SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Social representations of immigration and immigrants in British, French and German newspapers at the year of 2012 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Estud. pesqui. psicol. vol.17 no.2 Rio de Janeiro May/Aug. 2017

 

EDITORIAL

 

Adriana Benevides Soares*; Alexandra Cleopatre Tsallis**; Deise Maria Fernandes Mendes**; Renata Patrícia Forain de Valentim**; Rita Maria Manso de Barros*

Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Endereço para correspondência

 

 

A UERJ continua resistindo! E nós, editores da Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia, A2 no Qualis CAPES, continuamos fazendo chegar ao nosso público mais um número. Não sabemos até quando poderemos continuar.

Assim, fazemos saber aos nossos leitores que estamos funcionando de maneira precaríssima: sem pessoal administrativo, com salários sempre ameaçados, com pouco pessoal de limpeza, manutenção. Mas sabemos que não somos os únicos. A situação de todo o ensino público no Brasil de hoje é grave!

Neste número a Revista Estudos e Pesquisas em Psicologia apresenta dezenove artigos. No campo da Psicologia Social temos seis artigos com temáticas relevantes em nossos dias. O primeiro deles é sobre forma como jornais da Europa de 2012 ajudaram a construir uma imagem negativa dos que aos seus países chegavam. O segundo artigo demonstra que, mesmo após a lei Maria da Penha, o atendimento às mulheres e a compreensão da violência de gênero por parte dos policiais permanece apoiado em valores patriarcais, que privilegiam a dominação masculina. O terceiro artigo aborda a dor de mães doadoras de seus filhos para adoção. O quarto artigo destaca a importância do bem-estar no trabalho através do impacto do projeto Armazém das Artes sobre os sujeitos participantes. O quinto artigo destaca fatores de risco e proteção vivenciados por mães encarceradas ao longo da vida. O ultimo artigo faz uma análise psicossocial de matérias jornalísticas sobre o processo de morrer.

Na seção dedicada à Psicologia do Desenvolvimento apresentamos cinco artigos. O primeiro artigo apresenta o desenvolvimento de um instrumento para a avaliação subjetiva do local de moradia. O segundo artigo destaca a associação entre a consciência fonológica e a escrita em escolares do ensino fundamental. O terceiro artigo investiga o efeito de priming silábico e da estrutura silábica na leitura também em crianças do ensino fundamental. O quarto artigo aborda as habilidades sociais infantis a apoiando-se em comparações por gênero, idade e características escolares. O quinto artigo parte de uma revisão sistemática da literatura dos últimos cinco anos sobre problemas alimentares da primeira infância.

Na seção de Psicologia Clínica e Psicanálise temos sete artigos. O primeiro deles trata de uma revisão sistemática de artigos de psicopatologia psicanalítica das perversões. O segundo artigo discute a noção de Vítima na contemporaneidade, destacando a contribuição própria ao discurso psicanalítico na escuta dos casos de suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes. A partir da afirmação freudiana de que o laço social é a principal fonte de sofrimento para os homens, o terceiro artigo busca os efeitos das redes sociais sobre os sujeitos. Apoiado na noção de mal-estar, o quarto artigo analisa o campo da saúde do trabalhador. O quinto artigo investiga os atos infracionais na adolescência, reconhecendo o estatuto subjetivo implícito no ato infracional. O sexto artigo aborda a questão da violência no pensamento freudiano. O sétimo artigo destaca a escuta de uma experiência psicótica amparada no método junguiano.

Na seção Clio-Psyché apresentamos dois artigos biográficos: um sobre a visita de Carl Rogers ao Brasil e o outro sobre aspectos pouco conhecidos da vida de Alfred Adler, que ao final de sua vida se preocupou com a reconstrução social da educação de seu país.

Boa leitura!

 

 

Endereço para correspondência
Comissão Editorial
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524, Bloco F, 10° andar, sala 10.005, Maracanã, CEP 20550-013, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Endereço eletrônico: revispsi@gmail.com

 

 

Notas

* Professora Associada do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
** Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Creative Commons License