SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Vivências de prazer-sofrimento no contexto de trabalho dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.13 no.1 Rio de Janeiro abr. 2013

 

EDITORIAL

 

Deise Mancebo*; Adriana Benevides Soares**; Ana Maria Lopez Calvo de Feijoo**; Alexandra Cleopatre Tsallis**; Deise Maria Fernandes Mendes**; Rita Maria Manso de Barros**

Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ -Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

O volume 13 número 1 da revista Estudos e Pesquisas em Psicologia apresenta artigos de vários campos sociais e do desenvolvimento humano em que o conhecimento e as práticas da Psicologia se fazem presentes. Publica, assim, artigos sobre a educação, a escolha profissional, a saúde mental, a contribuição da Psicologia no tratamento de doenças físicas, a infância, a velhice, a história da Psicologia (na sempre presente seção Clio-Psyché), dentre outras temáticas.

Fazendo jus a uma das metas da Revista, os textos (artigos, a comunicação de pesquisa e a resenha) abrangem abordagens teóricas e metodológicas distintas, evidenciando as diversas possibilidades de caminhos que a Psicologia pode percorrer em sua tentativa de analisar a dimensão subjetiva, no âmbito privado ou público, e de apresentar referências para a atuação do psicólogo.

Pode-se afirmar que os diversos textos, tomados de uma maneira global, procuram apreender a subjetividade como um complexo e plurideterminado sistema, afetado pelo próprio curso da sociedade e das pessoas que a constituem dentro do contínuo movimento das intrincadas redes de relações que caracterizam o desenvolvimento humano e social.

Diversos textos apresentam, ainda, novas visões da Psicologia, capazes de romper com toda a reificação essencialista do fenômeno psicológico e enfatizam a complexidade da organização simultânea e contraditória dos espaços sociais e individuais. Buscam, enfim, conceitos centrais para uma atuação da Psicologia, dentro e fora do âmbito onde esta disciplina nasceu e se desenvolveu hegemonicamente, a clínica privada.

Por fim, cabe destacar o louvável esforço de alguns artigos em atentar para uma análise interdisciplinar, com o uso de recursos teóricos tomados das ciências humanas e sociais, no qual a Psicologia comparece com uma nova zona de sentido no estudo dos fenômenos sociais.

Como psicólogos-editores, mesmo cientes de que há ainda uma série de desafios e de paradoxos que precisamos enfrentar visando, cada vez mais, a uma coerência ético-política do conhecimento que produzimos e das práticas que realizamos, temos que festejar a publicação desta nova edição da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, que efetivamente tem colaborado para a veiculação de elementos teóricos e críticos de nossa atuação e inserção profissional.

A história da psicologia comemora em 2013 o centenário de três acontecimentos de naturezas diversas e de grande relevância para o rumo que a disciplina tomou em diferentes contextos nacionais e também em âmbito mundial. A Seção Clio-Psyché agradece a colegas, historiadores da psicologia de diferentes países, que escrevem neste número sobre cada um destes acontecimentos. Em primeiro lugar, Saulo Araújo, da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos brinda com a tradução, acompanhada de comentários e notas, sobre o pouco conhecido manifesto dos filósofos alemães contra a ocupação das cátedras de filosofia pelos psicólogos formados na linha da psicologia experimental de Wundt. Em seguida, Rubén Ardila, da Universidade Nacional da Colômbia, nos fornece uma importante análise do denominado "manifesto behaviorista" de J. B. Watson, considerado o responsável pela emergência do condutismo como psicologia dominante na primeira metade do século XX. E, finalmente, Alejandro Dagfal, da Universidade de Buenos Aires, nos apresenta outro texto também pouco conhecido: a crítica de Pierre Janet à psicanálise freudiana, que gerou inúmeras controvérsias, favorecendo uma "demora" no ingresso da psicanálise na França. Este volume 13 traz, portanto, em seu número 1, excelentes oportunidades de aprofundar nosso conhecimento sobre os rumos da psicologia nestes últimos cem anos.

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005
Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro-RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Notas

* Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.