SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18Cultural insertion as an occasion to produce new cultural elements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

IGT na Rede

On-line version ISSN 1807-2526

IGT rede vol.10 no.18 Rio de Janeiro Jan./Jun. 2013

 

EDITORIAL

 

Marcelo Pinheiro da Silva*

IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar – Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Endereço para correspondência

 

Seguindo a tradição dos editoriais da revista e IGT na Rede, mais uma vez, aproveitamos este espaço para falar sobre o contexto que estamos vivenciando no âmbito da Gestalt-Terapia. Em maio deste ano ocorreu o XIII congresso internacional de Gestalt. Este evento foi realizado em Cartagena das índias, uma belíssima cidade situada no Caribe colombiano. Este congresso, como todos os outros desta série, trouxe uma possibilidade muito rica de troca no âmbito da Gestalt-Terapia internacional. Possibilitou muitos encontros, muita reflexão e certamente ainda trará muitos desdobramentos para o desenvolvimento de nossa abordagem.  Mas, certamente o que este congresso trouxe de mais importante para Gestalt-Terapia brasileira foi a definição do Rio de Janeiro como a sede do próximo congresso internacional de Gestalt-Terapia.

Em 2015, mais precisamente entre 28 e 31 de maio de 2015, o Brasil e o Rio de Janeiro terão a honra, o prazer e a responsabilidade de sediar o XIV Congresso Internacional de Gestalt-Terapia.  Nesta data seremos a capital internacional da Gestalt-Terapia. Esta será uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento de nossa abordagem, tanto a partir do que será construído durante o evento, como também a partir dos desdobramentos que buscaremos fomentar. 

Os congressos estaduais, nacionais e internacionais têm um papel fundamental no processo de contínuo desenvolvimento da Perspectiva Gestáltica. Uma abordagem como esta que é aberta por natureza, isto é, que não se apóia em construções teóricas, rígidas e a priore, que por sua natureza se mantém viva, dinâmica em contínua transformação,  necessita de forma especialmente marcante de espaços de interlocução. Espaços de troca nos quais acertos e erros possam ser avaliados de maneira aqui a deriva própria a tudo o que é vivo possa ter seus rumos corrigidos e seu desenvolvimento assegurado sem a perda de seus aspectos essenciais.

Ao recebermos a responsabilidade de presidir este evento, fizemos questão de assumir compromisso com alguns norteadores fundamentais. Aproveito o ensejo para ratificar nossos compromissos, especificando os três norteadores que servirão como parâmetro na construção deste evento. O primeiro deles é o compromisso com o respeito às diferenças. Um dos aspectos fundamentais de nossa perspectiva é o respeito a singularidade de cada ser e, é claro, isto se reflete na pluralidade de estilos de Gestalt-Terapia. Temos tantas Gestalt-Terapias quantos são os Gestalt-terapeutas. Com isso o desafio que surge é o de manter a consistência desta perspectiva mesmo dentro de sua pluralidade. Precisamos construir um evento que respeite as diferenças sem negar sua existência. Um evento que promova a interlocução de forma a transformar nossa diversidade em riqueza. Um segundo norteador fundamental vai na direção de que este congresso seja um encontro, onde a troca se dê de forma rica, intensa e pessoal. O terceiro norteador fundamental tem relação com a democracia na participação no evento. Buscaremos construir um evento no qual as questões econômicas tenha o menor efeito possível como fator limitador da presença de representantes das diversas nações e em especial dos estudantes. Isto significa que buscaremos construir o evento da forma mais barata possível, sem perder a qualidade.

Aproveitaremos esta oportunidade para construir um portal que terá como objetivo armazenar as informações desenvolvidas neste encontro e nos posteriores, propiciando a constituição de um acervo aos moldes do que já foi construído para a Gestalt-Terapia brasileira. Desta forma poderemos armazenar os trabalhos escritos e os vídeos das apresentações realizadas nos congressos internacionais. Pretendemos implantar também avanços tecnológicos compatíveis com a realidade do século 21.

A presidência deste evento certamente será trabalhosa e desgastante. Faremos todo o possível para que este sacrifício traga frutos para o Brasil, para o Rio de Janeiro e que se constitua em um marco na história dos encontros internacionais de nossa abordagem.

 

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
IGT - Instituto de Gestalt Terapia e Atendimento Familiar,Rua Haddock Lobo, 369/709 - Tijuca Rio de Janeiro - Brasil CEP 20260-141 Telefax (55) 21 2569-2650, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Endereço eletrônico: igtnarede@igt.psc.br

 

 

NOTA

*Psicólogo Marcelo Pinheiro CRP nº 05/16.499 Gestalt-Terapeuta, especialista em psicologia clínica, especialista em atendimento de casal e família (ITF-RJ), especialista em psicologia organizacional, coordenador do curso "Especialização em Psicologia Clinica - Gestalt-Terapia (Indivíduo, Grupo e Família)", sócio-fundador do GT-Rio.

Creative Commons License