SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Aspectos qualitativos na prática da avaliação neuropsicológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ciências & Cognição

versão On-line ISSN 1806-5821

Ciênc. cogn. vol.17 no.2 Rio de Janeiro set. 2012

 

Editorial

 

Psicologia e Cognição

 

 

Gláucio Aranha

Organização Ciências e Cognição (OCC)

 

O volume 17 (2) de Ciências & Cognição apresenta trabalhos organizados em duas seções: Núcleo Temático e Temas Livres . O Núcleo Temático do presente fascículo publica artigos científicos que exploram os estudos da cognição em diferentes fronteiras do campo da Psicologia. Dá continuidade, assim, à política editorial adotada, a partir de 2012, no sentido de que a seção temática passaria a ser orientada em relação a áreas de conhecimento e não mais em relação a temas (aprendizagem, tecnologia, etc.). Busca-se com esta proposta alinhar os artigos temáticos com recortes alinhados com o próprio título do periódico, substituindo em cada edição a expressão "ciências" por uma área (Ciências Exatas e Cognição; Comunicação e Cognição; Educação e Cognição, etc.). No presente fascículo, voltamos a seção temática para o campo da Psicologia, ficando a seção de Temas Livres aberta para abordagens de outros campos acadêmicos em interface com as múltiplas abordagens sobre a cognição.

O Núcleo Temático "Psicologia e Cognição" apresenta trabalhos originais sobre: avaliação neuropsicológica, manejo técnico e interpessoal com pacientes em estado de coma, implicações psicológicas no ensino de matemática em contexto indígena da tribo Ticuna, dissociação funcional, avaliação atencional em estudantes universitários e psicologia evolucionista. Esta seção é composta apenas por artigos científicos e ensaios originais.

Na seção de Temas Livres são apresentados: artigos teóricos e/ou empíricos nos campos da filosofia da mente, epistemologia, teoria pragmática da significação e consciência de situação em trabalhos transdisciplinares; revisões sistemáticas em neuropsicologia (instrumentos de cancelamento, aprendizagem reversa); e estudos de caso em neuropsicologia e ensino de ciências.

Gláucio Aranha

Editor-Chefe de Ciências & Cognição

Organização Ciências e Cognição (OCC)