SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2El proyecto mente sana: una experiencia de atención a la persona con sufrimiento psíquico en un distrito municipal de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

versión On-line ISSN 1806-6976

SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) v.2 n.2 Ribeirão Preto ago. 2006

 

EDITORIAL

 

Drª. Ana Maria Pimenta Carvalho

 

Ao apresentar esse número da revista SMAD venho lembrar alguns dados sobre seu nascimento. Esta revista nasceu do senso visionário da Profª. Margarita que vislumbrou esse espaço a ser preenchido por uma revista eletrônica. Este periódico nasceu a partir do grupo de pesquisas em álcool e drogas que por sua vez se insere no departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas e tem na saúde mental seu foco de trabalho. Embora ele veicule produção de pesquisadores do departamento e da unidade (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto) é um periódico a serviço da comunidade de pesquisadores dessas duas áreas - saúde mental e álcool e drogas. Um exame sobre as origens institucionais dos trabalhos já publicados mostra a amplitude de seu alcance.

Este é seu segundo ano de vida e a revista caminha em direção à maturidade que, neste caso, significa estar indexada em bases reconhecidas e ganhar a confiança de pesquisadores da área para nele veicularem suas produções.

Neste número apresentam-se duas grandes categorias de trabalhos - atenção ao consumo de substâncias e estratégias de intervenção na assistência a portadores de transtornos mentais.

O material é rico e diverso. O fácil acesso possibilita seu uso nos mais diferentes contextos.

Conclamo assim o leitor a visitar a revista, navegar por ela e os pesquisadores a submeterem seus trabalhos.

Drª Ana Maria Pimenta Carvalho
Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Universidade de São Paulo
Brasil

Creative Commons License