição via negativa legítima precisaríamos esclarecer o que significa dizer que o mundo não-físico é completo respeitando duas condições: (1) todos os termos envolvidos na definição do físico devem estar presentes na definição do não-físico, pois se termos estiverem faltando também estará faltando informações; e, por conta disso, (2) devemos falar de completude do mundo não-físico porque essa é a tese central que define o mundo físico. O problema nesse caso é que a tese da completude do mundo não-físico é bem mais forte do que a tese da completude do mundo físico, pois, em princípio, enquanto a última tem apenas a pretensão de delimitar o mundo físico, a primeira deixa em aberto tudo o que pode ser não-físico, e não temos certeza do que seja isso. Em poucas palavras, se não temos ideia do que seja recaímos, novamente, no dilema de Hempel.

A situação não melhora se definirmos o fisicalismo baseando-se numa Física hipotética sobre a qual não temos a menor ideia de como será. Se optarmos por essa saída, então surgirão os seguintes problemas: (1) indeterminação das propriedades e leis existentes dentro dessa Física (Hempel, 1980; Hellman, 1985); (2) tese trivial, já que, por conta da indeterminação, pode-se definir como fisicalista qualquer ciência e como física qualquer propriedade ou lei (Chomsky, 1968; Crook e Gillett, 2001); (3) o que resultaria no fato de que entidades como almas, mentes cartesianas, fantasmas, enfim, entidades costumeiramente vistas como paradigmas de coisas não-físicas poderiam, um dia, fazer parte do mundo físico (Lowe, 1993; Montero, 1999).

Por detrás do dilema de Hempel, contudo, repousa um problema mais fundamental envolvendo a seguinte questão: o que significa dizer que algo é "algo físico"? Ou seja, o que é o "físico"? Poderíamos defini-lo via negativa, afirmando que almas, espíritos e fantasmas não são coisas físicas. Mas essa estratégia, de acordo com Montero (1999: 185-186), é problemática:

"Mas o que exatamente supõe-se que seja não-físico sobre um fantasma? É porque eles podem atravessar paredes sem quebrá-las? Os neutrinos [...] podem passar através da Terra sem qualquer distúrbio, e mesmo assim são classificados como [coisas] físicas. É porque eles não possuem massa? Fótons não possuem massa, e mesmo assim são considerados [coisas] físicas. Talvez seja porque eles supostamente não ocupam lugar no espaço. Mas se não ocupar lugar no espaço mostra que algo é não-físico, partículas pontuais (se elas realmente existirem) devem ser classificadas como não-físicas. Mesmo assim, os fisicalistas [...] considerarão isso como um erro. Então, dizer que o físico significa algo como 'substância não fantasmagórica' [...] nos ajuda menos ainda."

Em outras palavras, não podemos definir o que é físico apoiando-se na concepção clássica de materialismo, em que a matéria seria a res extensa, cujas principais características seriam possuir massa e ocupar lugar no espaço e no tempo. Não podemos fazer isso porque há entidades físicas, tais como os neutrinos, que são capazes de atravessar paredes, e como os fótons, que não possuem massa. Não seria viável, também, arguir que as coisas físicas ocupam lugar no espaço-tempo e as coisas não-físicas só ocupam lugar no tempo, já que o espaço-tempo não ocupa nenhum lugar em si. Por essa lógica chegaríamos à conclusão de que o próprio espaço-tempo não faz parte do mundo físico porque não é algo físico (Montero, 1999).

Em seu turno, seria possível utilizar, na definição do físico, o argumento da microfísica segundo o qual, em última instância, todas as coisas são entidades microfísicas em si ou são constituídas/realizadas/compostas por elas. Entretanto, a própria ciência Física propôs que há matéria não luminosa no espaço, definida como "matéria escura", cuja constituição é formada por partículas elementares de axions, uma partícula totalmente nova e diferente em relação às partículas elementares da Física (Montero, 1999). Portanto, definir o não-físico como algo que não é constituído pelos mesmos elementos que constituem o físico não é uma boa opção, pois é demasiadamente vaga. A ciência Física atual é incompleta e pode ser que novas partículas elementares físicas sejam descobertas; novas partículas que indiquem a existência de fantasmas, almas, mentes cartesianas, e assim por diante.

