SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.15 no.3 Rio de Janeiro dez. 2010

 

Editorial

 

Corpo, corporeidade e cognição

 

Body, corporeity and cognition

 

 

Gláucio Aranha

Organização Ciências e Cognição, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

 

 

Com o presente fascículo, o periódico Ciências e Cognição encerra mais um ano de atividades promovendo a divulgação de trabalhos acadêmicos voltados para os estudos da cognição.

Este fascículo apresenta o Núcleo Temático "Corpo, corporeidade e cognição", o qual se debruça sobre múltiplas perspectivas do corpo e da percepção corporal na construção do conhecimento. Iniciamos com um estudo sobre o corpo como objeto da prática educacional, em "Estratégia de ensino-aprendizagem de anatomia humana para acadêmicos de medicina". Avançamos, a seguir, para um viés fisiológico com os artigos "O valor da estimulação cortical voltado para o deficit de atenção de alunos com síndrome de down" e "A study of brain reaction to spatial stimuli in students with different background knowledge". A abordagem filosófica do tema é realizada nos ensaios "Corporeidade, cognição e linguagem" e "O corpo segundo Merleau-Ponty e Piaget". No ensaio "A origem motriz da linguagem sonora dos homens", temos um estudo exploratório sobre a relação entre a corporeidade e o surgimento da linguagem.

Na seção de Temas Livres, apresentamos mais seis artigos científicos voltados para a exploração de questões relacionadas com fenômenos cognitivos, alinhados com a perspectiva da complexidade que orienta a política editorial do periódico. São estudos que envolvem tópicos como memória, leitura, redes sociais de parentesco, linguagem, inteligências múltiplas, ambientes virtuais e jogos simbólicos.

São, ainda, apresentados um ensaio sobre a relação entre bilingüismo e cognição, uma revisão de literatura em relação à relação entre pragmatismo e cognição. Um estudo de caso, discute as potencialidades do uso da equoterapia como ferramenta para o campo da educação lidar com questões de dificuldade de aprendizagem. Por fim, uma resenha sobre a obra "Teoria Social Cognitiva", encerra o volume.

Em 2010, reafirmamos nosso compromisso com a comunicação científica, ingressando em mais bases de dados, tais como o LILACS e a BVS-PSI, dentre outros. Projeto que já prevê outros avanços para 2011.

 

Gláucio Aranha,

Editor-Chefe de Ciências & Cognição

Organização Ciências e Cognição (OCC)

Instituto de Ciências Cognitivas (ICC)