SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2The State and the theme of legal and illegal drugs: advances of the new legislation and challenges in view of the single health system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) vol.4 no.2 Ribeirão Preto Aug. 2008

 

EDITORIAL

 

 

Profª. Drª. María Magdalena Alonso Castillo

 

 

Este número da SMAD representa uma oportunidade para refletir sobre as múltiplas transformações em curso na área de saúde mental e psiquiatria, incluindo novas orientações para as políticas públicas, produção de evidências científicas que fundamentam o cuidado destas pessoas, abrem novas opções de modelos de tratamento e cuidado de enfermagem, baseados na ciência e no humanismo.

Em suas recomendações, a Organização Mundial da Saúde aponta novas orientações conceituais e de prática, devido a múltiplos fatores, sobretudo o aumento considerável de pessoas afetadas por problemas de saúde mental e de comportamento, como o abuso de drogas, que causam grande sofrimento à pessoa afetada e sua família. Outros fatores destacados são a incapacidade que os exclui da vida social e produtiva e a baixa qualidade de vida em que estão imersos. Os cálculos mais recentes da OMS sobre a carga de mortalidade no grupo entre 15 e 44 anos indicam que estes transtornos representam cinco das dez principais cargas de mortalidade. Entre os principais transtornos estão depressão, transtornos derivados do abuso de álcool e esquizofrenia.

Conseqüentemente, são necessárias mais pesquisas, a disponibilização de conhecimento e sua aplicação em intervenções e cuidados efetivos. Assim, estes problemas de saúde mental e de conduta se tornaram prioritários em pesquisas de profissionais e pesquisadores da área de saúde mental e abuso de drogas. Como uma contribuição à ciência no sentido de gerar, compartilhar e difundir o conhecimento, para que este seja acessível e de utilidade tanto para a comunidade científica como para os responsáveis pela formulação das políticas públicas e dos modelos de prática nesta área, este número da SMAD apresenta nove artigos científicos. O primeiro deles traz as reformas em curso no sistema de saúde do Brasil em relação às políticas de prevenção e atenção em saúde mental e psiquiatria que, de forma gradual e direcionada, deixaram de ser assunto de segurança pública e passaram a ter caráter assistencial, baseado nos princípios de saúde pública. O estudo traz também o papel estratégico da criação da Secretaria Nacional Antidrogas nesta reforma e o modelo de tratamento baseado em padrões internacionais.

Dois artigos são relacionados ao consumo de álcool, um deles aborda o uso do instrumento AUDIT nos serviços de atenção primária, o outro trata da percepção dos donos de bares e o significado da comercialização desta substância no fenômeno da violência.

Um artigo discute o papel da família no fenômeno das drogas. Seus resultados ampliam o conhecimento existente sobre fatores de risco e de proteção, mostrando que diálogo, família estruturada e atividades educativas podem ser estratégias que deveriam ser consideradas no desenvolvimento de intervenções preventivas. Dois outros artigos apresentam o papel da enfermagem em unidades de cuidado intensivo e a inserção do enfermeiro psiquiátrico em equipes que planejam o cuidado em saúde mental. Eles mostram que o cuidado do ser humano é a finalidade da enfermagem, destacam também as condições inerentes a esta prática social, como o desgaste cotidiano, o trabalho em equipe e o trabalho como experiência que provoca sentimentos de ambigüidade entre estes profissionais.

Um artigo sobre os caminhos da loucura e a transformação do cuidado destas pessoas soma-se ao primeiro artigo deste número da SMAD, reforçando os novos conceitos e práticas da psiquiatria. O artigo final destaca a necessidade de atenção farmacológica qualificada, responsável pelo alcance de tratamento farmacológico eficaz e seguro, que permita melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem de transtornos mentais e de comportamento.

Convidamos todos à leitura dos artigos com a certeza de que encontrarão respostas a algumas de suas interrogações, além de novas perguntas a serem pesquisadas. Incentivamos vocês a continuar submetendo seus trabalhos, pois os mesmos aumentam o prestígio da SMAD.

 

Profª. Drª. María Magdalena Alonso Castillo
Vice-diretora de Pós-graduação e Pesquisa Faculdade de Enfermagem
Universidad Autónoma de Nuevo León. Monterrey NL, México

Creative Commons License