E se utilizássemos como critério demarcatório para definição do fisicalismo as diferenças metodológicas e conceituais entre a Física, suposta ciência primária, e as outras ciências especiais? O materialismo clássico é uma tese metafísica a priori que pretendia delimitar o campo da ciência Física do século 17 ao requerer que seu objeto de estudo deveria possuir certas características - como ser sólido, inerte, impenetrável e conservável - e interagir de maneira determinística apenas pelo contato (Crane e Mellor, 1990). O "materialismo" da ciência Física moderna é diferente: a matéria não é sólida, inerte, impenetrável ou conservável; e, de acordo com a física quântica, as relações são indeterminadas e muitas vezes sem contato direto. Talvez uma das principais mudanças seja que não há tentativas, na ciência Física moderna, de definir a priori o objeto da Física, isto é, de definir o físico. Esse descompromisso na ciência Física talvez possa refletir na ausência de definição do físico no fisicalismo. Todavia, ao passo em que é preciso preencher o espaço deixado pela ausência de definição do físico, por que não fazê-lo ressaltando como critério de demarcação do fisicalismo as características metodológicas e conceituais da Física? De acordo com Crane e Mellor (1990: 186) essa posição levanta duas questões:

"O que é a ciência fisicalista: ou seja, que ciências ela abrange? E o que dá a ela essa autoridade ontológica? Em outras palavras, o que autoriza certas ciências a nos dizer em seus próprios termos o que o mundo contém - e desse modo classificá-lo com o título honorifico fisicalista de 'físico'?"

O que faria da Física a ciência escolhida para definir o fisicalismo? De acordo com Crane e Mellor (1990) a Física é o paradigma de ciência fisicalista. Pode-se adicionar, também, a Química, a Biologia Molecular e a Neurofisiologia como exemplos de ciências fisicalistas. Entretanto, a Sociologia, a Psicologia e a Economia não seriam exemplos de ciências fisicalistas. Por que a Psicologia não é uma ciência fisicalista? Certamente, não é por conta da definição de matéria do século 17, pois a própria Física já a abandonou. Também não pode ser por conta da negação do mental na Física. As "psicologias", tais como a psicanálise, o behaviorismo, a ciência cognitiva, etc., também negam a existência de qualquer tipo de mente cartesiana. Um caminho possível seria afirmar que a Psicologia, ou qualquer outra ciência especial, não possui leis, métodos ou resultados confiáveis sobre seus objetos de estudo, tal como a Física possui. Entretanto, esse é um argumento epistemológico, o que não é o bastante para negar o status de ciência fisicalista à Psicologia (Crane e Mellor, 1990). É preciso que a negação esteja numa base ontológica, porque o fisicalismo é, essencialmente, uma tese ontológica.

Talvez seja possível definir as ciências fisicalistas como aquelas que são redutíveis à Física. Mas já vimos que o reducionismo não é uma opção viável. E, mesmo se fosse, não nos ajudaria na resolução desse problema, pois estaríamos num círculo vicioso, onde definiríamos como fisicalista as ciências passíveis de redução enquanto que as ciências passíveis de redução só seriam redutíveis por serem fisicalistas. No entanto, imaginemos que não haja circularidade e que seja possível manter o projeto de redução. Mesmo assim teríamos que enfrentar problemas. Por detrás do reducionismo está a tese da unidade da ciência (Oppenheim e Putnam, 1958/1991), mas como podemos classificar a Física como a ciência primária se nela mesma não há unidade? Ora, os físicos ainda não conseguiram, por exemplo, unificar a teoria geral da relatividade e as forças do modelo padrão da física das partículas (Crane e Mellor, 1990).

Valer-se da tese da microfísica para garantir à Física o status de ciência fisicalista por excelência também é problemático. Para Crane e Mellor (1990: 189), afirmar que a Física é a ciência primária só porque tudo é constituído por partículas elementares microfísicas é cair na trivialidade:

"O fato de que a física, por mera convenção, inclui o estudo das coisas muito pequenas deveras tem a implicação trivial de que tudo que possui extensão no espaço é ou físico ou possui partes físicas; e para alguns, essa verdade trivial é tudo o que o fisicalismo significa."

