SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Discutiendo la indisciplina, violencia y bullying en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.16 no.2 Rio de Janeiro mayo/agosto. 2016

 

EDITORIAL

 

Adriana Benevides Soares*; Deise Maria Fernandes Mendes**; Renata Patrícia Forain de Valentim**; Rita Maria Manso de Barros*

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

A revista Estudos e Pesquisas em Psicologia tem se esforçado para atender prazos curtos entre a submissão de artigos, sua avaliação e publicação tendo em vista o respeito que tem por seus colaboradores, leitores e pela necessidade que todos os autores têm de cumprir os critérios exigidos pelas entidades reguladoras e avaliadoras dos pesquisadores brasileiros e da pós-graduação como um todo. Nosso trabalho tem sido exaustivo no que concerne a encurtar prazos e atender a critérios de qualidade. Recentemente fomos credenciados em mais três indexadores: IRESIE, ULRICHSWEB e LATINOAMERICANA, além dos outros sete que contribuíram para que alcançássemos a qualificação A2.

Especial cuidado estamos tendo este ano, uma vez que não sabemos até quando poderemos atender satisfatoriamente às exigências de uma Revista Qualis A2 dada a atual condição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em greve desde 07.03.2016. A Revista depende das instalações da Universidade e de condições mínimas de pagamento de salários, de segurança e salubridade para que os funcionários e editores possam trabalhar em suas dependências. Estamos, até agora, conseguindo assegurar a periodicidade regular e pretendemos garantir que a Revista chegue ao final deste ano com todos os seus números publicados, mas a situação é crítica. Fechamos o recebimento de artigos, pois não podemos tramitar novos manuscritos que venham a ser submetidos este ano. Os artigos em andamento continuarão a tramitar até a sua conclusão. Tenham certeza de que esta situação muito nos entristece.

Neste número, apresentamos dezoito artigos sendo sete de Psicologia Social, oito de Psicologia do Desenvolvimento, dois de Clínica e Psicanálise e um da seção Clio-Psiqué. Na seção de Psicologia Social encontra-se um artigo teórico sobre o Bullying na instituição escolar e duas revisões da literatura, uma sobre a Medicalização e outra sobre a Síndrome de Burnout em agentes penitenciários. Uma análise documental sobre os Psicólogos na assistência social e dois estudos quantitativos sobre a Hierarquia social e atribuição causal de desculpas e Assertividade de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos. Por fim, um estudo abordando as representações sociais e o preconceito em fotografias nas redes sociais.

Na seção de Psicologia do Desenvolvimento encontram-se um artigo teórico sobre Metas parentais de socialização da emoção e modelos de self, um estudo de revisão da literatura sobre os Processos de envelhecimento e dois artigos de metodologia qualitativa, um sobreQualidade de vida de idosas praticantes do método Pilates que utiliza Análise do Conteúdo, e outro que discute, a partir de entrevistas semi estruturadas, as Expectativas de adolescentes com histórico de situação de rua relacionadas à reinserção familiar. Há três estudos quantitativos: o primeiro sobre o Desenvolvimento perceptomotor e sua influência no desempenho escolar, o segundo sobre a Satisfação de crianças com a vida e o terceiro identifica Fatores de risco na vida de adolescentes portugueses em conflito com a lei. Para terminar esta seção, um estudo experimental de intervenção abordando o Treino em habilidades sociais para crianças.

Na seção de Psicologia Clínica e Psicanálise pode-se encontrar dois artigos, um teórico, que relata um estudo de caso sobre a Negação na gravidez e outro, de revisão da literatura, sobre o uso da Realidade virtual nas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental. Na seção Clio–Psiqué encontra-se o estudo sobre a Violência na família.

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Notas

* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Creative Commons License