SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Autonomia e a genética da conduta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versão On-line ISSN 1806-6976

SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) v.2 n.1 Ribeirão Preto fev. 2006

 

EDITORIAL

 

Editora Chefe
Profª. Drª. Margarita Antonia Villar Luis

 

O desenvolvimento técnico-científico tem incentivado o debate sobre a visão do homem enquanto ser determinado pela sua biologia e sua capacidade de superar essa marca. Por isso, iniciou-se com um artigo apresentando uma análise de natureza filosófica, que envolve a concepção do homem, abordando o seu lado biológico, francamente determinista, e características outras que fundamentam a idéia da autonomia humana, envolvendo os aspectos não deterministas, delineando um ser cuja complexidade extrapola a perspectiva biológica. A discussão centra-se, particularmente na atividade científica, na importância de manter-se uma visão totalizadora do homem. Pela exposição do autor, constata-se que tal questão tem o poder de suscitar embates acadêmicos também no velho continente europeu.

A questão rede social de apoio aos dependentes de substâncias psicoativas, caracterizou-se como um problema estratégico de atenção à saúde, conforme evidencia o segundo artigo, na medida em que as autoras observaram a carência da oferta de suporte aos usuários condição essa preocupante, pois sem a acessibilidade de serviços apropriados; com pessoal capacitado e programas de apoio estruturados, dificilmente o indivíduo dependente químico vincular-se-á ao tratamento e conseguirá a reinserção no seu meio familiar e social.

Os enfermeiros constituem uma categoria profissional que, com freqüência, se depara com situações relacionadas ao uso de substâncias psicoativas, sejam elas decorrentes do uso de drogas lícitas ou ilícitas, entretanto as pesquisas têm identificado a falta de educação específica para reconhecer e manejar os problemas relativos a esse uso. O terceiro artigo discute sobre as competências de enfermagem necessárias para o enfermeiro generalista e especialista atuarem nesse ramo e fornece sugestões de estratégias para o desenvolvimento das mesmas. Essa experiência proveniente dos Estados Unidos da América pode propiciar indicadores importantes de como lidar com esse problema em outros paises, fazendo as adaptações locais necessárias.

Nessa mesma direção das competências nos cuidados de enfermagem o quarto artigo, apresenta a experiência de um Programa de Redução de Danos no Brasil, centrado em pressupostos da enfermagem transcultural, dado que a prática da troca de seringas entre usuários de drogas insere-se num contexto que demanda do profissional uma compreensão do uso de drogas como um fenômeno com múltiplos determinantes e que a abordagem do usuário de drogas injetáveis, tem particularidades que tornam a referida prática uma atividade que extrapola sua concepção de procedimento técnico.

A sala de urgências com freqüência é a "porta de entrada" do usuário abusivo de álcool, o artigo apresentado na seqüência, confirma esse fato comum no Brasil, mas também presente em instituição de saúde mexicana. Os resultados mostraram a ocorrência maior de casos entre o sexo masculino, adultos jovens, e com o padrão de consumo considerado nocivo. Os achados confirmam que esse setor constitui um local chave para intervenção junto aos pacientes e junto aos profissionais que fornecem o atendimento.

O último artigo relata sobre o uso de um instrumento projetivo para coleta de dados mediante o uso de desenhos, associando frases às imagens expressas. O mesmo foi utilizado com enfermeiros numa unidade de atenção psiquiátrica e focaliza-se na representação dos mesmos sobre a sexualidade do doente mental. Além da importância do tema (em geral desconsiderado pela equipe de saúde), o trabalho discorre ainda sobre o próprio instrumento, possibilitando que pesquisadores venham a aplicá-lo em outras situações que envolvam profissionais de saúde e os usuários dos serviços.

Os temas abordados neste número são bastante diversificados de maneira a contemplar o interesse de todos os leitores.

Estamos aguardando sua contribuição.

Profª. Drª. Margarita Antonia Villar Luis
Editora Chefe

Creative Commons License