Na verdade, Crane (1993) dirigiu críticas diretas ao argumento da microfísica desenvolvido por Pettit (1993). Segundo Crane (1993), e conforme vimos anteriormente, há quatro argumentos que constituem a tese da microfísica, duas sobre entidades e duas sobre leis: (1) existem entidades microfísicas; (2) existem leis microfísicas; (3) entidades microfísicas constituem tudo; e (4) leis microfísicas estão de alguma forma presentes em todos os acontecimentos do mundo físico, o que significa que, em algum grau, elas governam tudo. Para Crane (1993), as teses (3) e (4) são as responsáveis pela caracterização da teoria de Pettit (1993) como fisicalista, já que (1) e (2) recairiam no problema da trivialidade. Todavia, há problemas nas teses (3) e (4). Crane (1993) afirma que (3) não é uma boa estratégia para defesa do fisicalismo porque é plenamente possível sustentar que propriedades microfísicas constituem todos os eventos do mundo, mas que esses eventos, ao mesmo tempo, também possuem outros tipos de propriedades. Já o argumento (4) seria inócuo, pois "não é nem controverso ou especialmente fisicalista; [...] é apenas um caso especial do fato de que 'todas as verdades devem ser consistentes entre si'" (Crane, 1993: 226). Em síntese, a existência de leis microfísicas que governam tudo não implica na negação de que também existam leis não-físicas que governam certos tipos de propriedades. Meu corpo está sujeito às leis da microfísica, mas isso não impede que existam leis da Psicologia que supostamente tratariam de propriedades mentais não redutíveis às propriedades físicas. A única exigência é que deve existir consistência entre essas leis: uma lei psicológica não pode negar uma lei microfísica e uma lei microfísica não pode suplantar uma lei psicológica. Sendo assim, o argumento da microfísica não é o bastante para defender a ideia de que o mundo real, o único mundo que existe, é o mundo descrito pela ciência Física, pois não há na própria ciência Física fatores que justifiquem a defesa da tese fisicalista.

Entrementes, em resposta a esse problema, poderíamos observar que por detrás do fisicalismo há a tese da completude do mundo físico amparada pelo argumento causal, segundo o qual todos os eventos físicos possuem causas físicas e qualquer coisa que exerça qualquer tipo de influência no mundo físico é também uma coisa física. Como vimos, ser real no mundo físico significa fazer diferença nesse mundo. Assim, o mundo físico seria o único mundo que existe porque as coisas que fazem diferença nesse mundo só o fazem porque são coisas físicas, e o fisicalismo assegura que esse mundo é completo e que não precisa ir além de si mesmo para tornar os seus próprios acontecimentos possíveis. Será que essa tese nos apresenta os parâmetros que precisamos para definir o fisicalismo? Deixemos Stroud (1987: 271) responder:

"Podemos chegar à ideia de que o mundo físico é o único mundo que há, e de que os fatos físicos são os únicos fatos que existem, a partir da perspectiva da explicação física universal? Eu acredito que a resposta seja 'não'. Parece-me que é como se essa rota explanatória proposta pudesse nos guiar em direção à concepção fisicalista de mundo apenas se já tivéssemos a ideia de que o mundo é exclusivamente físico ou de que o mundo físico é o único mundo que há. Uma explicação precisa de um explanandum - algum fato a ser explicado."

Em poucas palavras, é um caso de petição de princípio. A tese da completude do mundo físico só tem sentido quando partimos do pressuposto de que o mundo físico - enquanto mundo descrito pela ciência Física - é o único mundo que existe. Mas dar sustentação à tese de que o mundo físico é único mundo que existe é justamente a razão de ser da tese auxiliar da completude, e, por conta desse fato, não é possível colocar sua finalidade em suas premissas. Assim sendo, é inviável usar a tese da completude para defender a ideia de que o mundo físico é o único mundo que existe, ou seja, para sustentar a tese central do fisicalismo.

 

Considerações finais

As pretensões deste ensaio são moderadas. O objetivo central foi o de apresentar o "problema do corpo" por meio de um panorama geral das discussões acerca do fisicalismo. Primeiramente, tratamos da própria definição do fisicalismo a partir de um conjunto de teses. A tese central fisicalista consiste na suposição de que o único mundo que existe, o único mundo que é real, é o mundo físico. Todavia, para escapar da trivialidade, a tese central do fisicalismo é amparada por duas teses auxiliares. Uma delas é a tese da constituição: o mundo físico é o mundo dos eventos físicos, que, por sua vez, são constituídos por entidades microfísicas em si ou por entidades macrofísicas realizadas/compostas/constituídas por entidades microfísicas. A segunda é a tese da causalidade: os eventos físicos possuem propriedades físicas e estas são responsáveis pelas relações causais no mundo físico e todo evento-efeito físico possui um evento-causa físico suficiente para sua ocorrência.

Visto que a ciência Física é imprescindível para a definição do fisicalismo, então devemos mostrar como é possível que propriedades que não figuram em seu âmbito de análise podem ser reduzidas às propriedades físicas (reducionismo) ou podem ser determinadas por propriedades físicas (superveniência). O segundo passo deste trabalho foi avaliar as principais estratégias fisicalistas que prometem cumprir essa função. Contudo, tanto o projeto reducionista quanto a tese da superveniência encontram problemas quando em conjunção com o fisicalismo. O primeiro por conta do absolutismo da tese da identidade que, por sua vez, é imprescindível ao processo de redução fisicalista. A segunda porque a única forma concebível de superveniência no fisicalismo depende da aceitação do realismo dos mundos possíveis, fato que torna o fisicalismo superveniente uma tese um tanto obscura.

