SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue1A psychosocial critique of the social representation of drugs associated with power and control mechanisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) vol.1 no.1 Ribeirão Preto Feb. 2005

 

EDITORIAL

 

 

Editora Chefe
Profª. Drª. Margarita Antonia Villar Luis

 

A apresentação de uma nova revista ao público não é tarefa fácil, ainda mais quando a maioria dos leitores pertence ao mundo acadêmico ou são colegas da área da saúde e, certamente, com expectativas elevadas em relação a este veículo de informação. Tal expectativa advém, em parte, por tratar-se de algo idealizado pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (DEPCH) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo o qual, no Brasil, goza de tradição e reconhecimento dos pares pelas suas iniciativas na especialidade de saúde mental e, mais recentemente, na temática álcool e drogas.

Imbuído do espírito inovador que sempre o distinguiu, o DEPCH lança o primeiro fascículo da SMAD – Revista Eletrônica de Saúde Mental, Álcool e Drogas, objetivando contribuir com os trabalhadores da saúde e afins por meio da divulgação do conhecimento produzido e privilegiando um enfoque multiprofissional sobre os temas abordados. A SMAD espera, ainda, facilitar o intercâmbio e o debate de idéias, favorecendo a integração entre os profissionais dedicados às questões da saúde mental, álcool é drogas no Brasil, nos Países de Língua Oficial Portuguesa e em toda a Região das Américas.

O meio eletrônico foi escolhido, seguindo uma tendência mundial de tornar o conhecimento acessível da forma mais abrangente e rápida possível, além de facilitar a interatividade entre leitores e editores.

A princípio, a Revista será editada semestralmente. Estamos cientes dos desafios e do longo trajeto que a SMAD terá de percorrer para tornar-se um periódico científico consolidado. O estímulo dos colegas e o entusiasmo do grupo de editores são pontos a favor deste empreendimento.

Neste primeiro fascículo, os artigos sobre álcool e drogas mostram a diversidade de focos de estudos e amplitude de discussões. Deslocam-se de uma análise crítico-social, concebendo a palavra droga como constructo sociolingüístico, permeado por mitos que auxiliam no controle e regulação social das populações. Mostram, também, estudos realizados em grupos da comunidade e a atuação do cuidador e pesquisador, sem descuidar dos aspectos éticos inerentes à atividade.

Os trabalhos direcionados à saúde mental abordam o relacionamento interpessoal, tema sempre oportuno dada a sua importância na humanização do cuidado, especificamente do enfermeiro. Da mesma forma, o estudo sobre tentativas de suicídio entre adolescentes, usuários de serviços de emergência, ressalta as dificuldades de realização do diagnóstico, devido aos preconceitos que cercam esse problema de saúde bem como a atuação do enfermeiro frente a esse cliente.

Prezado Leitor, sinta-se bem-vindo à SMAD. Que essa leitura possa acrescentar-lhe conhecimento, acompanhado de satisfação. Sinta-se igualmente convidado a participar da construção desta Revista, enviando seus trabalhos, comentários e sugestões e divulgue-a entre seus colegas.

Creative Commons License