SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Aprendizagem e desenvolvimento da criança com síndrome de Down:: representações sociais de mães e professoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ciências & Cognição

versión On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.16 no.3 Rio de Janeiro dic. 2011

 

Editorial

 

Ensino-Aprendizagem em foco

A questão do ensino e da aprendizagem vem sendo alvo de numerosos artigos nas páginas de Ciências e Cognição, quase sempre na sessão destinada a Temas Livres. O último volume de 2011 vem redimir esta situação, apresentando no Núcleo Temático desta edição um conjunto de abordagens multidisciplinares que dialogam com o tema Ensino-Aprendizagem.

O Núcleo Temático reúne, assim, textos originais produzidos por acadêmicos de instituições de variados estados brasileiros (Amapá, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro), dando uma visão do que vem sido produzido em diferentes instituições acadêmicas do país. Na seção de Temas Livres, contamos ainda com artigos científicos produzidos por pesquisadores estrangeiros (Portugal, Espanha e Finlândia) que contribuem para a expansão da perspectiva em face de fenômenos observados em contextos distintos. A questão cognitiva, que é o centro gravitacional do escopo editorial do periódico, atravessa todos os estudos.

O Núcleo Temático contempla material sobre: aprendizagem e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down; impacto dos conhecimentos prévios para o processo de aprendizagem; coavaliação como instrumento formativo no ensino-aprendizagem; impedimentos cognitivos e acessibilidade comunicacional; e, por fim, possíveis articulações do ensino formal e não formal.

Os artigos que compõem a seção de Temas Livres tratam de temas como: adaptação de instrumentos de avaliação neuropsicológica; cognição e diabetes mellitus; saúde e atividade docente; memória; competências emocionais; eficácia negocial de conflitos em ambiente escolar; e bases neuropsicológicas da articulação entre juízo moral e trapaça.

Nota-se, portanto, que a abordagem alinha-se com o escopo do periódico, no sentido de oferecer reflexões acerca da cognição humana atentando para a complexidade desta, a qual somente pode ser devidamente tratada com abertura para a multiplicidade de focos. Deste modo, é construído um grande e estimulante painel que evidencia os entrecruzamentos e as possibilidades de diálogos disciplinares, promovendo condições para a diversificação de abordagens, a troca e a mescla de saberes.

 

Gláucio Aranha

Editor-Chefe de Ciências & Cognição

Organização Ciências e Cognição (OCC)