Por fim, o terceiro passo deste trabalho consistiu em discorrer sobre os problemas relacionados às próprias teses que definem o fisicalismo. O que significa dizer que algo é "físico"? O que é o "físico"? O que confere à Física o status de ciência fisicalista por excelência? Qualquer que seja o caminho escolhido para responder essas perguntas, ele nos leva a mais problemas.

Em suma, o intuito deste ensaio foi mostrar que, além do "problema da mente", há também o "problema do corpo" - tema que muitas vezes é deixado de lado nas discussões da filosofia da mente (Montero, 1999). Só podemos supor qual seria a razão para tal negligência. É coerente sustentar que o fisicalismo seja o posicionamento metafísico mais adequado para manter a filosofia da mente em consonância com as ciências naturais. Assim, parte-se do fisicalismo para lidar com o problema da mente, mas pouco se fala sobre as bases metafísicas fisicalistas, talvez por receio de que o fisicalismo não se mostre tão coerente quanto parece ser e que, por essa razão, se revele tão problemático quanto o dualismo. De fato, a partir deste ensaio é possível concluir que não há teses irrevogáveis no fisicalismo. E mais, visto que a demarcação da Psicologia como ciência fisicalista é cada vez mais comum, pois serve à função de eximi-la de qualquer teor dualista, além de colocá-la no contexto científico da biologia, da neurociência e da ciência cognitiva computacional, é imprescindível aos estudiosos desse âmbito conhecer os problemas filosóficos que acompanham o fisicalismo. Em poucas palavras, precisamos nos deter não apenas no problema da mente, mas também no problema do corpo. Nesse sentido, esperamos que a análise desenvolvida neste ensaio possa servir de fundamento para discussões subsequentes acerca do tema, contribuindo, assim, para a superação dos problemas do fisicalismo evidenciados ao longo deste trabalho.

 

Referências Bibliográficas

Burge, T. (1986). Individualism and psychology. Philosophical Rev., 95(1), 3-45.         [ Links ]

Chomsky, N. (1968). Language and mind. New York: Harcourt Brace and World.         [ Links ]

Crane, T. (1993). Reply to Pettit. Analysis, 53(4), 224-227.         [ Links ]

Crane, T. e Mellor, D. H. (1990). There is no question of physicalism. Mind, New Series, 99 (394), 85-206.         [ Links ]

Crook, S. e Gillett, C. (2001). Why physics alone cannot define the 'physical': materialism, metaphysics, and the formulation of physicalism. Canadian J. Philosophy, 31, 333-360.         [ Links ]

Descartes, R. (1984). Meditations on first philosophy and Objections and replies. Em: Cottingham, J.; Stoothoff, R. e Murdoch, D. (Eds.). The Philosophical Writings of Descartes (v. 2). Cambridge: Cambridge University Press. (Obra original publicada em 1641).         [ Links ]

Descartes, R. (1999). As Paixões da Alma. Em: Florido, J. (Ed.). Descartes (pp. 101-245). São Paulo: Nova Cultural. (Obra original publicada em 1649).         [ Links ]

Fodor, J. (1974). Special sciences (or: the disunity of science as a working hypothesis). Synthese, 28, 97-115.         [ Links ]

Gillett, C.; e Witmer, D. G. (2001). A 'physical' need: physicalism and the via negative. Analysis,61(4), 302-309.

Haak, S. (1998). Filosofia das lógicas. São Paulo: Editora Unesp. (Original publicado em 1978).         [ Links ]

Hellman, G. (1985). Determination and logical truth. J. Philosophy, 82(11), 607-616.         [ Links ]

Hempel, C. (1980). Comment on Goodman's 'Ways of Worldmaking'. Syntese, 45, 193-199.         [ Links ]

Horgan, T. (1993). From supervenience to superdupervenience: meeting the demands of a material world. Mind, New Series, 102 (408), 555-586.         [ Links ]

Hume, D. (2000). Tratado da natureza humana. São Paulo: Editora Unesp. (Original publicado em 1739).         [ Links ]

Kim, J. (1973). Causation, nomic subsumption, and the concept of event. J. Philosophy, 70(8), 217-236.         [ Links ]

Kim, J. (1984). Concepts of supervenience. Philosophy Phenomenal Res., 45 (2), 153-176.         [ Links ]

