SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Estudos urbanos & Psicologia Social author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.7 no.2 Rio de Janeiro Dec. 2007

 

EDITORIAL

 

A publicação de um novo dossiê temático no âmbito da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia é motivo de orgulho e comemoração para nós!

Trata-se de uma idéia que acalentávamos desde a criação da Revista e que introduzimos, em 2005 (v.5 n.2), com o tema da “Psicologia Jurídica” e, em 2006 (v.6 n.1), com o tema do “Trabalho Docente”. Nesses primeiros lançamentos, o dossiê compunha uma parte da publicação regular da Revista sob o título de “seção temática” e, apesar da alta qualidade dos artigos, os dossiês ainda eram ensaios editoriais, já que dependiam, para sua continuidade, da remessa de um grande número de trabalhos sobre um mesmo tema.

Neste ano, com a publicação do Dossiê Cidades, a experiência parece ter se consolidado. Primeiramente, porque mantém as características dos anteriores: alta qualidade dos textos, garantida por um rigoroso sistema de avaliação (ademais o mesmo utilizado pelos números regulares da Revista), abordando um mesmo tema a partir de várias áreas do saber. Entretanto, a experiência cresceu e, nesta edição, toda a publicação dedica-se aos estudos urbanos, demonstrando a importância destes para a Psicologia e para qualquer reflexão séria sobre a reprodução/criação das configurações subjetivas contemporâneas.

Como nas duas primeiras investidas, pudemos contar com a ajuda de uma pesquisadora experiente na área – a professora visitante Ana Lúcia Gonçalves Maiolino –, que incluiu nas suas atividades de pós-doutoramento pelo Programa Prodoc/Capes, a realização deste dossiê num trabalho conjunto com a Comissão Editorial da Revista.

Com orgulho, repetimos, convidamos os leitores a percorrerem os quatorze artigos, três comunicações de pesquisa e a resenha, contribuições de pesquisadores de diversos estados brasileiros e de um professor da Universidad Autónoma de Querétaro (México).

Destacamos, ainda, a procedência dos trabalhos. Eles advém de psicólogos, sociólogos, antropólogos, historiadores, geógrafos e comunicólogos, dentre outros, que se propuseram a escrever para uma Revista de Psicologia, ajudando na concretização de um ideal que nos acompanha desde o lançamento deste periódico: a publicação de textos inéditos em Psicologia e áreas afins.

A todos, o nosso agradecimento pelo trabalho conjunto.

Aos leitores, desejamos uma boa interlocução com o tema.

 

Comissão Editorial

Deise Mancebo
Anna Uziel
Ariane P. Ewald
Eleonôra T. Prestrelo
Luciano da Fonseca Elia

Creative Commons License