SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2The evolution of anti-drug laws: treatment for drug users and addicts in Brazil and in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

article

Indicators

Share


SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas

On-line version ISSN 1806-6976

SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.) vol.10 no.2 Ribeirão Preto Aug. 2014

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v10i2p-50 

EDITORIAL
DOI: 10.11606/issn.1806-6976.v10i2p-50

 

A SMAD e a produção de conhecimento em saúde mental, álcool e drogas

 

 

As questões relacionadas à saúde mental ganham cada vez mais destaque em pesquisas e discussões na sociedade atual. Sabe-se que, apesar da fragmentação, por vezes utilizada com finalidade didática para questões biológicas, psicológicas, sociais, políticas e econômicas, a vivência humana insere-se na complexa e permanente relação entre estas dimensões.

Quando observa-se de forma analítica o campo da saúde, ainda que sutilmente, o entendimento sobre a experiência dos sujeitos se constrói dentro de cenários difíceis de entendimento pelo pesquisador e profissionais diretamente responsáveis pelo cuidado em saúde. Frente a esse desafio, o conhecimento científico ocupa-se da busca articulada por conhecimentos em diversas áreas, tendo em vista a complexidade dos fenômenos,  com exigência de metodologias que aproximem-se cada vez mais da realidade da experiência humana.

No que tange à área de saúde mental e uso de substâncias psicoativas, há um perfilar de descobertas que evidencia tanto a magnitude deste teor quanto a obscuridade que ainda dificulta a assertividade das ações políticas, educativas e de cuidado em saúde. É importante a contribuição de diversas áreas do conhecimento, de forma articulada ou complementar, para a geração de saberes e práticas que ofereçam melhores condições na organização do cuidado em saúde, dos espaços onde este é oferecido, bem como a fundamentação de políticas públicas e estratégias que revertam em bem-estar dos indivíduos nas comunidades. Esta necessidade sempre alicerçou a missão da SMAD, desde sua criação, e ao longo de sua existência tem assegurado o compromisso com publicações científicas que contribuam para construção do conhecimento acerca das temáticas de saúde mental, álcool e outras drogas.

O presente número mostra a evolução da lei de drogas no Brasil e em Portugal, com reflexões comparativas de autores sobre a legislação recente destes dois países; os aspectos espiritualidade e religiosidade em usuários de álcool e/ou drogas; a opinião de jovens vítimas de trauma, em relação às políticas públicas de controle do uso de álcool; a descrição e análise do perfil de consumo de álcool e drogas ilícitas entre adolescentes escolares de uma capital brasileira; a comparação das concepções sobre doença mental entre profissionais atuantes em serviços de saúde mental de urgência; a identificação da prevalência de transtornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública da Amazônia Ocidental brasileira; e a revisão sobre a evolução das práticas assistenciais ao portador de transtornos psiquiátricos na cidade de Natal.

Acredita-se que, os tópicos apresentados neste e nos próximos números da SMAD possam ampliar a reflexão, alavancar o movimento da produção de conhecimento, o envolvimento de pesquisadores e o repensar sobre a atuação dos profissionais no campo da saúde mental, álcool e outras substâncias psicoativas.

Edilaine Cristina da Silva Gherardi-Donato

Editora Associada da SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, e Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, e-mail: nane@eerp.usp.br.