Kim, J. (1985). Supervenience, determination, and reduction. J. Philosophy, 82 (11), 616-618.         [ Links ]

Kim, J. (1992). Multiple realization and metaphysics of reduction. Philosophy and Phenomenological Research, 52(1), 1-26.         [ Links ]

Kim, J. (1999). Physicalism. Em: Wilson, R.; e Keil, F. (Eds.). The MIT encyclopedia of the cognitive sciences (pp. 645-647). Cambridge: The MIT Press.         [ Links ]

Kim, J. (2005). Physicalism, or something near enough. Princeton: Princeton University Press.         [ Links ]

Lewis, D. (1986). On plurality of worlds. Oxford: Basil Blackwell.         [ Links ]

Lewis, D. (1998). Possible worlds. Em: Macdonald, C. e Laurence, S. (Eds.). Contemporary readings in the foundations of metaphysics (pp. 96-102). Malden: Blackwell Publishers.         [ Links ]

Lowe, E. (1993). The causal autonomy of the mental. Mind, New Series,102 (408), 629-644.         [ Links ]

Melnyk, A. (1991). Physicalism: from supervenience to elimination. Philosophy Phenomenological Res., 51 (3), 573-587.         [ Links ]

Melnyk, A. (1997). How to keep the 'physical' in physicalism. J. Philosophy, 94 (12), 622-637.         [ Links ]

Menzies, P. (1988). Against causal reductionism. Mind, New Series, 97 (388), 551-574.         [ Links ]

Montero, B. (1999). The body problem. Noûs, 33(2), 183-200.         [ Links ]

Nagel, E. (1961). The structure of science: Problems in the logic of scientific explanations. New York: Harcourt, Brace e World, Inc.         [ Links ]

Nagel, E. (2008). Issues in the logic of reductive explanation. Em: Bedau, M.; e Humphreys, P (Eds.). Emergence: contemporary readings in philosophy and science (pp. 359-373). Cambridge: The MIT Press. (Original publicado em 1979).         [ Links ]

Oliver, A. (1996). The metaphysics of properties. Mind, New Series, 105(417), 1-80.         [ Links ]

Opennheim, P. e Putnam, H. (1991). Unity of science as a working hypothesis. Em: Boyd, R.; Gasper, P. e Trout, S. (Eds.). The philosophy of science (pp. 403-427). Cambridge: The MIT Press. (Original publicado em 1958).         [ Links ]

Papineau, D. (2001). The rise of physicalism. Em: Gillett, C. e Loewer, B. (Eds.). Physicalism and Its Discontents (pp. 3-36). Cambridge: Cambridge University Press.         [ Links ]

Papineau, D. (2008). Must a physicalist be a microphysicalist? Em: Hohwy, J. e Kallestrup, J. (Eds.). Being reduced: new essays on reduction, explanation, and causation (pp. 126-148). New York: Oxford University Press.         [ Links ]

Peacocke, C. (1993). Externalist explanation. Proceedings of the Aristotelian Society, New Series, 93, 203-230.         [ Links ]

Pettit, P. (1993). A definition of physicalism. Analysis, 53 (4), 213-223.         [ Links ]

Putnam, H. (1975). The meaning of 'meaning'. Em: Putnam, H. (Ed.). Mind, language and reality: philosophical papers, volume 2 (pp. 215-271). Cambridge: Cambridge University Press.         [ Links ]

Salmon, W. (1998). Causality and explanation. New York: Oxford University Press.         [ Links ]

Schiffer, S. (1987). Remmants of meaning. Cambridge: The MIT Press.         [ Links ]

Schouten, M. e Jong, L. (2007). Mind matters: the roots of reductionism. Em: Schouten, M. e Jong, L. (Eds.). The matter of the mind: philosophical essays on psychology, neuroscience, and reduction (pp. 1-28). Cambridge: Blackwell Publishing.         [ Links ]

Spurrett, D. e Papineau, D. (1999). A note on completeness of 'physics'. Analysis, 59 (1), 25-29.         [ Links ]

Stalnaker, R. (1996). Varieties of supervenience. Noûs, 30(10), 221-241.         [ Links ]

Stroud, B. (1987). The physical world. Proceedings of the Aristotelian Society, New Series, 87, 263-277.         [ Links ]

Worley, S. (2006). Physicalism and the via negative. Philosophical Studies, 131, 101-126.         [ Links ]

 

Notas

Diego Zilio
Endereço para correspondência: Av. Prof. Mello Moraes, 1721, São Paulo, SP 05.508-900, Brasil.
E-mail para correspondência: dzilio@usp.br.

Creative Commons License