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Ciências & Cognição

On-line version ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.16 no.2 Rio de Janeiro Aug. 2011

 

Resenha

 

O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes

 

The teacher and literature: for small, medium and large

 

 

Flávia Brocchetto Ramos CorreioI; Aline Crisleine OrsoII

IUniversidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
IIUniversidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

 

 

A obra O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes (2009), de Ligia Cademartori, é um depoimento apaixonado de uma leitora que tem como ponto principal a relação do professor com a literatura. O livro é o primeiro de uma série intitulada Conversas com o professor e busca trazer para o docente e para leitores em geral reflexões acerca do significado da leitura literária na vida humana. Emprega uma linguagem clara e acessível, mesmo que alguns aspectos sejam abordados a partir de um olhar acadêmico. O texto é acompanhado de Prefácio da professora Magda Soares, pioneira no Brasil nos estudos de letramento. Magda elogia o livro e afirma que se trata de uma "obra que nunca tivemos e sempre esperamos sobre literatura na escola, sobre as relações do professor com a literatura, sobre relações entre professor e alunos com a mediação literária." (p. 13)

Ligia Cademartori é ensaísta, tradutora e doutora em Teoria da Literatura, foi professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e é professora aposentada da Universidade de Brasília (UnB). Teve suas reflexões sobre a criança, a literatura e a educação nos livros A criança e a produção cultural (1982), O que é literatura infantil (1986), Literatura infantil: autoritarismo e emancipação (1982), A formação do leitor: o papel das instituições (1994) e Literatura infantil: políticas e concepções (2008). A obra em questão, publicada pela Autêntica Editora em 2009, possui 128 páginas e divide-se em três grandes partes que são subdivididas em capítulos. A primeira delas trata sobre a "Literatura infantil: a narrativa e o tumulto do mundo", na segunda parte a autora aborda a "Literatura juvenil: refúgio na fantasia ou o fim da inocência?" e na terceira e última parte, o tema retratado são as "Aventuras poéticas: imagens, sons e sentidos".

O primeiro segmento que foca a narrativa subdivide-se em cinco capítulos: "Uma voz que só você possa escutar", em que a autora trata a respeito da relação professor-aluno, do leitor com o livro e do envolvimento dos alunos com a ficção; "Percursos, viagens, andanças", momento que a autora fala sobre os recursos utilizados na construção do desenrolar das histórias infantis e de como as personagens se modificam ao percorrer os caminhos e ao vivenciar as situações que constituem essas narrativas; "O sempre, o nunca, a temível passagem", no qual Cademartori retrata como a literatura infantil possibilita a liberdade de criação com mundos mágicos e sobrenaturais e como são as características do tempo e do espaço; "A construção e o vazio", em que a escritora expõe sobre as histórias como recortes feitos pelo autor e a importância da criança em conhecer as referências utilizadas para compreender a realidade da narrativa infantil, e assim poder reagir a elas, como nas obras literárias, que permitem ao leitor preencher os vazios com o seu mundo; e, por fim, "Literatura de hoje: fronteiras franqueadas", no qual a autora menciona como os recursos utilizados para compor uma obra literária, como a imagem, podem auxiliar na aproximação de culturas distintas.

A segunda seção do livro, no qual o foco é a literatura juvenil, é subdividida em cinco capítulos como a primeira: "O mundo é maior que o meu bairro", em que Cademartori apresenta um dos aspectos proporcionados pela leitura que é a expansão dos horizontes do leitor, a ampliação do mundo conhecido, ao mesmo tempo em que questiona a problemática ligada ao conceito de literatura juvenil; "O mundo dos outros", no qual a autora aborda o papel das traduções e adaptações de literatura estrangeira, sem as quais o acesso a muitas narrativas estaria restrito e acabaria, consequentemente, por diminuir a visão de mundo do leitor, sem contar com a desistência daqueles que não se sentem interessados a ler uma obra cuja linguagem possui algum nível de dificuldade de compreensão; "O mundo do crime", a autora trata sobre as narrativas policiais clássicas e contemporâneas, mostrando a diferença existente entre ambas; "Ler para a escola e ler para a vida", em que a escritora questiona as indicações literárias para o vestibular e o seu objetivo, além de ressaltar como são os momentos de prazer junto aos livros que os tornam inesquecíveis e como o espaço para o contato com essa fascinação deveria ser resguardado pelos professores do ensino médio; e "Leitor: ser ou não ser", em que a autora explica como os textos literários menores podem auxiliar o professor a despertar no jovem o interesse pela leitura, além de afirmar que a leitura somente pela leitura também constitui estimulante para que o jovem sinta o prazer de ler e encontre motivos que o tornem efetivamente um leitor, ressaltando que há, no entanto, diferença entre capacitar os alunos à leitura e transformá-los em leitores de literatura.

A terceira parte do livro, subdividida em quatro capítulos, elege a poesia como tema de reflexão: "O menino e o poeta", no qual Cademartoti menciona a importância das experiências com a linguagem que tivemos na infância, a diferença entre o uso das palavras para fins práticos de comunicação e para construção de relações que jogam com o sentido, e os recursos utilizados na poesia infantil; "Um gênero difícil", em que a escritora explica como a poesia é um gênero particularmente difícil, os equívocos que podem acontecer na poesia infantil e a importância, mas não a obrigatoriedade, do conhecimento prévio para a compreensão da escolha do autor e o seu significado de sua presença; "A iniciação: os jogos verbais", momento que a autora trata como a consciência da língua varia de falante para falante e a importância dos jogos verbais como contato inicial com uma função poética da linguagem que posteriormente poderá acontecer com a poesia infantil; e, para finalizar, "Ler na era do consumo", no qual o tema abordado é a leitura na sociedade contemporânea, os meios de comunicação com os quais concorre, a interação entre as pessoas, o tempo exigido para a formação do leitor e pela leitura literária e o papel do professor como orientador de seus alunos.

O livro discute pontos sobre leitura, literatura, educação e letramento e retrata assuntos pertinentes à escola e ao tratamento dado à literatura, acrescentando novas abordagens a esses assuntos e constitui um referencial interessante aqueles preocupados com o papel da escola e da educação para a formação de leitores. A obra destina-se a professores do ensino fundamental e do ensino médio, bibliotecários, estudantes da área de letras e interessados em geral pela educação e promoção de práticas leitoras. Mas a obra também contempla aquele leitor apaixonado que se alegra em revisitar, por meio da leitura de Ligia, obras que já leu ou ser convidado a conhecer outras.

 

Referências bibliográficas

Zilberman, R. (Org.). A produção cultural para a criança. 2ª ed. Novas perspectivas 3. Porto Alegre Mercado Aberto.

Magalhães, L.C. (1986). O que é literatura infantil. Coleção Primeiros Passos São Paulo: Brasiliense.         [ Links ]

Zilberman, R. & Magalhães, L.C. (1982). Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática.         [ Links ]

Cademartori, L. (1994). A formação do leitor: o papel das instituições de formação do professor para a educação fundamental. São Paulo: Moderna.         [ Links ]

Cademartori, L. (2009) O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Conversas com o professor; 1. Belo Horizonte: Autêntica.         [ Links ]

Paiva, A. & Soares, M. (Orgs.) (2008). Literatura infantil: políticas e concepções. Belo Horizonte: Autêntica.         [ Links ]

 

 

Notas

F.B. Ramos
E-mail para correspondência: ramos.fb@gmail.com.

A.C. Orso
E-mail para correspondência: orso.aline@gmail.com.